Jump to content

Pedro Barradas

Líderes de Equipa
  • Posts

    1670
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    7

Everything posted by Pedro Barradas

  1. .. todas as respostas são passíveis de defesa... :p Pena o autor do Post.. ter-se "pirado"... logo quando a coisa se está a tornar interessante.. ainda por cima o interessado é (era?!) ele...
  2. Uma galeria de arte, é um espaço que podendo ser simples( ou até, DEVENDO ser...), pode ter um conceito/ lógica espacial complexo. O conceito de PROJECTO, dependerá do tipo de programa requerido, das expectativas plasticas estipuladas para o ESPAÇO - Que tipo de Espaço? Aconselho-a a ir a galerias de arte/ museus de arte contemporânea e extrapolar. Tem ainda a considerar, o local, a envolvente urbana, o tecido urbano, a hstória do local, etc..., questões que tem a haver com o conceito de intervenção também. Será de mimetização com o construido, ou por outro lado de ruptura... Como vê o trabalho é simples, mas levanta questões complexas... É por isso que a Arquitectura deve ser Projectada por Arquitectos. Porque razão está já a limitar a 45% de area máxima de envidraçado?! As IS, podem ser de ambas as maneiras.. dependerá depois da organização funcional que irá concretizar.. O RGEU aplica-se aos edificios,no geral, e concretamente às habitações. Este, refere-se a requisitos mínimos.
  3. As lãs minerais tem caracterisiticas de isolamento térmico e Acustico. Para a situação, envolvente do compressor, pode complementar e selar a lã de rocha com o plastico como diz, ou por exemplo com placas de aglomerado negro de cortiça ou mesmo laminas de aglomerado de cortiça (à venda em qq LeroyMerlin e hiperM) O compressor, deverá necessitar de ventilação.. pelo que terá de ter atenção a essa situação. Normalmente a atenuação acústica de grelhas de ventilção faz, com recurso a esponjas colocadas no percurso da passagem de ar. EDIT: não indiquei placas de gesso cartonado, pois, a aquisição será mais cara.. para uma área tão pequena. Excepto se arranjar uns "restos" de placa...
  4. Rebeca.. qual o proposito das suas questões?... Relativamente à ocupação do terrreno, não existe uma resposta. Vários parâmetros influênciam essa escolha.. tanto pode ser permitido uma implantação máxima de 20% com pode ser possivel 100%, depende dos parâmetros urbanisitcos a respeitar. As portas.. Também depende dos requisitos das mesmas, função, tipo de edificio/ uso, localização, etc... ( tanto pode ser possivel ter passagem livre de 77cm, com ter de apresentar 140cm) Regras há muitas... sintetizar todas as situações, já será mais dificil.
  5. Para efeitos de SCIE, terá de consultar o DL 220/2008 e a Portaria 1532/2008 , com os respectivos parâmetros de afectação de ocupação para o/os compartimento/s em estudo e respectiva UT (Utilização Tipo). É importante para o dimensionamento da vias de evacução e respectivas saídas em sede de Projecto de Arquitectura.
  6. LOLOl... pois está... :p estava concentrado na questão do Sul.. que nem reparei... Se calhar é o Sul está trocado com o Norte... XD
  7. vou lançar umas "postas de pescada": ... não existe Arquitectura, sem a construção. ... a arquitectura é para ser experimentada, vivida, tem um propósito um uso. Portanto necessita de ser construída materializada. ... a obra arquitectónica partilha da experiência e interacção com o homem, a natureza, a envolvente... ... a Arquitectura... no papel, não serve os propósitos da mesma. ...
  8. Tens soluções especificas para Arquitectura. podes começar por ler os tópicos no sub-forum arquitecturaware http://www.arquitectura.pt/forum/arquitecturaware.html
  9. Isso está definido na: Portaria 701-H de 2008 Essas designações dos Proejctos de especialidades é que estão um pouco estranhos... Projecto de Segurança Contra riscos de Incêndio. Proj. inst. Segurança.. é outra coisa (controlo de acessos, CCTV, etc...) Projecto de condicionamento acústico. Projecto de climatização e ventilação, incluindo RSECE + DCR... Projecto de Instalações electricas Projecto de Instalações de telecomunicações Projecto de rede de gás (vai haver gás.. certo?) e possivelmente um depósito?! ... Não se esqueça que os projectos têm de se compatibilizar com a Arquitectura e viceversa...
  10. Sim senhor.. muito bom , muito profissional.
  11. 3D no autocad.. para mim é perca de tempo. Utiliza outro software de modelação e concretamente dirigido para arquitectura. O autocad...é um bom programa para 2D.
  12. Acho, porque quem tem e deve coordenar isso é o Coordenador de Projecto. Conheçe o Regime Juridico da Urbanização e Edificação e respectivas portarias? .. Sem saber mais pormenores, o procedimento administrativo, aponta para comunicação prévia. Mas leia o RJUE.
  13. Mas qual é a sua intervenção neste processo? é o dono de obra, o autor do projecto....
  14. um desenhador pode chegar a ganhar em época de mais trabalho 1200€/mes... Não é dificil chegar a eeses valores, pagando cerca de 7€/hora. (recibos verdes)
  15. B.. agora o porquê.?!?.. tens que te desenrascar.
  16. A resposta está no que o pauloss respondeu.
  17. Já leu o regime da REN? em principio não vai poder construir de novo. DL 166/2008 Portaria 1356/2008 Se fosse na RAN.. já seria diferente, e ser agricultor poderia ser fulcral para construção.... DL 73/2009
  18. Está em vigor desde Dezembro de 2009, a Norma que estabelece os requisitos de resistência e dimensionamento de guarda-corpos em edificios. Link para extrato da Norma: http://www.horizontal-lda.com/publico/00%20Extrato_Norma_NP4491-2009.pdf Para aquisição da Norma completa: http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid=0&pagid=1250&TPA=C&ncert=105462 PS: Muita atenção aos colegas.. utilizar estes requisitos na concepção das guardas, para mais tarde não virem a ter problemas com a Justiça ( lembram-se das histórias das crianças que se empoleiraram nas guardas dos prédios , cairam e morreram...)
  19. .. muito giro... :p
  20. .. pois é o vulgarmente... "aqui, faz-se assim" :p
  21. Se os sais estão na parede do vizinho, não terá em principio que se preocupar. Deve no entanto, entre ambos os edificios aplicar (pelo menos, no contacto com os elementos estruturais), uma placa de EPS, com 2cm, por forma a constituir uma junta de trabalho e prevenir transmissões marginais (ruido de percussão). Os sais, normalmente existem devido a humidades e aos diversos ciclos de secagem/ molhagem. Sendo as paredes antigas, de alvenaria, possivlemente alvenaria ordinária de pedra, estão sujeitas a humidades ascencionais (através do contacto com o solo) Estes sais não se transmitem, para a construção nova, pelo que não terá de se preocupar. Devem ter os cuidados habituais para uma construção de raiz, especialmente no que concerne às alvenarias, as quais deverão ter uma protecção hidrofobica, na 1 fiada de assentamento (seja com telas asfalticas, seja através da adição de aditivos hidrófugos na argamassa de assentamento ou até uma pintura em borracha clorada) Espero ter respondido à sua dúvida. PS: As questões que coloca, denotam uma certa falta de preparação técnica de base... Penso que deverá ler artigos técnicos, por exemplo o livro "Humidade em paredes" - LNEC, colecção edificios.
  22. Procura Projecto?!.. ou equipa para executar Projecto?
  23. Já foi ao site do IDP? http://www.idesporto.pt/Default.aspx Se não tiverem on-line. Peça-lhes para lhe fornecer.
  24. Sim é possivel. Mas sem considerar nesse valor a aquisição de terrreno.
  25. http://www.manutan.pt/sistema-de-fixacao-para-quadros-e-quadros-carril-de-tecto_O-08049-750.html http://www.manutan.pt/sistema-de-fixacao-para-quadros-e-quadros-clip-rail_O-08048-750.html Por exemplo... Ou então colocar calhas de reposteiro (cortinados) e suspender com fio de nylon os quadros das ilhoses.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.