Olá pessoal, possuo junto a minha residência uma casamata de alvenaria pequena (1,10 X 0,90 X 0,55 m) que abriga um compressor de ar bem barulhento. A poluição sonora nas dependências contíguas ao equipamento é bastante acentuada, não resolvendo fechar janelas e portas.
Ganhei de um familiar placas de Lã de Rocha ( espessura de 6 cm), com o fim de realizar a vedação / isolamento / tratamento do som proveniente desta casamata.
Tenho as seguintes dúvidas para instalar este material:
1- Esta placa de lã libera algum tipo de felpa, exigindo o manuseio com luvas e máscara ?
2- A aplicação será feita nas paredes internas da casamata. Qual a melhor maneira de se instalar estas placas de lã: parede falsa de madeira para conter o material, ou aderida a um compensado e este preso às paredes de alvenaria, ou as placas ensacadas e fixadas às paredes, etc ?
3- Haveria perda de eficiência no isolamento acústico ao antepor-se algum material entre a lã e o equipamento?
4- Finalmente, se esta lã de rocha libera felpas, havendo o trabalho do motor com ventoinha e de um ventilador para ventilar o equipamento, caberia envolver as placas em plástico ?
Grato pela atenção e pelo socorro a tantas dúvidas.
Roberto Diehl