TiCo Posted September 12, 2006 Report Posted September 12, 2006 'Clay rendering' é uma técnica que pode ser realizada por todos os renderizadores (excepto sketchup que não é um programa tradicional de renderização). É um dos métodos mais faceis de realizar renders para que estes pareçam reais como um 'clay model' (parecidos a uma maquete, ou seja sem texturização)Exemplos:http://img98.imageshack.us/img98/3095/clay5ru2.jpg http://img133.imageshack.us/img133/533/clay4yo2.jpg Este Tutorial é realizado com o 3dsmax8, mas como foi dito em cima pode ser feito com qualquer outro renderizador.Link para o tutorial:http://suwiki.org/suwiki/index.php?title=3ds_Clay_Render Quote
TiCo Posted September 12, 2006 Author Report Posted September 12, 2006 é o + básico! mais simples, mais rápido e é eficaz :s Quote
Dreamer Posted September 12, 2006 Report Posted September 12, 2006 Dá um aspecto engraçado, como se houvesse um vulcão em erupção perto e tudo estivesse coberto de cinzas... Isso funciona só em rederizadores, ou também em programas de desenho (REVIT):??: Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
mrc64 Posted September 12, 2006 Report Posted September 12, 2006 No revit tb deve dár, se meteres os materiais todos em cinza! Quote
TiCo Posted September 12, 2006 Author Report Posted September 12, 2006 É o q eu chamo foto (render) da maquete e de certa maneira é mais rigoroso pq n podes encobrir erros com as texturas e/ou iluminação! O revit é um programa que so estou agora a começar de descobrir, e pelo que eu já vi, 3D não vai mt longe ainda :\ o Architectural Desktop é mt melhor nesse aspecto mas a tendencia é o AutoCAD acabar e ter o Viz associado ao Revit ou uma melhor interacção entre o Max e o Revit! Mas duvido que consigas renders desta qualidade no Revit pelo menos com esta iluminação! mas a nivel d materiais é fazer como o mrc64 diz :p Quote
Dreamer Posted September 12, 2006 Report Posted September 12, 2006 Tanto quanto sei deve estar na forja um novo motor de render para o Revit, capaz de melhorar aquilo que no programa acaba por ser o ponto mais pobre... mas ainda deverá demorar 2/3 anos, pelo que serão mais 2/3 versões... entretanto vou-me aguentando como posso... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
TiCo Posted September 12, 2006 Author Report Posted September 12, 2006 Exacto! eu cá para mim eles andam a melhorar os aspectos importantes como o desenho de 2d e toda uma panóplia de ferramentas mais essenciais que o render 3d, porque para isso eles já têm programas como o max e o viz. Ou seja depois do essencial feito é pegar e colocar estes programas a interaccionar. Acho que o mais importante é fazer do Revit um programa tão versátil quanto é o CAD a nivel 2D, porque a parte 3D ja está desenvolvida! Mas isto tb é o meu ponto de vista... Quote
Dreamer Posted September 12, 2006 Report Posted September 12, 2006 Acho que a nível de 2D eles (Revit) ainda têm muito que pedalar... O AutoCad está bem à frente neste capítulo... O Revit funciona bem para arquitectura (com algumas limitações), mas para desenho 2D, tipo painéis, etc, deixa muito a desejar... mas para isso também existem outros programas, e trabalhar com Revit e AutoCad em conjunto acaba por ser uma boa solução para resolver essas questões... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
TiCo Posted September 12, 2006 Author Report Posted September 12, 2006 Pois é esse o meu medo do Revit! Parece que aquilo tem muita potencialidade! Mas até que ponto é versátil.... O archicad ha uns anos deixei.o de lado exactamente por isso, pelas suas limitaçoes E como é limitado há a tendencia de se fazer projectos baseados nos programas, depois fica td uma espécie de copy/paste... Mas como ainda ando numa fase muito beginner, só tenho uma percepçao do programa muito geral. Mas já ando para lá a inventar e qq dia tenho de reinstalar pq ja troquei os pés pelas mãos ao programa LOL Quote
Dreamer Posted September 12, 2006 Report Posted September 12, 2006 As limitações que falo não são essas, porque a nível de desenvolvimento do projecto acho que só se deixa limitar quem quer... Claro que se quiseres fazer uma coisa tipo Ghery não podes usar o Revit, mas nesse caso o Cad também é limitado, se calhar não tanto... para este tipo de trabalhos é preciso outros programas e aparelhos de detecção 3D... Mas isto acabam por ser limitações naturais, porque os programas não foram pensados para isso... Falava mais do desenho 2D (que no Cad é muito mais fácil), da organização de folhas que é por vezes difícil, de desenhar painéis, de organizar fotos, etc. A grande vantagem é que temos sempre a hipótese de exportar os desenhos em dwg (o contrário não é obviamente possível), para trabalhá-los em Cad se assim quisermos. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
thiago7000 Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Putz, esse tutorial do Clay Render é muuuuito bom, eu já tinha pego ele uns meses atrás e DESTRUÍ, mesmo sem saber absolutamente nada de 3DS. Estou pondo aqui uns renderings que eu fiz! Ficaram até decente!! :s Quote
TiCo Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 Não consigo ampliar as imagens De qualquer das formas, para mim é dos métodos mais eficazes, e dá para se fazer umas nuances a nivel de cores ou mesmo pós-produção em photoshop muitos interessantes :p Quote
TiCo Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 Simplesmente brilhantes! Achei piada ás 'figurinhas'! onde as arranjas.te? ou como as fizeste? Quote
mrc64 Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 LOL, TiCo extrudes um bloco em cad, ficas com uma figura dessas!! Quote
asimplemind Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 as figuras arranjas no site do sketchup. São porreiras porque mesmo virando a camara elas ficam sempre de frente para o observador Quote
TiCo Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 y, mas se ja existirem poupa.se trabalho! Fazer 'plines' e afins de blocos.... upa upa! Quote
mrc64 Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 eish, é tipo a bonecada do autocad!! em animação até as arvores viram! LOL Quote
TiCo Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 y! arvores cortadas em 4! LOL parecem aquele bonecos que saiem naquelas maquinas que têm bolas pós miudos loool Quote
thiago7000 Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Em perpectivas em prefiro esses bonequinhos que parecem feitos em cartão, do que aqueles que imitam realidade. Realmente, os bonequinhos são do sketchup.com, mas tem um problema... quando importas para o 3ds max, ele não mais fica sempre de frente. Quando escolhemos no sketchup para exportar para .3ds, a posição do bonequinho se fixa :s Quote
TiCo Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 mas assim fica com aspecto de maquete! que é o que eu acho mais interessante e não fazeres um render onde em varios angulos o mesmo boneco aparece sempre virado para a camara! Fica tipo os bonecos 'Emplastro' :PP P.S.: Emplastro é um adepto do F.C. do Porto que aparece sempre nas camaras! Quote
Dreamer Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 PS: Diz-se filho do Pinto da Costa e do Vitor Baia... e já arranjou os dentes à custa disto... :s Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
mrc64 Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 HAHAHA, uma vez em directo no estádio nacional levou com um ovo na tola! LOOOOOL Quote
Fábio Correia Posted June 30, 2007 Report Posted June 30, 2007 Na minha opiniao, sim os bonecos nao devem ficar sp d frente para o observador, pq na realidade, as pessoas nao tao de frente para o observador, daí que variar o angulo dos bonecos, é sempre bom, dando dinamica ao render! :) Quote
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