Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá a todos os ilustres membros deste fórum.
Convido a todos a visitar o meu site www.compasso3d.pt.vu, é um site onde publico os meus trabalhos, mas também mantenho noticias actualizadas sobre arquitectura, tem links para sites de interesse á nossa profissão e algumas utilidades. Espero ainda disponibilizar dentro em breve blocos para diversos softwares.
Espero que gostem, e sintam-se á vontade para comentar e criticar.
Boas Arquitecturas…..:foto:

Posted
A crítica pode ser dura, mas já agora porquê tanto ecletismo na arquitectura apresentada?
As moradias unifamiliares parecem uma reminiscência do "português suave" com as molduras azuis, e telha com pouca inclinação e depois aparecem outras a seguir que parecem “bunkers” ou acrescentos parasitas a lembrar as lapas nas rochas das praias!
Posso estar a ser injusto, há quem goste, mas eu como arquitecto sinto-me embaraçado quando um cliente me aparece com uma foto de este tipo de arquitectura ultrapassada, e coitado, pensa que a arquitectura em Portugal ficou descontinuada no Estado Novo!

Quando abrimos o armário estamos sujeitos à maledicência!:foto::devil:
Posted

envergonhado será a palavra certa realmente. já há muito tempo que não via um arquitecto a projectar? assim. aliás, quase que digo que não sabia que este tipo de construção era praticada por arquitectos, pessoas que frequentam uma escola onde, creio eu, se devia ensinar os princípios básicos da arquitectura moderna e preparar os futuros arquitectos para projectar para o seu próprio tempo. não sei se gosta da arquitectura que faz, ou se é mais uma espécie de "obrigação" em agradar clientes pouco esclarecidos mas parte da função do arquitecto é também esclarecer, informar, educar o seu cliente para o que é a arquitectura, o que é a sociedade onde vivemos, o nosso tempo e apresentar-lhe, mais uma vez, uma arquitectura que respeite a contemporaneidade. pense um pouco sobre a evolução da arquitectura, pense um pouco sobre a sua obra, se acha que ela se enquadra na época em que vivemos, e acredite que sem malicidade, gostaria que pudéssemos abrir uma discussão aqui no forum, uma vez terá com certeza uma palavra a contrapor as minhas criticas

Posted

Olá amigo Gupyna Desde já agradeço a visita ao meu site, e asseio humildemente as tuas críticas. Não entendo o “ecletismo” que referes, é só um sitio onde exponho o meu trabalho……..:foto: A arquitectura que é feita nos nossos dias é um resultado de muitas variáveis, o teu gosto, a legislação referente ao local, as autoridades que aprovam e para mim, o mais importante, a satisfação do cliente. O cliente é aquele que vai gastar uma “pipa de massa” a construir e viver na casa que tu projectas, no meu ver ele tem que gostar do resultado final. É certo que eles pedem coisas sem sentido o teu trabalho é pegar em todas as variáveis e tornar o resultado final algo no mínimo aceitável. Infelizmente não sou um arquitecto de renome, onde os clientes te dão o trabalho e não têm opinião no resultado final. Temos sempre que por as variáveis na balança e tirar partido do melhor dos 2 mundos, daquilo que achas que deve ser e o gosto do cliente. Sem dúvida que sou defensor da arquitectura contemporânea, mas poucos são os clientes que o são, e eles é que te pagam o “pão com manteiga” que comes todos os dias. Á uns anos tive um professor na faculdade que tinha uma definição de arquitectura bastante peculiar, ele dizia que “a verdadeira arquitectura é aquela que provoca sentimentos a quem observa, sejam eles positivos ou negativos. “ Quer dizer que marca, que não passou despercebido. Tendo em conta esta descrição fico feliz, provocou-te um sentimento de tal ordem que te levou a criticar o meu trabalho tão avidamente. Não podemos ser fundamentalistas, nem todos gostam do “amarelo”.

Posted

Boas amigo kwhyl,
Sem dúvida que tens razão, como disse anteriormente sou um defensor da arquitectura contemporânea, nem sempre me orgulho do trabalho que realizo, mas como tu próprio dizes somos “obrigados” a fazer determinadas coisas, ou porque o cliente exige ou porque as Câmara têm estilos definidos para os locais.
É sem dúvida uma discussão interessante, aquilo que nos ensinam na faculdade e aquilo que apanhamos na vida real, mas temos que ter esperança e insistir para uma realidade contemporânea.
Boas Arquitecturas…..:foto:

Posted

JPMR obrigado pela tua resposta. consigo de certa forma dar-te razão, no sentido em que a generalidade dos portugueses não está esclarecido e informado sobre praticamente nada, quanto mais arquitectura. considero também, que não consigo compreender porque é que não há uma tentativa de sensibilização da população para a arquitectura, não há interesse por parte da ordem dos arquitectos ou dos poderosos media para "ensinar" questões ligadas à arquitectura, ao urbanismo, ao património... no entanto, continuo, se assim é, cabe-nos a nós, individualmente, face aos nossos clientes, câmaras, ou simplesmente amigos "ensina-los". já experimentas-te tentar propor ao cliente ou promotor uma outra solução? já lhe mostraste por exemplo livros ou imagens daquilo que tu consideras a "boa" arquitectura? já passaste tempo sentado com o cliente a contar-lhe a história da arquitectura? já tentas-te propor-lhe que fosse o pioneiro cliente a ter uma casa no algarve do género das que se fazem noutras partes do país e que com toda a certeza, tu compreenderas que são "melhores" é um rol de perguntas que tinha para te fazer, e que se tu também as fizeres ao cliente, e se conseguíres "ensinar-lhe" qualquer coisa todos ficaremos a ganhar. tu ficas mais realizado profissionalmente eu vou gostar mais de me passear pelo Algarve, onde vou muitas vezes e conheço a realidade. e ganha o país em qualidade de arquitectura, urbanismo e património para o futuro. a verdadeira arquitectura é aquela que provoca sentimentos, é certo, mas a tua provoca-me sentimentos ultrapassados e retrógrado que nem me apetece ter, nem gostaria que servissem de base a continuidade. não é o teu exemplo aquele que deve ser seguído, tu compreenderás isso, por isso ainda vais a tempo de te emendar, tenta convencer o cliente, se conseguíres estarás a dar um grande passo.

Posted

Kwhyl, admiro a tua engenuidade, aceito que sim, nos enquanto ordem profissional devemos de tentar educar a populacao para a arquitectura, mas nem por isso isso ira resultar com 90% dos clientes, e arriscas-te ate a perder clientes, e ganhar inimizades com certas atitudes. Muitos te dirao ate que nao teem tempo a perder com modernices. por outro lado nao penses que a resistencia a arquitectura moderna e um exclusivo de Portugal, pela minha experiencia a maioria dos Europeus nem sequer compreende os riscos da dispersao urbana, quanto mais conceitos de arquitectura moderna. Eles entendem sim, necessidades tecnicas da construcao, e na verdade a sua cendencia a novas formas arquitectonicas prende-se muitas das vezes por questoes mais tecnicas que sociais ou teorico/esteticas.

Posted

Kwhyl, Não fiques surpreendido com arquitectos autores de trabalhos com a referida estética. No Norte de Portugal não será muito frequente, mas de Coimbra para baixo estão por toda a parte e não acredito que sejam todas assinadas por engenheiros. Eu conheço um gabinete de arquitectura que opta assumidamente por esta receita (telheitos salientes, molduras coloridas a volta dos vão, colunas pseudo dóricas, etc...) mas o seu objectivo é apenas económico e a qualidade arquitectónica não lhes diz muito. É possível actualizar a casa tradicional portuguesa, sem cair nesta receita habitual. Já tive clientes que se mostraram adeptos deste estilo, mas neste caso JPMR, considero que é quase sempre possível mostrar-lhes que as soluções podem ser outras, e acabam mesmo por se entusiasmar com a casa que poderão ter, achando mesmo as suas primeiras ideias despropositadas. É tudo uma questão de conversar com os clientes. Boa sorte para os próximos projectos.

Posted

Pois é, amigo Kwhyl, Como eu te compreendo……… Para além dessas sugestões que deste também os levo a ver coisas diferentes a sentir os espaços mostrar-lhes que podem algo diferente e único. Temos vários problemas de difícil solução. Vamos ver a minha realidade e acho que é um pouco a realidade do país, a minha área de intervenção é o Algarve, no Algarve quais são os potenciais investidores? Investidores estrangeiros: os investidores estrangeiros que investem muita massa nesta região ( e ainda bem) querem a típica casinha algarvia como viram no folheto das ferias no país deles, quando propomos e fazemos esboços de arquitectura contemporânea a resposta é logo “ não era bem isto que estava a pensar, isso temos na nossa terra, quero algo mais regional”. Temos ainda as pessoas mais velhas e construtores que são na grande maioria quem tem dinheiro para isso que passaram a vida toda a juntar. Gastamos o latim a mostrar a explicar eles ouvem com muita atenção mas no fim dizem “eu quero é o telhadinho com o arquinho, não me identifico com esse tipo arquitectura” E para finalizar temos as autarquias e os planos de pormenor que propõem estilos arquitectónicos para os locais para não desvirtuar o local. Concordo contigo quando dizes que a minha arquitectura não é exemplo a seguir, no conceito elitista da profissão, mas é um estilo meio híbrido dos dois estilos que tem vingado e é o procurado na região. “ir a tempo de me emendar” vamos sempre, as tendências vão mudando e acredito que dentro em breve esta tendência vai mudar na região, mas por agora só te posso dizer, Bem vindo á realidade.:foto:

Posted

Gostaria também, da vossa opinião, como profissionais da área que temas e utilidades acham que traria uma mais-valia ao site? O que é que vos fazia voltar ao site de tempo a tempo.