Jump to content

Curso de arquitectura - curso para ricos?  

108 members have voted

1. 1. Curso de arquitectura - curso para ricos?

• Sim
      66
    • Nao
      43

Recommended Posts

Posted

não mintas a ti própria para te sentires melhor, alias não tens de te sentir inferiorizada por teres tirado o curso numa privada. Eu não estou contra quem estuda/estudou em privadas, Apenas acho uma falta de visão permitirem abrir cursos em áreas em que o pais não tem qualquer necessidade. É apenas um desperdício de recursos e de energias para TODOS.
Ok, abram faculdades privadas de medicina! mas porque será que ainda não abriram digam lá! .. Porque é um mau negócio! E lá está para meia duzia de senhores encherem os bolsos, meio mundo anda enganado (lutando pelos seus sonhos :) - em cima referiram se não fosse a privada não tinha concretizado o sonho.. mas qual sonho pá, ser explorado por tudo e todos?) a tirar cursos de arquitectura, estudar não sei quantos anos para ir ganhar menos que a empregada de limpeza. Os senhores que "fazem" esses cursos sabem muito bem disso, mas os interesses privados são maiores..

o que a margarida te disse eu volto a dizer, e porque nao fechar aquelas publicas que estao a leccionar sem qualquer tipo de qualidade e credibilidade? e o curso de medicina ainda nao existe nas publicas porque os medicos sao uma classe elitista que prefere que o país tenha falta de medicos e muitos alunos vao tirar o curso ao estrangeiro por falta de vagas em portugal!
se queres mesmo combater as cunhas entao combate a corrupção que existe desde o topo (pelos politicos) e depois trata de fazer alguma coisa para mudar mentalidades, é o que falta a este país, mudar as mentalidades!
  • Replies 128
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Posted

criaria pontes de ligação entre as faculdades e a ordem, para dar resposta ao mundo do trabalho

Como farias isto?

Como eh que as faculdades e a Ordem respondem ao mundo do trabalho?
Posted

leiam neste link o porque de nao haver cursos de medicina privados!

http://www.ensino.eu/2005/set2005/geral.html

"Assim se fosse pedido a cada aluno que pagasse 16,8% dos custos do curso que frequenta, caberia ao aluno de Medicina uma propina de 1758 Euros, Enfermagem 1051 Euros, Arquitectura 819 Euros, Engenharia Alimentar 788 Euros, Educaçăo de Infância 670 Euros, Gestăo 436 Euros e Direito 377 Euros."

fazendo umas contas macacas:
se a propina duma privada de arquitectura (para ter lucro) deve ser a volta de 400euros/mes. (nao sei os numeros ao certo.. se for impreciso que me corrijam) para medicina teriamos qt? 1000 euros/mes?) Aqui entao e que iriamos criar uma classe de medicos vindos das classes ricas..

continuando com as contas macacas:
custo curso de medicina de 10464 euros/ano (em 2005)
ora para haver lucro metam-lhe mais 40% (14650 euros/ano), ou seja
14650/12 = 1220 euritos mensais :)
..
coisa pouca.. por muito que baixassem as margens de lucro nunca iria abaixo dos 1100 euros mensais, 12 meses por ano.. e por esta razao que nao abrem privadas de medicina..

Posted

og Galfarro, mas isso nao e desculpa, va ver quanto e que custa medicina dentaria por mes.... e depois, nao e por isso que o estado nao abriu mais cursos, porque a falta de medicos ate a Academia Militar abriu um curso de medicina para nao ter que se sujeitar as mesquinhices da ordem. so nao ve quem nao quer....

Posted

Argos, concordo contigo e a propria ordem dos medicos apoia a actual situacao de enorme escassez de medicos. Ao contrario da populacao em geral, a formacao de mais medicos iria prejudica-los. Acabavam-se as consultas de 10-15 minutos por 100euros.. acabavam-se as viagens oferecidas pela industria farmaceutica de 15 em 15 dias.. (passavam a ser so de 2 em 2 meses.. :) ) E bom as ordens estabelecerem algum proteccionismo (a bem de alguma justica social), mas nao concordo com extremismos como na ordem dos medicos que criam injustica social. Segundo a sabedoria popular a virtude esta no centro, "nem 8 nem 80".. A Ordem dos Arquitectos age como a populacao em geral com as "lojas dos chineses", sabe-lhes bem ter produtos baratos (estagiarios) mas nao ve que a medio prazo a situacao torna-se incomportavel e destroi completamente a nossa economia.

Posted
que patetice... a mensalidade numa privada anda à volta de 300 euros (se o aluno não tiveres cadeiras em atraso) e em relação ao curso de medicina, ja te expliquei porque é que não abrem privadas...

isto é discutir o sexo dos anjos pois opiniões raramente se mudam (no que diz respeito a esta conversa do publico/privado). o Argos também ja te disse algumas coisas.. e noto que tu em vez de refutares o que dizemos, vais buscar mais lenha para a fogueira e fazes contas duvidosas... o galfarro rematou agora com a verdadeira realidade que também só se submete quem quer, diga-se, mas ainda assim é a realidade.

respondendo ao JVS, seria muito simples, mas depois desta ponte feita com as lojas chinesas (inteligentemente) creio que os interesses superiores nunca deixariam que tal proposta fosse para a frente:

- em vez de ficarmos entregues aos bichos quando acabamos o curso, a ordem poderia criar parcerias com gabinetes, câmaras e faculdades para encaminhar os recentes arquitectos.

- o valor da inscrição + da formação complementar, poderia ser usado para isso, por exemplo. a nível de faculdades, incentivar à investigação. nem todos nasceram para estar todo santo dia curvado sob um pc.. fazer trabalhos de campo, estudos para uso da própria ordem por exemplo...

- a nível das câmaras, atribuir regalias, porque não monetárias (o tal valor da inscrição ou parte dela) sei lá.. estou a divagar ou até mesmo atribuir escalões como os professores tinham que podiam ser "trepados" reflectido-se no vencimento, consoante o numero de estagiários que se iam tendo ao longo da carreira.

- a nível dos gabinetes (que cada vez são mais que as mães...se calhar também deviam fechar já que são investimento PRIVADO..lololol e até sei de casos que assinam os papeis para a inscriçao para a OA e depois o estagiário nem mete lá os pés, porque é filho ou primo de fulano e anda é a fazer outras coisas. no fim é tao arquitecto como qualquer um de nos que andou a bulir!) poderia haver a mesma lógica de escalões como nas câmaras mas de outra forma, visto que estagiários escravos em gabinetes é o que para aí há mais!

- deveria haver fiscalização. uma espécie de "assistente social" dos arquitectos, uma entidade regional por exemplo que se certificaria que o estágio estava a ser bem feito e a cima de tudo, que se aprendia o que se deveria. assim também era uma forma de assegurar a qualidade dos futuros arquitectos.

- and so on, so on... estas sao so algumas das minhas ideias

margarida duarte

Posted

so te faço uma pergunta: se em vez de 17 mil arquitectos houvesse só 10 mil, os problemas não desapareceriam (ou pelo menos diminuiriam), mesmo sem entidades regionais e mil e uma parcerias e fiscalizações?

Posted

Não devemos esquecer que um Arquitecto não tem obrigatoriamente que trabalhar num atelier de arquitectura de outrem ou trabalhar no seu próprio atelier. A disciplina da Arquitectura abrange uma quantidade enorme de actividades que os Arquitectos poderão exercer sem a necessidade de dependerem directamente de um trabalho de atelier. Mas como em tudo na vida, é preciso estar atento ao que se passa na sociedade e saber aproveitar as oportunidades, mesmo aquelas que à partida nos surpreendem por não serem exactamente aquilo que esperávamos.

Posted

esperem la, 10 000 arquitectos era o numero que tinhamos antes das faculdades privadas comecarem a lecionar (mais ou menos) e como ja se vio o numero nao era suficiente, existe porem um enorme numero de actividades que os arquitectos podem executer mas a que ainda nao se propuseram, talvez com o numero cresente de arquitectos algums pessoas comecem a especializar-se nessas actividades, ou ate quem sabe tornarmo-nos numa nova Holanda a produzir projectos para todo o mundo, tudo tera a ver com a capacidade comercial dos Portugueses. A bem dizer nos tempos que correm nao ha muitas profissoes seguras neste planeta a parte de meias duzia de monopolios profissionais que no nosso pais se pode dizer ser a medicina e pouco mais.

Posted

A coisa melhor dos dias de hoje é termos tudo em aberto no que toca a novas ideias. Já está visto que nos moldes em que as coisas estão não vamos lá por isso toca a pôr as cabeças a funcionar, toca a fazer uns brainstormings e a pensar em como vamos reinventar a nossa profissão e as nossas actividades. Neste aspecto, as pessoas que saem dos outros cursos artísticos estão bem mais à frente que nós... Não sei porque razão é que estipulamos que um arquitecto deve somente trabalhar num atelier...

Posted

Não sei porque razão é que estipulamos que um arquitecto deve somente trabalhar num atelier...

porque ao longo do curso e até mesmo antes e depois do mesmo, somos atingidos todos os dias com publicações em revistas, sites de arquitectura e mesmo outro tipo de publicações, sobre os feitos do gabinete x e os prémios ganhos pelo gabinete y e é criada na nossa mente que os superstar da arquitectura são aqueles que trabalham em gabinetes. entre estudantes de arquitectura é impensavel ir por exemplo para uma câmara, pois pensa-se que é desprestigiante uma vez que os tais showstars da arquitectura não se encontram lá. simples...:\

margarida duarte

Posted

entre estudantes de arquitectura é impensavel ir por exemplo para uma câmara, pois pensa-se que é desprestigiante uma vez que os tais showstars da arquitectura não se encontram lá. simples...:

Margarida, uma coisa é o que dizem, outra é o que fazem.

Quando abrem uma vaga para arquitecto numa câmara ou ministério, são resmas e resmas a concorrer.
E olha que trabalhar na administração pública não significa propriamente estar no licenciamento a apreciar projectos.
Tirei o meu estágio num ministério a fazer projectos de reabilitação e outros de raiz para edifícios do estado.
Tenho colegas em câmaras que só fazem projecto, escolas, pavilhões, etc.

Respondendo ao Asimplemind
Arquitecto é uma profissão artistica e de vocação. Quando entramos só pensamos em fazer projecto, e de facto é difícil encarar esta profissão doutra forma. pelo menos para mim.
Posted
lá esta! é precisamente por haver essa vontade tão grande em ir para gabinetes, que os abusos acontecem! :\

eu não acho desprestigiante estar numa câmara! muito pelo contrário... lá pelo menos não recibos verdes, não se afiam lápis e mete-se a mão realmente "na massa". de facto sei que, quando abrem vagas é vê-los a correr para a entrevista, mas ainda há uma grande parte, se não quase todos, que preferem estar num gabinete a servir cafés! (atenção que eu sei que há gabinetes e gabinetes..estou a falar de forma generalizada)

margarida duarte

Posted

Respondendo ao Asimplemind
Arquitecto é uma profissão artistica e de vocação. Quando entramos só pensamos em fazer projecto, e de facto é difícil encarar esta profissão doutra forma. pelo menos para mim.

Pois, é por isso mesmo que digo. Se uma pessoa se sente mesmo mal nas condições em que está num atelier, devia saber que há outras opções para um Arquitecto e que ele próprio deverá ter sentido de iniciativa para ingressar noutras aventuras.
Posted
esperem la, 10 000 arquitectos era o numero que tinhamos antes das faculdades privadas comecarem a lecionar"

Vamos repor a verdade, eu sou o numero 6000 (e qualquer coisa) e conclui o curso na decada de 90 e nessa altura já existiam universidades privadas no Porto desde os anos oitenta , a Esap e a Lusiada.Esta ultima abriu no ano de 1989, sei isto porque tive colegas que fizeram os primeiros anos nestas duas e depois pediram transferencia para a nova Faup,o numero de arquitectos não chegava sequer a 4000, valor claramente insuficiente para as necessidades do país. As privadas vieram alterar o panorama do numero ideal de arquitectos para Portugal (era frequente encontrar camaras municipais sem arquitectos e proximas de grandes cidades). O que veio a acontecer no final da decada de 90 e inicio do novo milénio já é outra história, os novos cursos de vão de escada e a ganancia de quem gere as escolas privadas mais antigas é que despoletou este boom de arquitectos alguns sem formação adequada no exercicio da profissão - autenticos pato bravos que só querem o canudo para estatuto social ou assinar alvaras ou projectos de outros para ganhar dinheiro facil. Considero este assunto mais pertinente do que discutir se a profissão de arquitecto é para ricos, pobres ou indigentes:(.
Posted

desculpem entao parece que 10000 era o numero quando eu comecei a tirar o curso, 1998, (que foi um dos anos mais concorridos). Agora, o que eu nao admito e que agora se comece a marginalizar pessoas porque fizeram o curso numa privada, porque se ha patos bravos a sair das privadas o que se dira daqueles pato bravos que ja o eram quando so havia 4000 arquitectos no pais, se bem me faco entender.

Posted

desculpem entao parece que 10000 era o numero quando eu comecei a tirar o curso, 1998, (que foi um dos anos mais concorridos).

Mais uma vez, correcção.. LOLOL.
Em 1998, formaram-se os Arquitectos 7000, mais coisa menos coisa :)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

sintetizando se percebi bem:

1989- 4000 arquitectos
1999- 8000 arquitectos
2009- 16000 (ate mais axo eu) arquitectos
2014- 16000+50%=24000 (este numero vai ser real. ja e impossivel de travar, quem ja iniciou o curso nao vai desistir concerteza)
2019- 32000 !? se nada for feito acredito que cheguemos la.. o numero tem dobrado a cada 10 anos..

24000 / 10.000.000= 1 arquitecto por cada 416 habitantes
por senso comum eu diria que o ideal seria 1 arquitecto por 1000 hab, ou seja 10000 arquitectos em Portugal (com o 73/73 revogado..)

Posted

As contas do galfarro numa leitura meramente estatistica podem ser a realidade e o futuro, mas penso que o mercado profissional (já existe desemprego na profissão) vai influenciar a escolha dos cursos universitários e rápidamente o que é verdade hoje pode não ser amanha (sic) , por isso as universidades privadas e com cursos menos conhecidos (menos qualidade quer no corpo docente por exemplo)vão ser a primeiras a sentir a falta de candidatos, as publicas que sempre têm o chapeu do orçamento geral do estado, neste caso do ennsino universitário vão ser a ultimas, por isso cuidado com as privadas de menor dimensão! Dou o exemplo da Moderna que tinha o curso de arquitectura em Lisboa e os alunos de um momento para o outro viram "desaparecer" as suas espectativas de concluir o curso, foi a debandada geral para outras! Quanto ao que escrevi anteriormente, para não ferir susceptibilidades existem bons e maus profissionais formados nas universidades publicas e privadas! Mas para não fugir ao tema do tópico de facto existem alunos que não entraram na universidade publica e não conseguem suportar as propinas das privadas!:)

Posted

Eu concordo que o tema é polémico, profundamente chocante e extremamente injusto. Em primeiro porque é verdade, e digo isto porque sei que muitos de nós ganham hoje mais dinheiro em Call Center's do que a trabalhar como arquitecto por conta de outrem. A segunda porque nem todos têm €'s para iniciar-se como como gostariamos e na ambição de ganhar curriculum acabamos a fazer trabalho onde somos explorados e que no fim de nada nos servem, porque nem conseguimos juntar dinheiro e ainda menos curriculum. A meu ver haveria algumas soluções para para podermos dar a volta a isto: 1 - a mais óbvia - trabalho de arquitecto aos arquitectos. 2 - custo mínimo para um trabalho de arquitectura de modo a ser igual para todos os que não se podem dar ao luxo de levar o que quiserem (claro que teria que existir uma diferenciação entre os diferentes projectos e talvez calculado ao m2). 3 - abertura do mercado, através de incentivos para o mercado da reabilitação. Penso que sim, é um ponto importante e penso que sim, deve ser discutido, não a discrimação entre ricos e pobres, mas a falta de oportunidades e o que pode ser feito para cria-las.

• 7 months later...
Posted
Estive a ler até a parte de ter q se fechar cursos!
E a liberdade? Deve de existir todas as infinidades de caminhos ao dispor de todos!!!
Aos olhos da lei, o ser humano faz, e tem de ser responsável pelo q faz!
As leis do mercado ditam as suas “leis”, cabe a cidadania de cada qual a opção!
A opção não deve de ser bloqueada, ninguém tem o direito de fazer isso, muito menos o mercado “chegar-se ao pé de mim e dizer-me o q fazer”!
Antes de ter q existir espaço para os arquitectos, tem de existir espaço no mundo para todos os seres humanos!
Eu não sou professor, não avalio o trabalho dos outros, avalio o meu trabalho, e aquilo q faço, não tenho competência para fazer arquitectura, mas tento ao máximo estar dentro da área, estou ainda no 12 ano, e espero um dia conseguir formar-me na área (arquitectura)!
Quando eu acho q não estou bem, eu mudo-me, mas não deixo de ser eu, apenas tento ser eu num sitio mais compatível! A sorte e o azar existem, como o pombo da baixa q pode assinar “excrementos” para cima de mim quando passo, agora a minha direcção no caminhar, é uma decisão minha, da minha inteligência, e sobre tudo, daquilo q quero da vida!
Eu não gosto de arq. Por ganhar euros, eu gosto porque antes dos euros estou eu, sou um humano q gosta de alguma coisa, e o meu gosto não se aplica do género “a minha namorada é filha de pais ricos”, o mercado e o dinheiro existe para “atribuir o valor de custo”, tanto custa ganhar dinheiro como fazer um bom trabalho, o ser humano é inteligente, e foi o suficiente para voar sem asas! O arquitecto talentoso não pode ter palas nos olhos como os burros q penso q são talentosos a andar para a frente como o condutor “ordena”!
Ser talentoso acho q é uma questão de reflexão própria, e saber auto classificar inteligência e talento!
Há jogadores da bola q ganham mais q médicos, há jogadores de bola q ganham da mecânica.. o que é q se vai discutir a partir dai?
Todos sabem q está tudo mal dividido (questão monetária)! Até agora consigo pagar a minha alimentação, o meu carro, a gasolina, a minha roupa q não tem necessariamente de ser cara mas sim agradar-me e vestir-me, e paga os meus estudos, por vezes não consigo pagar os estudos, e aqui estou eu com 21 anos ainda por acabar o 12º, e admito já ter passado muita fome! Ainda bem q gosto de arquitectura, porque “o homem que não sabe o que por morrer, não está preparado para viver”! Fechar uma instituição com competência para formar pessoas em arquitectura porque existem muitos a fazer o mesmo?! Meus amigos isso é digno de Salazar!!
Eu quero ser Arquitecto, eu sei que se ganha muito mal, mas não é o dinheiro q me ira pagar a satisfação de poder algum dia fazer Arquitectura!
Eu sou um tipo que se é para trabalhar trabalho, pois tenho q pagar a minha vida, posso trabalhar como servente, um pedacinho de pedreiro, desenho em autocad e 3ds Max! Por vezes fico sem dormir… e então? Não me divirto como muitos dos meus colegas, porque divirto-me de outra maneira… o objectivo de conseguir ser Arquitecto é um foco que me afasta de certa forma o q supostamente são barreiras!
O que me impediria de atingir o sucesso seria se não existisse entidades formadoras de arquitectura!

O mundo é um mundo de OPORTUNIDADES, os inteligentes são inteligentes, e não foi uma cadeira de faculdade que instruiu Thomas Edison a inventar a lâmpada, não foi um colega de profissão, nem um vizinho de rua, foi mesmo aquele gajinho o Thomas Edison!

Cmpts
Posted
Hha, eu não voto porque não é possível votar em branco!
É uma Barbaridade a humanidade classificar profissões como de ricos ou de pobres!
A profissão é arquitectura, e é para fazer arquitectura, não é para fazer ricos ou pobres!
(isto sou eu q acredito na reciclagem, e no agir localmente a pensar globalmente) hahahahaha