Jump to content
Arquitectura.pt


galfarro

Membros
  • Posts

    85
  • Joined

  • Last visited

galfarro's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Tu referes então que a estética desse edifício é uma consequência da função de ser uma imagem de marca da cidade. Queres assim dizer que essa estética é assim porque a função o exige e que não poderia ser de outra maneira? Mas poderíamos ter um edifício feito de papel ou de qq outra coisa q o tornasse especial e seria igualmente consequência dessa função, ou seja: essa estética é mais fruto do acaso do que da função! Seria CONSEQUENTE da função se tivesse de ser EXACTAMENTE assim. A função para mim apenas legitima a estética.
  2. Tirando o primeiro parágrafo, o que escrevi não era direccionado a ti mas a quem iniciou o tópico! Peço desculpa pelo equivoco! Continuando a nossa construtiva discussão, afirmas que a estética para além de ser do domínio da função, é consequência desta. humm.. eu diria mais: a função justifica/legitima a estética. Não necessita de ser consequência desta. Ex: Guggenheim de Bilbao (não sei se está bem escrito mas não interessa agora ir confirmar) a estética advém do desenvolver da função??? A função deveria quanto muito legitimar a função (que na minha opinião nem sequer o faz acabando por tudo aquilo não ter nenhum sentido arquitectónico Essa tua afirmação fazia sentido num Funcionalismo (ainda apregoado pelos actuais académicos) que se metamorfoseou entretanto.
  3. Não concordo. É um processo que se vai melhorando com a teoria! Tens aqueles arquitectos pato bravos com "carradas"de prática mas nem por isso esse processo se vai aperfeiçoando.. precisas de bases teóricas fortes para esse processo evoluir. Lê livros e pensa sobre o assunto ao longo dos anos, verás que resulta. ok, levantando um pouco a ponta do véu: exterior para o interior - predominio da estética interior para o exterior - predominio da função arquitectura é composta (pelo menos) destas duas vertentes logo deverás tentar ter as duas abordagens ao memso tempo para não desvirtuar a coisa
  4. FINALMENTE !!! Só os arquitectos passam a poder assinar projectos http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1380514
  5. é mais um esquema para ter um bom projecto à borla . Escolhem o melhor projecto de entre 8 (acreditando na boa fé do entrevistador) e o dinheiro que recebem por esse projecto chega e sobra para pagar 6 meses de contrato (acreditando na boa fé do entrevistador e realmente contratem alguém...). Acreditando que um mês será passado a concretizar esse projecto, os restantes 5 meses são a custo 0 para o atelier. com estes numeros cada um faz o que quer 1989- 4000 arquitectos 1999- 8000 arquitectos 2009- 16000 (ate mais axo eu) arquitectos 2014- 16000+50%=24000 (este numero vai ser real. ja e impossivel de travar, quem ja iniciou o curso nao vai desistir concerteza) 2019- 32000 !? se nada for feito acredito que cheguemos la.. o numero tem dobrado a cada 10 anos.. 24000 / 10.000.000= 1 arquitecto por cada 416 habitantes por senso comum eu diria que o ideal seria 1 arquitecto por 1000 hab, ou seja 10000 arquitectos em Portugal (com o 73/73 revogado..)
  6. eu ja sai dai.. mal pude fugi.. e sinceramente aconselho todos a fazerem o mesmo. -concordo com o gibag. se nao fugires ate uma certa idade depois a coisa complica-se.. -concordo com o argos qd fala da escola inglesa, mas nao esquecas q a escola portuguesa nao e melhor queres escolas tens de vir para o leste. Faculdades axo que serao melhores em Portugal mas escola ate ao 12ano estamos a milhas deles. O nosso nono ano esta ao nivel do sexto deles..
  7. porque nao sabiamos. simples. nem toda a gente tem alguem que lhe "abra os olhos" em tempos de cegueira durante a juventude. depois fazem-se burrices
  8. sintetizando se percebi bem: 1989- 4000 arquitectos 1999- 8000 arquitectos 2009- 16000 (ate mais axo eu) arquitectos 2014- 16000+50%=24000 (este numero vai ser real. ja e impossivel de travar, quem ja iniciou o curso nao vai desistir concerteza) 2019- 32000 !? se nada for feito acredito que cheguemos la.. o numero tem dobrado a cada 10 anos.. 24000 / 10.000.000= 1 arquitecto por cada 416 habitantes por senso comum eu diria que o ideal seria 1 arquitecto por 1000 hab, ou seja 10000 arquitectos em Portugal (com o 73/73 revogado..)
  9. so te faço uma pergunta: se em vez de 17 mil arquitectos houvesse só 10 mil, os problemas não desapareceriam (ou pelo menos diminuiriam), mesmo sem entidades regionais e mil e uma parcerias e fiscalizações?
  10. Argos, concordo contigo e a propria ordem dos medicos apoia a actual situacao de enorme escassez de medicos. Ao contrario da populacao em geral, a formacao de mais medicos iria prejudica-los. Acabavam-se as consultas de 10-15 minutos por 100euros.. acabavam-se as viagens oferecidas pela industria farmaceutica de 15 em 15 dias.. (passavam a ser so de 2 em 2 meses.. ) E bom as ordens estabelecerem algum proteccionismo (a bem de alguma justica social), mas nao concordo com extremismos como na ordem dos medicos que criam injustica social. Segundo a sabedoria popular a virtude esta no centro, "nem 8 nem 80".. A Ordem dos Arquitectos age como a populacao em geral com as "lojas dos chineses", sabe-lhes bem ter produtos baratos (estagiarios) mas nao ve que a medio prazo a situacao torna-se incomportavel e destroi completamente a nossa economia.
  11. leiam neste link o porque de nao haver cursos de medicina privados! http://www.ensino.eu/2005/set2005/geral.html "Assim se fosse pedido a cada aluno que pagasse 16,8% dos custos do curso que frequenta, caberia ao aluno de Medicina uma propina de 1758 Euros, Enfermagem 1051 Euros, Arquitectura 819 Euros, Engenharia Alimentar 788 Euros, Educaçăo de Infância 670 Euros, Gestăo 436 Euros e Direito 377 Euros." fazendo umas contas macacas: se a propina duma privada de arquitectura (para ter lucro) deve ser a volta de 400euros/mes. (nao sei os numeros ao certo.. se for impreciso que me corrijam) para medicina teriamos qt? 1000 euros/mes?) Aqui entao e que iriamos criar uma classe de medicos vindos das classes ricas.. continuando com as contas macacas: custo curso de medicina de 10464 euros/ano (em 2005) ora para haver lucro metam-lhe mais 40% (14650 euros/ano), ou seja 14650/12 = 1220 euritos mensais .. coisa pouca.. por muito que baixassem as margens de lucro nunca iria abaixo dos 1100 euros mensais, 12 meses por ano.. e por esta razao que nao abrem privadas de medicina..
  12. Se o pais ja tinha arquitectos que sobravam para que deixaram abrir mais universidades. Das duas uma: Ou somos governados por burros ou alguem encheu os bolsos para aprovar novos cursos. nao ha outra explicacao. depois queixamo-nos da situacao como se ela tivesse sido criada por magia. e tao facil de identificar a fonte dos nossos problemas. havia cerca de 300 vagas para arquitectos em PT. Chegavam e sobravam. Quem realmente tem esse sonho que se esforce, a vida nao e facil. O pais nao consegue absorver mais arquitectos. Que raio de estrategia existe ao formar pessoas para irem trabalhar para o estrangeiro, ser escravos ou desempregados. Assim o pais nao vai a lado nenhum. Dentro de poucos anos seremos o ultimo dos 27. O pouco capital humano que temos e obrigado a fugir dai. Eu ja fugi! Muitos meninos e meninas para "cumprirem" o seu sonho de ser arquitecto pensando apenas no seu umbigo "fazem batota" e nao conseguindo alcancar o sonho "a bem" alcancam "a mal" e ingressam numa qualquer faculdade privada. Haja notas! (na carteira claro..) . Depois numa manisfestacao da inferioridade que carregam neles proprios pregam que as faculdades privadas sao uma maravilha. Haja honestidade intelectual! Voces pensam que alguem acredita nisso? :D:D:D:D:D:D:D
  13. "não mintas a ti próprio para te sentires melhor, alias não tens de te sentir inferiorizado por teres tirado o curso numa privada. Eu não estou contra quem estuda/estudou em privadas, Apenas acho uma falta de visão permitirem abrir cursos em áreas em que o pais não tem qualquer necessidade. É apenas um desperdício de recursos e de energias para TODOS" Acorda Gupyna..
  14. não mintas a ti própria para te sentires melhor, alias não tens de te sentir inferiorizada por teres tirado o curso numa privada. Eu não estou contra quem estuda/estudou em privadas, Apenas acho uma falta de visão permitirem abrir cursos em áreas em que o pais não tem qualquer necessidade. É apenas um desperdício de recursos e de energias para TODOS. Ok, abram faculdades privadas de medicina! mas porque será que ainda não abriram digam lá! .. Porque é um mau negócio! E lá está para meia duzia de senhores encherem os bolsos, meio mundo anda enganado (lutando pelos seus sonhos - em cima referiram se não fosse a privada não tinha concretizado o sonho.. mas qual sonho pá, ser explorado por tudo e todos?) a tirar cursos de arquitectura, estudar não sei quantos anos para ir ganhar menos que a empregada de limpeza. Os senhores que "fazem" esses cursos sabem muito bem disso, mas os interesses privados são maiores..
  15. fechar uma grande parte das privadas. óbvio! Não há justificação nenhuma para interesses privados interferirem com o interesse do país.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.