Jump to content
Arquitectura.pt


Orçamento/honorários 3D


Narayan

Recommended Posts

Como pudeste comprovar, não há tabelas fixas anda sempre muito na questão do bom senso e da experiência de cada um (de quem faz e do cliente). Se tecnicamente tu tens aquilo que pouca gente tem, então deverás pedir um preço justo pelos conhecimentos que tens. Porque queiramos ou não, este é um trabalho especializado e que para se poder fazer é necessário ter uma boa formação e/ou muitas horas de trabalho e de aperfeiçoamento. Eu sugiro que, dependendo das tuas capacidades e do objectivo e quantidade de imagens, proponhas um preço baseado numa estimativa de tempo de trabalho, acrescido dos honorários necessários à componente do trabalho especializado.

Link to comment
Share on other sites

Ocasionalmente faço trabalho 3D. e no início também me deparei com esta questão. tenho feito o seguinte: Dou um preço para o modelo 3D sem imagens. Só o modelo.( que não serve de nada ao cliente, mas serve para ele perceber como é que isto funciona) depois dou um preço unitario por imagem. isso porque o preço de 2 imagens não é o dobro do preço de 1 imagem, porque o que dá mais trabalho é fazer o modelo, depois é sempre a andar... Ou seja o cliente acaba por perceber que o mínimo que terá de pagar será o modelo+ 1 imagem, e que neste caso compensa pedir várias.

Link to comment
Share on other sites

Menos que 5/6 euros à hora, mais vale ir jogar tetris ou puzzle bobble!



E neste preço onde está incluido o abatimento do software e hardware?!?!? não está concerteza...

No mínimo 12€/hora + IVA, o preço de venda ao cliente final.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

E se formos a ver bem o valor cobrado pelo trabalho será diluido pela venda do produto final = moradias/apartamentos. Digo desta forma porque há quem queira imagens tridimensionais a 50 euros (os clientes), daí que eu achar o valor muito baixo para o trabalho em causa, tendo em conta que esse trabalho os ira ajudar a ganhar o projecto ao qual eles se propuseram. Até à data pesquisei pela net de preços que ajudassem a chegar a conclusoes mais concretas, e aparentemente existe um "blackout" de informaçao relativa a essa materia.

Link to comment
Share on other sites

eu, cobro, ppara um modelo tridimensional exterior de uma moradia unifamiliar, em sketchup, 250€ a 350€ + IVA... as imagens que quiserem. Na minha empresa o valor à hora de tecnico superior é de 45€+IVA. renders fotorealistas, interiores... depende.... é por orçamento... e não é habitual. ( fotorealistas executados em PODIUM) PS. De qualquer maneira não é a vocação do meu atelier... e os modelos tridimensionais são parte constituinte do Projecto de Arquitectura e são utilizados como ferramenta de trabalho e discussão... muito raramente, para apresentação...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

:s Oh Ark nao sejas assim... eu sou no paint sou um simples amador... [ame="http://www.youtube.com/watch?v=uk2sPl_Z7ZU"]YouTube - How to paint the MONA LISA with MS PAINT[/ame] Vejam este aqui... este sim eh o Mestre em Paint. O ark eh tao brincalhao... ele eh que sabe fazer renders de grande qualidade e vem aqui brincar com a malta.:foto:

Link to comment
Share on other sites

aqui esteve um discussão interessante que ninguém levou a serio, eu próprio gostaria também de perceber quanto leva um gajo que saiba fazer imagens 3d por as fazer, por isso faço um pergunta simples para quem já tiver feito este tipo de trabalho me esclarecer imaginemos que eu tenho um prédio urbano de 15 apartamentos em 4 pisos, necessito que me façam a modelação 3d e consequentes 5 imagens, duas do exterior, a sala tipo , a cozinha e o wc para promoção em cartazes na obra não me interessam tempos, quero um orçamento final? alguém sabe?, ou só me sabem elucidar sobre programas que fazem isso e preços por hora de trabalho?

Link to comment
Share on other sites

aqui esteve um discussão interessante que ninguém levou a serio,
eu próprio gostaria também de perceber quanto leva um gajo que saiba fazer imagens 3d por as fazer, por isso faço um pergunta simples para quem já tiver feito este tipo de trabalho me esclarecer

imaginemos que eu tenho um prédio urbano de 15 apartamentos em 4 pisos, necessito que me façam a modelação 3d e consequentes 5 imagens, duas do exterior, a sala tipo , a cozinha e o wc para promoção em cartazes na obra

não me interessam tempos, quero um orçamento final?

alguém sabe?, ou só me sabem elucidar sobre programas que fazem isso e preços por hora de trabalho?


Depende muito da complexidade do projecto, do número de horas de trabalho gastas, porque precisando só disso, basta-te fazer o modelo do exterior, com envolvente e de um dos apartamentos.
Concordo com o ARK quando diz que por menos de €6/hora não vale a pena, mas à partida cobraria bastante mais do que isso.
Digamos que para uma semana de trabalho (40 horas, mas lá está, não conhecendo o projecto, não sei quanto tempo demoraria) cobraria no mínimo €600 euros.
Link to comment
Share on other sites

(sem conhecer o Projecto, mas andaria por aí) Para o exterior 700€= 550+75+75 Para as interiores um modelo expecífico para cada compartimento 750€=250x3 Tudo 1450€ Não sendo este o meu mercado típico de trabalho, tem vindo a aparecer, se o cliente acha caro, prefiro não fazer. é um trabalho minucioso e desgastante. E não te esquecas que normalmente os clientes gostam de fazer experiencias no final.

Link to comment
Share on other sites

Um senhor que trabalhou para o Souto de Moura ganhou mil contos. Em euros sao 5000. Arredondamente.


Pois daí a minha questão inicial, tendo em conta que o país não tem Souto´s Moura´rs aos pontapés...pelo que me apercebi os ateliers na generalidade querem qualidade a custo zero.
Eu ate acredito que toda a gente agora anda a fazer 3d´s mas isso não deixa de ser trabalho efectivo e não é por isso que se faça orçamentos ao preço da uva mijona. Seja parq ue tipo de trabalho for.
Link to comment
Share on other sites

Para se poder manter a dignidade do nosso trabalho, ou fazemos pelo orçamento justo que estipulamos e justificamos ou simplesmente não fazemos. Se há alguém mais que o faça, o problema é dele. Poderá custar no início manter uma atitude correcta e coerente, no entanto isso trazer-te-á qualidade e dignidade nos trabalhos que irás desenvolver. Se estás a trabalhar para alguém que irá lucrar com o teu trabalho, então tu tens obrigatoriamente de ser recompensado por isso.

Link to comment
Share on other sites

Olá, Posso-te dizer que por um 3D de exterior, com uma boa qualidade, paguei à cerca de 2 anos 500€ pela 1ª imagem e 300€ pelas seguintes. Espero que ajude. Uma coisa a ter em conta, por estranho que pareça é a zona do país onde estás, por experiência própria, posso-te dizer que os valores, tanto de 3D, como de projecto e mesmo de construção, são diferentes de norte a sul.... normalmente sobem os valores conforme se vai para sul. Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.