Jump to content

Recommended Posts

Posted

http-~~-//www.worldarchitecturenews.com/news_images/10278_5_image%2008.jpg

http-~~-//www.worldarchitecturenews.com/project/uploaded_files/10278_CUF%20main.jpg

http-~~-//www.worldarchitecturenews.com/news_images/10278_4_image%2007.jpg

http-~~-//www.worldarchitecturenews.com/news_images/10278_2_image%2005.jpg

Porto based Carlos Parta create a build which uses light to unite

The 22 365 sq m Instituto CUF located in Matosinhos, Portugal is the concept of Ricardo Campos Costa and Valério Leite who had a clear objective in mind to “Create a benchmark, a new building and service concept”.
The Instituto CUF health centre contains a unique boxed staircase, mechanical vertical passageways, common sanitary installations and the main infrastructure ducts – forcing a separation between public and staff circulation. An exterior walkway was included, allowing at present or at a later stage, the inclusion of the necessary emergency exits. The building’s original dense concept is altered to create a feeling unity, this is achieved by a shading game – designed by the plastic artist Angelo de Sousa – this shading game protects the extensive glass stucture from excessive sunlight and also gives the building unity .
The Instituto CUF has recently been shortlisted for the World Architecture Festival building award later this year.

Fonte: World Architecture News
Posted

Esses nomes que aparecem ai, Ricardo Costa e Valério Leite, não são de todo os autores do projecto, quanto a colaborações não sei.
Esse projecto é da autoria do arq. Carlos Prata e foi apresentado na Uni. Lusiada este ano, pelo próprio arq. Assim como o novo edificio do Hospital Privado da Boavista.

http://www.carlosprata.com/
http://www.carlosprata.com/Ficha03.html
http://www.carlosprata.com/Ficha12.html

Posted

Mas o que é que este edifício tem de interessante, não entendo alguém me pode explicar!

Ui... prepara-te para a investida.:) Soh uma pessoa suicida perguntaria uma coisa dessas a este senhor arquitecto.
Posted

gupyna lição 1: para perceberes mesmo convém ires ao sitio, falar por foto é muito bonito, e não há problema nenhum em fazê-lo, mas não há nada como ires la ver lição 2: a particularidade mais fantástica deste hospital é que sugere uma nova maneira do entendimento dos "caminhos de fuga" passo a explicar. num equipamento hospitalar é obrigatório existir um elaborado plano de fuga a incêndios e afins e evacuação rápida. aqui o prata "inventou" uma galeria\varanda exterior a toda a volta do edifício com apenas uma(ou duas não sei) escadas de serviço. assim, além de varandas para fumadores, é melhor esquecermos esta parte, mas os médicos fumam, temos uma galeria para que se houver ***** facilmente se foge para o exterior e consecutivamente se desce pela escada de serviço. ora isto só por si é pouco, mas a solução que à priori foi técnica dá o primeiro hospital com fachada de vidro, fabuloso não? acontece que vidro num hospital é ****** e então, toca a chamar-se o Ângelo de Sousa, porque um arquitecto que se preze não percebe nada de cor e coloca-se um brise soleil "colorido" resumindo: uma excelente solução técnica levou a um desenho de alçado que a arquitectura moderna nos habitou mas que os hospitais nunca tiveram lição 3: depois há o átrio, lindíssimo nos seus mezaninos e pés direitos, mas isso creio que já percebes lição 4: para quem percebe de arquitectura e se interessa por isso, este hospital tem o facto de ser o consequente em relação ao HPP Boavista. este hospital foi "terminado" pelo Prata em consequência de um projecto de organização de um atelier holandês, que basicamente só fez ***** e depois chamaram o Prata para compor (aliás coisa já antes vista no pav. transparente do Sola Morales) assim ele fez o melhor que pôde, e por acaso cada vez gosto mais, e daí tirou lições para o Cuf Matosinhos,hospital feito de raiz pelo arquitecto. lição 5: depois destas lições preparatórias entram conceitos como beleza, harmonia, proporção....por aí fora,

Posted

já agora, uma vez que tenho uma net de caca que pago um chimbalau pa meter fotos deixo a sugestão de uma visita ao HPP Boavista, Carlton Life Center do Prata aqui na Boavista. a fachada tem o tal problema já referido de ser consequência do trabalho mal feito dos holandeses, e por isso é a possível, mas a parte do "hotel medicalizado de luxo" está muito bonita, o hall do hospital é muito interessante com um apontamento de cor numa escada e a sala de espera tem uma qualidade que nem nos museus... (o que é querem, o meu sangue tem de ser analisado em hospitais de luxo, e é perto de casa e tem acordo com a adse, não sou rico )

Posted

Argos Portugal, tardiamente parece que está a entrar nos eixos e a modernizar-se, a evoluir, em várias áreas, ainda que estancado em outras durante anos, andei a atirar-me poeira para os olhos,sem querer ver que realmente estamos uns 5 ou 10 anos atrasados em muitas áreas, ás vezes isso é positivo,como por exemplo a criminalidade que agora só estamos a sentir...outras vezes fico contente porque agora, com uma idade mais avançada posso realmente entender a evolução ao contrário do que seria da-la por adquirida. (PBarnstorf, o teu nome ainda é mais complicado que o meu...obrigado, é o meu estilo, não sei falar/escrever melhor)

Posted

O edifício é interessante porque primeiro não faz o meu estilo, segundo, é de autor por mim desconhecido e terceiro, tem aquela objectividade, precisão que não deixa dúvidas, harmonia, peso, equilíbrio com uma simplicidade que devia servir de lição.

O eu, este eu, as vezes sai de si e compreende o ponto de vista dos outros, é isto que falta ao Portugal profundo.

P.S.

Faz lembrar uma obra de Souto Moura, uma Universidade de dois blocos em Aveiro.

Posted

O edifício é interessante porque primeiro não faz o meu estilo, segundo, é de autor por mim desconhecido e terceiro, tem aquela objectividade, precisão que não deixa dúvidas, harmonia, peso, equilíbrio com uma simplicidade que devia servir de lição.

O eu, este eu, as vezes sai de si e compreende o ponto de vista dos outros, é isto que falta ao Portugal profundo.

P.S.

Faz lembrar uma obra de Souto Moura, uma Universidade de dois blocos em Aveiro.

Esse teu desconhecimento poderá acontecer por grande parte da obra dele se encontrar concentrada no Norte e em particular no Porto. Vale a pena um pequeno debruçar sobre o mesmo.

Aproveito para deixar aqui o site: www.carlosprata.com
Posted

Durante a minha estadia no Porto vi este edificio ser construido sem saber para que se destinava, normalmente reparava nele e parava para ver a sua construção depois de uma saida para compras no Norteshopping, parece um edificio muito bem concebido, por acaso não sabia essa das saidas de emergencia nos hospitais. Como já se disse anteriormente Portugal em algumas areas tem um grande atraso em termos de infraestruturas relativamente aos paises mais desenvlvidos, isso é uma coisa que o Eduardo Souto Moura refere sempre nas suas entrevistas,para isso basta ver as mais recentes escolas e hospitais em Espanha, Holanda, etc... Apesar de já conhecer o arquitecto Carlos Prata não tinha bem ideia da extenção da sua obra e da qualidade da mesma, que se iguala a qualidade deste projecto, de facto tem projectos muito interessantes no seu site.

Posted

Continuo a pensar que o atraso nas infraestruturas se deve em grande parte a dispersao habitacional. quanto a combate a incendios em Hospitais, a prinicpal questao e a compartimentacao, basicamente se tiveres que evacuar os pacientes de um Hospital, o mais certo e que boa parte deles se fique pelo caminho. desta forma a melhor solucao e garantir que se existir fogo numa zona que as outras nao serao afectadas pelo mesmo, e desta forma e evacuacao e feita apenas dentro do Hospital.

• 3 weeks later...