Jump to content
Arquitectura.pt


O outro lado de Fátima


pinTas

Recommended Posts

Na minha opinião este novo santuário tem uma presença extremamente fria e desconfortante no espaço, tanto pela escolha dos materiais como pela exagerada escala, já para não dizer que em termos de inserção é muito mais agressiva que por exemplo a proposta do Gonçalo Byrne. Mas também não se apresenta como uma surpreza, mais uma vez A Igreja tenta mostrar o que sempre mostrou... espaços austeros e desconfortáveis... E que jesus e os seus santos afinal não são bem feitos à imagem do homem e que continua a ve-los como seres supremos e divindades em vez de mulheres e homens de carne e osso... transparecendo-o para os espaços. Mas pelo menos tentaram dar um ar mais técnico e funcional à coisa. lol

Link to comment
Share on other sites

O projecto é do Mario Botta. Esqueçeram-se de referir isso.
(acho eu, já me enganei uma vez, pode acontecer outra vez)


Por isso é que é mau :p
Nunca gostei muito da arquitectura do senhor Botta! E aqui fica registada mais uma intervenção menos conseguida por parte dele :s
Link to comment
Share on other sites

Não gosto do novo edificio, foi uma pena, realmente o Gbyrne não ter ganho o concurso... mas se o que está em construção custa 40milhões... o do Gbyrne deveria ser o dobro... portanto meus amigos... se já acham um exagero os 40 imaginem... + as derrapagens orçamentais... De qq modo idependentemente do valor de obra, terá sido uma oportunidade perdida pela Igreja....

Relativamente ao "merchandise" de Fátima... NO COMMENTS :tired:

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Relativamente ao seguinte comentário

Não gosto do novo edificio, foi uma pena, realmente o Gbyrne não ter ganho o concurso... mas se o que está em construção custa 40milhões... o do Gbyrne deveria ser o dobro...




Tendo acompanhado +/- o desenrolar deste concurso nos meios de comunicação, os valores que foram na altura divulgados nos jornais como orçamento de projecto eram qq coisa como (Não tenho os dados exactos):

Projecto do Byrne cerca de 25 milhões
Projecto do Alexandre Tombazis cerca de 30 ou 35 milhoes

Por isso nem foi o preço o factor decisivo da escolha. Lembro-me de ver exposto em fatima o resultado do concurso internacional, e na minha opinião, qualquer um dos projectos dos outros 4 finalistas era melhor do que ganhou o concurso.

Quem quiser ver mais detalhes da proposta do projecto do Byrne, aconselho-vos a ir à exposição que está no CCB até 25 de Fevereiro.

Aqui vão umas imagens da exposição.
http://cometasyestrelas.blogspot.com/2006/11/gonalo-byrne-no-ccb.html
Link to comment
Share on other sites

Gostaria de dar a minha opinião sobre os projectos de Fátima, que é a seguinte: Relativamente à nova igreja da Santíssima Trindade, preferia a proposta do arq. Gonçalo Byrne, talvez porque a conheço melhor. Acho impressionante a atitude da Igreja, se por um lado por ser a instituição mais antiga do mundo, é uma instituição muito conservadora, em materia de arquitectura, é muito contemporânea, A Igreja defende uma arquitectura feita à imagem do seu tempo, e a prova disso são os vários exemplos de arquitectura religiosa existentes em Portugal e no Mundo, bastantes modernos e arrojados até. Não defendo que seja uma "manobra da Ireja", até porque a generalidade da população não se revê nestes projectos. Acham que a população de Marco de Canavezes gosta da sua igreja? desta nova basílica já ouvi dizer que parecia um reservatório de água. Por isso acho que a Igreja é muito esclarecida em matéria de arquitectura e não vai atrás dos gostos e vontades dos seus crentes. Em Fátima vale a pena ver o posto de turismo (acho que se chama assim), uma pequena pérola da arquitectura, a estrutura por cima da capela das Aparições, o centro Paulo VI, o monumento ao muro de berlim, e os edifícios laterais à Basílica. Penso que são tudo projectos da autoria do arq. J. Carlos Loureiro.

Link to comment
Share on other sites

Não acho que esse gosto da igreja pela "arquitectura comtemporânea", como lhe chamas, seja assim tão inocente... Basta veres a escala dos exemplos que citaste, diferentes em dimensão geral, mas os dois completamente arrebatadores do ponto de vista do "pequeno" crente... Podem não ir atrás do gosto do senso comum, mas as formas mais arrojadas ajudam, tal como no passado, a marcar a presença do elemento igreja na povoação, mantêm assim uma posição física de força e de domínio sobre os povoados... Se agora uma boa parte das novas igrejas tenderá a não ser o edifício mais alto das "redondezas", como foram durante muitos anos, não é por isso que deixam de ser elementos marcantes... A intensão global parece ser a mesma ao longo dos anos, os meios e mecanismos de a atingir é que parecem ser diferentes...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Acabei de mostrar a Basilica do Byrne a uma pessoa comum e mostrei a que vai ser construida. A opiniao foi que a do Byrne parecia um parque de estacionamento... e a outra era mais inovadora... A minha opiniao e contraria desta pessoa. Acho a obra de Tombazis um mamarracho e segundo um professor (que segundo parece anda a contar mentiras na FAUTL) ele ganhou o concurso por causa da conciliacao das religioes... um tema de Joao Paulo II. A Obra de Goncalo Byrne e um exemplo de como a arquitectura pode resolver problemas. Por um lado cria um espaco religioso e por outro mantem o vazio pre-existente para os rituais de Fatima. E uma obra que cria espaco. Nao tira espaco ao Santuario, antes pelo contrario. Mantem o vazio para o Santuario e cria espaco para si. Alguem sabe como e que e a proposta que ficou em terceiro lugar?

Link to comment
Share on other sites


Tendo acompanhado +/- o desenrolar deste concurso nos meios de comunicação, os valores que foram na altura divulgados nos jornais como orçamento de projecto eram qq coisa como (Não tenho os dados exactos):

Projecto do Byrne cerca de 25 milhões
Projecto do Alexandre Tombazis cerca de 30 ou 35 milhoes

Por isso nem foi o preço o factor decisivo da escolha. Lembro-me de ver exposto em fatima o resultado do concurso internacional, e na minha opinião, qualquer um dos projectos dos outros 4 finalistas era melhor do que ganhou o concurso.


CBN... como é comum nos concursos em Portugal... o orçamento concerteza era irrealista para o tipo de projecto apresentado.... :tired:

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Ai tanto que se especula....... Dos projectos finalistas garanto que o do Arq. Gonçalo Byrne era o que previa um custo de execução mais generoso. E porque nestas coisas da internet o anonimato vale ouro, nas palavras dos clérigos presentes no juri o projecto de G Byrne não foi escolhido porque "não se via" e porque "estava abaixo do chão, não se pode meter uma igreja abaixo do chão e gastar dinheiro com ela". Ganhou o maior mamarraxo porque a igreja queria que ganhasse o maior mamarraxo, era o que se via mais, e o 2º mais caro a concurso. E esta ?

Link to comment
Share on other sites

Pedro não era o caso porque a verba disponibilizada, por mais absurdo que possa parecer (e parece) é considerada um investimento fundamental de apoio á região, os números estão disponíveis, basta ver o quanto paga o contribuinte e o quanto paga a igreja, é ridiculo. Por todas as razões e mais alguma a proposta de G Byrne era a mais equilibrada, ao nível orçamental e de presença no lugar. Quem conhece o santuário sabe que aquela nave alienigena que ali aterrou estrangula por completo o antigo percurso de aproximação que se fazia de forma gradual e progressiva, que era enfatizado pelo projecto de G Byrne e rematado através daquela enorme cruz que no fundo era o unico elemento francamente novo no desenho da linha do horizonte. Sei que o facto de ter sequer chegado a finalista foi devido á enorme pressão dos arquitectos a juri o que acabou por não ser nada favorável visto que a proposta é tão melhor que a vencedora... Havia uma proposta de um gabinete espanhol também belissima mas que por ser espanhola não podia ser considerada, enfim, mais do mesmo como todos sabemos.

Link to comment
Share on other sites

...a igreja perdeu a oportunidade de engrandecer o santuário com uma obra de Arquitectura e engenharia notável, Fátima perdeu o espaço, a memória... ganhou um Objecto inanimado, pertubador da escala e proporção que lá se vive...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

...a igreja perdeu a oportunidade de engrandecer o santuário com uma obra de Arquitectura e engenharia notável, Fátima perdeu o espaço, a memória... ganhou um Objecto inanimado, pertubador da escala e proporção que lá se vive...


No fundo, no fundo... eles escolheram um edificio adequado ao lugar. Quero eu dizer que num lugar feio um objecto feio e assim mantem o horrivel fisico do lugar. O que conta e a beleza espiritual da coisa. :p
Link to comment
Share on other sites

Os lugares de perigrinacao tem sempre uma arquitectura muito ... antiquada relativamente a epoca em que foram construidos. http://www.apollonio.net/sito/foto/2002/Portogallo/fotoportogallo/HPortogallo/Fatima%20piazza.jpg Santuario de Fatima Ha muito tempo que nao vou la. ... Pelas imagens e um conjunto belo na harmonia entre as partes e o todo. Equilibrado. Santuario de Lourdes

Link to comment
Share on other sites

Mas não podes dizer que seja um lugar feio... aquela grande praça que será agora toda corrompida pela presença do novo mamarracho é um espaço com uma dimensão incrivel, eu não sou nada católico e o lugar mexe com a minha "espiritualidade" digamos assim,mas isso também se deve ao facto de existirem dimensões que não conhecemos.

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

O lugar não é nada nada feio! até bastante interessante... mas realmente o projecto do arq. gonçalo byrne integrava-se mais na paisagem... ai ai .. os portugueses e a mania que o que é estrangeiro é que é bom... cada vez se ve menos isto.. mas mesmo assim faz moça!

Link to comment
Share on other sites

Por acaso assisti a uma conferência do Gonçalo Byrne na faculdade e um dos projectos que apresentou foi o do santuário! Já conhecia o projecto mas mesmo assim voltei a ver e continuo a dizer que é simplesmente fantástico... agora é como tu dizes Nuno, ainda há em Portugal pessoas que pensam assim...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.