Jump to content
Arquitectura.pt

Proibido Fumar

tiagobarbosa

Recommended Posts

"A partir de hoje é literalmente proibido fumar na generalidade dos espaços fechados. Com a entrada em vigor da nova “lei do tabaco” , a proibição aplica-se a locais de trabalho, de atendimento directo ao público ou de cuidados de saúde, nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis e até nos parques de estacionamento cobertos. Nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, incluindo os que possuam salas ou espaços destinados a dança, também é proibido fumar, assim como nos transportes públicos. Limitar o fumo nestes locais e estabelecer coimas que podem ir até aos 10 mil euros para os incumpridores serão razões suficientes para que os portugueses questionem se vale a pena ou não continuar a fumar? Este nível de restrição pode ser considerado um atentado à liberdade individual?" Qual é a vossa opinião? Não acham que esta lei se vai reflectir na arquitectura? Eu acho que sim, e como não fumador estou muito contente :* Desculpem-me os fumadores de me meter na vossa decisão de morrerem como lhes apetece.

• Replies 112
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Eu fico feliz. Fico muito feliz. Finalmente. Nao repararam que as pessoas antes do final do ano fumavam mais nos locais que agora sao proibidos. Vi imensa gente a fumar dentro dos centros comerciais e dentro dos restaurantes antes do final do ano... incrivel. Mas agora ha uma coisa injusta. As pessoas que fumam tem mais tempo livre do que as nao fumadoras. Sempre que saem para fumar tem mais tempo livre que aqueles que nao fumam... tah mal.

Bem, a minha experiência da passagem de ano não foi muito animadora... continuei a chegar a casa com as roupas impregnadas com o cheiro do tabaco... e aqueles indivíduos e "indivíduas" com ar de desafio à auturidade com o cigarro em punho... Concordo com a lei, mas não vejo a ser facilmente implementada. Como se vai fazer? De cada vez que vemos alguém com um cigarro chamamos a polícia? Não havia polícias que chegue e quando estes chegassem o prevaricador já teria acabado de fumar o maço...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Acho que a lei não serve simplesmente para não se fumar em lugares fechados, mas para fazer perceber ao fumadores que quem não fuma não deve receber o fumo de outros. Acho que é uma forma de as pessoas ter mais respeito umas pelas outras e terem mais civismo. Agora é que se vai ver que não tem respeito pelos outros... Acho uma ideia muito boa! Também acho que ira dar mais trabalho aos arquitectos, pois aquelas empresários que estão a construir algo do 0 e tenha espaço e meios para isso, irão querer que seja criado uma zona de fumadores e outra de não fumadores (conforme a lei...).

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Tenho o bom exemplo de um bar aqui da minha terra que antes desta lei tinha sempre uma incrivel nuvem de fumo. Agora como é um bar não fumador toda a gente tem respeitado e o ambiente está muito melhor. O proprietário colocou cinzeiros no exterior e as pessoas fumam lá fora faça chuva faça sol.

o que está a acontecer é um pouco a ideia do "esconde-te para fumar". hoje vi "n" pessoas a fumar na rua e à porta do centro comercial... ainda por cima com o temporal, não me pareceram muito bem dispostas. agora uma coisa curiosa, que pude verificar (pelo menos aqui no porto) é que praticamente todos os cafés por onde passei, tinham a tal etiqueta vermelha "proibido fumar" mas estavam vazios...

será culpa do mau tempo que não convida para o cafézinho? deve ser....pois....

no dia 1 fui lanchar fora e no final, claro, tivemos de sair para se processar o ritual. mas a ideia como foi feito é que foi caricato:

ele: "ah, olha, vamos para um sitio que eu sei, que da para fumar na boa e estamos sossegados"
ela: "ok. desde que seja resguardado..."

e lá fomos... a conversa deu um ar de ilegal e de proibido à situação, apenas visto quando se fuma droga.:*

aliás! com o preço do tabaco a aumentar, qualquer dia não se mistura droga no tabaco, mas sim ao contrário.. grandes malucos, aqueles que continuarão a fumar tabaco!!

margarida duarte

mais uma vez, este governo está-me a surprender pela positiva. esta lei foi a melhor. o que acho mais extraodinário são os fumadores que tenho falado questionarem a lei porque merecem estar a mandar fumo para não fumadores e, ainda por cima, veem com a arrogancia gananciosa que reflecte a conscienca dos portugueses que vão continuar a fumar, não percebem o porque da lei, e acham que devia-se fumar em qq local... não há paciencia... se calhar queriam que os não fumadores saissem todos para a rua, para eles puderem fumar livremente loolol ah e falou-se aí de chamar a policia, pah eu não vou ter problema nenhum chamar a policia, é uma lei que protege a minha saude e o meu bem estar e não vou estar a prejudicar-me só porque uma pessoa quer fumar quando não pode.

se vamos entrar numa de "castigar as más escolhas" de cada um, acho que não nos deviamos ficar só pelo tabaco...

Aí não concordo contigo.... A partir do momento em que as "más escolhas" de uma parte da população influenciam o modo de vida de toda a população o caso torna-se muito mais complexo que apenas a questão de se fumar ou não... Felizmente o ano que estive em erasmus foi o ano com menos fumo da minha vida e curiosamente o ano que saía quase todas as noites... Aqui muitas vezes perco a vontade de sair por saber que vou chegar a casa com o odor absolutamente horrível, já para não falar dos meus problemas respiratórios.

Agora, assim como se aprovou esta lei se deveriam aprovar leis que tivessem maior impacto da defesa do ambiente...

atenção que eu não estou contra a lei...para mim, tanto me dá que seja proibido o tabaco ou não...simplesmente questiono algumas coisas, é bom ter-se espírito critico!

da mesma forma que agora faz-se os possíveis para que hajam cafés sem fumo, talvez fosse interessante haver cafés "só" de fumo...já que querem por cada macaco no seu galho. preocupa-me de facto atitudes mais globais que são constantemente adiadas, em relação ao meio ambiente, como referes João, do que agora andar a arrancar cabelos porque o vizinho do lado está a fumar.

aliás, digo mais, eu sempre que me apetece um cigarro faço 2 ou 3 coisas que não custam a ninguem e só fica bem:
1- se tão crianças ou bebes perto, não fumo...espero que saiam ou então saio eu

2- se estão pessoas de idade ao meu lado, pergunto sempre se não se importam

3- atirar o fumo para cima e resguardar o cigarro...ao contrario de muito boa gente que vejo, que fala e gesticula com o cigarro na mão, atira o fuma pa todo o lado e quando deita o fumo fora, pouco importa se a pessoa do lado está a 1m de distancia ou 5m...

a isto chama-se cidadania, por isso, este tipo de proibição não me afecta minimamente.

margarida duarte

Se és fumadora esta lei afecta-te sem duvida. Alias, afecta a todos. Referiste os bares só para fumadores, muito bem, é o que está a acontecer, agora os bares são só para fumadores. Basta terem a indicação "Fumadores" numa placa azul. O bar que tinha referido que era para não fumadores alterou hoje para fumadores assim como todos outros bares aqui da terra. É assim que são as coisas... Agora espero que haja inpecções para se saber se o bar tem condições para ser de fumadores.

muito sinceramente acho um exagero e, embora não tenha vivido no tempo do salazar, pelas descrições de outrora, esta historia toda faz-me lembrar a pide. cedo vão aparecer os bufos... se vamos entrar numa de "castigar as más escolhas" de cada um, acho que não nos deviamos ficar só pelo tabaco...

Podes ter a certeza disso.

Por outro lado as pessoas socializam-se mais na rua. As ruas ficam mais vivas com agrupamentos de pessoas a fumar... conversam mais... :*

O que eu penso em relação a esta nova lei enquanto fumador, é que poderá ser uma lei razoavel na medida da sua aplicabilidade, contudo penso que é uma lei discriminatoria, na medida do seu radicalismo e força de actuação. Parece que estou mesmo a ver daqui a algum tempo os fumadores serem apontados como criminais ou marginais, mesmo assim já somos punidos com coimas nas quais nao compreendo a sua avaliação. Já me disseram tambem que só fumava quem quer, e o mesmo eu digo que só frequenta um bar ou um café quem quer, pois já vem desde muitos anos atrás em que o café era encarado como lugar social de conversas politicas, onde se podia tomar um café e um dos factores mais importantes o de fumar o cigarro... com tudo isto eu penso que a nova lei poderá ser boa mas não desta maneira discriminatória mas sim era excelente de uma maneira mais liberal, podendo começar por cada estabelecimento, independentemente das condições que tiver, ter a opção de escolher se quer lá fumadores ou não fumadores... pelo que já tive a oportunidade de constatar, é muito dificil uma simples café estar contente com esta medida e ter de pedir aos seus clientes para deixarem de fumar. desculpem alguma coisa não fumadores.

Porque é que não existem cafés só para fumadores? Era capaz de ganharem mais dinheiro? Colocavam uma placa:

Se não fuma e não gosta de fumo de tabaco não entre. Só para fumadores.

É claro que os empregados tinham que ser fumadores para não haver injustiças e ter os tais aparelhos de ventilação.

É natural que quem não é fumador goste da lei, e por sua vez quem fume esteja em vários aspectos contra a lei. Mas acho que visto estarmos num lugar publico devemos respeitar todos, a vida é assim... Porque é que não se anda nu na rua, se anda-se nu em casa? Mesmo que não houve-se uma lei a falar disso, as pessoas não iriam passear para a baixa de Lisboa nus, pois saberiam que poderiam chocar outros. Andar vestido na rua, apesar de se gostar andar nu, é um acto que mostra civismo para não prejudicar ninguém. Quando se tosse (devido a estar-se constipado) na rua, normalmente põem-se algo a frente da boca. Para não se prejudicar a saúde de outras pessoas. Mostra-se assim civismo. Em relação ao tabaco deve acontecer a mesma coisa. Mostra-se civismo simplesmente pelo o facto de não se fumar ao pé de pessoas que não fumem. Ninguém vai entrar no café e perguntar, alto e a bom som, se pode fumar... o melhor é simplesmente não fumar. Se esta mais que provado que o fumo do tabaco faz mal a saúde tanto dos que fumam e os que não fuma... Porque é que se deve de insistir em fumar ou fumar ao junto de alguém que não fuma? Numa época em que se fala em tantos direitos, será que a pessoa que quer ser o mais saudável possível não pode o ser por outros fumarem junto dele? Numa altura em que todos criticam fecho das urgências hospitalares, criticam a atitude do governo para diminuir pessoas nos hospitais? Será que os que não fumam devem pagar as despeças das doenças cronicas causadas por se fumar? A liberdade de cada um acaba quando começa a liberdade do outro. Fumar junto de alguém que não fume esta a tirar-lhe a liberdade de respirar "ar puro". Onde fica a liberdade do não fumador? Será que o fumador não esta a entrar na liberdade dos outros que não fuma? Critica-se a demora no atendimento dos hospitais, porque não se quer morrer. Mas mata-se lentamente por fumar. Que direito tem essa pessoa de fazer esse tipo de criticas?

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.