Jump to content

Acredita no Natal?  

16 members have voted

1. 1. Acredita no Natal?

• Sim
      8
    • Nao
      8

Recommended Posts

Posted

Ana, curiosamente as duas maiores festividades do catolicismo estão ligadas a duas épocas muito específicas e particulares do ano, em que existiam e existem festividades pagãs associadas a elas...

Se reparares, a proximidade do Natal ao solestício de Inverno é grande, apenas com 4 dias de diferença (21 para 25). Este solestício está ligado ao início do periodo em que os dias começam a ficar maiores e o rigor dos Invernos começa a amenizar (hoje basta olhar lá para fora para perceber que já não é assim...). Era uma época propícia para as comemorações e assim foi provavelmente até muito antes dessa festa em honra ao Deus Saturno de que falas, quem sabe se essa de que falas não surgiu para "cobrir" outras?...

Já a páscoa, apesar de não ser num dia concreto, o que aliás invalida por completo a ideia de que Jesus terá morrido nessa data, anda próximo de uma outra época do ano importante, o armestício da Primavera, ou seja, o início desta e por conseguinte, o fim do rigor do Inverno...

Ter certezas será difícil, mas quanto a mim, aquele "curiosamente" que usei no início não tem nada de curioso, porque acredito que a igreja católica se tenha deliberadamente aproveitado dessas festividades pagãs para as datas das suas próprias festas, provavelmente para, como religião em ascenção, tirar protagonismo as restantes formas de culto...

Como dizia uma banda bem famosa... "Sad but true"...

E isto para não começar a falar no velhote de vermelho criado pela coca-cola...
(a discussão para isto fica aqui :
Santa Cola e Haddon Sundblom - o criador do Papai Noel ou Pai Natal )

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Já a páscoa, apesar de não ser num dia concreto, o que aliás invalida por completo a ideia de que Jesus terá morrido nessa data, anda próximo de uma outra época do ano importante, o armestício da Primavera, ou seja, o início desta e por conseguinte, o fim do rigor do Inverno...

A chamada páscoa, so falha por a Igreja Catolica a por no Domingo.
Isso coresponde a data da morte de Jesus em 30 de Nisa, no calendario Judaico. Isso varia como é logico todos os anos. Mas esta data já não esta ligada a qualquer custome pagão.

A Pascoa era a festa dos Judeus, para comemorar a libertação do Egipto.

O que esta, sim, relacionado com os costumes pagãos, são realmente os costumes aplicados nessa altura.

porque acredito que a igreja católica se tenha deliberadamente aproveitado dessas festividades pagãs para as datas das suas próprias festas, provavelmente para, como religião em ascenção, tirar protagonismo as restantes formas de culto...

É verdade!
Mas devido a isso saiu das normas biblicas, que deveriam defender. Isso faz com que perda toda a credebilidade.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Olá a todos!! no outro dia tive uma aula sobre o significado antropológico do Natal... foi aí que fiquei a saber estas curiosidades!!... que por acaso são bastante importantes para a percepção de uma pessoa acerca do Natal. é óbvio, pelo menos para mim, que Deus não nasceu dia 25 de Dezembro... ninguém sabe quando Ele nasceu. todos nós (ou quase todos) comemoramos esta data sem saber que foi uma data implantada pela igreja... foi uma "mentira"... uma forma de obter sucesso, de "ultrapassar" a religião Pagã... mas eu celebro o Natal... assumo que adoro fazer a árvore de Natal e gosto de reunir a família.. porém os presentes prefiro os emotivos que os materiais! Dreamer, exacto tudo isto tem também a ver com o solstício de Inverno.... a festa em honra do Deus Saturno ( festas da Saturnália) era celebrada devido ao solstício (sol parado).. os crentes da religião pagã faziam rituais de fertilidade para que o Sol "andasse" novamente! tudo isto é para mim fascinante!! Ah é verdade... sobre o Pai Natal também há muito que se lhe diga... lol

Posted

lol Jesus nasceu em março segundo várias fontes... já não sei onde li isso mas tenho quase a certeza absoluta que li isso;) 25 de dezembro era uma data celebrada por outras religioes (curiosamente não só na europa) e para facilitar a conversão ao cristianismo a igreja adoptou-a como nascimento de jesus. há muito na biblia que foi inventado ou absorvido de outras religiões para receber fieis... mas, religião á parte, acredito no espírito do natal e até o vivo bastante cá em casa.

Posted

AnaS: há um filme muito interessante chamado Zeitgeist tens aqui o video
[ame="http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024"]Zeitgeist[/ame]
(aproveito para dizer que é oficial portanto não estou a infringir nenhuma lei de copyright).
Já agora fica aqui o site oficial.

É um filme dividido em 3 partes, a primeira é sobre as semelhanças entre diferentes religiões, e é no mínimo incomodativo.
As outras duas partes são sobre teorias da conspiração e o 11 de setembro... portanto não tão interessante.