Jump to content

Recommended Posts

Posted

http-~~-//www.worldarchitecturenews.com/news_images/1489_6_1000%20Shahira%20Pyramid%206.jpghttp-~~-//www.worldarchitecturenews.com/news_images/1489_2_1000%20Shahira%20Pryamid%202.jpghttp-~~-//www.worldarchitecturenews.com/news_images/1489_3_1000%20Shahira%20Pyramid%203.jpghttp-~~-//www.worldarchitecturenews.com/news_images/1489_4_1000%20Shahira%20Pryamid%204.jpghttp-~~-//www.worldarchitecturenews.com/news_images/1489_5_1000%20Shahira%20Pyramid%205.jpg

This concrete, steel and glass villa located on a hill overlooking the three grand pyramids of Giza plateau, Egypt. The design model of this house is organised into two interweaving volumes, connecting in different points that become shared spaces. Formally, the spatial interplay of the interior creates four loosely defined quadrants of the house: the formal living space for social events located on the upper floor to secure a decent vista for such an incredible view; the indoor pool and related activities underneath, the family room kitchen and bathroom on the ground floor to have a better connectivity with the garden, and finally the three bedrooms on the upper floor. The volumes, one clinging to the ground facing the surrounding palm tree groves and the other detaching itself from the ground towards a better view of the pyramids while leaving room underneath for a covered terrace space and indoor pool. A ramp connects the entrance lobby to the formal living space on the second floor. The bathroom, kitchen and family room are clustered in the right wing (horizontal axis) of the house on the ground floor, leaving the indoor pool and related activities on the left part (vertical axis) of the house. The site is in Giza overlooking the Giza plateau of the three famous pyramids.

Fonte: WorldArchitectureNews
Posted

Quem me dera ser o dono dessa casinha... deve ter sido baratinha. A ver se consigo contactar os donos e convencê-los a deixar-me passar lá uns diazitos de férias :D A nível formal não tenho muito a dizer, parece-me uma opção válida, embora ache a fachada sul (presumo que seja a imagem nº5) demasiado envidraçada para o local onde se implanta. O que me provoca algumas dúvidas é nos materiais utilizados, realmente necessários para a plasticidade da forma, mas, também acho um pouco contraditórios ao local. Uma habitação em taipa fazia sucesso ali :p cya l8r

Posted

a meu ver, esse problema da fachada não se mete neste local,até porque em termos geográficos, o Cairo fica bem mais abaixo que Portugal, tornando-o mais perto do Equador, reduzindo automaticamente a amplitude dos raios solares... aliás, ainda assim já existem métodos bastante simples, que com vidro permite combater esses casos, como é o caso daquele sistema de vidro duplo com água no seu interior, e também de vidros com uns acabamentos que são menos susceptíveis de serem ultrapassados pelos raios solares!! É caro, mas é verdade, e dúvido que quem quer que tenha construído ali se preocupe com isso...:icon_pistoles:

Posted

a meu ver, esse problema da fachada não se mete neste local,até porque em termos geográficos, o Cairo fica bem mais abaixo que Portugal, tornando-o mais perto do Equador, reduzindo automaticamente a amplitude dos raios solares...

Tens razão andre, esqueci-me completamente disso... aliás, no link que o ARK refere aqui neste tópico falam exactamente sobre isso.

Posted

Fica mais perto do equador, recebe raios com maior ângulo em relação a terra, mas com muito maior intensidade, a questão da luz não é apenas a luz directa, a indirecta também conta, já para não falar no facto de provavelmente ter duas fachadas com insolação Norte/Sul. A resolução dos edifícios deve prevenir isso, expedientes como ares condicionados, palas, vidros especiais e afins são factores correctivos, um projecto bem feito deve evitar factores correctivos, adaptando-se de antemão ao ambiente.

Posted

ARK, tens aí um pouco fundamental nesta questão da insolação, os raios solares que entram em casa de forma indirecta, refletidos por pavimentos, muros e outros elementos. Num caso destes o grau de insolação indirecta deve ser muito grande, mas também a avaliar pelos 3D´s, não se pode ter uma noção exacta dos pavimentos empregues...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

compreendo o ponto de vista apresentado pelo ARK, mas tal como também já foi dito, vai depender muito do tipo de material, da textura e do acabamento, que for utilizado, podendo mesmo limitar, se não mesmo eliminar quase por completo essa questão. mas tal como eu disse, essas técnicas construtivas ao nível dos vãos em vidro com água no interior ajudam também a eliminar esses aspectos, filtrando os raios solares e os u.v. agora, a meu ver, uma questão fundamental para esta zona do globo, que apresenta amplitudes térmicas brutais, em que aquece tanto durante o dia, como arrefece durante a noite, questionava, que tipo de preocupações em termos de sustentabilidade estão presentes neste projecto? será que teve em conta, mesmo sendo para um cliente com posses, questão que já não se deve aplicar, porque a sustentabilidade não visa apenas reduzir as despesas dos habitantes da casa, mas que possa ter um menor impacto no ambiente, que se caracteriza pela sua paisagem árida e desértica.

• 3 weeks later...
Posted

o arquitecto é uma pessoa com capacidades para moldar o espaço, criar ilusões, e dar um sentido de vida a quem vai usufruir da arquitectura construida, e isso é algo que so nos podemos criar e definir.

Posted

belo forno!

mrc64, não podes dizer isso pois como podes ver, para além da longa exposição solar, o projecto contem palas de protecção a estas exposições em cima das janelas. Lá por estar em Giza, não significa que os arquitectos não tenham isso em conta não é? Afinal não iriam construir uma casa no Egipto sem condições para lá se viver...
Posted

Porém tenho 1 questão: Pessoal do fórum, não acham que aquilo ficará um pouco desintegrado na paisagem.: "This concrete, steel and glass villa located on a hill overlooking the three grand pyramids of Giza plateau, Egypt." Não sei o que pensar, a arquitectura tenta encontrar de solucionar os problemas que o mundo nos oferece, e ao mesmo tempo melhorar as condições de habitabilidade humana. Ai está a evolução arquitectónica, por outro lado está a estética, ou seja, a cereja em cima do bolo... Porém acho que nem todos os bolos ficam bem com 1 determinada cereja... creio que este é o caso... Mas pessoal, eu ainda sou muito verdilnho, quem me poder esclarecer ou algo do género esteja à vontade :) Até agradeço!