Jump to content
Arquitectura.pt


Espaço Publico


F Soares

Recommended Posts

Boas ppl... Tenho que fazer um projecto para a cadeira de projecto urbano, e desta vez n estou a ter muitas ideias para ele...se voçes me conseguisem ajudar... O projecto consiste numa Proposta de Desenho Urbano / Reabilitação Urbana para o futuro Centro Cívico do Arco do Cego. A area de intervenção é um Quarteirão delimitado pela Avenida Defensores de Chaves, a poente, a Avenida João Crisóstomo, a norte, a Rua Dona Filipa de Vilhena, a nascente, e a Avenida Duque de Loulé, a sul. (Em baixo deixo uma imagem anexada) Se tiverem por ai ideias digam qq coisa :s Dede ja obrigado a tds :s

Link to comment
Share on other sites

F Soares, de certeza que compreendes que a maioria dos users não te vai dar grande ajuda, precisamente por causa da imagem mandriona que a tua mensagem transparece. Não tens mesmo ideia nenhuma? Nem uma estradazita? Uma passadeira? Se tivesses uma ideia base talvez desse para discutir, assim é mais complicado, acho eu. Já pediste ajuda ao teu professor?

Link to comment
Share on other sites

peço desculpa desde ja se a imagem que passei foi essa, sinceramente n era isso que queria passar, mas sim pedir apenas s alguem tinha ideias... visto eu estar mesmo as aranhas.... Sinceramente ja pensei num parque infantil, mas n sei s ja ha algum proximo...pensei tambem em qq coisa relacionada com o desporto... e tambem num espaço de lazer... Se se lembrarem de algum exemplo d alguma obra (Praça publica) .axo que tb podera ajudar =) dsd ja obrigado =)

Link to comment
Share on other sites

Existe um parque infantil... perto, junto à INCM... Que é necessário para um Centro Civico... O que é um Centro Civico... Que tipo de população irá utilizar maioritariamento o dito? idosos, crianças? Este é um ponto de partida para criares o programa e definires o "target"

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Isso é Projecto Urbano com o Paulo Figueiredo na Lusófona ? Se for o caso, bem vindo á realidade. Andaram o 2º ano a brincar as casas do TimTim e agora que é para brincar mais ou menos a sério aos Arquitectos e fazer coisas reais andam enrascados. Mas a culpa não é vossa ... Se me estivera equivocar fica já aqui a "boca" mandada para os demais. Mas em termos de ideias não é porreiro pedir ideias a outras pessoas, isso não tem jeito nenhum ... puxa pela mona, estuda a zona, vê o que existe la e o que não existe, que tipo de pessoas moram la , o que fazem como vivem, passa la uma tarde, uma noite a manha toda, vai ao café, almoça la ...

Link to comment
Share on other sites

Existe um parque infantil... perto, junto à INCM...

Que é necessário para um Centro Civico... O que é um Centro Civico...

Que tipo de população irá utilizar maioritariamento o dito? idosos, crianças?

Este é um ponto de partida para criares o programa e definires o "target"


bem pessoal... ja entendi o que querem dizer :D
obrigado pelas dicas...
Link to comment
Share on other sites

Bem F Soares, é complicado ajudar-te assim, mas cá vai a minha humilde contribuição. É no mínimo estranho que tenhas de intervir num espaço e não o conheças. Não falo do terreno em si, porque não me parece credivel que ainda não tenhas ido lá, mas daquilo que está à volta, dos espaços públicos que estão próprios, dos serviços, comércio e equipamentos que o servem. A título de exemplo, como podes pensar num parque infantil se ainda não "perdeste" tempo a ver se há algum próximo que colmate essa necessidade?... Como o Bruno disse, vai lá, passa a manhã, a tarde, e talvez a noite... depois repete e vai-te apercebendo dos movimentos desse bocado de cidade. Tenta ter uma ideia aproximada do tipo de população que ali habita, através de questionários pergunta-lhes o que sentem falta, o que necessitam. Daí vais tirar pistas para o teu trabalho, pistas devidamente fundamentadas e não apenas meras conjecturas... Eu podia aqui falar de centrais de autocarros, praças de taxis, uma simples praça aberta para a cidade, com um quiosque, alguns bancos e umas árvores, uma pequena zona comercial, um parque infantil, um recinto para a pratica de desportos, mas isto são apenas ideias perdidas no ar, ideias de quem não conhece minimamente a zona e não faz ideia de como esse trecho de cidade é... Boa sorte :D

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Eu por acaso ate vou dar uma boa ideia para este projecto...

No «Dicionário de Filosofia e Psicologia» (Dictionary of Philosophy and Psychology), Stout e Balwdin dão a seguinte definição de ideia : «reprodução, através de uma imagem mais ou menos adequada, de um objecto que na realidade não está presente nos sentidos» (the reproduction with a more or less adequate image, of an object not actually present to the senses). Distinguem ideia de percepção pelo «grau de intensidade», pela «ausência de movimento por parte do sujeito» e por «dependência de actividade mental». No sentido de representação mental, a ideia é quase sempre composta : na ideia de “cadeira” há muitos objectos, todos eles diferentes em forma e tamanho, implícitos nessa representação, que classificam de «ideia abstracta». Uma «ideia complexa» pode não ter nenhuma correspondência com aquilo que representa: a ideia de centauro é uma representação mental complexa, associando as imagens de homem e de cavalo.
A antropologia cultural admite a existência de ideias que se transmitem não só de pessoa para pessoa mas também de uma cultura para a outra. Afirmam alguns especialistas que, no fundo, todas as culturas assimilam ideias de culturas originais, criando mosaicos culturais que se ajustam entre si de modos específicos. Teóricos da chamada «teoria evolucionária difusionista» (evolutionary diffusion theory) defendem o ponto de vista de que as culturas se influenciam uma às outras, podendo no entanto desenvolver simultaneamente ideias semelhantes.
Hoje em dia, em suma, ideia significa ou um modelo das coisas sensíveis enquanto objecto do pensamento e da razão (λόγος - logos) ou, noutra acepção, a representação mental de alguma realidade externa, ocorrência, objecto concreto ou abstracto, que a mente constrói com determinado propósito, mesmo o da sua simples representação



Pensa em ideias e APLICA!!!! :D

Uma boa ideia... não!?

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.