joaoneves Posted September 30, 2007 Report Posted September 30, 2007 Surgiu-me a ideia de que os elementos do fórum podiam organizar visitas às mais variadas obras de diversas cidades, durante 1 dia. Isto é, era interessante marcar um dia específico para uma visita pelas obras mais interessantes e, por vezes, menos visitadas pelo turista comum, da Cidade do Porto e arredores, tendo em conta o número de inscrições dos elementos do fórum. Agendar outro dia para visitar Lisboa, outro Coimbra, por aí fora. Reconheço que boas obras estão espalhadas um pouco por todo o país, mas era curioso organizar "visitas arquitectónicas" aos mais diversos pontos de interesse. Um pouco como o inquérito à Arquitectura do século XX (IAPXX), na medida em que se apresentam obras do século passado, desconhecidas da grande maioria dos curiosos, mas que revelam conter um património arquitectónico interessante. Deste modo, as experiências vividas na visita às mais variadas obras constituiria um conhecimento do que Portugal tem de interessante, dentro deste tema, e serviria para formar uma espécie de "Mapa/Rota das obras arquitectónicas Portuguesas". Gostaria de saber a vossa opinião e se acham que a ideia poderá ser ponderada e transforma-la numa possibilidade concretizável. Quote
Cinaminaminamina Posted September 30, 2007 Report Posted September 30, 2007 (: uma rota de espaços acolhedores: que fundem o património com a arquitectura dita contemporanea portuguesa, aponto as pousadas de Portugal. Os preços não são muito simpáticos, mas a experiência é optima. ( Flor do Crato é um exemplo fantástico. Uma reenterpretação fantástica do arq.Carrilho da Graça )http://www.pousadas.pt/historicalhotels/PT/pousadas/Portugal/Alentejo/FlorDaRosa/gallery/florderosaGALLERY.htm Boas viagens! :s Quote
joaoneves Posted September 30, 2007 Author Report Posted September 30, 2007 (: uma rota de espaços acolhedores: que fundem o património com a arquitectura dita contemporanea portuguesa, aponto as pousadas de Portugal. Concordo, as Pousadas de Portugal, apesar dos preços serem bastante elevados, são locais para passar óptimos momentos, reunindo um conforto fantástico entre a apreensão de séculos de história e a cultura intrínseca. Vale a pena experimentar. É uma ideia eficaz! Acho que era interessante encontrar outras soluções para podermos apreender o factor cultural de diversos locais de Portugal, sem despender tanto dinheiro. Desta forma, considero que é possível conciliar uma estadia confortável e uma visita organizada a exemplos do património arquitectónico, sem ser necessário gastar tanto dinheiro. Refiro-me também à visita de não só apenas locais conhecidos, que são de elevado teor de interesse, como de locais mais recontidos que por si só nos podem elucidar do modo como em Portugal também se fez/faz boa arquitectura, sem necessariamente ser um spot turístico. Gostei do exemplo do Cinema Batalha como um dos locais a propor visita num futuro encontro, o qual evidencia traços/espaços arquitectónicos muito curiosos e que, a meu ver, não são locais tão conhecidos. Era nesse termo que me estava a referir. No entanto, a proposta da Ana Gil é perfeitamente viável e também aconselho. No site das Pousadas de Portugal podemos ter uma noção do luxo que determinadas pousadas podem oferecer ao hospede. Quote
tiagobarbosa Posted October 1, 2007 Report Posted October 1, 2007 vá, ideias sao boas mas eu quero é que se organize tudo e que se ande para a frente com isso. Alinho Quote
Dreamer Posted October 1, 2007 Report Posted October 1, 2007 O problema é a logistica que implica a real visita à obra e não apenas o vê-las por fora... por cima dos muros, atrás das árvores... Com tempo pode-se pensar numa coisa dessas, mas não pode ser feito de ânimo leve... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
joaoneves Posted October 1, 2007 Author Report Posted October 1, 2007 O problema é a logistica que implica a real visita à obra e não apenas o vê-las por fora... por cima dos muros, atrás das árvores... Com tempo pode-se pensar numa coisa dessas, mas não pode ser feito de ânimo leve... Concordo plenamente! Se for para avançar com a ideia, é para fazer algo em condições e garantindo que a "visita" não se fica apenas por umas meras fotografias do exterior do quer que seja. Mas também acho que tem pernas para andar, se criarmos condições para isso. Acho que era interessante criar um debate em que se discutisse as cidades/locais a visitar, em primeira fase. De seguida, criava-se um novo tópico para diversos elementos se disponibilizarem para procurar locais de interesse, possíveis de visitar e apresentar o modo como seria possível. Eu por vezes fico um pouco apreensivo quando me perguntam se já visitei aquele museu ou aquele edifício em lisboa ( onde estudo ), porque simplesmente considero que como estudante de arquitectura é de todo favorável conhecer minimamente um pouco a história de Lisboa e os seus edifícios/espaços arquitectónicamente interessantes. E isso extrapolo para outras cidades. É sempre bom quando se fala de determinada obra, se saber exactamente do que se fala, na medida em que já vivenciamos o local. Experiência pessoal. Quote
Recommended Posts