Luís Castro Posted September 27, 2007 Report Posted September 27, 2007 Antes de mais, apresento-me: sou o Luís e vivo em Braga. Sou novo no forum. Aliás, a descoberta do forum tem a ver com o facto de me encontrar em vias de iniciar a construção da minha casa e do meu interesse crescente pela arquitectura. Gosto do projecto que o arquitecto me apresentou... e gostava de a acabar pelo exterior em betão à vista branco. Acho que a ideia agradou ao arquitecto... não sei muito bem é o preço... se é caro ou se é muito caro... A casa tem tambem muitas superficies envidraçadas... "me gusta"! Mas o vidro leva à questão térmica. Existem, mesmo, bons vidros térmicos? O arquitecto sugeriu faze as caixilharias em madeira de Iroco???!!! É bom? O aluminio não seria mais resistete? Eis algumas questões que gostaria de ver debatidas, ainda que tenha uma ideia acerca delas, gostava de novas opiniões. Aguardo com impaciencia. Abraço Quote
mrc64 Posted September 27, 2007 Report Posted September 27, 2007 Termicamente a madeira é melhor que o alumínio, não é tão condutor como o metal. Este é mais resistente, não dilata tanto nem empena, não apodrece, não necessita de muita manutenção... Quote
Dreamer Posted September 27, 2007 Report Posted September 27, 2007 Usando perfis de alumínio com ruptura térmica resolves o problema, os vidros de elevada resistência térmica existem, são eficazes e não são caros, são muito caros :s Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Pedro Barradas Posted September 27, 2007 Report Posted September 27, 2007 O Betão aparente Branco é MUITO CARO... para ficar bem feito... cofragens novas...etc... trabalho muito especializado... muito cuidado na betonagem, na cofragem de elementos, etc... Muitos envidraçados... normalmente sinónimo de pouca eficiencia térmica... mas sem mais dados relativamente a, localização do projecto, áreas de envidraçados, orientações solares, protecções solares, se existentes, etc... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
pauloss Posted September 27, 2007 Report Posted September 27, 2007 Acho que devia confiar no Arquitecto que escolheu! Na minha opinião, deve em primeiro lugar definir quanto quer gastar e dentro limite definir as várias opções juntamento com o arquitecto. Caso contrário no decorrer da obra terá surpresas. Quote
Pedro Barradas Posted September 27, 2007 Report Posted September 27, 2007 Na minha opinião, deve em primeiro lugar definir quanto quer gastar e dentro limite definir as várias opções juntamento com o arquitecto. SUBSCREVO... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Luís Castro Posted September 27, 2007 Author Report Posted September 27, 2007 Claro que confio no arquitecto. Para mim é o melhor arquitecto que conheço... e sou curiso quanto aos trabalhos de outros... Gosto do vidro, e grande parte das superficies envidraçadas são viradas a nascente e a sul. Mas tambem tenho algumas viradas a poente/Norte... o que parece que é mais problemático. Qual o fabricante que porduz bom vidro térmico. Se necessário equacinarei um sistema de vaixilharia dupla com vidro duplo. Creio que isso é mais eficaz. Quanto a orçamento: bem... gostaria de bom e barato... mas não queria ultrpassar a fasquia dos 60.000 contos com a casa. Já gastei tanto com muros e arranjpos exteriores (alguns que ainda falta muita coisa). Estou a conversar com o arquitecto, pois gosto muito do betão branco... acho um acabamento de muito bom gosto. A ver se dá. Abraço, Luís p.s.: já agora, este forum é destinado a todos ou essencialmente a arquitectos e a presença de um leigo na matéria vem "conspurcar" o ambiente... Quote
asimplemind Posted September 27, 2007 Report Posted September 27, 2007 Quanto aos vidros a sul e a norte, poderá ser bastante mais problemático tê-los a sul que a norte. Depende muito do sítio onde está a casa, mas todos esses envidraçados a sul/poente vão ser um excelente condutor térmico aquecendo excessivamente a casa no verão, mas que no inverno até vai saber bem estar junto a uma janela dessas num dia de sol. Assim sendo, a melhor forma de proteger vão em vidro a sul é através de palas (não é por acaso que o Tavora e o Siza as usam). Uma pala bem dimensionada é a forma mais barata de resolver os sobreaquecimentos no verão, deixando entrar o sol no inverno. Quando dizes que não queres gastar muito dinheiro com a obra, penso que deverias pensar antes no dinheiro que vais gastar durante a vida da casa. Ao se preferir grandes vãos envidraçados irás sempre ter problemas térmicos na casa, seja de verão ou de inverno, resultando que no inverno irás precisar de aquecedores e no verão de ar condicionado ou de criar correntes de ar. Só esta questão ira custar-te muito mais ao longo de cada ano do que se a casa vai ser construída em betão branco ou não. Não sei se o projecto está pensado em termos de sustentabilidade, no entanto há regras que devem ser seguidas (não tenho a certeza se o decreto ja foi aprovado) que podem melhorar bastante o desempenho da casa em termos térmicos sem a necessidade de recorrer a aparelhos ou técnicas ultra complexas. Entre betão branco e uma parede rebocada a diferença de preços é abismal por isso deverá ser algo a ter em conta antes dos valores estéticos. Aliás, uma casa em betão branco ou é pensada desde o inicio dessa forma, pegando nos seus valores de plasticidade, nos reflexos, etc, ou então o betao branco acaba por ser apenas um tipo de acabamento (caro) que pode não trazer nada de novo ao edificio. é a minha opiniao Quote
pauloss Posted September 27, 2007 Report Posted September 27, 2007 Concordo plenamente e 60.000 para uma habitação parece bastante bom Quanto a nova regulamentação RCCTE acho que já é necessária Quote
Pedro Barradas Posted September 28, 2007 Report Posted September 28, 2007 Amigos 300.000 €, edificio + arranjos exteriores, depende da Área Bruta de Construção e nível de intervenção nos Espaços exteriores... É importante e imperativo, respeitar o RCCTE, (DL 80/2006), em vigor desde Julho do ano passado. Envidraçados a Sul e a Poente... sem protecção são sempre a corrigir, no Verão. Mas também não sabemos das condições da envolvente, se existe arvoredo que irá complementar e efectuar a protecção, se existem palas... etc, etc...Pauloss, ainda não compreendi uma coisa. Tantas dúvidas com materiais, acabamentos, custos, etc... mas a Obra já começou, ou está em projecto? Se em projecto, já foi licenciada ou está em elaboração? Mas estes assuntos devem ser esclarecidos com o teu Arquitecto. Se apresentas as dúvidas AQUI, é porque possivelmente o meu colega não está a elucidar-te e a apresentar todas as questões como seria de esperar!?... Pauloss... O forum está aberto aos arquitectos, aos estudantes, aos leigos... a TODOS... Bem Vindo! Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Luís Castro Posted September 28, 2007 Author Report Posted September 28, 2007 Amigos 300.000 €, edificio + arranjos exteriores, depende da Área Bruta de Construção e nível de intervenção nos Espaços exteriores... É importante e imperativo, respeitar o RCCTE, (Decreto de Lei 80/2006), em vigor desde Julho do ano passado. Envidraçados a Sul e a Poente... sem protecção são sempre a corrigir, no Verão. Mas também não sabemos das condições da envolvente, se existe arvoredo que irá complementar e efectuar a protecção, se existem palas... etc, etc...Pauloss, ainda não compreendi uma coisa. Tantas dúvidas com materiais, acabamentos, custos, etc... mas a Obra já começou, ou está em projecto? Se em projecto, já foi licenciada ou está em elaboração? Mas estes assuntos devem ser esclarecidos com o teu Arquitecto. Se apresentas as dúvidas AQUI, é porque possivelmente o meu colega não está a elucidar-te e a apresentar todas as questões como seria de esperar!?... Pauloss... O forum está aberto aos arquitectos, aos estudantes, aos leigos... a TODOS... Bem Vindo! Meu caro, Confio, de facto, no meu arquitecto. Aliás, nestas questões térmicvas teho ainda o apoio do meu irmão que é engenheiro e se dedica às energias aletranotivas - solares, p. ex. - e está "enfarinhado" com com estes probelmas. Acho é que nunca é demais pedir umas opiniões. Os envidraçados maiores são a nascente/sul. Bem sei que há que conseguir o melhor equlibrio entre eficiencia térmica e estética. E é para esse equilibrio que eu gosto de ouvir opiniões. De obras que acompanhei sei que existem vidros com grande desempenho térmico... que são escuros and so on and so on... mas tambem penso que um qualquer estore é capaz de ajudar especialemnte no Verão. Obrigado pelos votos. Já andei a dar umas voltas por aqui e estou a gostar do forum e do tom com que as coisas são aqui debatidas. Quote
marco1 Posted September 28, 2007 Report Posted September 28, 2007 Pedro , embora fora de tópico.. não era um sonho um dia ser possivel um arquitecto e um cliente fazerem uma obra sem projecto para a camara( respeitando logo á partida regras volumétricas para a zona) e só no fim ser sugeita a uma fiscalização, verificando se cumpria com todos os parametros que a legislação mais especifica exige? deixando assim todo aquele processo de projectos disto e daquilo sugeitos apriore a licenciamento (palha...)sendo estes apenas feitos dentro de um circulo interno arquitecto/cliente/construtor. era um grande simplex.... hehehe Quote
Luís Castro Posted September 28, 2007 Author Report Posted September 28, 2007 Amigos 300.000 €, edificio + arranjos exteriores, depende da Área Bruta de Construção e nível de intervenção nos Espaços exteriores... É importante e imperativo, respeitar o RCCTE, (Decreto de Lei 80/2006), em vigor desde Julho do ano passado. Envidraçados a Sul e a Poente... sem protecção são sempre a corrigir, no Verão. Mas também não sabemos das condições da envolvente, se existe arvoredo que irá complementar e efectuar a protecção, se existem palas... etc, etc...Pauloss, ainda não compreendi uma coisa. Tantas dúvidas com materiais, acabamentos, custos, etc... mas a Obra já começou, ou está em projecto? Se em projecto, já foi licenciada ou está em elaboração? Mas estes assuntos devem ser esclarecidos com o teu Arquitecto. Se apresentas as dúvidas AQUI, é porque possivelmente o meu colega não está a elucidar-te e a apresentar todas as questões como seria de esperar!?... Pauloss... O forum está aberto aos arquitectos, aos estudantes, aos leigos... a TODOS... Bem Vindo! Ainda a propósito, O terreno fica numa encosta, virada a nascente/sul, que é para onde pretendo direccionar toda a casa. Tem cerca de 2.300 m2, mas não possui muita vegetão que possa influir na questão da expoisção directa ao sol. A casa está ainda em projecto, mas este já é quase definitivo. Terá uma área de impalantação de cerca de 350m2, com uma cave no sub-solo com a mesma área (aproximadamente). Os 300.000 são para a casa. A questão é que nesta fase é so ideias, do tipo "já agora, mais isto", "já agora mais aquilo"... Vamos a ver como sai. O arquitecto está a trabalhar num 3d, já com o mobiliário interior (tem uma decoradora de interiores a trabalhar com ele nesses pormenores). Estou ansioso para ver o resultado final... trata-se da minha casa, afinal de contas... Quote
Pedro Barradas Posted September 28, 2007 Report Posted September 28, 2007 Pedro , embora fora de tópico.. não era um sonho um dia ser possivel um arquitecto e um cliente fazerem uma obra sem projecto para a camara( respeitando logo á partida regras volumétricas para a zona) e só no fim ser sugeita a uma fiscalização, verificando se cumpria com todos os parametros que a legislação mais especifica exige? deixando assim todo aquele processo de projectos disto e daquilo sugeitos apriore a licenciamento (palha...)sendo estes apenas feitos dentro de um circulo interno arquitecto/cliente/construtor. era um grande simplex.... hehehe Amigo, isso será o futuro.. a responsabilização dos técnicos, sejam arquitectos e/ ou engenheiros... Nos paises anglofonos... já é um pouco assim... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
pauloss Posted September 28, 2007 Report Posted September 28, 2007 !Pauloss, ainda não compreendi uma coisa. Tantas dúvidas com materiais, acabamentos, custos, etc... mas a Obra já começou, ou está em projecto? Se em projecto, já foi licenciada ou está em elaboração?! Caro Pedro Barradas eu não tenho quaisquer dúvidas quanto a este projecto, visto não ter nada a haver com ele, ando por aqui apenas a dar a minha modesta opinião. Quote
Pedro Barradas Posted September 28, 2007 Report Posted September 28, 2007 Caro Pedro Barradas eu não tenho quaisquer dúvidas quanto a este projecto, visto não ter nada a haver com ele, ando por aqui apenas a dar a minha modesta opinião. Era para o Luis.... :s Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Morgana Posted September 28, 2007 Report Posted September 28, 2007 Claro que confio no arquitecto. Para mim é o melhor arquitecto que conheço... e sou curiso quanto aos trabalhos de outros... Gosto do vidro, e grande parte das superficies envidraçadas são viradas a nascente e a sul. Mas tambem tenho algumas viradas a poente/Norte... o que parece que é mais problemático. Qual o fabricante que porduz bom vidro térmico. Se necessário equacinarei um sistema de vaixilharia dupla com vidro duplo. Creio que isso é mais eficaz. Quanto a orçamento: bem... gostaria de bom e barato... mas não queria ultrpassar a fasquia dos 60.000 contos com a casa. Já gastei tanto com muros e arranjpos exteriores (alguns que ainda falta muita coisa). Estou a conversar com o arquitecto, pois gosto muito do betão branco... acho um acabamento de muito bom gosto. A ver se dá. Abraço, Luís p.s.: já agora, este forum é destinado a todos ou essencialmente a arquitectos e a presença de um leigo na matéria vem "conspurcar" o ambiente... Luís Castro Posso ajudar na questão do "vidro térmico". Existe a Saint-Gobain Glass que tem um site excelente:http://www.saint-gobain-glass.com/pg/index.asp Aí é possível efectuar o download de um pequeno software para caraterização de várias soluções de vidro (programa "Calumen"). Já utilizei e foi decisivo na escolha do vidro a aplicar. Aconselho a todos. Cumprimentos:) Quote
Recommended Posts