3CPO Posted August 22, 2006 Report Posted August 22, 2006 "Vitruvius Mozambicanus" Pancho Guedes é autor de uma obra controversa e irreverente, que não procura o formatado e global, mas que, pelo contrário, valoriza o simbólico, a metamorfose, a incerteza, o sonho. Tem como estratégia retomar a história em múltiplas dimensões, com a arquitectura a assumir o papel da arte mais ancestral, capaz de determinar contrução. A atitude de Pancho Guedes varia entre duas vententes paradoxalmente opostas: o permanente e a metamorfose."A maior parte da obra de Pancho emprega os mecanismos da metáfora e expõe analogias entre a linguagem e gramática e a arquitectura, evidenciando uma vontade de expressão" Pancho continua a operar numa permanente dialógica de dois mundos distantes e aparentemente opostos: pessimismo e optimismo, horror e maravilha, desencanto e encanto, mas sempre com uma vontade onírica e uma postura pela constante experiência e metamorfose da vida. Citações de Miguel Santiago - Arq/A 38Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes [www.guedes.info]Ler mais... Quote
Cinaminaminamina Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 Pancho Guedes é sem duvida um poeta de volumes. Tirando partido de experiências oníricas: os mundos de horrores, de maravilhas, de terrores...cria um mundo plástico mágico que nos convida rapidamente a entrar... Já tinha ouvido falar de um trabalho do arq. chamado a "Mulher Habitável"....próprio titulo indica: uma jornada cheia de suspresas '> Quote
3CPO Posted August 28, 2006 Author Report Posted August 28, 2006 Cinaminaminamina: A imagem que publicaste é referente a: Swazi Zimbabwe - Goedgegun - Swaziland plans: Aqui tens uma perspectiva da "Mulher Habitavel": Mais uma das suas obras:House for Morena Ferreira - Beira Mozambique - Ground and first floor plans Abracos Quote
pinTas Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 mulher habitável? valha-me deus....lol Arq.to 1 Quote
Cinaminaminamina Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 Kandy obrigada pela correcção! como é pinTas....entravas ? mulher habitável? valha-me deus....lol Quote
Dreamer Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 lololol :lol2: Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Cinaminaminamina Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 aí está! Vocês só vêem o exterior! e eu sempre a dizer que o que conta é a imagem, mas há sempre alguem q insiste em negar! Mulher? so vejo cebolas! Quote
mrc64 Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 Hmm deve ser daquelas bem cheiinhas, nota-se pelas curvas! ...ou pneus. lol Eu cá não vejo mais nada além de cebolas! Quote
3CPO Posted August 28, 2006 Author Report Posted August 28, 2006 Não deixa de ser uma arquitectura interessante e com algum encanto... Tem a sua ideologia e irreverencia... Abraços Quote
pinTas Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 como é pinTas....entravas ? sua marota... se o que conta é a imagem...acredita que a imagem desta "mulher habitável" não é nada apelativa nem aliciante...talvez uma outra imagem...um outro desenho..mas este em particular...não me atrai nada. mas só pelo prazer de experimentar os meandros e explorar o interior de uma "mulher habitável", era bem capaz de entrar! :| Quote
TiCo Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 Seus ordinários!!! :PP este tópico tem de ter bolinha vermelha pinTas, nunca ouviste dizer que o interior é que conta não há nada melhor que habitar um coração de uma mulher |Kandinsky| concordo contigo! Fiquei curioso e gostava de ver mais coisas sobre o 'Pancho'!! :) Quote
Arq.to Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 Tópico com bolinha, por indecência!(Imagens do tópico original corrigidas) Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
TiCo Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 :bash2: :bash2: :bash2: :bash2: :bash2: :bash2: :bash3: :bash3: :bash3: :bash3: :bash3: :bash3: :lol2: :lol2: :lol2: :lol2: :lol2: :lol2: Quote
pinTas Posted August 28, 2006 Report Posted August 28, 2006 fogo, que gente tão puritana!! está o pessoal a ter uma conversa amigável, têm que levar tudo para os maus caminhos....xiça! :lick: lol.tico por causa do interior contar é que eu gostava de entrar naquela "mulher habitável" para ver se o interior é mais agradavel que o exterior! alguém tem mais informação sobre esta casa? fotos, ou assim? é um projecto que se realizou ou que ficou na gaveta? Quote
Pedrucci Posted September 1, 2006 Report Posted September 1, 2006 Conversas aparte, cujo o conteudo é menos próprio para menores de 18 anos e que ainda podem ferir suceptibilidades... (quem me houve ainda pensa que sou pudico ) anyway... Quem teve aulas com o Pancho Guedes, como foi o meu caso, só pode agradecer a Deus por ter sido ensinado por um dos maiores génios arquitectónicos de todos os tempos... o mesmo pode não ter tido a projecção internacional como tiveram outros nomes sonantes tais como Corbusier, entre outros... mas eu bem vi os slides das obras dele, bem como algumas fotos dele com o Corbusier, FLW, Aalto entre muitos outros... as aulas dele eram um manancial para os aprendizes de arquitectura... ainda hoje, consegue-se ter uma conversa com o Pancho sobre qualquer assunto, e ao mesmo tempo maravilhares-te com a sabedoria dele... Não se deixem enganar com algumas das suas obras... o homem é um Genio... é pena ele não leccionar mais... de momento só dá apoio aos mestrados e doutoramentos... Ainda me lembro... um dia durante uma das aulas, alguem lhe perguntou porque é que ele só dava aulas ao 1º ano do curso de arquitectura, e não dava aos restantes anos, ao que ele respondeu... No 1º ano do curso é onde um jovem estudante de arquitectura tem mais criatividade pois não percebe nada de arquitectura.. nos outros anos, já eles adquiriram manias e costumes e estilos tanto de professores como de outros arquitectos... Estas não foram as palavras exactas, pois já foi à 5 anos atrás, contudo, posso-vos assegurar que o conceito era este, e assim foi até ele deixar de leccionar... Abraços Arquitectónicos Quote
Guest Posted September 1, 2006 Report Posted September 1, 2006 Fala-se em cebolas e mulheres, eu cá vejo doces e gomas. Não pensava duas vezes em 'devorar' esta arquitectura. :) Quote
Guest Posted September 1, 2006 Report Posted September 1, 2006 Ainda me lembro... um dia durante uma das aulas, alguem lhe perguntou porque é que ele só dava aulas ao 1º ano do curso de arquitectura, e não dava aos restantes anos, ao que ele respondeu... No 1º ano do curso é onde um jovem estudante de arquitectura tem mais criatividade pois não percebe nada de arquitectura.. nos outros anos, já eles adquiriram manias e costumes e estilos tanto de professores como de outros arquitectos... A minha professora de Projecto de primeiro ano, Helena Carqueijeiro, respondeu exactamente da mesma forma. E eles têm mesmo razão... Quote
ricardo Posted November 4, 2006 Report Posted November 4, 2006 Eu tive o prazer de assistir a uma das melhores "conversas" debates entre o pancho guedes e o hans hibillings ou coisa assim, o director e critico de arquitectura da revista A10, o homem é um sem fim de sabedoria, experiência e cultura geral assombrosa, depois do debate ficaram todos em amena conversa e a tomar um copo, nunca tinha ouvido falar dele nem vi trabalhos, mas tenho a dizer k pelo k vi e ouvi e depois a falar pessoalmente, ganhou todo o meu respeito e admiração, é sem duvida uma lição para todos nós.... Quote
JVS Posted November 4, 2006 Report Posted November 4, 2006 Adorei ser aluno dele. Foi logo no primeiro ano. Apanhar um arquitecto como prof do 1 ano e algo inesquecivel e hilariante. Foi a Apoteose da Criatividade ao servico da arquitectura. Foi um Mestre. Quote
Recommended Posts