Jump to content

Recommended Posts

Posted

Eu também acho que já não há lógica ou fundamento no uso dessa «farda», como lhe chamava Miguel Torga, depreciativamente. Para mim «ser tradição» não é justificação bastante. Se fôssemos pelo que é tradição, simplesmente, então ainda estaríamos na Idade da Pedra.

Posted

Concordo,a tradição já não é (não pode ser!) o que era. Eu provavelmente dou um pouco mais de importância ao traje porque o meu namorado é da Tuna Universitária do Minho e entendo a mística (se posso falar assim) que ele (o traje) tem no seio das tunas. Mas reconheço que não seja minimamente apelativo à maior parte das gentes.

Posted
e porque nao haveria de ter? espirito de manada? ah ah ah essa é boa....seu "anarquista" por favor, nao tem nada haver com isso...ja nos deste (ou tentaste) dar liçoes de moral do mundo do trabalho, mas vejo que o mundo academico nao percebes nada..
será que nao podes comentar seja o que for sem arrogancia e patetice? :tired:

edward, a resposta é simples... embora saiba que por norma o pessoal das belas artes e de arquitectura nao sejam virados para o traje academico (será esse o espirito de manada que afinal o |||ark||| fez parte? :D) acho que isso diz respeito a cada um e sobretudo sobre aquilo que achas que significa um traje, seja ele qual for! se nao vejamos: temos os trajes de alguns colegios, os trajes de algumas profissoes e o traje academico! (sera que me escapou algum?)

é um motivo de orgulho por se estar numa etapa importante da nossa vida. alguns dizem que é, inclusive, uma das melhores. o meu namorado por exemplo, nao liga nenhuma a isso tambem.. mas nao sera esse tambem o chamado "espirito de escolha"?! não se trata de rotulismos ou de estilos de vida. é apenas uma opção como tantas outras. cabe a cada um respeita-la.

ha quem nao goste, há quem goste....é a vida! eu tambem nao gosto do novo equipamento alternativo do benfica...e depois? respeito! foi um exemplo esquesito talvez mas....a base de um equipamento, de um traje... é a mesma. agora se há quem nao perceba qual é, nao me compete a mim explica-la >:(

margarida duarte

Posted

Eu tenho pena destes tipos, costumam ser os mesmos que encetam praxes ridículas...

Aí está uma ideia errada. Mas sinceramente estou farta desta questão das praxes, eu fui praxada e a praxe do meu curso não é nada de humilhante - muito pelo contrário - mas já assisti a praxes às quais me recusaria a submeter se fosse do respectivo curso...
E concordo com a Mondrian, porquê tanta arrogância quando opinas? A mim cheira-me a complexo de superioridade.
Posted

O que acham os estudantes e os arquitectos que participam neste forum, sobre o uso do traje académico? Não me refiro às praxes, apenas ao uso do traje.

|||ark||| este topico refere-se unicamente ao traje em si e nao as praxes...se te estao a faltar os argumentos, entao faz-nos um favor a todos nos e cala-te
:D

margarida duarte

Posted
fazes me rir! tens imensa piada!!
"gaja"? atenção.... não te conheço de lado nenhum, por tanto cuidado com o que dizes
arrogante, preconceituoso e com alguma descompessação qualquer..este é o nosso "colega" |||ark|||
muito gostas tu de nao falar sobre os topicos que sao colocados, mas si de virar as atenções para ti! e eu que achava que o mundo do trabalho era desgastante! :D

margarida duarte

Posted

AHAHAH!... Tenham calma... As "postas" do |||ARK||| geram quase sempre alguma retaliação mais dura. São somente provocações, desde que ele era o Judge sempre foi assim, e já gerou discussões muito mais acesas. Eu até acho saudável, se não for ele a provocar quem o fará neste fórum? ... Portanto é preciso é calma :D Relativamente ao tópico, já dei alguma importância ao traje quando actuava com a tuna da universidade onde estudo (não vamos discutir o futuro desta aqui >:() mas, verdade seja dita, o tanto falado espírito académico que deveria estar associado ao traje não existe de um modo assim tão forte como querem fazer crer. Aliás, uma tuna académica é o auge do espírito académico. ... No fundo, o traje e a tuna, são só desculpas para tempos bem passados com malta porreira, bubida com fartura e música tradicional :) pronto, aí está a razão de ser do traje. Hoje em dia, já não estou na tuna, portanto já não dou uso ao traje... a não ser nas tomadas de posses da associação, mas é somente uma estratégia de marketing :) cya l8r

Posted

AHAHAH!... Tenham calma... As "postas" do |||ARK||| geram quase sempre alguma retaliação mais dura. São somente provocações, desde que ele era o Judge sempre foi assim, e já gerou discussões muito mais acesas. Eu até acho saudável, se não for ele a provocar quem o fará neste fórum? ... Portanto é preciso é calma :D

Concordo, mas uma coisa é levantar questões pertinentes ou outros pontos de vista; outra é empurrar as outras opiniões e por a sua no topo. Será assim tão saudável a forma como o |||ARK||| provoca e gera novas discussões? Não discordo em nada que o faça (até porque se apoia muito em questões que surgem no mundo do trabalho), mas sim da forma como o faz.

Quanto ao traje concordo completamente contigo: as tunas é que são o auge do espírito académico que anda muito dissolvido fora delas, é normal que o traje aí tenha maior importância e que noutras circunstâncias haja muita gente que não gosta >:(
Posted

Eu da tuna gostava imenso, bebia música tradicional e outras coisas, falava de futebol com os gajos, outras coisas com elas, recordo-me de beber com a malta umas belas bejecas, onde pousava o copo, espetava um arroto e ainda dizia, do alto do meu regozijo "vai buscar"! :icon_drunk: São estes momentos, que agora eu, Arq.to., prezo com mais saudade...:tired: (ironic)

Posted

Para mim, como já disse num outro tópico, o traje não se adqua lá muito com o curso em si... nunca me imaginaria de traje e rolos de desenhos debaixo dos braços, ou a levar as grandes maquetes para a sala de aula... adaptando aos dias de hoje, será que já há pastas de traje com protecção para os portáteis?... Para mim essa tradição teve o seu tempo quando realmente o sentido do traje em si fazia sentido... quando deixou de fazer e passou a ser um símbolo pouco mais que usado nas tunas, queimas, praxes, campanhas para associações, perdeu aquilo que lhe dava razão, aquela que é a verdadeira tradição... Por isso nunca ousei envergar um, por mais que os meus familiares gostassem de me ver trajado, nem que fosse para uma fotografia (haverá banalidade maior?). Foram as coroas que se pouparam e a minha paz de espírito que se manteve :D hehehe... No entanto, a minha namorada tem o belo traje de Aveiro, pelo menos nela fica belo >:( com o seu gabão pelas costas. Não recrimino, nem protesto. Ela sabe a minha opinião e tem todo o direito de ter a sua, por isso cada um vive pela sua cabeça e com as suas manias :) e quem é alguém para ir contra isso?...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Heh!... eu até já cheguei a ir para uma aula de projecto trajado. Na altura o professor era o Arq. Luís Patrício Costa, e como eu estava sem a batina, só com o colete por cima da camisa, o homem disse que eu parecia um tipo do séc. XIX... >:( Esta visão de que o traje realmente nos faz viajar ao passado (no seu aspecto) é interessante, se calhar ficaria bem aos tipos do IPPAR usarem um traje :) ... Já o Thom Mayne e a Zaha Hadid (com uma versão ultra XXXL) ficariam bem num traje de desenho mais extrovertido e, quem sabe, até com um corte que provocasse um modo de andar diferente e, consequentemente, de ver as coisas... :D x( cya l8r

Posted

Para mim, como já disse num outro tópico, o traje não se adqua lá muito com o curso em si... nunca me imaginaria de traje e rolos de desenhos debaixo dos braços, ou a levar as grandes maquetes para a sala de aula... adaptando aos dias de hoje, será que já há pastas de traje com protecção para os portáteis?...

Para mim essa tradição teve o seu tempo quando realmente o sentido do traje em si fazia sentido... quando deixou de fazer e passou a ser um símbolo pouco mais que usado nas tunas, queimas, praxes, campanhas para associações, perdeu aquilo que lhe dava razão, aquela que é a verdadeira tradição...

Por isso nunca ousei envergar um, por mais que os meus familiares gostassem de me ver trajado, nem que fosse para uma fotografia (haverá banalidade maior?). Foram as coroas que se pouparam e a minha paz de espírito que se manteve >:( hehehe...

No entanto, a minha namorada tem o belo traje de Aveiro, pelo menos nela fica belo :) com o seu gabão pelas costas. Não recrimino, nem protesto. Ela sabe a minha opinião e tem todo o direito de ter a sua, por isso cada um vive pela sua cabeça e com as suas manias :) e quem é alguém para ir contra isso?...

Disseste tudo :D
Posted

sinceramente concordo que cada um é livre de fazer e pensar o que quiser, mas acho que a opiniao de cada um varia de acordo com as experiencias academicas que vamos passando, principalmente no ano de caloiro...eu sou nova aqui, mas ainda nao vi ninguem da Universidade da Beira Interior, como eu... acho que deve ser uma das universidades onde o espirito académico é nos transmitido assim que chegamos lá e as praxes na maioria dos casos ajudam bastante a integrar os caloiros... para mim o traje tem todo o sentido porque fez parte da minha vida universitaria desde o primeiro dia... na Covilhã, posso dizer que quase toda a gente traja, e so me sinto completamente universitária quando ha jantares de curso ou palestras e vamos todos trajados...é a minha modesta opinião....