Frida! Posted July 2, 2007 Report Posted July 2, 2007 Pois...nisso tens toda a razao! Mas há que saber apostar nos pontos fortes do nosso curso! Hoje em dia Arquitectura de Interiores está muito na moda mas penso que o futuro será mesmo a reabilitação! Somos um pais demasiado pequeno para andar smp a construir de novo e deixar apodrecer o q ja' esta' feito! Há que pensar em reconstruir e reabilitar! Quote
joaopedrosilva Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 Arquitectura é daqueles cursos que não deveria ter dessas especializações tipo arquitectura de interiores... uma coisa é decoração outra é arquitectura e arquitectura abrange todo o edifício. Quote
AnaS Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 Pois...nisso tens toda a razao! Mas há que saber apostar nos pontos fortes do nosso curso! Hoje em dia Arquitectura de Interiores está muito na moda mas penso que o futuro será mesmo a reabilitação! Somos um pais demasiado pequeno para andar smp a construir de novo e deixar apodrecer o q ja' esta' feito! Há que pensar em reconstruir e reabilitar! eu concordo completamente! Quote
Against Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 então os de artes que escolhem matemática também podem ir para medicina... ou não? Para entrar em Medicina disciplinas sao biologia e química... Mas a conversa é a mesma, fazes os exames e depois logo vês... Quote
AnaS Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 Para entrar em Medicina disciplinas sao biologia e química... Mas a conversa é a mesma, fazes os exames e depois logo vês... Pois. Não quer dizer que chumbe... ou quer? Depois entro á frente de todos os de Ciências... Não é justo mas parece que o nosso país se orienta desta maneira. Basta analisar os factos (contra os quais não há argumentos): Arquitectura é uma ARTE Medicina é uma CIÊNCIA Até podemos fazer metáforas muito bonitas, dizer que a Medicina é a arte de curar pessoas, que a arquitectura é a ciência de projectar... Mas deixemos as metáforas para os de Humanidades. Quote
Against Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 Pois. Não quer dizer que chumbe... ou quer? Depois entro á frente de todos os de Ciências... Não é justo mas parece que o nosso país se orienta desta maneira. Basta analisar os factos (contra os quais não há argumentos): Arquitectura é uma ARTE Medicina é uma CIÊNCIA Até podemos fazer metáforas muito bonitas, dizer que a Medicina é a arte de curar pessoas, que a arquitectura é a ciência de projectar... Mas deixemos as metáforas para os de Humanidades. O que não quer dizer que um aluno de artes não tenha capacidade de entrar em medicina e não dê um bom médico... O agrupamento de ciência que tem a área da saúde e a área das engenharias, e são estes os alunos que depois vão para aquitectura e não os da área de saúde... A conversa está a entrar num ciclo repetitivo...:) Quote
AnaS Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 Já que não nos entendemos e que muitos acham normal os de Ciências entrarem em cursos de artes, etc, ao menos que achem normal também os de artes entrarem em cursos de ciências. Quote
TiCo Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 AnaS Arquitectura é Arte ou é Ciência? ou é as duas? :p Quote
Frida! Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 O que não quer dizer que um aluno de artes não tenha capacidade de entrar em medicina e não dê um bom médico... O agrupamento de ciência que tem a área da saúde e a área das engenharias, e são estes os alunos que depois vão para aquitectura e não os da área de saúde... A conversa está a entrar num ciclo repetitivo... Como acho q ja' disse anteriormente, é descabido um aluno de artes ir p medicina ou qqer area da saude mas nao é descabido ir p uma engenharia! Há disciplinas q 'intersectam' os dois agrupamentos, criando uma ligação entre eles! As nucleares estao la'! Quote
AnaS Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 AnaS Arquitectura é Arte ou é Ciência? ou é as duas? tico não estudo arquitectura por isso não posso dar uma resposta certa, mas penso que será sempre mais uma arte. porém, todos têm as suas opiniões.. é óbvio. o mundo seria todo muito chato se todos concordássemos uns com os outros!:happy: Quote
TiCo Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 ehehe Pois como há varias opiniões daí ter perguntado para saber a tua :) Quote
Frida! Posted July 3, 2007 Report Posted July 3, 2007 Para mim, aquitectura é uma conjugaçao harmoniosa da ciencia e da arte! Recorres a arte e a estetica p conceber o belo e à ciencia para conceber o funcional! São duas componentes fundamentais na idealização do que quer que seja: a componente estetica e a componente funcional e pratica! Quote
CR_ Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 Li o tópico desde início e faz-me confusão algumas opiniões a favor da entrada mais pelo suposto "dom natural" e do que pelo valor mostrado. De que servem os testes vocacionais? Mas agora é alguém que deve decidir por mim o que eu devo seguir ou estudar? O método actual não é perfeito, aliás é mau, mas tal como a democracia é o melhor que eu conheço. Para entrada entram os melhores em X avaliações iguais para todos. Depois no curso os bons safam-se. Não é perfeito mas garante justiça. Quote
sandro_g Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 Li o tópico desde início e faz-me confusão algumas opiniões a favor da entrada mais pelo suposto "dom natural" e do que pelo valor mostrado. De que servem os testes vocacionais? Mas agora é alguém que deve decidir por mim o que eu devo seguir ou estudar? O método actual não é perfeito, aliás é mau, mas tal como a democracia é o melhor que eu conheço. Para entrada entram os melhores em X avaliações iguais para todos. Depois no curso os bons safam-se. Não é perfeito mas garante justiça. justiça? é justo que alunos com vocação para o curso de arquitectura fiquem de fora porque algumas personagens com melhor média acharam o curso "giro" e depois de uns meses viram que dava muito trabalho e desistiram (acredita que casos destes são às dezenas...)? é com brincadeiras destas que se altera o rumo da vida de uma pessoa. e não me venhas dizer que um teste vocacional não filtrava muita da porcaria, para falar bem português, que anda aí... é o sistema que temos, é verdade, e temos que nos reger por ele, mas que não é justo não é... Quote
CR_ Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 justiça? é justo que alunos com vocação para o curso de arquitectura fiquem de fora porque algumas personagens com melhor média acharam o curso "giro" e depois de uns meses viram que dava muito trabalho e desistiram (acredita que casos destes são às dezenas...)? é com brincadeiras destas que se altera o rumo da vida de uma pessoa. e não me venhas dizer que um teste vocacional não filtrava muita da porcaria, para falar bem português, que anda aí... é o sistema que temos, é verdade, e temos que nos reger por ele, mas que não é justo não é... Mas quem és tu ou alguém para avaliar o que se os outros pensam acerca de um curso? Se têm vocação conseguem entrar em arquitectura de certeza com algum esforço. As pessoas não devem é cair nessa "ah e tal tem vocação e não entra porque há uns maus que tiram melhores notas e roubam os lugares". Se tem vocação esforce-se para mostrar o que vale. Alarma-me num país deste onde se tiram cursos à pata (independentes...), avaliarem os alunos por um "teste vocacional". Mas quem são os outros para dizer que a minha vocação não é o que eu quero seguir e determinar a minha escolha? Se uma pessoa quer ir para arquitectura e se mostrou trabalho para entrar há de ver barrada a entrada só porque algum "psicólogo" ou algo do género diz que a vocação dele não é arquitectura? O sistema pode não ser justo mas não vejo nada que possa garantir mais justiça. Avaliar as entradas por supostas vocações/não vocações é tirar a liberdade de escolha. Se o aluno não tem vocação isso vê-se no curso, se o consegue fazer ou não. Os alunos devem entrar pela qualidade mostrada. A não ser que sugiras outra forma melhor de os alunos mostrarem o que valem em igualdade de circunstâncias para uma avaliação equitativa, acho que este sistema é o mais justo (como é óbvio nunca é um sistema 100% justo...). Quote
Against Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 justiça? é justo que alunos com vocação para o curso de arquitectura fiquem de fora porque algumas personagens com melhor média acharam o curso "giro" e depois de uns meses viram que dava muito trabalho e desistiram (acredita que casos destes são às dezenas...)? é com brincadeiras destas que se altera o rumo da vida de uma pessoa. e não me venhas dizer que um teste vocacional não filtrava muita da porcaria, para falar bem português, que anda aí... é o sistema que temos, é verdade, e temos que nos reger por ele, mas que não é justo não é... Isso é algum tipo de ressentimento aí fechadinho dentro? Posso te dizer que os meus testes vocacionais (que não me estou a referir aos que foram feitos na escola) deram de igual forma para ciências e artes, e eu escolhi ciências por ter um leque mais vasto de escolhas quando acabasse o 12º ano, e no meio desse leque havia a arqui. Fiz o exame e tive 20, não sou merecedora do curso do mesmo modo que os alunos de artes? Mas pronto, já se percebe que isso é ressentimento teu e não vale a pena estar a bater no ceguinho e chegar ao ponto de se ser mal-educado... :) Quote
TiCo Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 CR_ como diz um 'grande' médico que conheço, os 'próximos' alunos a sair do curso de medicina irão ser bons estudantes de Medicina e não bons praticantes da Medicina! Por isso pensem bem, quando um dia necessitarem de ajuda médica, em que vão confiar o 'corpinho' E o mesmo acontece com outros cursos! Quote
sandro_g Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 Isso é algum tipo de ressentimento aí fechadinho dentro? Posso te dizer que os meus testes vocacionais (que não me estou a referir aos que foram feitos na escola) deram de igual forma para ciências e artes, e eu escolhi ciências por ter um leque mais vasto de escolhas quando acabasse o 12º ano, e no meio desse leque havia a arqui. Fiz o exame e tive 20, não sou merecedora do curso do mesmo modo que os alunos de artes? Mas pronto, já se percebe que isso é ressentimento teu e não vale a pena estar a bater no ceguinho e chegar ao ponto de se ser mal-educado... quando chegares à minha idade (que não são assim tantos mais...) e vires o que passaste vais acabar por me dar razão. e não me venhas com *****s de ressentimentos. agora digo eu, que moral é que tens para me dizeres que é ressentimento ou o raio que o parta. conheces-me de algum lado? acho uma piada do c*****o esta chavalada que sai do 12º de peito feito a falar de coisas que não faz idéia de como funcionam. e para os "entendidos" que falam aí para cima, os testes vocacionais já se fazem...ou os pré-requisitos são o quê? Quote
Against Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 quando chegares à minha idade (que não são assim tantos mais...) e vires o que passaste vais acabar por me dar razão. e não me venhas com *****s de ressentimentos. agora digo eu, que moral é que tens para me dizeres que é ressentimento ou o raio que o parta. conheces-me de algum lado? acho uma piada do c*****o esta chavalada que sai do 12º de peito feito a falar de coisas que não faz idéia de como funcionam. e para os "entendidos" que falam aí para cima, os testes vocacionais já se fazem...ou os pré-requisitos são o quê? E pronto, chegamos ao ponto da ordinarice! Olha lá, mas quem te disse a ti que eu saí agora do 12º ano? Conheces-me de algum lado? Quote
sandro_g Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 tal como disse há tempos...deves ter uma dificuldade em perceber o que lês... onde é que eu disse que tava a falar de ti? generalizei, porque atitudes como a tua são comuns aos "indivíduos" que referi. contente com a explicação? ou também vais dizer que é algum ressentimento? Quote
CR_ Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 e para os "entendidos" que falam aí para cima, os testes vocacionais já se fazem...ou os pré-requisitos são o quê? Há testes e testes. Uma coisa é avaliares se tens visão (no sentido - ver) ou capacidade motora necessária para por exemplo um curso de educação física outra é como disseste acima "avaliar" se o aluno acha o curso "giro" ou não e por isso se é a escolha certa para ele ou não. A primeira parte faz sentido, a segunda no meu ver não. Quote
sandro_g Posted July 6, 2007 Report Posted July 6, 2007 Há testes e testes. Uma coisa é avaliares se tens visão (no sentido - ver) ou capacidade motora necessária para por exemplo um curso de educação física outra é como disseste acima "avaliar" se o aluno acha o curso "giro" ou não e por isso se é a escolha certa para ele ou não. A primeira parte faz sentido, a segunda no meu ver não. eu não disse nem acho que o teste deva avaliar se o aluno acha o curso giro ou não, foi um exemplo estúpido que dei, mas que infelizmente acontece. mas consegues através de um teste vocacional ou seja lá o que for, um exame na faculdade para onde concorres (como acontecia antigamente), qualquer coisa do género. é óbvio que depois disso ia continuar a haver gente a desistir e a chumbar, é normal, mas os casos berrantes iam-se evitar, como desistir de arquitectura e ir para psicologia ou matemáticas... Quote
AnaS Posted July 7, 2007 Report Posted July 7, 2007 nao é necessário discutir... Eu nao confio nos testes vocacionais. No 6º ano, disseram-me que tinha mais facilidade para as letras. No 9º, disseram-me que a minha vocação era medicina (o que nao tem nada a ver comigo). Por isso escolhi aquilo que achei que mais gostava e que mais me caracterizava. Concordo, em parte, com todas as opinioes. Against, concordo que te tenhas esforçado e que queiras entrar. Sandro_g eu concordo com a tua indignação e, muitas vezes, sinto o msmo. Penso que o curso de artes está muito mal visto pelos outros. Senti imenso isso este ano. Ouvi comentarios do genero: "artes é para burros" ... "foste para artes pa que? pa pintar quadros?" ... "esses gajos nem sequer uma equação sabem fazer". Ora cada um escolhe a sua ciência, cada um empenha-se num objectivo. Eu também lhes poderia dizer que não sabem pintar com carvão, que nao sabem diferenciar um edificio barroco de um edificio rococó, que nao conhecem as obra de Van Gogh. Mas como sei que nao foi essa a matéria que eles escolheram, não os vou chatear com isso. Todos somos ignorantes nalguma coisa.. CR_ concordo quando dizes que a selecção é justa mas nao a 100%. Seria também impossivel que assim o fosse, já que os alunos sao avaliados pelas suas notas que, muitas vezes, nao demonstram as suas capacidades. Sei que isto faz confusão a muita gente! Ha pessoas para quem as notas sao sagradas e que demonstram a 100% as capacidades de um estudante. Infelizmente há excepções. Quote
sandro_g Posted July 7, 2007 Report Posted July 7, 2007 o que tu fizeste não foram testes vocacionais...fizeste testes psicotécnicos...que são muuuuito mais gerais. mas de resto concordo com o que disseste. Quote
CR_ Posted July 7, 2007 Report Posted July 7, 2007 eu não disse nem acho que o teste deva avaliar se o aluno acha o curso giro ou não, foi um exemplo estúpido que dei, mas que infelizmente acontece. mas consegues através de um teste vocacional ou seja lá o que for, um exame na faculdade para onde concorres (como acontecia antigamente), qualquer coisa do género. é óbvio que depois disso ia continuar a haver gente a desistir e a chumbar, é normal, mas os casos berrantes iam-se evitar, como desistir de arquitectura e ir para psicologia ou matemáticas... Eu bem me parecia que estávamos a falar de sentidos diferentes. Eu (eu não quer dizer que esta seja a "definição" correcta) costumo fazer distinção entre jeito e vocação. Para jeito atribuo a "habilidade" e vocação a "inclinação ou propensão natural para um estado ou profissão" . O que eu acho é que devemos avaliar o jeito e não a vocação (com estes sentidos que eu estou a dar). Se o que tu dizes é que devia haver testes mais de acordo com o curso a fazer para permitir uma melhor selecção (acabando por evitar muitas entradas de alunos "iludidos"), avaliados de forma objectiva e equitativa concordo contigo. Não acho é que o modelos de entrevistas, como li algures no tópico, para ver se o aluno tem ou não "vocação" sejam justos. Portanto o que eu quero dizer é: arranjar uma forma de avaliar objectivamente os alunos de acordo com o curso que querem seguir (como o exemplo que deste de um exame na faculdade) sim, agora formas de avaliação (como as entrevistas) bastante subjectivas não, pois para "subjectividade" (que acaba por dar azo às injustiças que ninguém quer) já existem as notas das escolas que já variam um pouco consoante os professores. Quote
Recommended Posts