Jump to content

Recommended Posts

Posted

Procuro informaçoes, sobre elevadores sem ser aqueles "tradicionais" que utilizam as paredes de betão como "suporte". Que raio de explicação! :p No fundo, queria estudar as alternativas que existem aos sistemas tradicionais. Tenho procurado na Net, mas não encontro nada. `À tempos recebi uma publicidade sobre uns elevadores que podiam ser colocados em qq altura numa habitação, mas não sei onde coloquei! :) obrigado

Posted

Sim AnaS, qualquer coisa assim. Eu ontem ao postar, não tive muito tempo e escrevi muito a correr. Vou tentar elucidar mais um pouco, com o caso real. Tenho um cliente que queria colocar um elevador num edificio existente. A zona da caixa de escadas (em U) possui abertura suficiente para essa situação. Contudo estou um pouco "limitado" acerca das soluções para esta tarefa. Acabei agora mesmo de me lembrar daqueles predios antigos (ha muitos na baixa do porto) com elevadores, enclausurados entre as escadas... :)

Posted

Freelander, aconselho-te a dares uma vista de olhos pela legislação, porque acho que essa solução do elevador no vazio das escadas, tão comum numa determinada época, é hoje ilegal. A escada tem de estar separada do hall das habitações e elevadores, por uma estrutura corta-fogo, porta incluída... É melhor pensares noutras coisas...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Não necessáriamente Dreamer depende do numero de pisos, pelo que sei até 9 metros da cota do pavimento do ultimo piso não obriga a escada enclausurada, daí poder ser istalado um elevador no poço de escada.

Posted

tenho ideia, tal como o Dreamer que essa situação é ilegal. aliás, esse tema foi debatido no meu Projecto de 3º ano na FAUP e concluiu-se que era ilegal. agora não sei é se há excepções, mas não me parece...

Posted

Não é ilegal... consulta o regulamento com atenção...

Deixo um "xeirinho" de um projecto que irá sair nas "Semanas Temáticas" já amanha...

Imagem colocada Imagem colocada

E está "no meio" da escada...

:)

Posted

Não é ilegal... consulta o regulamento com atenção...

Deixo um "xeirinho" de um projecto que irá sair nas "Semanas Temáticas" já amanha...

Imagem colocada Imagem colocada

E está "no meio" da escada...

:)

e isso é habitação?
Posted

e isso é habitação?

Não...
É um exemplo de que o elevador no "meio" da escada não é simplesmente "ilegal" como se discutia...

Edifícios de habitação de altura não superior a 28m:
Artigo 32º e 33º do Regulamento de Segurança contra Incendios.

Edíficios de habitação de altura superior a 28m:
Artigo 60º e 61º do Regulamento de Segurança contra Incendios.

Não me recordo de alguma alinea que refira que não é permitido embutir o elevador por entre a escada...
É mesmo ilegal a colocação do elevador no poço da escada?
Posted

sei que em edificios de habitação, segundo regulamentos dos bombeiros, não se pode ter elevador no poço das escadas. no entanto não tenho a certeza se isso se aplica a todos os edificios de habitação ou apenas a superiores a x cota...