freelander Posted May 10, 2007 Report Posted May 10, 2007 Procuro informaçoes, sobre elevadores sem ser aqueles "tradicionais" que utilizam as paredes de betão como "suporte". Que raio de explicação! No fundo, queria estudar as alternativas que existem aos sistemas tradicionais. Tenho procurado na Net, mas não encontro nada. `À tempos recebi uma publicidade sobre uns elevadores que podiam ser colocados em qq altura numa habitação, mas não sei onde coloquei! obrigado Quote
AnaS Posted May 10, 2007 Report Posted May 10, 2007 é mais ou menos isto?http://img337.imageshack.us/img337/8800/elevator267db2aq7.jpg Quote
freelander Posted May 11, 2007 Author Report Posted May 11, 2007 Sim AnaS, qualquer coisa assim. Eu ontem ao postar, não tive muito tempo e escrevi muito a correr. Vou tentar elucidar mais um pouco, com o caso real. Tenho um cliente que queria colocar um elevador num edificio existente. A zona da caixa de escadas (em U) possui abertura suficiente para essa situação. Contudo estou um pouco "limitado" acerca das soluções para esta tarefa. Acabei agora mesmo de me lembrar daqueles predios antigos (ha muitos na baixa do porto) com elevadores, enclausurados entre as escadas... :) Quote
TiCo Posted May 11, 2007 Report Posted May 11, 2007 Não são 'monta-cargas' o que tu precisas? E colocação de plataformas elevatorias? ou cadeira elevatória? Plataforma vertical? Consulta, http://www.escadafacil.pt, pode ser que tenha algo que te interesse :\ Quote
freelander Posted May 11, 2007 Author Report Posted May 11, 2007 Meus amigos... encontreihttp://www.elevadores-unifamiliares.net/index.html Quote
TiCo Posted May 11, 2007 Report Posted May 11, 2007 Arghh, detesto esse site da ThyssenKrupp :) Quote
Dreamer Posted May 11, 2007 Report Posted May 11, 2007 Freelander, aconselho-te a dares uma vista de olhos pela legislação, porque acho que essa solução do elevador no vazio das escadas, tão comum numa determinada época, é hoje ilegal. A escada tem de estar separada do hall das habitações e elevadores, por uma estrutura corta-fogo, porta incluída... É melhor pensares noutras coisas... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
marco1 Posted May 11, 2007 Report Posted May 11, 2007 Não necessáriamente Dreamer depende do numero de pisos, pelo que sei até 9 metros da cota do pavimento do ultimo piso não obriga a escada enclausurada, daí poder ser istalado um elevador no poço de escada. Quote
sandro_g Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 tenho ideia, tal como o Dreamer que essa situação é ilegal. aliás, esse tema foi debatido no meu Projecto de 3º ano na FAUP e concluiu-se que era ilegal. agora não sei é se há excepções, mas não me parece... Quote
Bruno_Rosa Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Na minha turma também iam sair uns projecto com elevadores no poço da escada e foi-nos informado que é ilegal Quote
3CPO Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Não é ilegal... consulta o regulamento com atenção... Deixo um "xeirinho" de um projecto que irá sair nas "Semanas Temáticas" já amanha... E está "no meio" da escada... :) Quote
Bruno_Rosa Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Para vencer 1 ou 2 pisos não deve ser ilegal ... Quote
sandro_g Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Não é ilegal... consulta o regulamento com atenção... Deixo um "xeirinho" de um projecto que irá sair nas "Semanas Temáticas" já amanha... E está "no meio" da escada... e isso é habitação? Quote
3CPO Posted May 13, 2007 Report Posted May 13, 2007 e isso é habitação? Não... É um exemplo de que o elevador no "meio" da escada não é simplesmente "ilegal" como se discutia...Edifícios de habitação de altura não superior a 28m: Artigo 32º e 33º do Regulamento de Segurança contra Incendios.Edíficios de habitação de altura superior a 28m: Artigo 60º e 61º do Regulamento de Segurança contra Incendios. Não me recordo de alguma alinea que refira que não é permitido embutir o elevador por entre a escada... É mesmo ilegal a colocação do elevador no poço da escada? Quote
Bruno_Rosa Posted May 13, 2007 Report Posted May 13, 2007 Sim, segundo os meus professores... mas não explicarem em que condições e em que excepções Quote
sandro_g Posted May 13, 2007 Report Posted May 13, 2007 sei que em edificios de habitação, segundo regulamentos dos bombeiros, não se pode ter elevador no poço das escadas. no entanto não tenho a certeza se isso se aplica a todos os edificios de habitação ou apenas a superiores a x cota... Quote
Recommended Posts