Jump to content
Arquitectura.pt

[Sugestão] Tutoriais vray

Recommended Posts

venho por este meio propor um novo topico ...........sou formador de 3d studio ja a quase 6 anos ...nao sou muito veterano ja que me intrei nestas andanças com um unico intuito o de fazer imagens relaistas de arquitectura ...digamos que cheguei a um nivel razoavel de execução, ja que ha coisa de 1 ano e meio comecei a usar vray ...mas cheguei a um nivel de execução que ja consigo fazer umas coisitas, mas estagnei, aprendi tudo a minha custa, por isso parecia me parvo ensinar gratuitamente a outras pessoas ..mas cheguei a conclusão que tenho de passar aquilo que sei a outras pessoas para que possa evoluir, assim surgiu me a ideia de criar um topico neste forum aonde explicarei passo a passo como usar o vray, e de certa forma contruir uma boa imagem exterior e uma simples imagem interior com bons resultados, peço vos que me respondam dizendo o que acham desta ideia ,( e claro que a contrapartida e que teremos um lugar de discussão aonde poderemos trocar parametros e experiancias de forma a crescermos neste mundo que e o vray ) assim pergunto estao dispostos a que eu de o passo de partida a que um numero elevado de pessoas comece a usar o vray ????? o intuito claro e criar um lugar de troca de informação (so nosso ) vocacionado para a arquitectura e renderizaçoes realistas

• Replies 68
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

o reflexo na bola é uma sala com uma janela. Pode ser o que quisermos, temos de criar um novo material com essa textura e aplicá-lo ao ambiente do 3d. Assim todos os objectos estão dentro desse ambien

o VRay é isso mesmo, um add-on para o 3D Studio (não sei se existem versões para outros pacotes 3D) que faz renders da melhor qualidade que se possa imaginar, a troco de muitas horas de paciência :) Eu vou por uma imagem que fiz em VRay no local de exposição de trabalhos depois de colocar deste post, só para terem 1 ideia do que se pode fazer com aquele brinquedo :nervos:

Ola Joao Araujo, É uma excelente ideia criar um espaço com tutoriais passo-a-passo para o v-ray. Antes de se iniciar esse processo deve-se informar do que se trata o v-ray (etc, etc). O add-on v-ray é pago ou está disponivel gratuitamente? No caso de ser gratuito poderemos fornecer um link de modo a que os membros possam efectuar download e de que forma o poderão instalar no max. Abraços

bem na verdade o add on nao e gratuito ...tem que se "comprar" ... mas estou disposto a fazer uma descrição detalhada ..de todo o processo de elaboração de imagens com o vray ...passso a passo a começar no autocad e a entrar no 3d studio max ...e claro que vou dar umas luzes de como se fazem os materiais e coisas assim ao fim e ao cabo vou descrever o processo normal para construção de uma imagem 3d ....o intuito e criar um nucleo de pessoas que trabalhem com 3d vray e que partilhem de opinioes e deem sugestoes ao meu trablho e ao trabalho uns dos outros seria um topico interressante e que iria atrair muita gente para este forum ja que a informação e tutoriais de vray estao espalhados pela net e da muito trabalho a reunir a informçaõ necessaria para trabalhar com elelogo que me seja dada luz verde eu começo com os tuturiais a valer e so preciso que as pessoas se mostrem receptivas

Acho uma ideia interessante, podem perfeitamente iniciar os tutoriais de vRay quando quiserem. Ficou decidido que assim que chegarem a 10 tutoriais faz-se uma secção para cada software, dessa maneira evita-se criar secções para software que são pouco utilizados e que perderão interesse no futuro.

tou possesso tinha o tutorial e esta porra desapareceu tenho que reiniciar tudo .......

1º vray 1.47 instalado e pronto a utilizar
2º maquete em 3d feita em cad ou em 3d studio

DICA : para quem usa o arquitectural desktop podemos tirar alçados automaticamente de uma mauqte em cad ou em em 3d studio (importando de max a maquete) ou de cad directamente para isso vai se ao comando VIEWPOINT ou "VP" ( relogios) e mete se a orentação de alçado , vai se ao menu DESKTOP- UTILITIES -HIDDEN LINE PROJECTION seleccionamos a vista e quando pedir o ponto de incerção mandamos para o ponto 0,0,0 ou seja a origem do cad e pronto temos um alçado em linhas como se tratasse de um desenho normal de cad e procede se a correcção que for necessaria (no caso de paredes curvas) e preciso notar que a mauqte tera de estar dividida por layeres consuante o material destinado aos solidos que queremos para que no 3d studio seja mais facil proceder a aplicação de materiais, os alçados saem tamebm divididos por layers mas tem que se explodir depois de criados ja que sao blocos (nao expludam a maquete sem querer ah ah ah ah ....) o alçado criado com o HIDDEN LINE PROJECTION .........este e um truque que poupa muitas horas de fastidiosas de desnho .....e nos da um alçado rigoroso e fiel a nossa maqute por isso façam as plantas ou estudem um volume e criem apartir dai um projecto de arquitectura de uma forma imediata com poupança de tempo

ok maquete ok !!!

3d studio importação

vamos ao menu FILE - IMPORT - seleccionamos a extenção DWG/DXF e procuramos o ficheiro da maquete Livre de linhas so com os solidos ( mauqte dividida por layers /materiais e sem caixilharias so vaos ) aparece entao um quadro no SCALE vamos por um visto no RESCALE e no incoming units vamos por meters no geometry options vamos por um visto no combine objects by layer

ok .....esta importado vamos por a janelas e caixilharias com o COMAND PANNEL (perguntem ao nemesis se tiverem duvidas)

PARAMETRIZAÇÂO DO VRAY

no 3d studio vamos ao menu RENDERING - RENDER e aparece o quadro de render no common vamos procurar uma "gaveta"que se chama ASSIGN RENDER e no production vamso seleccionar o VRAY ADV 1.47.03 e pronto.

Estavamos na "pasta" common agora vamos passar para a "pasta" RENDERER e vai aparecer uma data de "gavetas" vamos á VRAY GLOBAL SWITCHES e dentro no lightning vamos desligar as default lights fechamos a gaveta e passamos para VRAY INDIRECT ILUMINATION e pomos um visto em ON no secondary bounces no GI engine metemos LIGHT CACHE e fechamos essa gaveta e passamso para VRAY IRRADIANCE MAP e nas options vamos ligar SHOW CALC PHASE e fechamos esta gaveta e vamos para a VRAY LIGHT CACHE eno calculation parameters ligamos SHOW CALC PHASE fechamos mais uma vez e vamos para VRAY ENVIRNOMENT e no GI environment ligamos override maxs fechamos e no VRAY G BUFFER /COLOR MAPPING no color mapping no sitio que diz type metemos EXPONENTIAL ......

pronto este e o parametro mais basico que se conhece e da para exterior e interior tem variaveis mas eu vou so vos dar esta configuração com a qual ja terao acesso a resultados muito bons....desculpam la falta as virgulas leiam com calma ok !!! desculpem la

bem o vray esta parametrizado e so fazer render agora falat o sumo

bem na verdade temos que aplicar os materiais na maqute como sabemso o vray tem materiais proprios e que devemos usar para que se tenha um bom resultado ( o nemesis podera ajudar se voces tiverem duvidas) como sabemos temso que ir a RENDERING - MATERIAL EDITOR e vao reparar que existe um botao que diz sempre que o material e STANDART vamos carrgar e abre um quadro com uma lista no qual encontraram um mateial ou melhor um tipo de material que se chama VRAYMTL e vamos selcciona lo clicando duas vezes ----como poderao perceber existem semelhanças e diferenças entre o standart e o vray mtl começando nos basic parameters mas como podem ver tem na mesma uma "gaveta" que se chama MAPS e aonde podemos arrastar para la imagens de materiais para fazer um material que quisermos ( nao se esqueçam Comand pannel - utilities - asset browser e escolhemos no nosso disco a imagem e arrasta mo la para cima do DIFFUSE na secção dos maps )

para facilitar vou so dizer vos como se faz um material de vidro ja que os materiais correntes ja vos expliquei como fazer .....para fazer vidor no Vray mtl na "gaveta " BASIC PARAMETERS vamos a secção reflection e no REFLECT vamos carregar na cor e vamos po la com um tom mais cinzento mas pouco que corresponde ao reflexo ...........na secção refraction vamos ao REFRACT crrregamos mais uma vez na cor e pomo la num tom quase branco mas atençao sempre dentro dos tons cinza ..... sera escusado dizer que terao que seleccionar o solido e fazer assign do matreial com o devido MAPSCALER do memso ajustando a escal do material face a maquete

e pronto temos materiais

para plano de fundo podemos criar um bastidor (um plano ou um arco extrudido ) por tras da nossa maquet com uma imagem (que e um material mesma aplicaçao de materiais ) para que tenhamos um plano de fundo
bem so falta a luz

bem nos temos luzes do tipo vray mas nao vamos para uma cena exterior usar uma vray light ....vamos as luzes normais e vamos usar uma OMNI normalissima ...na "gaveta " GENERAL PARAMETERS" NA SECÇÂO SHADOWS vamos por ON e no stio que tem SHADOW MAP vamos por VRAY SHADOW e posicionamos a luz .......nao muito alta nem muito baixa ........se usarem RPC (aquelas arvores e pessoas realistas da archivison) nao se esqueçam de por na mesma secç~ºao da luz aonde parametrizam as sombras ....carrguem no EXCLUDE e (no quadro que aprece )passem todos os rpcs do lado direito para o lado esquerdo do quadro ..............e atravez do comnad pannel no modify vao aos parametros de cada RPC e ponham CAST SHADOWS

Epronto aproveitem ...e façam boas imagens exteriores ...se lerem atentamenet e seguirem estes passos verao que sera muito facil fazer a primeira imagem

desculpem os erros e a falta de acentuação e virgulas por isso leiam devagar e com atençao ...ja imaginaram se pusesse imagens nisto tudo era dose ..........

quanto aos interiores vamos ver se esta semana ainda se ve isso senao vao a http://67.15.36.49/team/Tutorials/vray/vray_01.asp e terao aqui um optimo começo para os vossos interiores ....ahhhhh

mais uma coisa voces vao reparar que alguns materiais parece que vao "sujar" os outros, nas exteriores por vezes nao se nota mas nas interiores e frequente ...tem a ver com o GI para eliminar esse problema ...selccionamos todos os elementos na cena carrgamos com o botao direito do rato e vai aparecer no max uns menus rapidos e procurem mesmo no final desse menu VRAY PROPRETIES ...vai abrir um quadro e no object propirties (no meio do quadro ) aparece dois GI um GENARATE E OUTRO RECEIVE vamos ao GENERATE GI e vamos por 0,3 quanto menor menos sujo fica mas tambem menos reflexo da luz ha na cena

e pronto espero o vosso contributo para este forum e para esta secção com muitos e novos renders

so mais uma coisa da proxima vez vamos falar de materiais fresnel e vamos explorar os vidros para fzer efeitos de agua ( que ainda setou a aprofundar ) reparei numa coisa par que entendam bem o tutorial tenham o 3d studio aberto e a medida que lem vao sguindo no 3d studio senao vao ter dificuldade é o problema de ser escrito preciso de um feed back da forma que estao a entender o que escrevi ...seclahar esta ser dificl (por isso dizia que era para pessoas com conhecimentos intermedios de 3d studio )

bem asimplemind .......na verdade a minha versao do vray e "comprada" nao e uma versao de teste ......de maneira qu tens que usar de alguma "astucia" para que possas regularizar a tua situação asimplemind ...desculpa mas nao te posso ser util o maximo que te posso fazer e disponibilizar o meu endereço de msn para que possas falar comigo jfparaujo@hotmail.com entra em contacto comigo e ajudo te de certeza como ja me ajudaram a mim

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.