Jump to content

Recommended Posts

Posted
Zaha Hadid
IBA - Hochhaus (Wohnhof), at Berlin-Kreuzberg, Germany, 1987 to 1994

As obras desta arquitecta geram normalmente bastante discussão. Ou se gosta ou se detesta, e nunca se é indiferente nem sempre pelas melhores razões. Qual a vossa opinião relativamente às obras e à arquitectura de Zaha Hadid?

Projecto:
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Obra:
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Abraços
  • 3 weeks later...
Posted

:s essa é boa, "não me enche as medidas"... o depósito de uma lambreta não é suficiente para contorná-la... Quanto à arquitectura.. atraente e sensual, mas pouco prática.

Posted

a arquitectura desta arqteta foge a tudo o que é convencional e é por isso que provoca esta reacção, em que primeiramente, até ser compreendida, é criticada por todos e por mais alguns, mas que acaba por ser aceite.
Posso apenas acrescentar que não considero o edificío exposto como sendo o melhor exemplo da arquitectura de Hadid sendo que podem encontrar mais exemplos da sua arquitectura em http://www.zaha-hadid.com/

espero que gostem...eu gostei!:lol2:

Posted

a arquitectura desta arqteta foge a tudo o que é convencional e é por isso que provoca esta reacção, em que primeiramente, até ser compreendida, é criticada por todos e por mais alguns, mas que acaba por ser aceite.
Posso apenas acrescentar que não considero o edificío exposto como sendo o melhor exemplo da arquitectura de Hadid sendo que podem encontrar mais exemplos da sua arquitectura em http://www.zaha-hadid.com/

espero que gostem...eu gostei!:lol2:

Eu ja pensei como tu. Porém ha outras razões que nada tem a ver com a qualidade da arquitectura a que levam a que ela seja aceite.
Foi a partir do momento em que me apercebi disso que comecei a analisar os trabalhos dela de outra forma, deixei de me levar tanto pela apresentação dos trabalhos, pela arte dela e comecei a procurar outras coisas, concentrando-me mais na funcionalidade. E esse não é o ponto forte dela...
Posted

Realmente a Zaha Hadid é muito artistica, é excelente enquanto Arqª "objecto" mas qd me refiro á arquitectura avalio muito a sua funcionalidade e o seu sentido pratico, o que me parece inexistente nas suas obras vincando-se no mundo da arquitectura pelo suas arrojadas formas. Não analiso a arquitectura de fora para dentro e sim o conjugar do interior com o exterior.

Posted

As obras dela fazem-me sempre lembrar as bandas desenhadas antigas, com as supostas "cidades do futuro". São as formas arrojadas, as linhas dinâmicas, os ângulos apertados, etc, etc, etc... Quanto à funcionalidade, como nunca entrei em nenhum edifício, não posso afirmar nada...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

É famosa a história do quartel dos bombeiros que ela projectou e chegou mesmo a ser construído para depois os bombeiros não fazerem uso, não servia. Não me lembro agora é se chegou a ser feita alguma mudança de uso do edifício.

Posted

Esse quartel dos bombeiros é no complexo da Vitra, uma fábrica que nestes últimos anos tem investido em pavilhões desenhados por arquitectos reconhecidos, entre eles o Siza e o Ghery, entre outros, uns para exposição de produtos, outros para produção e um que era para os bombeiros do complexo... Aquilo funciona quase como um museu de arquitectura construída... Não sabia era que o quartel nunca tinha sido ocupado, mas a ser assim, é mais provável ter sido pelas deficiências no projecto no que diz respeito à adequação à função, do que "eles" terem entendido que já não era necessário tal equipamento... Seja por que motivo for... dá que pensar nas deficiências no mundo da arquitectura... sejam projectuais, ou na politica das empresas... os famosos elefantes brancos...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...