asimplemind Posted November 20, 2007 Report Posted November 20, 2007 Lamento que os nossos teóricos e críticos, que tanto gostam de divagar, percorrendo as nossas bases e antepassados, assim como a boa prática, nada escrevam sobre o assunto (nas revistas da especialidade). Esperam serenamente que o facto esteja consumado para que se possa falar sobre a "obra". Sim, porque se de outro se tratasse, talvez os "anticorpos" estivessem accionados. Não pode ser, estamos a falar do Byrne...! Já chegou ao ponto onde não se critica... enfim Quote
joaopedrosilva Posted November 20, 2007 Report Posted November 20, 2007 Parece-me mal que arquitectos ou aspirantes a arquitectos tenham que se refugiar atrás da imagem dos "gato fedorento" para expor uma crítica que é válida e bastante séria (isto pelo menos no que respeita a regras básicas da organização dos fogos). Até porque os "gato fedorento" têm piada mas são inconsequentes, ou têm sido, em todas as suas criticas (mesmo nas suas intervenções mais mediáticas). Lamento que os nossos teóricos e críticos, que tanto gostam de divagar, percorrendo as nossas bases e antepassados, assim como a boa prática, nada escrevam sobre o assunto (nas revistas da especialidade). Esperam serenamente que o facto esteja consumado para que se possa falar sobre a "obra". Sim, porque se de outro se tratasse, talvez os "anticorpos" estivessem accionados. A única relação que vejo entre este tema e os "gato fedorento" é a repetição da nossa cómica realidade nacional, tão bem retratada, por vezes, por estes "experts" da sátira. É uma piada:tired: mania de racionalizar tudo... Quote
gdionisio Posted November 21, 2007 Report Posted November 21, 2007 quando uma das justificações para demolir o estoril sol era o facto do edifício ter uma presença demasido forte na paisagem, devem pensar que o matagal à volta da nova proposta esconde a real proporção do paquiderme byrneziano (atenção, gbyrne é um dos meus arquitectos de eleição). Quote
JCAMIRANDA Posted November 22, 2007 Report Posted November 22, 2007 boa noite caro colega , uma questão pequena , vão aproveitar todo vidro e a desposição solar que o edeficio oferece , e converter em energia ? sem mais de momento , comprimentos, João Miranda Quote
asimplemind Posted November 22, 2007 Report Posted November 22, 2007 JCAMIRANDA: "disposição" e "edifício" Quote
JVS Posted November 25, 2007 Author Report Posted November 25, 2007 [ame=" "]YouTube - Magazine Imobiliário - 17-11-2007[/ame] Um video sobre o projecto com as palavras do arquitecto. Quote
Arquiarte Posted November 25, 2007 Report Posted November 25, 2007 60% vendido.... ena... também quero a crise do pessoal que comprou!!!!!!!!!! Quote
Gonçalo Cardoso Dias Posted November 25, 2007 Report Posted November 25, 2007 vendido, não pago. :) Quote
gdionisio Posted November 26, 2007 Report Posted November 26, 2007 estou mesmo curioso para ver isto construido, espero que não seja um desastre. O byrne arriscou tudo, e isso tem o seu mérito. Gosto quando alguém arrisca assim, no fundo é como passar da utopia para a realidade, da banalidade rústica estou eu farto... Quote
m a r g a r i d a Posted November 26, 2007 Report Posted November 26, 2007 a propósito ... "Pobre Khadafi. Li há tempos que o homem andava à procura de local para montar a tenda em Lisboa. Khadafi participa na cimeira UE-África, não tenciona dormir nos hotéis da capital e deplora o facto dos nossos Sheraton ou Meridien não terem quartos apropriados para camelos. A opção mais simples seria apontar a Ota ou Alcochete como alternativas, mas a ausência de estudos conclusivos impede uma escolha informada. Desesperamos? Nem por isso: Khadafi que parta para Cascais e que monte a barraca no antigo lugar do Hotel Estoril Sol. E, de preferência, que não tenha pressa em deixar-nos. O gesto sempre conferia algum exotismo à vila e, naturalmente, impedia que Gonçalo Byrne medrasse o seu edifício híbrido por lá. Antigamente, as consciências finas deploravam o Hotel Estoril Sol e lamentavam que o mostrengo arruinasse a paisagem. O edifício de Byrne, que o Expresso e a SIC mostraram no sábado e que as consciências finas agora aplaudem, consiste em duas torres que começam por subir com vigor para os céus mas que são rapidamente acometidas por disfunção eréctil. Acontece aos melhores e longe de mim culpabilizar Byrne pelo desconcerto: nas palavras do próprio, o edifício não deixará ninguém indiferente e, se houver polémica, isso mostra apenas a excelência de uma construção que se impõe. Claro que, nos meus momentos de ócio, eu pergunto-me se a função da arquitectura é 'impor-se'; sobretudo quando não podemos fugir dela. Ler ou não ler Joyce; ouvir ou não ouvir Schoenberg - tudo opções que podemos abraçar ou recusar na nossa relação com o 'modernismo'. Mas a arquitectura é inescapável e, como já aqui foi dito sobre as experiências de Siza no Porto, a sua 'inescapabilidade' devia aconselhar alguma modéstia criativa. Felizmente, Byrne não respeita estes princípios e, confundido a natureza especificamente colectiva da arquitectura com as restantes artes, o autor até se orgulha de não seguir nenhuma linha ou 'tradição' quando se prepara para marcar irremediavelmente a entrada de Cascais. E a Câmara? A Câmara está de parabéns por ter autorizado o regresso de mais um crime ao lugar onde se cometeu o último."expresso online - o lugar do crime :D Quote margarida duarte
JVS Posted November 26, 2007 Author Report Posted November 26, 2007 estou mesmo curioso para ver isto construido, espero que não seja um desastre. O byrne arriscou tudo, e isso tem o seu mérito. Gosto quando alguém arrisca assim, no fundo é como passar da utopia para a realidade, da banalidade rústica estou eu farto... Apesar de nao achar belo nem nada de extraordinario gostava de ver isto construido... era uma especie de Casa da Musica cah na Regiao de Lisboa.:) Quote
petruska Posted January 9, 2008 Report Posted January 9, 2008 Olá, Sou nova por aqui. Hoje tomei conhecimento pela1ª vez do projecto Estoril Residence pela Sic notícias. Ao navegar pelo Google vim cá ter. Devo dizer que sou uma leiga em Arquitectura. Apenas gosto muito de desenho. Vivi no Estoril cerca de 20 anos e conhecia ali o hotel. Sempre ouvi críticas por aquele edifício ser muito agressivo junto à linha da costa. Mas este que vai surgir... Faça-me o FAVOR!!! :nervos: As plantas são liiiiiindas! :* Quote
JCAMIRANDA Posted January 9, 2008 Report Posted January 9, 2008 Boa Noite , Sª PETRUSCA , ja' viu as plantas ? e se viu não acha outra aberração , poque em altura e não aproveitar o relevo e a situação geografica em frenta a praia , se se fizer co qualidade , e nºao em contidade , ganha-se mais em todos sentidos , as pessoas quando vão de ferias querem estar num sitio diferente , . Agora sair de apartº, entra em apartamento . Eu não gosto . João Miranda Quote
joaopedrosilva Posted January 9, 2008 Report Posted January 9, 2008 Última frase brilhante sr JCAMIRANDA;) Quote
m a r g a r i d a Posted January 9, 2008 Report Posted January 9, 2008 Boa Noite , Sª PETRUSCA , ja' viu as plantas ? e se viu não acha outra aberração , poque em altura e não aproveitar o relevo e a situação geografica em frenta a praia , se se fizer co qualidade , e nºao em contidade , ganha-se mais em todos sentidos , as pessoas quando vão de ferias querem estar num sitio diferente , . Agora sair de apartº, entra em apartamento . Eu não gosto . João Miranda Última frase brilhante sr JCAMIRANDA;) João Miranda, o que pode ter acontecido, é que provavelmente, só e apenas a ultima frase é que se percebe...embora tenhamos todos entendido que não gosta assim sendo, gostava que exprimisse melhor a sua opinião, pois, para variar, não conseguiu ser explicito Quote margarida duarte
lllARKlll Posted January 9, 2008 Report Posted January 9, 2008 JCAMIRANDA, não me diga que não gosta do International Style plasmado na obra do Byrne? Quote
JVS Posted January 9, 2008 Author Report Posted January 9, 2008 Publicação: 09-01-2008 15:21 | Última actualização: 09-01-2008 15:38 Polémica sobre substituto do Estoril Sol Novo edifício vai ser do mesmo tamanho e é o mais caro de sempreO edifício que vai substituir o hotel Estoril Sol, em Cascais, está a gerar polémica. Porque tem quase o mesmo tamanho do prédio anterior e porque tem os apartamentos mais caros de sempre em Portugal. SIC O Hotel Estoril Sol está a ser demolido porque começou a destoar na paisagem e a renovação era demasiado cara. Mas quando se tornou conhecido o projecto que vai ser erguido no seu lugar, as reacções negativas da população não se fizeram esperar. Para o presidente da câmara de Cascais, é uma gestão de gostos. António Capucho diz que de início pode parecer estranho, mas quando ficar pronto as opiniões vão mudar. O autor do projecto do novo bloco de apartamentos, arquitecto Gonçalo Byrne, admite que não é habitual encontrar edifícios assim em Portugal. Quanto ao resto, diz que criticar é um direito de cidadania. O Estoril Residence será provavelmente o edifício mais caro de Portugal. As obras ainda nem sequer começaram e o apartamento mais caro já foi vendido, por 3,7 milhões de euros. Os mais baratos, do tipo T1, fica em 900 mil euros. Mas o dinheiro não parece ser problema, já que 65% dos apartamentos foram vendidos. in Sic Noticias Ver Video Quote
Dreamer Posted January 9, 2008 Report Posted January 9, 2008 Bem, também foi hoje e ouvi pela primeira vez esses valores... chiça... O que é certo é que 65% do empreendimento já está vendido com a obra ainda sem fundações, e particularmente esse apartamento de 3,7 milhões, é um dos vendidos... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
m a r g a r i d a Posted January 9, 2008 Report Posted January 9, 2008 os preços são o que são por ser uma obra de quem é..e pela polémica que alimenta..obviamente Quote margarida duarte
Dreamer Posted January 9, 2008 Report Posted January 9, 2008 Não é bem assim Margarida, ou pelo menos não é só isso, se bem que também são factores importantes. Se vires bem, apesar de aquele vídeo promocional ser de qualidade duvidosa, é uma excelente ferramenta de comunicação que apela directamente ao público alvo, como este gosta de se sentir tentado... O que se vende aqui é a localização, a exclusividade, a modernidade, o muito vidro em todas as divisões, a vizinhança, etc, etc, etc, independentemente da qualidade, ou não, do projecto... As coisas caras continuam a vender-se bem, principalmente se a promoção for a correcta... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
gdionisio Posted January 10, 2008 Report Posted January 10, 2008 Possivelmente, os apartamentos ficarão na sua maioria vazios, uma vez que não passa de mais uma "estratégia de investimento imobiliário", tipo os "terraços de bragança" do Siza, ali no Cais-do-Sodré. A maioria dos fogos foi comprada por investidores estrangeiros. Duvido que seja a compra da primeira habitação, um apartamento no Estoril Residence. Abraços Quote
petruska Posted January 10, 2008 Report Posted January 10, 2008 :tired: Boa Noite , Sª PETRUSCA , ja' viu as plantas ? e se viu não acha outra aberração , poque em altura e não aproveitar o relevo e a situação geografica em frenta a praia , se se fizer co qualidade , e nºao em contidade , ganha-se mais em todos sentidos , as pessoas quando vão de ferias querem estar num sitio diferente , . Agora sair de apartº, entra em apartamento . Eu não gosto . João Miranda Fui irónica. É claro que não gosto. Já que é para ficar aquela caixa de fosforos ou contentor vidrado mais valia reduzir o n.º de apartamentos e fazer algo de jeito. Se era para fazer ali um condomínio de aptºs podia ser mais baixo e tipo varandas em cascata sei lá... (isto agora é a imaginação). Algo que tivesse mais haver com o tema "praia", "sol", "verão". Será que era tão dificil dar largas à imaginação e criar um tema agradável de beira-mar, lazer e prazer? Não... o que conta é o maior n.º de aptºs encafuados possível bem imponentes e render o guito... :tired: Quote
gdionisio Posted January 10, 2008 Report Posted January 10, 2008 No caso, e como já foi referido neste forum, este edifício proposto pelo byrne, assume uma das premissas mais importantes do modernismo, o construir em altura para ceder espaço ao nível térreo. E isso é um objectivo que eu reconheço valor, porque para manter índices de construção que viabilizem o empreendimento são necessários um x número de apartamentos. Agora se eles estão a abusar nesses indices isso já é outra história. Eu prefiro a proposta do byrne ao hotel (cascais miragem) que se encontra mesmo ao lado, e desse ninguém falou, acho que o que está actualmente construido é que fica dissonante em relação ao que está previsto construir (talvez um pouco optimista, logo se vê). abraços Quote
petruska Posted January 10, 2008 Report Posted January 10, 2008 Fica dissonante fica. É um barrote baixinho a comparar com o contentor vidrado que vai ficar ao lado. E pode ser moderno e etc e tal e metam-lhe as vidraças mas podia estar mais integrado no espaço em questão. Quote
Recommended Posts