Jump to content

Recommended Posts

Posted

O tema da música & arquitectura já foi debatido há algum tempo e achei que seria interessante deixar alguma informação sobre o pavilhão philips.

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada


Um dos primeiros e mais significativos exemplos da colaboração entre Música Eletrônica/Eletroacústica e Arquitetura, encontramos nas obras do compositor grego Iannis Xenakis e do compositor francês Edgar Varèse. Em várias peças desses compositores - especialmente no Poème Èlectronique (1958) e Concret PH (1958) - ambas escritas para serem executadas no Pavilhão da Philips por ocasião da Feira Mundial de Bruxelas de 1958 - evidencia-se a preocupação de se colocar em destaque a dimensão espacial como um dos parâmetros musicais a serem trabalhados juntamente com o ritmo, a dinâmica, o timbre e a altura.

Iannis Xenakis amplia tanto a extensão quanto a base estrutural das composições para fita magnética, ao observar as estritas limitações das fontes materiais sonoras em sua peça Concret PH. O compositor utiliza como única fonte sonora sons oriundos de uma usina de beneficiamento de carvão, aplicando princípios matemáticos e arquitetônicos, redundando em lentas alterações na densidade das massas sonoras e criando grandes fluxos de curvas frequenciais (ou seja, faz uma referência direta ao significado das letras "PH" - parabolóide 2 hiperbólica 3)referidas no título da composição. Este trabalho de Xenakis demonstra claramente um outro aspecto da Música Eletrônica/Eletroacústca que assumiu uma grande importância: a dimensão espacial da composição e execução musicais [sem grifo no original]. Mesmo não sendo uma prática inédita no campo da música 4, o controle aproximado do volume relativo de vários alto-falantes delegou aos compositores de Música Eletrônica liberdade, sutileza e poder sem precedentes para a criação de estruturas sônicas em três dimensões [sem grifo no original].

A peça para fita magnética Poème électronique, de Edgar Varèse 5 por sua vez, e muito embora utilize uma extensa gama de sons como material básico, apresenta também um consiso senso de estrutura, de 'som organizado', como a qualificou o próprio compositor, o que a caracteriza como sendo muito mais do que uma simples collage de sons.

No caso do Pavilhão da Philips, foram instalados 350 alto-falantes individuais e, tendo sido o edifício projetado por Le Corbusier e Xenakis 6, possibilitou uma relação íntima entre música e espaço arquitetônico [sem grifo no original]. O uso de alto-falantes posicionados em volta da audiência e/ou o uso intensivo de efeitos em estéreo nas gravações é frequentemente essencial para a compreensão das intenções dos compositores de Música Eletrônica. Um som relativamente insignificante pode assumir uma grande força e mistério quando experienciado em um espaço projetado tridimensionalmente [sem grifo no original] para a sua execução, uma lição já assimilada há muito tempo pelos construtores de templos e catedrais.


At the beginning of 1956, Louis Kalff, the art director of Philips industries, proposed to Le Corbusier a new kind of participation in the World's Fair: their intension was not to expose their products, but rather they wanted a bold show of sound and light effects, to illustrate what Philips' technical progress was able to lead to. "I won't design a pavilion with façades, I'll give to you a Poème Électronic and the bottle containing it!", answered Le Corbusier. He designed a building that represented a real synthesis of arts: coloured lights, contemporary music, the projection of enormous warped images in a space without architectonical quality. It could be, at the minimum, even a scaffold.

The idea of a container without an aesthetic claim allowed Le Corbusier to think only about the show; in the meantime he entrusted Xenakis with a "mathematical translation" of his sketches, which represented the volume of a rounded bottle with a stomach-shaped plan.

In the Poème Électronic the correspondence between music and architecture is not only a matter of geometry. It was projected by Le Corbusier as if it were an orchestral work in which lights, loudspeakers, film projections on curved surfaces, spectators' shadows and their expression of wonder, objects hanging from the ceiling and the containing space itself were all virtual instruments. Architecture played, at the same time, the role of orchestral instrument and of sound box, container and contents.


Abraços
  • 2 months later...
Posted
Sei que já vou tarde para responder a este topico... e dai talvez não, não sei :)

Eu que sou um apaixonado por musica, sempre tentei fazer a relação entre Arquitectura e Musica [não é por acaso que estou a desenvolver a tese final de licenciatura baseada neste tema] e este projecto do Le Corbusier foi dos primeiros que sempre surgiu nas minhas pesquisas...

Era uma estrutura de exposições temporárias, feita em parceria com o Arquitecto/Compositor Iannis Xenakis e o Compositor Edgar Varese... basicamente Corbu, deu a ideia conceptual a Xenakis e o mesmo desenvolveu praticamente todo o edificio... o mesmo pegou numa secção de uma peça musical da sua autoria denominada de Metastasis e decompos a mesma em calculos matemáticos o que originou uma forma hiperbolica-parabolida...

Tenho algures aqui um comentário em Inglês da mesma... deixei ver se encontro...
.
.
.
.
.
aqui está ela...


"The structure is composed of hyperbolic-paraboloid shells which, up to now, have not been used for the problems of the type. The walls are constructed of rough slabs cast in sand moulds on the ground, measuring about 5'-0" on a side and 2" in thickness. They are mounted in place by means of a movable scaffolding and are supported by a double network of cables, 3" in diameter, suspended along the cylindrical directrices of strongly reinforced concrete. Such is the principal of the structure."

"The electronic poem of Le Corbusier at the Philips Pavilion marks the first appearance of a new art form; 'The Electronic Games', a synthesis unlimited in its possibilities for color, imagery, music, words and rhythm."

Se quiserem mais imagens e desenhos deste edificio digam-me que eu faço chegar até vós aquilo que eu consegui reunir da minha pesquisa... se tiverem interessados, até o video que passava no interior do pavilhão eu tenho "Poeme Electronique" - 1958... só não o coloco aqui porque tem aproximadamente 85MB

Abraços Arquitectonicos
  • 1 year later...
Posted

Poeme Electronique pode ser visto aqui: [ame="http://www.youtube.com/watch?v=rC3OXai7W9I"]YouTube - Varèse/ Xénakis/Le Corbusier - poeme électronique (1958)[/ame]

...As Le Corbusier said himself : "Le Poème électronique se propose de montrer, au sein d'un tumulte angoissant, notre civilisation partie à la conquête des temps modernes"...

E a peça Metastasis, de que o Pedrucci falou:

[ame="

"]YouTube - Iannis Xenakis - Metastasis[/ame]
Posted

chegaram-me aos ouvidos uns rumores que dava a hipótese de esse pavilhão poder vir a ser reconstruído em Portugal, procurando seguir ao máximo os sistemas construtivos originais e todo esse ambiente sonoro, sem o qual evidentemente o pavilhão perde uma boa parte (ou todo) do sentido. gostava de ver isso.

Posted

nada concreto, conhecia um arquitecto a quem uma empresa contactou para eventualmente ser ele a coordenar a execução do projecto, analisar a informação sobre o edifício original, etc. que esses contactos e essa vontade existia, isso é certo, agora como isso se desenvolveu, não sei...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.