Jump to content
Arquitectura.pt


Pd_M2

Membros
  • Posts

    86
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Pd_M2

  1. Atenção, do ponto de vista morfológico, e subsequente integração na cidade condeno, liminarmente, o conceito de condomínio fechado!!!O problema reside na indiferença dos municípios para com os espaços verdes vindos de cedências de operações loteamento normais, tornando-se mta das vezes devolutos, desintegrados e com problemas graves para a cidade. Pelo seu lado, os espaços verdes de um condomínio fechado são pagos à priori ao município, também pq não pertencerão à estrutra verde, e ainda terão a garantia de permanecerem tratados. Já agora, para quem diz q nem sempre haverá a necessidade de cedências, aconselho a consultar o 555/99, vulgo RJUE, e a portaria n.º 1136/2001 de 25 de Semtembro.
  2. Muito bem, uns dizem q os condomínios fechados são o cancro da tecitura da cidade, mas digam-me: que fazem os municipios com a pasta proveninente das compensações das áreas de cedência neste género de operação urbanística?Julgam que a utilizam para preservação e remodelação dos seus próprios espaços públicos?don't think so... Eu não consigo distinguir o bem do mal neste tipo de questões...em tempos, quando tudo era teoria sim, mas hoje...
  3. Acho engraçado q a partir dum problema - a impossibilidade legal de sobre-impermeabilizar o solo - a razão mais forte para a configuração volumetrica da habitação,etc e tal, se consiga dissertar tão filosoficamente sobre a mesma...as questões de gosto não se põem aqui, porque o objecto de estudo é tão simplesmente arquitectura.
  4. só tenho de falar c os meus colegas...eles vão querer ir de certeza!obrigado!
  5. eu quero ir!! tb posso? q tenho de fazer pra poder ir?:p
  6. Santos sejam os promotores por terem de levar mtas vezes com as mariquices daqueles q se dizem arquitectos, que até são "giras" nos projectos...mas deficientes no conforto dos edificios...Para não falar dos orçamentos milionários que as nossa mentes brilhantes conseguem produzir...e nós é que temos a moral para mudar mentalidades? Não há bons nem maus da fita! Se as coisas não são feitas com base na concertação das múltiplas variáveis, e não nos conscencializarmos que o desenvolvimento das cidades fazem-se também com o investimento privado...poucos são aqueles que sobrevivem nas suas utopias...ou voces alimentam-se todos de utopias?
  7. Outra coisa é dizerem que a cidade de Viana do Castelo é bonita...é pontualmente interessante, mais o monte de Santa Luzia...mas urbanisticamente é horrivel...Nunca estudei a cidade, mas passo por lá várias vezes...
  8. Mas querias um hotel, dentro do tecido urbano, com rés-do-chão e andar encimado por um telhadinho? Uma coisa é considerar uma envolvente com interesse arquitectónico, outra é fazer dum projecto um catalizador de uma nova envolvente. Há questões que ultrapassam a visão académica de arquitectura que parece que ou não vêem ou n querem ver...há questões do foro económico intrinsecas a este tipo de empreendimento bastante fortes..e n pensem que os promotores são os maus da fita,nem nós somos os justiceiros. A vida é mesmo assim...tanto para o bem como para o mal.
  9. Asimplemind: não sei o q é pra ti uma aberração..se é o tecido urbano completamente descaracterizado que envolve a proposta, se é a proposta em si...por muito estereotipada que seja a proposta, não acho q seja tão má como pintas...
  10. A revista "Cubo" que veio no Sol...
  11. Já não vejo a Prototypo na fnac há já algum tempo.
  12. Eu penso que este projecto vem pôr a descoberto o período/época, para os mais aficcionado em catálogos, em que a arquitectura actual se encontra. Não obstantes os demais factores da evolução da arquitectura, estamos e estaremos (bem) situados nos´livros de teoria póstumos numa fase dum supra estruturalismo qualquer (o equivalente a um pré-cubismo cezzaniano). Ou não...:)
  13. No DVD que vem anexo ao livro Km3 dos MVRDV há um vídeo sobre esta temática, mto interessante. '>
  14. http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MS/Comunicacao/Programas_e_Dossiers/20070202_MS_Doss_Urgencias.htm :p just kidding!
  15. 50contos poupados...considero uma falta de respeito pra quem já tenha adquirido o passe pras conferências...Não é que n aprecie os oradores actuais...mas com 50 cts queria marisco...:)
  16. As formas mais estranhas costumam surgir em jeito de manifesto...
  17. Isto é a modernidade preconizada nos pressupostos do concurso do arquitectura.pt...:)
  18. Mas...podemos sempre guardar os trabalhos em Acad2000...
  19. Lá está: aquele que preenche o paradigma de futebolista tecnicista e inteligente na actualidade é o Kaká...:)
  20. Na época de Carlos Ramos e na geração Saal talvez se concretizasse aquilo q dizes...(eu sei q este tema n merece superficialidade, mas a esta hora do dia já me cansa teclar...)
  21. Obrigado pela companhia, pessoal!Obrigado por terem formado o fórum. "É disto que o meu povo gosta"!:)
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.