Jump to content

Recommended Posts

Posted

À alguns dias, numa conversa, falaram-me de um empreendimento no concelho das Caldas da Rainha, do lado sul da lagoa de Óbidos.

Disseram-me que esse era um empreendimento de luxo com moradias isoladas projectadas por vários arquitectos da "praça", e que nos terrenos deste empreendimento existiam placares com a cara desses arquitectos publicitando os projectos.

De imediato lembrei-me de um tópico onde se falava sobre a "Vila Utopia" (http://www.vilautopia.com/index.asp). Numa visita a este site tinha ficado com a imagem dos vários arquitectos da dita "praça", e associei essa conversa a este empreendimento.

Qual não foi o meu espanto quando, numa nova visita ao site da "Vila Utopia", percebi
que esta fica entre Alfragide e Carnaxide, logo, um pouco longe de mais das Caldas da Rainha...

O mesmo empreendimento não é concerteza, mas a natureza e os propósitos dos projectos parecem ser exactamente os mesmos... e não me devo enganar muito se disser que os tais "arquitectos da praça" se "repetem" nos dois lados...

Será que vamos continuar a ser invadidos pelas "Vilas Utopias", "Quintas dos Lagos" e afins?

PS: Alguém tem alguma informação sobre este outro empreendimento nas Caldas?

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Mais informação:

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada
Fonte: www.jlcg.pt

"Bom Sucesso", um Design Resort de referência europeia em Óbidos

Está a nascer em Óbidos aquele que pretende ser o projecto imobiliário mais inovador na Europa. Trata-se do Design Resort Bom Sucesso que reúne 14 arquitectos portugueses de renome, nacional e internacional que sobre o master plan, realizado pelo maior gabinete de projecto de resorts do mundo a WATG, desenharam uma proposta verdadeiramente inédita no nosso país e que já chamou a atenção das grandes multinacionais na área da mediação imobiliária. Registam-se nomes de vulto, nomeadamente Álvaro Siza Vieira, Alcino Soutinho, Eduardo Souto Moura, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Aires Mateus, Rogério Cavaca, Gonçalo Cardoso de Menezes, Inês Lobo, Luís Pessanha Moreira, Madalena Cardoso de Menezes, Francisco Teixeira Bastos, Nuno Graça Moura e Rui Passos. O projecto de golfe foi entregue ao arquitecto Donald Steel, especializado nesta área.

O Bom Sucesso – Design Resort, Leisure, Golf & SPA, é um conjunto imobiliário pensado como um todo harmonizado por um conjunto de regras que assegurou a unidade formal do projecto, nomeadamente nas coberturas das edificações bem como os muros de separação entre lotes - todos vegetais - mas onde a criatividade de cada um dos arquitectos está bem patente.

O Campo de Golfe

A construção dos 60 hectares do Campo das Oliveira, já iniciada, é da responsabilidade da construtora Nigel Ely. Recorde-se, Nigel Ely é actualmente o Chairman da British Association of Golf Course Construtors, facto que garantirá ao mercado internacional uma qualidade irrepreensível à altura do restante projecto. Foi entretanto definido um acordo de Reciprocidade entre o Campo de Golfe do Bom Sucesso, com 13 campos de Golfe de Portugal, espalhados pelo país. A saber: : Campo de Golf do Montado, Tróia Golf Championship Course, Le Meridien Penina Golfe & Resort, Penha Longa Hotel & Golf Resort, Quinta das Lágrimas – Academia de Golf, Campo de Golf da Aroeira, Campo Real Golfe & Natureza, Quinta do Peru Golf Course, Oitavos Golfe, Golfe da Quinta do Fojo, Campo de Golfe de Vale de Milho, Salgados Golf Clube e Palheiro Golf. Até à Primavera deste ano estão previstos estarem fechados protocolos com cerca de 20 campos de golfe, considerados os mais representativos e completos de Portugal - a vigorar a partir de Setembro de 2006.

Indicadores Urbanísticos

- Área Total: 1 560 520 m2
- Área do Campo de Golfe: 601 440m2
- Área urbanizável: 590 186 m2
- Área de construção total: 112 357 m2
- Índice de ocupação do solo. 6,5%
- Número de construções: 199 lotes individuais e 161 moradias em banda (1ª fase), 142 lotes individuais e 99 moradias em banda (2ª fase). Loteamento já concluído.

Campo de Golfe
- Um campo de golfe de 18 buracos – Golfe das Oliveiras – estende-se ao longo do empreendimento, estruturando os núcleos de edificação, o Hotel & SPA e os demais equipamentos de lazer. A proximidade do mar e da lagoa de Óbidos e o campo de golfe oferecem a cada aldeamento, ou conjunto de lotes, vistas excepcionais que beneficiam da extensão e beleza natural do terreno.

Equipamentos

- Campo de golfe (18 buracos – championship)
- SPA e Hotel
- Hotel para Animais
- Zona Comercial
- Campo de Futebol Profissional Relvado
- Clube de Remo, Mergulho e Vela/Clube de Ténis
- Praia afecta ao empreendimento (5’)
- Heliporto
- Lago de Pesca Desportiva/Jardim Botânico/Parque Infantil
- Piscina/Circuito de Manutenção

Equipamentos com direito de utilização preferencial:

- Ciclovia, em torno da lagoa de Óbidos
- Circuito Pedonal Ecológico
- Clube de Vela da Foz do Arelho
- Segundo Campo de Futebol Profissional e Segundo Clube de Ténis e de Tiro
- Vários Campos de golfe Nacionais e Internacionais incluindo os principais da Zona Oeste

Serviços
- Shuttle permanente do empreendimento
- Segurança 24 Horas
- Supermercado/ Tabacaria/Revistas
- Lavandaria/Limpeza doméstica/Engraxadoria
- Padaria/Pastelaria/Pizzaria
- Aluguer de Bicicletas/Serviço de manutenção de habitações, jardins e piscinas
- Sports Shop (golfe, ténis e pesca)
- Baby sitting/ Cabeleireiro/Estética
- Serviços de rentabilização dos imóveis (turísticos)
- Tratamento de animais/Veterinária
- Terminal ATM (multibanco)
- Assistência Médica/Entrega de medicamentos ao domicílio


Visite este empreendimento no
www.bomsucesso.com.pt


Fonte: www.rt-oeste.pt

Abraços
Posted

E cmo gostamos mt de imitar td para estarmos a par do k se passa no estrangeiro, agora tambem andamos aderir massivamente aos condominios fechados!!! E dps admiram-se dos problemas existentes FAVELAS vs. CONDOMINIOS..... separam seres humanos com muros de 5 metros e a questao social k toda a arquitectura deveria ter perde-se.... de utopico só vejoo desejo de criação de uma nova elite social presente nos ideias de pensamentos...o resto leva tudo uma injecção de modernismo k a esta altura ja anda a fartar um pouco!!

Posted

sinceramente e em relação à vila utopia recordo uma conversa que tive hoje dizendo que continuo sem entender como é que esses projectos de casas tão "inovadores" como lhas chamam são possíveis de ser inovadores se os arquitectos estão a criar no vazio, sem clientes, apenas pelo puro prazer de fazer o seu objecto arquitectónico que alguém um dia irá habitar...

Posted

Asimplemind, sou completamente contra o tipo de urbanismo que neste post se apresenta, mas não concordo contigo... São muitas as pessoas que não se querem dar ao trabalho de fazer um projecto para elas, preferindo comprar algo que já está construído, com todas as vantagem de tempo que isso significa e as desvantagens de despersonalização que daí também advêm. É uma questão de pesar prós e contras e chegar a uma conclusão. Mas o que é certo é que o mercado de construções para venda está longe de estar parado (edifícios e moradias)... Nestes casos em concreto existe o local onde cada um deles vai projectar, assim como o cliente (eles próprios a controlarem o que devem ou não fazer). Por isso não vejo o problema dessa forma, é simplesmente mais uma forma de projectar. Agora a questão dos condomínios fechados é outra história, porque por todas as razões e mais algumas destroem a malha urbana e a continuidade espacial...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

dreamer: a questão que eu ponho nem é tanto disso, é mais sobre o tipo de publicidade que fazem aos edificios. Chamam-lhes de inovadores, altamente criativos, casas nunca antes vistas... Não deixam de ser casas como as outras. Também concordo que se torna muito melhor para muita gente comprar uma casa numa urbanização com as vantagens e desvantagem que isso terá, mas acho estranho quando um arquitecto projecta edificios para uma urbanizaçao, para habitar por alguém que não está definido e caracterizam esses projectos por serem altamente inovadores só pelo tipo de formas que apresenta. Se calhar qualquer fiz faço uma urbanização em que cada casa é um sólido geométrico puro e aí talvez eu seja inovador pois obrigo as pessoas a viver numa pirâmide ou numa esfera enquanto que o vizinho do lado mora num icosaedro. Acho que duvidoso que esse tipo de casas seja tão inovador como eles dizem. As formas que apresentam, podiam ser essas ou outras quaisquer o resultado ia ser o mesmo das mais variadas maneiras. Há muitas formas que surgiram do acaso... Mas também aquilo que me faz mais confusão é a questão de marketing imobiliário... cada arquitecto super-star fez a sua obra-prima ali para os VIPs comprarem mais uma casinha, esta toda inovadora e de linhas contemporaneas (pois normalmente eles estão habituados aos palacetes)

Posted
asimplemind as coisas não devem ser assim tão lineares, cada um deve ter um programa e regras a cumprir! E realizar edificios assim, é como fazer habitação colectiva, aliás ainda é pior porque na HC os espaços são todos iguais para uma grande variedade de pessoas! Aqui, sempre podes escolher de entre varias moradias, a que mais te agrada :)
Posted

Compreendo isso perfeitamente... Mas acredito que o problema não será tanto dos arquitectos em causa, mas mais sobre os promotores do empreendimento... porque esses sim têm o poder da decisão da publicidade. Quando ainda há promotores que querem valorizar as suas construções porque têm vidros-duplos... é o mesmo que querer valorizar uma TV porque ela é a cores... e não é assim tão diferente a nível de argumentos como o publicitar o nome do arquitecto, ou o facto de ser (teoricamente) inovadora... A isso que falas eu chamo o "pronto-a-habitar", numa alusão ao "pronto-a-vestir", mas não serão também os edifícios habitacionais uma forma de projectar sem o cliente final poder dizer nada sobre o projecto?... Quem gosta compra, quem não gosta, pode comprar (por ser "in"), ou então não compra, mas isso será sempre uma decisão sua e não da responsabilidade do arquitecto. Muito sinceramente não penso que o mal venha por aí, porque essa é um pouco a consequência da realidade em que vivemos...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

  • 2 years later...
Posted

Vila Utopia: luxo português
Empreendimento reúne o trabalho de 18 arquitectos nacionais

O único empreendimento urbano da arquitectura contemporânea portuguesa chega a Portugal pela mão Sotheby`s International Realty, que apresentou esta quarta-feira a Vila Utopia.

Promovido pela Wise - Investimentos Imobiliários, a Vila Utopia ocupa uma área de cerca de 70 mil m2 e representa um investimento de 30 milhões de euros. Segundo comunicado enviado à redacção, 50 por cento está já vendido.

A Vila Utopia está localizada no Parque de Santa Cruz, em Oeiras, e é constituída por 45 moradias. Os lotes possuem áreas entre 650 e 1500 m2, com uma área de construção de 35% do total do lote.

A construção do empreendimento começou este ano e será dividida em 5 fases. Prevê-se que as primeiras moradias estejam concluídas dentro de 12 meses, sendo que a finalização total do projecto está prevista para 2012.

Restam 24 moradias para venda

O preço de cada moradia situa-se entre os 1.100.00 euros e 1.800.000 euros e restam 24 moradias para venda: 13 delas vendidas e 8 em fase final de negociação.

O empreendimento Vila Utopia caracteriza-se pela arquitectura contemporânea, dando destaque a pátios, jardins interiores e alpendres.

O arquitecto coordenador é Manuel Aires Mateus, que conta ainda com a participação de outros arquitectos de renome como Eduardo Sotto Moura, Gonçalo Byrne e Frederico Valsassina, entre outros.

De acordo com Tiago Queiroga, director-geral da Sotheby`s International Realty Portugal «toda a Vila Utopia prima pela qualidade e é, sem dúvida, um conceito único e pensado ao pormenor para garantir um sofisticado conforto aos seus proprietários. Reunindo alguns dos melhores representantes da arquitectura contemporânea portuguesa, a Vila Utopia é uma verdadeira obra de arte».

in http://diario.iol.pt/economia/vila-utopia-empreendimento-imobiliario-arquitectura-luxo-portugal/1070413-4058.html

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.