Jump to content

Recommended Posts

Posted
Dupli.Casa - Villa MRMM

arquitectura: J. Mayer H. Architects
equipa: Jürgen Mayer H., Georg Schmidthals, Thorsten Blatter, Simon Takasaki
projecto: 2005 a 2007
construção: 2008
cliente: privado
responsável pela obra: AB Wiesler
especialidades: Dieter Kubasch, IB Rainer Klein, IB Hans Wagner, IB Dr. Schaecke, Bayer
paisagismo: Büro Klaus Wiederkehr
área do terreno: 6.900,00m²
área de implantação: 560,00m²
área de construção: 1.190,00m²
número de pisos: 3
fotografia: David Franck

existência

obra

Mais do que gostos pessoais, ressalta nesta obra o rigor do projecto, a atenção dada ao detalhe e a qualidade construtiva.

A avaliar pelo apresentado, ainda que sem a vivência humanizada do dia-a-dia, dou por mim a olhar para uma espacialidade à qual é difícil resistir, silenciosa, quase como que um museu à espera de abrir, onde tudo está de tal forma cuidado que se torna difícil ousar mexer sequer uma cadeira.

Pergunto-me como é a vivência diária num espaço destes, que tipo de pessoas terão a coragem de se apropriar deste espaço...
Imagino os proprietários a passar alguns dias confrontados com decisões difíceis, a dificuldade de começar a tornar o espaço "seu"... o casaco pousado, as cadeiras desalinhadas, a sala de jantar pronta para um jantar com várias pessoas, o ruído do dia-a-dia... tudo parece ser um potencial atentado à pureza das formas vazias...

...e no fundo a vida é feita desses pequenos detalhes... não da inércia das imagens de revista...

Dupli.Casa
The geometry of the building is based on the footprint of the house that previously was located on the site. Originally built in 1984 and with many extensions and modifications since then, the new building echoes the „family archaeology“ by duplication and rotation. Lifted up, it creates a semi-public space on ground level between two layers of discretion. The skin of the villa performs a sophisticated connection between inside and outside and offers spectacular views onto the old town of Marbach and the German national literature archive on the other side of the Neckar valley.

Link:
http://www.jmayerh.de

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Muito interessante o projecto (aliás no qual me identifico) ... se bem que o facto de o edifício ser todo ele em branco mais a pavimentação envolvente, não parece o melhor resultado a nível de integração com a envolvente (...)

Posted

da mesma forma como se estabeleceu a apropiação da casa de azeitão do atelier aires mateus arquitectos, a linguagem supera-se, ou melhor detem um papel superior em relação à sua função e aos actores dos lugares que deveriam deter um importante papel. Não pretendendo criticar o resultado final que me agrada bastante como ìcone's arquitectonicos.

Posted

Antes de mais, tal como o Dreamer fiquei super bem impressionado com a qualidade dos acabamento (pelo que as fotos nos permitem aferir obviamente). Acho as questões que o Dreamer levantou relativamente à vivência deste espaço muito interessantes de se debaterem, mas necessariamente apoiados no passar do tempo e da dita apropriação do espaço, existem contudo uma série de factores que tornam isso tão subjectivo... valores culturais, mesmo a própria personalidade dos ocupantes. Neste caso, e fazendo crer na explicação dada pelos colegas, a casa resulta de uma reinterpretação de uma preexistência, o que já de si transporta um sentido de apropriação e... ownership (desculpem-me o estrangeirismo mas creio que neste caso é o que melhor descreve o sentimento de que falo) da casa e da sua forma e organização, creio que tudo o resto que parece estilizado não tarda nada passará a fazer parte desse sentimento, sofrendo mutações ou não... Um evoluir interessante para se seguir... será que não encontramos exemplo semelhante para analisar? Daria um tópico super interessante!