JVS Posted October 8, 2008 Report Posted October 8, 2008 Aqui estah um projecto fenomenal. O autor da obra pintor o edificio todo de branco. Ler o post: Recentemente foram realizadas "obras" num imóvel situado no antigo Bairro da Estefânia, na Rua Pascoal de Melo, 130-132 (Residencial S. Pedro). Esta residencial, instalada em elegante prédio revestido de azulejos dos finais do século XIX, pintou toda a fachada de branco. O problema é que foi mesmo TUDO DE BRANCO: -os azulejos antigos que revestiam a fachada; -as molduras de pedra dos vãos da fachada (janelas e portas); -as varandas de pedra, incluíndo todos os elementos decorativos; -os gradeamentos de ferro artístico das varandas. Para além dos erros já enunciados, comuns em países de terceiro mundo, foram também instalados os tão amados estores de plástico (branco claro!) em todos os vãos da fachada. O prédio está desfigurado. Por ignorância do proprietário e por falta de fiscalização da CML. Este imóvel, assim como os 2 imóveis seguintes, fazem parte da Carta Municipal do Património no PDM:«44.38 - Conjunto de 3 edifícios de habitação plurifamiliar / Rua Pascoal de Melo, 130-132, 134-136 e 138-138A» Segundo informação da CML, esta intervenção urbanística foi ilegal. Será que o Pelouro do Urbanismo vai fazer cumprir a lei para que o património da cidade seja salvaguadado? E agora? Agora, é neste edifício desfigurado, verdadeiro catálogo do que não se deve fazer num imóvel património, que os turistas que nos visitam ficam hospedados. E se desejarem ver os antigos azulejos que revestiam a fachada da residencial, terão primeiro de pedir ao room-service uma faca para raspar a tinta branca. in http://cidadanialx.blogspot.com/2008_07_01_archive.html Quote
Dreamer Posted October 9, 2008 Report Posted October 9, 2008 Fantástico o que se faz por cá... só se for para economizar na tinta... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Argos Posted October 9, 2008 Report Posted October 9, 2008 pessoalmente de tudo o que fizeram so mesmo o esconder do azulejo me assusta, porque de resto terei de dizer que ate gosto do resultado final, o facto de estar tudo pintado de branco salienta a forma, e nesse sentido os estores nem me assutam por ai alem (ate porque e tudo do mesma cor) Quote
Gupyna Posted October 9, 2008 Report Posted October 9, 2008 Parece uma obra de Valerio Olgiati! Quote
Pippa Posted October 9, 2008 Report Posted October 9, 2008 Eu gosto do resultado. Como alguém disse "a tradição é uma treta!". As fotografias estão óptimas. Como disse o Argos, salienta a forma. Quote
Pippa Posted October 9, 2008 Report Posted October 9, 2008 Mas já existiam as persianas brancas e os azulejos nao eram nada de especial... Castanhos, normalíssimos. Eu prefiro assim. Quote
Recommended Posts