Arq.to Posted September 9, 2008 Report Posted September 9, 2008 Conferência - Peter ZumthorDomingo lá fui, à conferencia do arquitecto Peter Zumthor, na aula magna. Eu e mais 1599 pessoas… nunca vi a aula magna tão cheia, ou seja lotação esgotada para ouvir o que o Arquitecto tinha a dizer, mais uma vez foi a prova que a aula magna não está preparada para receber uma enchente daquelas! Falta de convites para a exposição, falta de tradutores… tudo bem falou em inglês, menos mal.A conferência. Introduzido por uma senhora, que agradeceu a presença a todos, lá se apagaram todas as luzes… ficando uma projecção em fundo preto de um titulo “3 Buildings, 5 Projects” e com uma música no minimo, perturbadora! Depois de cerca de 4 minutos desta música e em mistura com a música, o arquitecto que entretanto subiu ao palco (ás escuras) começa por introduzir o primeiro projecto! Desenhos bastante expressivos esquiços com maravilhosas aguarelas, como também desenhos em computador absolutamente espectaculares. E bastantes fotos, passadas em velocidade cruzeiro! (Next…. humpff… Next… ) Toda a explicação do projecto era feita com base em 2 no máximo 4 diapositivos. E nos projectos seguintes, mais do mesmo! Um pouco aborrecido devo confessar. Mas todas aquelas expressividades, lá me mantiveram entusiasmado! Agora, não posso deixar de concordar que o Arquitecto é melhor comunicador visual do que oral, o que não deixa de fazer dele, um dos melhores arquitectos do Séc XX.Texto de nunomiguelneto, Imagens de Legrias e nunomiguelnetoAgradecimentos à LX Factory e ExperimentaDesign pela autorização da publicação das imagens. E um agradecimento especial para a Filipa Baptista. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Arq.to Posted September 9, 2008 Author Report Posted September 9, 2008 Mais imagens: Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Arq.to Posted September 9, 2008 Author Report Posted September 9, 2008 Exposição Peter Zumthor: Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Gupyna Posted September 9, 2008 Report Posted September 9, 2008 Reconheço que não deve ser fácil para Zumthor falar sobre si (obras) para uma plateia de 1.600 pessoas , só mesmo o Koolhaas é que sente sempre na maior! Por ser suiço e não latino é natural que o discurso seja enfadonho e pouco cativante, e pelo que me dizem o homem é simpático mas tem as suas manias ( muito rigoroso consigo próprio) e exigente com todos os que trabalham com ele. Como o próprio atelier é muito restricto e com poucos projectos em simultaneo o detalhe é muito "pensado" sendo esta a unica maneira de ter um controlo sobre a arquitectura que se quer construir. Este arquitecto nunca irá ter obras no Dubai, Pequim, ....felizmente para ele! Quote
Arq.to Posted September 9, 2008 Author Report Posted September 9, 2008 Mais imagens da Exposição Peter Zumthor: Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
JVS Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 Quem sao esses na fotografia? O bilhete para a expo custa quanto? Quote
Clive Sinclair Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 O bilhete para a expo custa quanto? 3.5 € e aos domingos a entrada é gratis. Quote
Clive Sinclair Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 Alguém sabe se o projecto para a adega na região do Duero irá para a frente ou não? Achei-o genial e mais uma vez perfeitamente integrado na paisagem (veja-se em comparação o "ovni" do Gehry). Pena O PTZ não ter falado deste projecto na conferência. Quote
Peter Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 Quem sao esses na fotografia? É o Dreamer e a Thyadra. Quote
JAG Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 E exposição esta mesmo onde? Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
rui.dinis Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 está no LX Factory em Alcantra junto ao consulado da Angola...http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-BR&geocode=&q=consulado+angola+em+portugal&ie=UTF8&ll=38.7043,-9.172693&spn=0.004379,0.009656&z=17 isto talvez te ajude Quote
Legrias Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 LX Factory PREÇO Normal: 3,5€ -25 / +65: 1,5€ Membros da Ordem dos Arquitectos: 2€ Grátis à segunda-feira e Dia Mundial da Arquitectura Visitas Guiadas: 2€/pessoa (grupo mínimo 15 pessoas / máximo 20 pessoas) Marcação: 210 993 045 / visitas@experimentadesign.pt MORADA R. Rodrigues Faria, 103 Alcântara Lisboa [mapa] Autocarros: 56, 60, 714, 720, 727, 732, 738, 751 Eléctrico: 15E, 18E Comboio: Linha de Cascais (Alcântara-Mar)DATA 7 SET - 2 NOV 2008 12H - 20H Quote
Argos Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 Gupyna, sempre quero ver onde e que tu vais projectar ... Quote
TiCo Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 Membros da Ordem dos Arquitectos: 2€ Como se justifica que somos membros da OA? Quote
Clive Sinclair Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 Sacas do teu cartão da OA, caducado em 2005... Na FNAC serviu para comprar os bilhetes com desconto. Quote
m a r g a r i d a Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 mas afinal é grátis à segunda ou ao domingo? :rolleyes: Quote margarida duarte
Legrias Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 Eu tive lá no Domingo e não paguei, mas realmente no site da experimentadesign tem ás segundas feira. :rolleyes: Quote
TiCo Posted September 11, 2008 Report Posted September 11, 2008 Clive Sinclair, e quem não tiver cartão caducado? Leva a folhinha A4? ou o Recibo das Quotas? Ridículo.... Quote
Clive Sinclair Posted September 11, 2008 Report Posted September 11, 2008 Pois, falas com Pedro Barradas.... Quote
JAG Posted September 11, 2008 Report Posted September 11, 2008 Para quem não sabe... os museus e afins ao Domingo de manha, pelo o menos, não se paga. Por isso neste aspecto é garantido... noutras alturas, tudo dependera dos gestores das exposições e afins. Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Gupyna Posted September 11, 2008 Report Posted September 11, 2008 Gupyna, sempre quero ver onde e que tu vais projectar ... Este forum é sobre o Zumthor ou sobre o nosso umbigo! Se quiseres abre um tópico com as tuas obras e eu outro com as minhas para tu ficares contente, que tal!:devil: Mas só vale obras nossas e não co-autorias londrinas! Quote
Gupyna Posted September 11, 2008 Report Posted September 11, 2008 PZ, dá aulas na Faculdade Suiça Italiana de Mendrisio na Academia de Arquitectura. Para todos que estão a pensar no Erasmus tentem ver se hà vagas porque vale a pena, está lá um arquitecto portugues a dar aulas como assistente e que pode ajudar na integração!http://www.arch.unisi.ch/ Fotografia de Zumthor com os alunos Quote
Miguel Coelho Posted September 12, 2008 Report Posted September 12, 2008 Acho genial o projecto da adega do Gehry... Quote
nunomiguelneto Posted September 12, 2008 Report Posted September 12, 2008 Acho genial o projecto da adega do Gehry... Não é uma adega... é um museu de vinhos com hotel. Já estive lá. Mas estamos a falar do zumthor. offtopic :rolleyes: Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
Miguel Coelho Posted September 12, 2008 Report Posted September 12, 2008 Sim, eu sei...alguem é q fez o comparativo dexe projecto do Gehry cm um do Zumthor...desvalorizando o do gehry, e eu apenas dei essa opinião. São dois arquitectos e percuros mto distintos, até chega a ser redutor compará-los. Abraço! Quote
Recommended Posts