Jump to content

Recommended Posts

Posted
Conferência - Peter Zumthor

Domingo lá fui, à conferencia do arquitecto Peter Zumthor, na aula magna. Eu e mais 1599 pessoas… nunca vi a aula magna tão cheia, ou seja lotação esgotada para ouvir o que o Arquitecto tinha a dizer, mais uma vez foi a prova que a aula magna não está preparada para receber uma enchente daquelas! Falta de convites para a exposição, falta de tradutores… tudo bem falou em inglês, menos mal.

A conferência.

Introduzido por uma senhora, que agradeceu a presença a todos, lá se apagaram todas as luzes… ficando uma projecção em fundo preto de um titulo “3 Buildings, 5 Projects” e com uma música no minimo, perturbadora!

Depois de cerca de 4 minutos desta música e em mistura com a música, o arquitecto que entretanto subiu ao palco (ás escuras) começa por introduzir o primeiro projecto! Desenhos bastante expressivos esquiços com maravilhosas aguarelas, como também desenhos em computador absolutamente espectaculares. E bastantes fotos, passadas em velocidade cruzeiro! (Next…. humpff… Next… )

Toda a explicação do projecto era feita com base em 2 no máximo 4 diapositivos. E nos projectos seguintes, mais do mesmo! Um pouco aborrecido devo confessar.

Mas todas aquelas expressividades, lá me mantiveram entusiasmado! Agora, não posso deixar de concordar que o Arquitecto é melhor comunicador visual do que oral, o que não deixa de fazer dele, um dos melhores arquitectos do Séc XX.

Texto de nunomiguelneto, Imagens de Legrias e nunomiguelneto

Agradecimentos à LX Factory e ExperimentaDesign pela autorização da publicação das imagens. E um agradecimento especial para a Filipa Baptista.
Posted

Reconheço que não deve ser fácil para Zumthor falar sobre si (obras) para uma plateia de 1.600 pessoas , só mesmo o Koolhaas é que sente sempre na maior! Por ser suiço e não latino é natural que o discurso seja enfadonho e pouco cativante, e pelo que me dizem o homem é simpático mas tem as suas manias ( muito rigoroso consigo próprio) e exigente com todos os que trabalham com ele. Como o próprio atelier é muito restricto e com poucos projectos em simultaneo o detalhe é muito "pensado" sendo esta a unica maneira de ter um controlo sobre a arquitectura que se quer construir. Este arquitecto nunca irá ter obras no Dubai, Pequim, ....felizmente para ele!

Posted

Alguém sabe se o projecto para a adega na região do Duero irá para a frente ou não? Achei-o genial e mais uma vez perfeitamente integrado na paisagem (veja-se em comparação o "ovni" do Gehry). Pena O PTZ não ter falado deste projecto na conferência.

Posted

LX Factory

PREÇO
Normal: 3,5€
-25 / +65: 1,5€
Membros da Ordem dos Arquitectos: 2€
Grátis à segunda-feira e Dia Mundial da Arquitectura

Visitas Guiadas: 2€/pessoa (grupo mínimo 15 pessoas / máximo 20 pessoas)
Marcação: 210 993 045 / visitas@experimentadesign.pt

MORADA
R. Rodrigues Faria, 103
Alcântara
Lisboa
[mapa]

Autocarros: 56, 60, 714, 720, 727, 732, 738, 751
Eléctrico: 15E, 18E
Comboio: Linha de Cascais (Alcântara-Mar)

DATA
7 SET - 2 NOV 2008
12H - 20H

Posted

Gupyna, sempre quero ver onde e que tu vais projectar ...

Este forum é sobre o Zumthor ou sobre o nosso umbigo!

Se quiseres abre um tópico com as tuas obras e eu outro com as minhas para tu ficares contente, que tal!:rolleyes::devil::):devil:XD

Mas só vale obras nossas e não co-autorias londrinas!
Posted

PZ, dá aulas na Faculdade Suiça Italiana de Mendrisio na Academia de Arquitectura.

Para todos que estão a pensar no Erasmus tentem ver se hà vagas porque vale a pena, está lá um arquitecto portugues a dar aulas como assistente e que pode ajudar na integração!

http://www.arch.unisi.ch/

Fotografia de Zumthor com os alunos

Posted

Sim, eu sei...alguem é q fez o comparativo dexe projecto do Gehry cm um do Zumthor...desvalorizando o do gehry, e eu apenas dei essa opinião. São dois arquitectos e percuros mto distintos, até chega a ser redutor compará-los. Abraço!