Jump to content

Recommended Posts

Posted

abro este topico em procura dos reais problemas do Pais, dos problemas de base, como Arquitectos e como intervenientes no futuro do pais e nossa missao reflectir sobre os problemas base da economia e estrutura polictica de Portugal. ja agora, se houver alguem por ai com formacao em Economia, ate que ajudava. por isso meus senhores, o que e que vos atormenta?

Posted

O que mais me atormenta, neste momento, é a questão do desemprego. Na minha opinião, o ensino em Portugal também precisa de grandes mudanças... O Governo tem tentado tapar os olhos ao povo através de portáteis Magalhães para o 1º ciclo e através de outras medidas que na minha opinião não têm grande razão de existir . É importante que as crianças aprendam a escrever e a ler correctamente, sem a ajuda de correctores ortográficos . Só com os erros é que se aprende!! Em termos de saúde, compreendo que os orçamentos não sejam suficientes para o necessário ... Para mim as melhoras nesta área passariam por mais vagas nos cursos de Medicina e por mais unidades hospitalares. Claro que isto seria impossível e custaria muito dinheiro. .. mas seria um bom investimento . Mas, enfim ... como sabemos, países perfeitos nao existem ... isso são utopias.

Posted

1.saúde (listas de espera, quem não pode ir ao privado fode-se) 2.justiça (mais do que a segurança, a justiça não funciona porque não há prisões suficientes, não há orçamento, logo não há mudanças nas leias, logo...) 3.ordenamento do território (construímos em todo o lado, não apostamos na agricultura, nas energias renováveis...vivemos num país de agricultura de subsistência, nunca demos o salto para a cooperatividade, logo, assim é mais difícil ordenar, e os resorts no meio do Alentejo dão mais dinheiro que as ideias) 4. educação (enquanto não houver uma real relação formação-saídas profissionais vamos ter cada vez mais desempregados, quando as faculdades privadas abrem sem critério, sem ter em conta das reais necessidades do país, só porque o estado ganha com os impostos não vamos a lado nenhum) 5.economia (para quê investir neste país, não temos especialização, ou ao contrário, a mão de obra barata, e ainda bem,está la fora) depois desenvolvo isto

Posted

obviamente, que todas as afirmações, duvidas e medos que façamos são levianas. nós não percebemos obviamente nada de como se gere um pais. ideias temos muitas, soluções exemplares para todos os nossos problemas. aquilo que não sabemos é uma coisa extremamente simples: quanto dinheiro temos (o estado) para resolver todos os problemas. e depois de resolvidos os primeiros, essenciais, quanto nos resta para fazer evoluir o país? nada? e se nada, como pode o estado gerir mais riqueza para investir na evolução do pais. a questão é apenas uma, gestão e opção. há 15 ministérios, logo mais 50 sub.problemas, e pouco dinheiro. está tudo numa questão de escolher o que vamos atacar primeiro, e tentar criar mais dinheiro para atacar o restante. isto é o ponto 1 da discussão. o 2 reflecte a mesquinhez política portuguesa ( e em geral). a solução não está, obviamente em cada facção política ter ideias novas. a solução está em haver um conjunto de ideias moderadas, universais, passíveis de serem coordenadas entre os 2 maiores partidos políticos portugueses, afim de que no governo seguinte este a primeira coisa que faça não ser mudar tudo a seu bel prazer, mas a continuar as principais ideias estruturais do país. só depois deste trabalho feito pode haver esquerda e direita, antes disso apenas há desordem.

Posted

kwhyl sim, concordo consigo. Será que os nosso governantes tomam as medidas correctas para que o país consiga evoluir, pelo menos com as questões essenciais ? Por exemplo, a Marinha Portuguesa tem cerca de 32 Almirantes, penso que o dobro da Marinha Norte Americana. São salários elavados que um país como Portugal não deveria poder suportar. Temos mais Almirantes que navios.

Posted

sobre o governo de Sócrates tenho uma ideia simples e que considero correcta

adoro todas as ideia que ele tem e que quer por em prática, é tudo utilissimo, correctíssimo,ultra necessário para o país, mas
depois quando alguém as põe em prática por ele, porque o primeiro ministro manda e os outros executam, aí tudo corre mal, tudo é mal executado.

as reformas são necessárias, mas não assim

claro que outros dirão, antes isto que nada, eu digo, porque sou um ideólogo,
está bem, mas custa tanto fazer bem como mal...

mesmo que haja bons ideólogos e gestores neste país, depois há um grupo de incompetentes abaixo que por mais chicotada que levem nunca vão conseguir fazer as coisas bem...

(fala manuela (ferreira leite) pode ser que os abaixo de ti saibam fazer o que tu dizes)

anaS, mesmo com tantos almirantes, se algum dia formos atacados não vamos conseguir dar resposta.
temos contudo uma excelente força de intervenção, os goe ou mesmo a gnr quando vai para fora defender os fracos e oprimidos, contudo não temos leis que consigam tirar o partido da nossa excelente força (custa-me o termo,mas...)

Posted

sim, kwhyl, até podemos ter muitos almirantes mas claro que não temos o mesmo equipamento de guerra que têm os outros países!! depois, também há muitas forças especiais que são formadas mas que , depois, não são aproveitadas!

Posted

Aqui esta... Portugal tem muita coisa boa, pena é não saber aproveitar. A nível de melhorias... acho bem os investimentos que se estão a fazer, um pouco por imposição da U.E., na construção de um novo aeroporto e do TGV. Portugal não tem dinheiro, então tem que se investir naquilo que dá dinheiro de forma a poder-se gastar nas coisas que não dão dinheiro, como a saúde... Se todos nos aguentamos 20 anos com poucas condições de saúde e sobrevivemos... agora que ate temos melhores, será que não aguentamos mais uns 20 anos a ter ficar com um bom sistema de saúde? Para aqueles que criticam as novas obras do estado, Aeroporto e TGV... será que tem a noção que Lisboa esta mais perto a nivel aereo de Nova York do que Londres? Alias... Lisboa esta mais perto de qualquer cidade no continente Americano do que outra cidade na Europa. Porque raio... tem que se ir ate Londres ou Madrid para ir a Nova York? A localização do novo Aeroporto, tem tudo para puxar essas linhas aereas para Portugal. Portugal poderá tornar-se a nova porta da Europa. Quantas cidades no mundo, consegue reunir num unico espaço, todos os transportes existentes (aviões, bracos, comboios e carro)? Vais ser fundamental o TGV... porque dessa forma termos muitos espanheis a escolherem as nossas linhas aereas para ir ao Brasil e ao EUA, porque é muito mais rapido gastar 1h30 sem complicações de Madrid a Lisboa, do que perder 2h30 para apanhar um avião ate Lisboa e outro para o outro país. Claro que existe muitos problemas internos, mas se não o pouco dinheiro que há for utilizado para resolver todos eles, não havera dinheiro para investir naquilo que tras dinheiro, para daqui a uns 10 anos, poder-se resolver os novos problemas. Talvez seja eu que tenho uma maneira muito estranhei de pensar...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

jag..adorei o que escreveste

considero que ando um pouco de lado nas batalhas entre o tgv e o aeroporto, mas axei uma maneira muito lúcida de pensares as coisas

o próximo passo está, sim, em retroceder ideologicamente. quando entramos para a UE saímos do atlântico. e nós somos atlânticos.
podemos, tens toda a razão, aliás, devemos, assumir-nos como porta de entrada e saída da Europa para as Américas, para Angola, para o Norte de Africa, turisticamente e economicamente falando.
temos todas as características para isso. duas frentes de mar para a economia.

temos de aproveitar.
não acredito contudo que em turismo consigamos ganhar com o aeroporto e o tvg.só os espanhois se deslocariam de tgv para portugal, os outros países viriam sempre de avião como já veem. mas os espanhois? eu quando vou a espanha (excepto barcelona, cidade) vou de carro. madrid está mais perto e barato de carro do que de avião ou tgv, com as regalias de depois ter o carro para passear.
digo isto por experiência própria.
claro que podes dizer que não queremos o carro no nosso futuro, sim, mas temo-lo e podemos aproveitar-nos dele não?

quanto ao aeroporto internacional, duvido, que fique mais barato vir a portugal de tgv apanhar o avião para nova iorque do que ir a londres de qualquer ponto da europa.
ideologicamente estou do teu lado, realisticamente pá, acho que não dá....

Posted

Dar dá... se adoptares uma estratégia de marketing eficaz e investires nos voos directos para pontos importantes do outro lado do atlântico... e ainda consegues mais, pois tens bons acordos com o E.U.A. que por sua vez consiguiras abaixar as taxas de forma a conseguires mostrar voos mais baratos que os outros. Isto irá realmente trazer malta para cá... Via maritima... é continuaremos a lutar contra a U.E. porque foram eles que deram cabo da nossa frota marinha. Nós somos o país Europeu com mais costa maritima e mais territorio maritimo... porque raio é que os Espanhoes "mando" em nós nesse respeito!? Agora se me dizeres que foi um erro Portugal ter entrado na U.E., concordo... mas isto já são outras conversas. E mais... tens a melhor ponto atlantico... a Base das Lages... o que mais queres para comandar o ar e o mar!?

Posted

acho que estamos muito longe do cerna da questao. O maior problema de Portugal e o equilibrio importacoes, exportacoes, por mais que tentemos continuamos ter um Pais que gasta mais do que pode. O nosso trabalho e tao bom ou melhor que o dos outros, a nossa formacao iden, mas continuamos com um o grande problema de vender o nosso trabalho la fora. Porque?

Posted

ponto 1, o que têem a ganhar os EUA em "baixa as taxas" para portugal? que troca é que lhes fazes? ponto 2, base das lages? é americana basicamente, não não vamos de forma alguma defender a Europa ou a nós próprios, primeiro porque não temos poder para ter "armamento" militar e pessoas para lutar, e segundo porque não queremos andar a porrada co mundo e tar na linha da frente do fanatismo terceiro,porque não vamos defender nada, temos apenas uma basezita de abastecimento para os aviões que vêem dos EUA para NOS defender ponto 3. a adesão à União Eurpoeia foi uma coisa fabulosa. sou a favor da globalização, da integração numa política maior que gere países com os mesmos interesses, nas trocas interiores e nas trocas exteriores como grande potências. sozinhos nunca conseguíramos 1.ser competitivos 2.ser evoluídos num mundo ocidental fantático que temos 3.sozinhos, não conseguimos defender os nossos interesses, politicos, economicos e militares, que por acaso são iguais aos deles o orgulhosamente sós, ainda é uma solução para ti? agora, a única coisa que defende é que sim, Europeis, evoluidos, moderados, ambiciosos, globais....e atlanticos, porque dentro de uma forte UE temos umamais valia que não foi ainda explorada, porque claro, qual é o interesse da frança, alemanha ou belgica, em deslocar as relações com os EUA e áfrica para um paizito a beira mar plantado com fama de bom acolhedor e com umas praias bestiais onde se come bem. não sei, não sei se podemos ser europeus e atlânticos ao mesmo tempo, secalhar não podemos, a escolher, escolho ser o pior europeu, mas europeu, e com tudo o que de bom isso trás, do que um independente com ambições de interposto num mundo complicado, se a coisa corre mal, desaparecemos.

Posted

"O nosso trabalho e tao bom ou melhor que o dos outros, a nossa formacao iden, mas continuamos com um o grande problema de vender o nosso trabalho la fora." pah,é simples,muito simples temos génios, gajos mesmo muito bons neste país, temos porcaria tão má como lá fora, mas o nosso meio termo é muito, muito fraquinho, o meio termo lá fora é muito mais desenvolvido... achas que temos roupa melhor do que os franceses? sapatos melhores que os italianos? vinho melhor que o franceses do sul? (temos o vinho do porto, mas vinho a serio) batatas melhores que as espanholas? mobiliário melhor que o nórdico? ........ não...temos três ou quatro *****s realmente boas, que produzimos e exportamos e temos uma produção normal boazita,mas pior que é média lá fora. assim não vamos lá. temos de ser mais exigentes,mais produtivos, com mais qualidade, temos de ter mais formação, mais empreendedorismo, mais risco, vais vontade, mais ambição não temos (nem a ***** da mão de obra desqualificada a nossa é melhor|pior e mais barata, e ainda bem)

Posted

vinho melhor que o franceses do sul? (temos o vinho do porto, mas vinho a serio)

Desculpa lá... mas o vinho do Porto é mais a fama...
Porque o vinho Português é de elevada qualidade, é tão bom que normalmente nem é vendido cá... mais... muitas vezes pensas que estas a comprar vinho estrangeiro, quando realmente é português!

---

Não digo estarmos "sós"... mas digo que a U.E. não divia estar a impor regras, que simplesmente nos lixou.

Portugal tinha uma grande frota pesqueira, teve que acabar com ela porque era muita... agora a Espanha tem o dobro que nos tínhamos quando entramos na U.E., afinal porque raio tivemos de destruir a nossa!?

Portugal produzia muito leite... imposeram cotas... e se passas-ses as cotas tinhas de pagar multas... Agora queres leite, tens de ir comprar fora!

Tinhas grandes agriculturas... eram muitas, tinha que ser reduzida então paga-se para não se cultivar... agora queres comer, vais comprar fora!

Grande politica de união... :\

Posted

pa, a minha mãe tem uma grande frase para quando a política funciona mal "é politica" não percebo de burocracias, não me interessa que os chefes como em tudo queiram ganhar mais e que lixem os pequenos, isso é a lei da vida e não vai mudar, devia, lutamos para isso mas não muda agora o que sei é que a UE tem de garantir uma espécie de igualdade entre os países membros, ou neste caso, entre os paises membros que como portugal não se conseguem desenvencilhar sozinhos. neste caso, metafora: tu tens uma empresa que produzes leite, pao e azeitonas es muito bom a produzir azeitonas, mas podias ser melhor se não tivesses que perder tempo com o pão e o leite. e há um gajo ao teu lado que faz um pão bestial. o que a EU faz, ou ideologicamente devia fazer, e é com isso que concordo é por-te a produzir as azeitonas e ou outro gajo só o pão. ficas com um óptimo pão e umas óptimas azeitonas que podes trocar. e como a UE é como se fosse um grande país não há problema nenhum em mandar vir o pão de fora, agora, desde que as tuas azeitonas sejam mesmo boas e alguem as queira e não haja outro gajo a fazer azeitonas tão boas depois há as desigualdes, há gajos que sabem melhor vender as azeitonas deles do que as tuas que as vezes são tão boas. aí entram as políticas nacionais, porque a ideia é excelente a meu ver eu também gostava que portugal consegui-se produzir tudo o que necessita, mas não vejo mal nenhum em ires la fora buscar o que não consegues. já agora, lanço um repto, vai passear em tua casa e diz-me quantos produtos nacionais é que tens? porque? não achas que são tão bons como lá fora?são mais baratos os dos outros?

Posted

Não estou a dizer que é mau importar... Só critico é teres de deixar de fazer aquilo que tu és bom... Não estou em casa... não poderei fazer essa analise. Mas posso-te garantir que grande maioria dos produtos alimentares são nacionais. E digas o que dizeres... a nossa fruta, batata e legumes e muito melhor que a outra. A questão do preço, tem haver com o mercado... e uma bola de neve que vai crescendo... Tens um produto de qualidade, colocas o preço justo dele... aparece no mercado produto com menos qualidade e mais barato... visto não haver dinheiro, comprar o mais barato e colocas de lado a qualidade... não se consegue vender o produto com qualidade na quantidade devida, colocas mais caro para conseguires continuar a produzir... esta mais caro compra-se menos... o produto com menos qualidade, tem mais saída, pode abaixar o preço e continua a vender... e continua... continua... este siclo...

Posted

concordo,e tu sabes que sim agora, outra história é a burrice com que os portugueses consomem. vão ao mais barato em termos alimentares, de vestuario, de calçado, e obviamente...literatura, museus,arte, filmes, musica(pirateados)...por aí fora coisas que lhe fazem falta fisica e intelectualmente mas isso tudo para comprarem um bom carro em vez dum que ande, uma boa casa, em vez duma simpática á sua medida, uma boa tv em vez duma que dê os canais todos, um bom telemóvel com opções que se usam uma vez....por aí fora escolha, os portugueses não sabem escolher...são burros e copiadores...e tudo o resto, aquilo que falas é reflexo disso, se todos escolhece-mos tendo em conta as necessidades e a carteira, numa relação equilibrada e todos percebecem o que é o essencial e o acessório, o consumismo dava uma grande volta no bom sentido e a qualidade portuguesa que tanto apregoas ia vencer.

Posted

rofl, oh kwhyl entao o que diras dos ingleses que fazem isso tudo para chegarem a sexta feira e se enfiarem no Pub a beber ate cair?
e que nas ferias vao para os resortes no algarve e Espanha, para passar o tempo num bar tal e qual os pubs que ca teem.

muito honestamente, acho que tens de vir viver os tempinhos ca fora para veres que o comportamento dos Portuguese nesse sentido esta longe de ser o problema.

O grande problema, e que nos jovens, somos aconcelhados a ficar em casa , em vez de sermos enxotados para a vida aos 18, comecamos a trabalhar tarde (e nesse sentido ha pouca tolerancia das entidades patronais para empregar estudantes) chegamos aos 30 com muito parca experiencia profissional (ainda que com muito boa educacao), e (mesmo como povo) viajamos pouco (e ai sim pela grande falta no poder economico).

Acho que se temos problemas do ponto de vista do estar e viver, eles serao principalmente estes.

Posted

argos, o teu ponto de vista poderá ser acertado, admiro muito a cidade de londres, pelo que sei vives aí, não? mas 13 dias não é considerado viver em londres e por isso realmente não sei sei que gostas de afirmar que isto aí fora é tão mau como cá, mas olha que cá é bem pior...talvez os ingleses não saibam talvez também escolher...o fulano médio de um país há-de ser sempre médio,acontece que a nova geração inglesa, e é por esse que luto, porque burro velho já não aprende línguas creio que é mais...falta-me o termo, mas tu percebes...que a nossa,ou nao? londres parece-me uma grande cidade,admiro-a por vários motivos acho fabuloso aquela coisa de um inglês, ou um londrino, pelo menos, de fato e gravata de pé num pub ás 7 da tarde com a mala na mão...é sinal que usam a cidade, que convivem, que falam e discutem, numa cidade, cá isso só existe no tasco da província entre um rtipo a viver do rendimento e um trolha quanto ao resto concordo, estuda-me muito e mal, entra-se tarde no trabalho e ninguem acredita no sangue novo,na realidade, teem é medo que o sangue novo lhes passe por cima, bem... quanto ás viagens, isso sim é problema de escolha, com os preços da ryanair e afins só não viaja quem não quer, quem não sabe organizar a sua vida já que se faz crédito (burrice última) e se vai todos os anos à praia, acho que facilmente um portugues pode ir a londres ver as modas, não? pura estupidez nas escolhas