Jump to content

Recommended Posts

Posted
“Entro num edifício, vejo um espaço e transmite-me uma atmosfera e numa fracção de segundo sinto o que é. [...] Há situações em que não podemos perder tempo a pensar se gostamos ou não de alguma coisa, se devemos ou não saltar e fugir.”
Peter Zumthor - Atmosferas

No meu trabalho teórico de final de curso abordo o tema 'atmosferas'. Diversos arquitectos abordaram esta questão na sua obra e um dos que mais me fascina é o Luis Barragan, mas gostava de deixar aqui esta discussão:

Como poderão os arquitectos projectar estas atmosferas?

Será meramente uma questão de sensibilidade individual? Estará directamente relacionado com a experiência e cultura arquitectónica do arquitecto que as concebe?

Seria interessante deixarem a vossa opinião sobre o tema.

:)
Posted

é um tema deveras interessante e com uma imensidão de coisas a dizer. Tenho pena de neste momento não ter grande disponibilidade para desenvolver algo sobre esse tema, mas gostaria de te ajudar. Talvez daqui a uns dias! e os Azulejos?

Posted

As atmosferas surgem indirectamente ao aprofundar o tema dos azulejos... foquei-me mais nos aspectos da percepção e espaço onde abordo também a cor e a reflexão de superfícies. Seria interessante ouvir algumas opiniões sobre o tema das atmosferas... a ver se o Zumthor fala nisso na conferência. :)

Posted

Um assunto interessante. A arquitectura na minha opiniao sempre foi uma arte onde o homem materializou todas as atmosferas que viveu e experimentou ao longo da sua vida. O homem nomada quando decidiu construir a sua morada pela primeira vez certamente deve tela feito de acordo com os lugares que viveu anteriormente. A primeira casa certamente surge como uma representacao da atmosfera vivida e habitada nas grutas ou na sombra das arvores como tambem apartir do ventre da mae. A arquitectura egipcia surge como uma representacao das florestas. As colunas representam arvores de papiro. Na Grecia a mesma coisa... Os Jardins Suspensos era a representacao da terra da Esposa do Imperador da Babilonia. Os Zigurates, as piramides eram representacoes das montanhas cosmicas. Quando o primeiro imperador Mogol conquistou a India a primeira coisa que quis fazer foi construir um palacio envolvido por jardins que representassem a Terra Natal dele. O Palacio de Alhambra representa uma serie de atmosferas frescas que os reis e arquitectos viveram na Berberia e por esse mundo fora. A Arquitectura Gotica eh o resultado de experiencias vividas pelos cruzados que viajaram pelo Mediterraneo e foram juntando pecas e atmosferas para resultar naquelas grandes catedrais. Mesmo recentemente o Jardim da Gulbenkian de onde surgiu aquela ideia. A ideia surge da Ilha dos Amores dos Lusiadas que por sua vez vem do imaginario de Luis de Camoes e de onde vem esse imaginario? Vem da terra natal.... Como criar uma determinada atmosfera? 1 . Imaginario repleto de atmosferas vivdas e experimentadas, a luz, as texturas, os materiais... 2 . Grande conhecimento sobre materiais. Nao eh soh saber as propriedades, mas sim como serah o aspecto do acabamento de acordo com uma certa quantidade de luz. 3 . Grande conhecimento sobre a Forma Interior e Exterior 4 . Grande Conhecimento da Luz vinda do Sul, a Orientacao solar, a luz que vem de cima, que vem de baixo, a quantidade de luz, ... as cores da luz... provocadas pelo reflexo nos materias, que atravessa determinados vidros,... a relacao Luz - Sombra, tons de luz consoante a forma interior e consoante as horas do dia. 5 . Grande conhecimento da Luz Electrica... completamente diferente da Luz Solar. 6 . Grande conhecimento das arvores e de vegetacao que tem sempre um grande imapcto da atmosfera pretendida. E quando refiro ao conhecimento nao devemos esquecer que existe o conhecimento teorico como tambem o pratico. Houve um arquitecto israelita que tinha uma oficina em que ele proprio experimentava varias texturas, construia paredes, experimentava tecnicas e deixava esperar um certo tempo para saber o resultado. O proprio Utzon faz essas experiencias... Ha que ter uma boa relacao com os operarios, com os trolhas, com engenheiros, eles por vezes sabem mais do que nos e devemos como arquitectos saber tanto como eles porque tudo estah interrelacionado... isto de cada um estar no seu galho eh uma grande treta... a separacao do conhecimento leva a uma estupidificacao da humanidade... ha que ter um grande conhecimento de tudo para melhor compreendermos a arquitectura...

Posted

Um assunto interessante.

A arquitectura na minha opiniao sempre foi uma arte onde o homem materializou todas as atmosferas que viveu e experimentou ao longo da sua vida.

O homem nomada quando decidiu construir a sua morada pela primeira vez certamente deve tela feito de acordo com os lugares que viveu anteriormente. A primeira casa certamente surge como uma representacao da atmosfera vivida e habitada nas grutas ou na sombra das arvores como tambem apartir do ventre da mae.

A arquitectura egipcia surge como uma representacao das florestas. As colunas representam arvores de papiro. Na Grecia a mesma coisa...

Os Jardins Suspensos era a representacao da terra da Esposa do Imperador da Babilonia. Os Zigurates, as piramides eram representacoes das montanhas cosmicas.

Quando o primeiro imperador Mogol conquistou a India a primeira coisa que quis fazer foi construir um palacio envolvido por jardins que representassem a Terra Natal dele.

O Palacio de Alhambra representa uma serie de atmosferas frescas que os reis e arquitectos viveram na Berberia e por esse mundo fora.

A Arquitectura Gotica eh o resultado de experiencias vividas pelos cruzados que viajaram pelo Mediterraneo e foram juntando pecas e atmosferas para resultar naquelas grandes catedrais.

Mesmo recentemente o Jardim da Gulbenkian de onde surgiu aquela ideia. A ideia surge da Ilha dos Amores dos Lusiadas que por sua vez vem do imaginario de Luis de Camoes e de onde vem esse imaginario? Vem da terra natal....

Como criar uma determinada atmosfera?

1 . Imaginario repleto de atmosferas vivdas e experimentadas, a luz, as texturas, os materiais...
2 . Grande conhecimento sobre materiais. Nao eh soh saber as propriedades, mas sim como serah o aspecto do acabamento de acordo com uma certa quantidade de luz.
3 . Grande conhecimento sobre a Forma Interior e Exterior
4 . Grande Conhecimento da Luz vinda do Sul, a Orientacao solar, a luz que vem de cima, que vem de baixo, a quantidade de luz, ... as cores da luz... provocadas pelo reflexo nos materias, que atravessa determinados vidros,... a relacao Luz - Sombra, tons de luz consoante a forma interior e consoante as horas do dia.
5 . Grande conhecimento da Luz Electrica... completamente diferente da Luz Solar.
6 . Grande conhecimento das arvores e de vegetacao que tem sempre um grande imapcto da atmosfera pretendida.

E quando refiro ao conhecimento nao devemos esquecer que existe o conhecimento teorico como tambem o pratico.

Houve um arquitecto israelita que tinha uma oficina em que ele proprio experimentava varias texturas, construia paredes, experimentava tecnicas e deixava esperar um certo tempo para saber o resultado. O proprio Utzon faz essas experiencias...

Ha que ter uma boa relacao com os operarios, com os trolhas, com engenheiros, eles por vezes sabem mais do que nos e devemos como arquitectos saber tanto como eles porque tudo estah interrelacionado... isto de cada um estar no seu galho eh uma grande treta... a separacao do conhecimento leva a uma estupidificacao da humanidade... ha que ter um grande conhecimento de tudo para melhor compreendermos a arquitectura...

Assim sendo e da maneira como opinas, posso dizer que serás um bom arquitecto!!!

É assim que eu gosto de ver e não críticas e mais criticas só porque faz parte da arquitectura criticar e pensar sobre o pensamento do artista em causa....uuuuuiiiii, que nervos que alguns metem!?!

Não sei quem és mas neste forum apenas vi 3 foristas que certamente darão BONS Arquitectos!!!
Posted

Andava com a duvida da defenição de atmosfera, pois o tema também me interessa um pouco, por isso fui ver ao dicionario e aparece isto:

atmosfera

do Gr. atmós, vapor + sphaîra, esfera

s. f.,
camada gasosa que envolve a Terra;
o ar, o espaço em que respiramos;

Mecân.,
a unidade de pressão de gases e vapores;
unidade de tensão ou força elástica dos fluidos;

fig.,
ambiente moral.

Agora tenho a duvida do que significara ambiente moral. O que é que entendem por ambiente moral?????

Posted

Uma atmosfera abstracta. Lembrei-me de Rothko. Uma forma de expressionismo abstracto em 3 dimensoes. Atmosfera - Modo de Expressao de Sentimentos e de Emocoes E agora pergunto. Com que fontes exprimimos estes elemtnos subjectivos?