Dreamer Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 Villa Meindersma, Haaksbergen Arquitectura: Branimir Medic & Pero Puljiz, de Architecten Cie Local: Haaksberger, Holanda Fase de Construção: 2005-2006 Dono de Obra: Meindersma Family Área de Construção: 400,00m² Fotografia: Christian Richters, Your Captain Luchtfotografie Closed to the outside; light and open on the inside. This elliptically shaped property is composed of an enclosed space around a patio. The inner façade is fully glazed. The house has a linear layout: the hallway behind the entrance opens out into one big space where the functions of cooking, eating, living and working occupy their own particular zones. The space then narrows again, into a corridor that leads to the main sleeping quarters. The basement with a sauna, the children’s rooms and sun room is linked with the floor above by an open well. The partially lowered ground level around the sun room increases daylight and contact with the terrace. Link:http://www1.cie.nl/home.aspx Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dreamer Posted August 8, 2008 Author Report Posted August 8, 2008 [attach]5066[/attach] Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dreamer Posted August 8, 2008 Author Report Posted August 8, 2008 implantaçãoplantas (piso 0, piso -1)corte Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Natalia Bencheci Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 ... mas porque há quem insista em fazer estas coisas sem graça nenhuma, devem se ter inspirado em pão de ló e queijos de certeza... ...horrivelmente mal inserido no local e uma pobreza enorme a todos os níveis estéticos, tanto interior, como exterior... Quote
Argos Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 eu tambem queria fazer uma casa redonda quando tinha 12 anos :( Quote
Natalia Bencheci Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 pois, eu também acho que tinha estas fantasias quando era miudinha talvez seja por me lembrar disso que agora detesto tanto este tipo de construções... Quote
Rui Rodrigues Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 O local não é propriamente apetecível. Só queria comentar algo que este projecto detém e que me agrada imenso. A LUZ zenital que neste caso é projectada sobre um plano curvo. Quote
marco1 Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 ...opiniões...se calhar em face da envolvente, tem alguma lógica uma casa "virada para dentro". Quote
ricardo Posted August 9, 2008 Report Posted August 9, 2008 Local_ Pelas imagens k vi, o terreno parece ser interior, não tem nenhuma relação directa com a estrada principal e o acesso parece ser arruamento k termina naquele lote. Dá a ideia de ter um muro de altura significativa e o torna muito fechado em si mesmo, sem grandes pontos visuais de destaque. além do mais as arvores ainda reforçam este encerramento visual. Envolvente_ Posso estar enganado a envolvente parece ser toda habitacional de 1 ou 2 pisos no maximo, pelo que a escala da habitação me parece mais do que acertada principalmente tendo em conta o tamanho do lote, a relação visual entre a habitação e a vizinhança seria feita simplesmente a nivel de cobertura pk o muro tapa o resto, ai a solução de adoptar um sistema de cobertura de duas aguas com o mesmo material parece-me muito inteligente. Proposta_ A mim a forma nao me faz confusão nenhuma, mesmo não tendo 12 anos. O lote parece mais do que fechado em si mesmo, qualquer relação volumetrica com a envolvente seria visivel meramente do ar, e não teria resultados práticos no interior. Se fosse um U como o Siza tanto gosta se calhar era só fãs da casa. Mas no meu caso apesar de gostar do circulo quebrar na entrada da casa, da comunicação entre essa quebra e o pátio interno, e da qualidade da luz no interior, tenho duvidas nos espaços. O desenho tecnico parece mostrar uma casa de banho de serviço á entrada mas nas fotos parece uma cozinha, depois só vemos a sala, parece haver pouca relação com o resto do espaço verde do lote. e fiquei logo na duvida como seriam os espaços mais privados, pk me parecem nao ter a qualidade dos outros. Acho que precisava mais trabalho os interiores. Gostava de voltar a ver fotos desta casa daqui a uns meses já habitada e com as bijoterias da mulher e os carros dos putos... Desculpem o testamento, já agora os SANAA, não têm uma parecida? Quote
Argos Posted August 9, 2008 Report Posted August 9, 2008 a envolvente e um tipico bairro habitacional do Norte da Europa, nada de mais, e nada de menos. a questao e que na verdade, este e mais um daqueles edficios que poderiam estar em qualquer outro sitio (aparte dos acabamentos que nitidamente se enquadram com a envolvente). os espaços interiores, sim sao deveras interessantes, e fazem lambrar a sala principak do milenium Falcon :( Quote
Petrucces Posted August 9, 2008 Report Posted August 9, 2008 acho a forma da casa e o conceito interessantes, mas penso que podia ter sido mais desenvolvido, mais trabalhado. e relativamente aos interiores, nao vejo o interesse que fazer uma massa branca em toda a parte, quando o exterior é completamente o oposto, com uma luz e um clima minimamente porreiros para desfrutar. ou estao com medo dos vizinhos ou estao a cultivar droga acima do permitido na holanda :( Quote
Argos Posted August 9, 2008 Report Posted August 9, 2008 clima porreiro para disfrurtar? na Holanda? Quote
ricardo Posted August 9, 2008 Report Posted August 9, 2008 Comentei este trabalho pk estive a trabalhar com formas curvas, a primeira crítica é logo, não se relaciona com nada, podia estar em qualquer lugar. Acho que cada vez mais devemos começar a refletir sobre dados que consideramos permissas que nos foram ensinadas e muitas vezes não as questionamos. Quando não havia construções de certeza que uma coisa recta era uma estupidez, a natureza era curva, o homem não é recto. Vemos obras organicas e dizemos logo que é show-off do arquitecto, um gesto meramente formal...acho que vou abrir um tópico novo sobre o lugar da curva, será só nas culturas africanas, ou em algumas tipologias pagãs? Lembro-me do primeiro projecto na faculdade, o conceito mais falado nas apresentações eram eixos e linhas de força, claro que percebo que é fundamental, mas o que nos passava ao lado era a percepção no local desses alinhamentos, a maioria deles so de avião é que adquiriam importancia.... Quote
Duarte_78 Posted August 13, 2008 Report Posted August 13, 2008 Olá, muito boa noite. Eu realmente acho muita piada a todas estas pessoas (duvido que se possam considerar arquitectos) que, neste e em muitos outros artigos, criticam incessantemente a atitude e a forma como alguns arquitectos encaram a arquitectura. Na maior parte dos casos, são críticas ridículas sem qualquer fundamento e erradas. Eu aconselho vivamente a uma reflexão sobre este assunto, ainda mais quando, possivelmente muitos de vós não terão sequer obra feita e os que tiverem duvido muito (posso estar enganado) que tenha qualidade para se aproximar de grande parte dos projectos aqui expostos. Espero que encarem de um modo construtivo esta crítica. Cumprimentos. Quote
Recommended Posts