Guest Posted September 1, 2006 Report Posted September 1, 2006 Módulos Auto-Suficientes - Cannatá & Fernandes Esses projectos lembram-me o projecto final do meu 1º ano com contentores. Muito resumidamente, o projecto consistia numa primeira fase a criação de 4 espaços, marés, luz, terra e 'vazio' (ao critério do aluno). Numa segunda abordagem, depois do projecto estar lançado era a criação de um espaço de 'estar'. Cada aluno fez a sua análise acerca do 'estar', e usou o projecto anterior para o 'lançar', usando o que já tinha, e tenho muitas limitações. Ganhei coragem, e aqui estão algumas fotos e registos do meu projecto: (Peço desculpa pela qualidade, mas a preguiça foi maior.) Esboços: Espaço de estar (apenas o fragmento): Projecto final (já com o espaço de estar): Quote
3CPO Posted September 1, 2006 Report Posted September 1, 2006 Tópico movido para a secção de "Exposição de Projectos". Quote
Bruno_Rosa Posted September 1, 2006 Report Posted September 1, 2006 Os trabalhos de 1º ano sao sempre engraçados :) Quote
Pedro_Ribeiro Posted September 5, 2006 Report Posted September 5, 2006 posso perguntar? porque razão, no meio de uma complexidade de volumetrias do trabalho, os volumes em si são rigidos e bastante definidos? foi propositado esse "contra-censo" ? a cor laranja foi de propósito? existia alguma relação entre os espaços, comunicações ou percursos, ou cada espaço tem "vida própria"? Quote
Dreamer Posted September 6, 2006 Report Posted September 6, 2006 Não consigo perceber muito bem o contéudo do trabalho... Talvez um pequeno texto mais descritivo ajudasse... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Guest Posted September 7, 2006 Report Posted September 7, 2006 Atenção que a maquete está deslocada do terreno, a maior parte daqueles contentores estão no subsolo. Só 4 elementos estão sobre o solo. Dois desses entradas para os dois principais espaços, com uma rampa por debaixo que no inicio 'espalma' as pessoas, e depois, como entra pelo solo, criei um duplo pé direito, com dois contentores, para criar um espaço altissimo. Eu apresentei estas fotos e esboços noutro topido, não era numa de aprofundar o projecto. Quando tiver mais tempo, tentarei explicar todo o processo do projecto, com os objectivos, e melhores imagens. O laranja foi o que tinha em casa... directa e não deu para melhor. E sim, os espaços estão todos interligados, aliás, a minha intenção foi criar um percurso, e no final, na segunda fase da criação do espaço de estar, cortar esse percurso, e criar uma zona de permanência. Era à volta dessas duas questões que andava o trabalho. Quote
Guest Posted September 7, 2006 Report Posted September 7, 2006 Sim... Quando tiver mais tempo tentarei melhorar com textos, imagens e etc. Eu usei este projecto so para mostrar noutro topico, mas o Kandinsky resolveu abrir topico com isto. Quote
Ypsilone Posted September 13, 2006 Report Posted September 13, 2006 anaaaaaaaaaaaaa..minha querida vizinha ..esse trabalhito faz-me lembrar um dos meus..deve ser o ar do bairro Quote
3CPO Posted September 13, 2006 Report Posted September 13, 2006 O trabalho surgiu no seguimento de uma discussão do projecto dos Módulos de Cannatá e Fernandes... Resolvi dar uma maior visibilidade ao trabalho da anamatias.net, colocando-o aqui com o respectivo enquadramento... Abraços Quote
faller Posted October 8, 2006 Report Posted October 8, 2006 Olha a Ana Matias! Muito experimental o programa. Gostava de ter feito algo tão experimental no meu primeiro ano. Bom . Quote
Guest Posted October 8, 2006 Report Posted October 8, 2006 Olha a Ana Matias!. Conheces-me ou something like? :icon_blink: Obrigada. Quote
faroeste Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 Trabalhos do Primeiro São uma humilhação hoje aqui na minha faculdade, minha sorte que não passeipor esta humilhação de fazer carrinho de sorvete, banca de revista, ponto de onibus, mas o meu não foi tão longe não no nosso programa era começar como o espaço interno e ir para fora, começei com a representação do meu quarto , projetei um novo quarto, depois representei minha casa e projetei minha casa, ai no outro semestre fizemos estudos na minha rua, e projetos de melhoris estruturais nela. A minha sorte e azar que na epoca tinha professores, ja velhinhos, a geração modernista brasileira, porem exelentes, aprendi bastante com eles desde representação 2d a perspectivas, croquis, Não digo o mesmo das turmas que vieram depois que tiveram de fazer carrinhos, sorvete feijão.... Quote
Bruno_Rosa Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 Não tem de ser humilhação. Eu tive de brincar com plasticina e nao foi vergonha nenhuma. Toma muitos fazerem um "Carrinho de sorvete" como deve de ser.... Quote
faroeste Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 Não tem de ser humilhação. Eu tive de brincar com plasticina e nao foi vergonha nenhuma. Toma muitos fazerem um "Carrinho de sorvete" como deve de ser.... o q é Plasticina? Quote
3CPO Posted February 24, 2007 Report Posted February 24, 2007 o q é Plasticina? Plasticina é um material moldável, tendo sua utilização muito apreciada na confecção de personagens e cenários de animações, mais conhecidos como "desenhos de massinha".como o desenho "wallace e gromitt,a batalha dos vegetais" e a "fuga das galinhas". :) Quote
RuiGomes Posted May 16, 2007 Report Posted May 16, 2007 Eu concordo com o faroeste na medida em que o estudante de arquitectura não deve comessar a descobrir a arquitectura com "carrinhos de sorve" nem quiosques, pois o aluno do primeiro ano deve confrontar-se com questões essenciais de espasso e o modo de o pensar(esquissos, modelos tridimensionais,etc.). Comessar não tem que ser pelo pequeno, afinal, o que se pode aprender com um quiosque? Em relação ao trabalho da anamatias.net...Podes-me so elucidar quanto ao lucal de intervenção?E binómios (como, claro/escuro,contido/fluído,comprimido/distendido,denso/rarefito,opaco/transparete) não existiam no enunciado? Tem piada, que neste momento estou a realizar o ultimo trabalho do 1ºano, e confrontei-me com o mesmo problema que tu na primeira fase, os percursos...:) Quote
asimplemind Posted May 16, 2007 Report Posted May 16, 2007 oh Rui: comessar? espasso? ai ai esse portugues... Quote
RuiGomes Posted May 16, 2007 Report Posted May 16, 2007 "oopçe" eu já disse que sou desléxico com os ss? Quote
AnaS Posted May 17, 2007 Report Posted May 17, 2007 Bem, cá vou eu outra vez falar do que suponho... lol Eu, quando quero aprender uma coisa, gosto de começar do zero. Até porque sou ua perfeccionista e para mim todos os detalhes têm de ser estudados aos poucos. Por isso penso que para estudar arquitectura também seria melhor para mim começar do zero, mas pronto.. E também não vejo mal em trabalhar com plasticina.. até gosto do material. Como sabem, não domino os conhecimentos de arquitectura, mas olhei uns instantes para o projecto da anamatias e gostei. É daquelas coisas que não sei explicar mas até tive uma ideia para a maquete que estou a fazer (o tipo de papel utilizado agrada-me!) Quote
Recommended Posts