Jump to content

Recommended Posts

Posted
Módulos Auto-Suficientes - Cannatá & Fernandes

Esses projectos lembram-me o projecto final do meu 1º ano com contentores.
Muito resumidamente, o projecto consistia numa primeira fase a criação de 4 espaços, marés, luz, terra e 'vazio' (ao critério do aluno). Numa segunda abordagem, depois do projecto estar lançado era a criação de um espaço de 'estar'. Cada aluno fez a sua análise acerca do 'estar', e usou o projecto anterior para o 'lançar', usando o que já tinha, e tenho muitas limitações.
Ganhei coragem, e aqui estão algumas fotos e registos do meu projecto:
(Peço desculpa pela qualidade, mas a preguiça foi maior.)

Esboços:
Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocada

Imagem colocadaImagem colocada

Espaço de estar (apenas o fragmento):
Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocada

Imagem colocada

Projecto final (já com o espaço de estar):
Imagem colocada
Posted

posso perguntar? porque razão, no meio de uma complexidade de volumetrias do trabalho, os volumes em si são rigidos e bastante definidos? foi propositado esse "contra-censo" ? a cor laranja foi de propósito? existia alguma relação entre os espaços, comunicações ou percursos, ou cada espaço tem "vida própria"?

Posted

Atenção que a maquete está deslocada do terreno, a maior parte daqueles contentores estão no subsolo. Só 4 elementos estão sobre o solo. Dois desses entradas para os dois principais espaços, com uma rampa por debaixo que no inicio 'espalma' as pessoas, e depois, como entra pelo solo, criei um duplo pé direito, com dois contentores, para criar um espaço altissimo. Eu apresentei estas fotos e esboços noutro topido, não era numa de aprofundar o projecto. Quando tiver mais tempo, tentarei explicar todo o processo do projecto, com os objectivos, e melhores imagens. O laranja foi o que tinha em casa... directa e não deu para melhor. E sim, os espaços estão todos interligados, aliás, a minha intenção foi criar um percurso, e no final, na segunda fase da criação do espaço de estar, cortar esse percurso, e criar uma zona de permanência. Era à volta dessas duas questões que andava o trabalho.

Posted

Sim... Quando tiver mais tempo tentarei melhorar com textos, imagens e etc. Eu usei este projecto so para mostrar noutro topico, mas o Kandinsky resolveu abrir topico com isto.

Posted

O trabalho surgiu no seguimento de uma discussão do projecto dos Módulos de Cannatá e Fernandes...
Resolvi dar uma maior visibilidade ao trabalho da anamatias.net, colocando-o aqui com o respectivo enquadramento...

Abraços

• 4 weeks later...
  • 4 months later...
Posted

Trabalhos do Primeiro São uma humilhação hoje aqui na minha faculdade, minha sorte que não passeipor esta humilhação de fazer carrinho de sorvete, banca de revista, ponto de onibus, mas o meu não foi tão longe não no nosso programa era começar como o espaço interno e ir para fora, começei com a representação do meu quarto , projetei um novo quarto, depois representei minha casa e projetei minha casa, ai no outro semestre fizemos estudos na minha rua, e projetos de melhoris estruturais nela. A minha sorte e azar que na epoca tinha professores, ja velhinhos, a geração modernista brasileira, porem exelentes, aprendi bastante com eles desde representação 2d a perspectivas, croquis, Não digo o mesmo das turmas que vieram depois que tiveram de fazer carrinhos, sorvete feijão....

Posted

o q é Plasticina?

Plasticina é um material moldável, tendo sua utilização muito apreciada na confecção de personagens e cenários de animações, mais conhecidos como "desenhos de massinha".como o desenho "wallace e gromitt,a batalha dos vegetais" e a "fuga das galinhas".

:)
  • 2 months later...
Posted

Eu concordo com o faroeste na medida em que o estudante de arquitectura não deve comessar a descobrir a arquitectura com "carrinhos de sorve" nem quiosques, pois o aluno do primeiro ano deve confrontar-se com questões essenciais de espasso e o modo de o pensar(esquissos, modelos tridimensionais,etc.). Comessar não tem que ser pelo pequeno, afinal, o que se pode aprender com um quiosque? Em relação ao trabalho da anamatias.net...Podes-me so elucidar quanto ao lucal de intervenção?E binómios (como, claro/escuro,contido/fluído,comprimido/distendido,denso/rarefito,opaco/transparete) não existiam no enunciado? Tem piada, que neste momento estou a realizar o ultimo trabalho do 1ºano, e confrontei-me com o mesmo problema que tu na primeira fase, os percursos...:)

Posted

Bem, cá vou eu outra vez falar do que suponho... lol Eu, quando quero aprender uma coisa, gosto de começar do zero. Até porque sou ua perfeccionista e para mim todos os detalhes têm de ser estudados aos poucos. Por isso penso que para estudar arquitectura também seria melhor para mim começar do zero, mas pronto.. E também não vejo mal em trabalhar com plasticina.. até gosto do material. Como sabem, não domino os conhecimentos de arquitectura, mas olhei uns instantes para o projecto da anamatias e gostei. É daquelas coisas que não sei explicar mas até tive uma ideia para a maquete que estou a fazer (o tipo de papel utilizado agrada-me!)

• 9 months later...