Jump to content

Recommended Posts

Posted

Alguem viu ontem na Rtp2 o Camara Clara com a participação de Ana Tostoes e e João Luis Carilho da Graça? Bastante interessante. Discutiram basicamente sobre Le Corbusier, trechos de entrevistas ao pintor Nadir Afonso que teve oportunidade de conviver com Le Corbusier, Nuno Teotónio, William Curtis entre outros. De seguida, deu o filme Sketches of Frank Gehry, realizado pelo recém falecido Sidney Pollack, interessante também. Mas afinal ele faz ou não arquitectura?:icon_pistoles:

Posted

Não sei se costumam repetir o programa. E infelizmente tb não gravei.
Aqui poderás ver um pouco do que foi.

http://camaraclara.rtp.pt/

O filme valeu a pena ver, gostei especialmente dos comentários do psiquiatra dele :).
De ver os colaboradores dele no atelier, e eles fazerem o trabalho todo e ele dar uns bitaites:D...

O próprio reconhecimento da sua parte, da invulgaridade (da arquitectura, ou não) das obras que faz e dos efeitos que causam. Por ex. em Bilbao, quando o visitou pela primeira vez, afirmou, " My god, what have I done!"

Pelo menos na componente social as obras dele causam efeitos benéficos nos lugares onde se implementam, aumentando a afluência de pessoas e deste modo o consequente desenvolvimento.

As obras dele sem dúvida que são espectaculares, mas não sei... ainda me lembro que quando veio cá a Portugal, de ter afirmado que durante a viagem, no avião, tinha feito uma maquete do que queria para aquele sitio, com um bocado de papel amassado...
Nem sequer ainda tinha visitado Lisboa...
Haja clientes com dinheiro.
Ele como arquitecto faz-m lembrar aquela piada, um pouco metafórica, em que o marido telefona á mulher, e a avisa que está um doido em sentido contrário no auto-estrada, e ela responde: um??? são todos!!!

Posted

O filme Sketches of Frank Gehry está disponível em DVD pela Midas, quem quiser é só procurar :) infelizmente a entrevista não vi :\

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

eu vi o filme e por acaso até gostei... apesar de continuar a achar que as coisas dele sao um bocado à vontade dele.. lembro-me de uma fala dele "Não gosto disto... e vou dizer-te porque não gosto... tem de ser mais estaladiço!" Agora pergunto porquê estaladiço? só porque é mais bonito? acho que devia ter uma razao mais logica...

Posted

sobre a arquitecta Ana Vaz e não duvidando da sua qualidade de historiadora, foi das piores oradoras que já tive oportunidade de ver e ouvir. com um descordo penoso de se ouvir, sem criar o "bixo" para sabermos o que mais ela irá dizer...

Posted
Camara clara repete na noite de terça-feira a 1h25min. O debate teve o seu interesse apesar de ser um programa para um publico mais generalista o que o leva a ser um pouco repetitir daquilo que já ouvimos vezes sem conta sobre Le Corbusier. No site do camara clara dentro de alguns dias fica a disposição todo o programa no seu arquivo em: http://www.dois.tv/programas/camaraclara/

Sobre o documentario do gehry também o achei muito repetitivo relativamente a alguns documentarios que já vi (lembro-me de alguns que apareceram na rtp2 na altura do guggenhein de bilbao ser inaugorado) ainda por cima centra-se sobre tudo na vida do gehry e não na sua obra, pessoalmente não aconselho a comprar o DVD, o melhor éesperar pela repetição.
Posted

Tive oportunidade de ver o programa na RTP África durante a madrugada... A Ana Tostões é o poder da comunicação...xiça :) Mas como também já foi dito, não se falou nada de novo!

Posted

Eu vi uma parte do Camara Clara e vi o filme. A pivot eh um tanto para o irritante... atrapalha-se toda e interrompe... aquele programa parece uma lata de sardinhas... nunca dah para abrir mais horizontes... O Filme eh bom.

• 3 weeks later...
Posted

"Agora pergunto porquê estaladiço? só porque é mais bonito? acho que devia ter uma razao mais logica..." nem todos fazemos arquitectura da mesma maneira, alias, qual seria a piada se n houvessem edificios de excepçao para nos fazer sentir aquele "WOW" q sentimos qd nos deparamos c um edificio como o guggenheim de bilbao, p exemplo... eu sinceramente n acho mal nenhum q ele projecte os seus edificios de acordo c o q lhe apetece...ele segue os seus instintos, libertou-se de todos os preconceitos que existem em relaçao a arquitectura...e sim, se calhar dá demasiada importancia a forma exterior e esquece-se um pouco da "funcionalidade" dos interiores...mas, até q ponto é q isso se torna assim tao relevante nas suas obras? eu n gosto de todos os edificios deles, nem estou a dizer q todos devemos começar a projectar como ele...nada disso...acho é q devemos encontrar o Nosso caminho na arquitectura...e deixar q ele fale, sem medos, e admiro o frank gehry por isso...ele tem a sua propria visao das coisas, ve a arquitectura como arte...e na arte, nem tudo tem de ser logico. ehehe, é um senhor arquitista. desculpa, eu tinha de deixar o meu comentario, pq sendo estudante na faup, passo a vida a ouvir falar de logica, linhas rectas, direcçoes, e n consigo parar de pensar se no fundo a arquitectura tem mesmo sempre de se basear nos mesmos principios.. acho q o f.g me dá um cheirinho da liberdade q procuro.

Posted

Isso é bem verdade Phips... mas o tipo teve que penar bastante até conseguir fazer o que faz. Já agora, bem vindo :) aproveita e apresenta-te na secção destinada às apresentações.

• 4 weeks later...