Jump to content
Arquitectura.pt


Porto | Complexo Habitacional | Adalberto Dias


Recommended Posts

Situa-se na zona da Boavista, perto do hotel Ipanema Park, junto à VCI.

Já por várias vezes passei por este edifício e sempre que por lá passo não fico indiferente. É uma obra de grande rigor construtivo, toda construída em betão branco e com tipologias que em Portugal se aplicam raramente. Desenvolve-se segundo dois blocos onde na charneira se situam os acessos verticais. Em cada piso desenham-se corredores exteriores de acesso aos diferentes apartamentos.

Com uma linguagem extremamente depurada e bastante clara, este edifício merece a pena ser observado e analisado.

Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


mais imagens em: http://flickr.com/photos/asimplemind/sets/72157603716261469/

Link to comment
Share on other sites

sim é pena a envolvente de facto... Desde o cemitério ao armazem da renault, à vci, aos outros de habitação... No entanto acho que a decisão da abertura dos dois blocos poderá ter a ver não só com o alinhamento das ruas mas mais com o facto de ter o cemitério nas traseiras. Dessa forma o edifício vira-se precisamente ao contrário do cemitério.

Link to comment
Share on other sites

Tomei contacto com a obra deste que eu considero um dos grandes arquitectos portugueses da "antiga escola" (foi colaborador do Arq. Siza Vieria entre 1971-77) à pouco tempo e este edifício em específico reflecte muitos dos seus princípios arquitectónicos a nível de expressão de uma linguagem purista, muito corbusiana como aliás já foi referido, com os quais me identifico.
A implantação impõem-se igualmente devido à configuração dos limites de um cemitério nas suas traseiras e uma relação de rua bastante evidente. No site do seu atelier podem observar mais imagens que certamente ajudarão a compreender melhor este projecto - http://www.adalbertodias.com/home.html
O complexo habitacional em questão chama-se Lote 9.
Cheers :)

Link to comment
Share on other sites

sim é pena a envolvente de facto... Desde o cemitério ao armazem da renault, à vci, aos outros de habitação...

No entanto acho que a decisão da abertura dos dois blocos poderá ter a ver não só com o alinhamento das ruas mas mais com o facto de ter o cemitério nas traseiras. Dessa forma o edifício vira-se precisamente ao contrário do cemitério.


Em Portugal, na maioria da vezes os cemitérios também mereciam melhores envolventes.... disso não tenho a menor dúvida.... o que não me parece que seja este caso. Acho o prédio bastante bem conseguido e com muita luz.

VDCDL
Link to comment
Share on other sites

"O edifício localiza-se em terrenos de colmatação ao longo da VCI entre a Av. da Boavista e o Campo Alegre. O plano de promenor existente propunha para este lote um edifício de um só corpo, compacto - prisma de de cinco lados, pousado no centro de um grande plinto de área comercial. Sem alterar os indíces e a volumetria impostos, propôs-se um edifício em dois corpos, servido por um só sistema de acessos, que articula e relaciona as regras de desenho (e os edifícios) do plano existente. Encosta-se aos limites poente e no ponto de tensão do lote, onde tudo parece (e deve) nascer - a entrada, os acessos, a área comercial, etc., formando um pátio logradouro interior para a VCI e mais dela afastado, para onde se orientam a zona de serviços das habitações e respectivas galerias que as servem." Seguem-se algumas imagens: esquissos, planta do rés-do-chão, planta-tipo e algumas fotos da maquete. Espero que sirvam!:icon14:

Link to comment
Share on other sites

Realmente este é um projecto que se descata pela positiva. Confesso que apenas o conheço visto "da VCI" e algumas outras imagens, mas desde o primeiro dia, ainda em construção, senti que era algo diferente e bem mais interessante do que a envolvente próxima.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Portuguese, a boa arquitectura é muito mais do que arranha-céus por serem apenas arranha-céus, edifícios "espanpanantes" e afins... e um edifício nunca pode ser, digamos, mais ou menos bom por ser "mais um" numa cidade... se não compreendes isto, atrevo-me a citar o asimplemind, "nem vale a pena responder..."

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.