Jump to content

Recommended Posts

Posted

Situa-se na zona da Boavista, perto do hotel Ipanema Park, junto à VCI.

Já por várias vezes passei por este edifício e sempre que por lá passo não fico indiferente. É uma obra de grande rigor construtivo, toda construída em betão branco e com tipologias que em Portugal se aplicam raramente. Desenvolve-se segundo dois blocos onde na charneira se situam os acessos verticais. Em cada piso desenham-se corredores exteriores de acesso aos diferentes apartamentos.

Com uma linguagem extremamente depurada e bastante clara, este edifício merece a pena ser observado e analisado.

Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


Imagem colocada


mais imagens em: http://flickr.com/photos/asimplemind/sets/72157603716261469/

Posted

sim é pena a envolvente de facto... Desde o cemitério ao armazem da renault, à vci, aos outros de habitação... No entanto acho que a decisão da abertura dos dois blocos poderá ter a ver não só com o alinhamento das ruas mas mais com o facto de ter o cemitério nas traseiras. Dessa forma o edifício vira-se precisamente ao contrário do cemitério.

Posted

Tomei contacto com a obra deste que eu considero um dos grandes arquitectos portugueses da "antiga escola" (foi colaborador do Arq. Siza Vieria entre 1971-77) à pouco tempo e este edifício em específico reflecte muitos dos seus princípios arquitectónicos a nível de expressão de uma linguagem purista, muito corbusiana como aliás já foi referido, com os quais me identifico.
A implantação impõem-se igualmente devido à configuração dos limites de um cemitério nas suas traseiras e uma relação de rua bastante evidente. No site do seu atelier podem observar mais imagens que certamente ajudarão a compreender melhor este projecto - http://www.adalbertodias.com/home.html
O complexo habitacional em questão chama-se Lote 9.
Cheers :)

Posted

Não sabia que o prédio em frente iria ser também do AD, o tal lote 9, ainda bem... As vistas de um dos braços são para o edifício do outro lado da rua, "fachada-tipo-casa-de-banho", noutro braço são sobre o cemitério e a VCI: no verão é impossível ter janelas abertas.

Posted

sim é pena a envolvente de facto... Desde o cemitério ao armazem da renault, à vci, aos outros de habitação...

No entanto acho que a decisão da abertura dos dois blocos poderá ter a ver não só com o alinhamento das ruas mas mais com o facto de ter o cemitério nas traseiras. Dessa forma o edifício vira-se precisamente ao contrário do cemitério.


Em Portugal, na maioria da vezes os cemitérios também mereciam melhores envolventes.... disso não tenho a menor dúvida.... o que não me parece que seja este caso. Acho o prédio bastante bem conseguido e com muita luz.

VDCDL
Posted

"O edifício localiza-se em terrenos de colmatação ao longo da VCI entre a Av. da Boavista e o Campo Alegre. O plano de promenor existente propunha para este lote um edifício de um só corpo, compacto - prisma de de cinco lados, pousado no centro de um grande plinto de área comercial. Sem alterar os indíces e a volumetria impostos, propôs-se um edifício em dois corpos, servido por um só sistema de acessos, que articula e relaciona as regras de desenho (e os edifícios) do plano existente. Encosta-se aos limites poente e no ponto de tensão do lote, onde tudo parece (e deve) nascer - a entrada, os acessos, a área comercial, etc., formando um pátio logradouro interior para a VCI e mais dela afastado, para onde se orientam a zona de serviços das habitações e respectivas galerias que as servem." Seguem-se algumas imagens: esquissos, planta do rés-do-chão, planta-tipo e algumas fotos da maquete. Espero que sirvam!:icon14:

Posted

Realmente este é um projecto que se descata pela positiva. Confesso que apenas o conheço visto "da VCI" e algumas outras imagens, mas desde o primeiro dia, ainda em construção, senti que era algo diferente e bem mais interessante do que a envolvente próxima.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Como quase tudo o que conheço do Adalberto, Simplesmente Genial, agrada-me bastante o seu estilo de confrontar a forma com as diversidades que compõem o espaço envolvente !! :clap:

Posted

Portuguese... os teus raciocínios assustam-me... :nervos: se é torre é bom, se não é, mesmo que aches o projecto "standard", "ao menos faz mais uma construção"...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Portuguese... os teus raciocínios assustam-me... :nervos: se é torre é bom, se não é, mesmo que aches o projecto "standard", "ao menos faz mais uma construção"...


o que é que queres dizer com isso>:)
Posted

Portuguese, a boa arquitectura é muito mais do que arranha-céus por serem apenas arranha-céus, edifícios "espanpanantes" e afins... e um edifício nunca pode ser, digamos, mais ou menos bom por ser "mais um" numa cidade... se não compreendes isto, atrevo-me a citar o asimplemind, "nem vale a pena responder..."

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

  • 4 weeks later...
Posted

Lembro aqui os projectos não realizados, do Adalberto Dias para a Ponte do Infante no Porto, e para o Elevador do Castelo em Lisboa. Na minha opinião, foi pena não terem sido construídos !!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.