Jump to content
Arquitectura.pt

Lisboa | Complexo Multifuncional Metropolis | CPU Arquitectos

Recommended Posts

http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/f35621f9.jpg

The new multifunctional complex of around 109,000 m² will be developed on the site of the old Sporting stadium. The concept behind the scheme is to build a city within a city.

During the first phase, called the Interface, four office buildings, with a total of 29.000m2, on either side of the Campo-Grande metro station, will be constructed. There is a bus terminal next to the offices. In the second phase, 68,900 m² of office space, apartments and retail outlets will be built.

The architecture of the second phase, which will be designed by both international and Portuguese architects, will be of a more varied nature. The buildings adjoining the new stadium will be striking, with extensive use of steel and glass.

Architect
T+T Design (Masterplan), Gouda, the Netherlands
CPU-Urbanistas e Arquitectos, Lda, Lisboa, Portugal

Developer
Multi Development Portugal

Programme
First phase - 2008
Office 29,000 m²
Second phase - 2010
Office 37,600 m²
Retail 11,000 m²
Residential 31,300 m²

Parking spaces
3,527

http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/017b480a.jpg
http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/20e4d119.jpg
http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/fe3ea848.jpg
http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/4ebdecf4.jpg
http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/15bd9310.jpg

Uma zona de grande densidade de objectos arquitectonicos que causam alguma confusao nesta zona da cidade.

in http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=20792573#post20792573

• Replies 77
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

ainda estou longe disso,nem comessei a apprentissagem.mas tu gosta das torres São Gabriel/São Rafael.

"Obrigado,e eu acho esse projecto muito bom,apesar não ser uma torre ou um arranha-céus." Creio que o intuito não era dizer que se trata de um mau projecto. Apenas dizer que aquilo que é mostrado parece muito confuso. Não tenho dúvidas que houve um pensamento e um debate muito grande, possivelmente até um plano de pormenor para toda esta área e que o projecto resultande não seja bom, mas, volto a dizer que aquilo que se mostra é de uma confusão tamanha. Se tiveres acesso a mais elementos pedia-te para os colocares a fim de entendermos melhor o projecto.

Realmente não consegue perceber muito pouco pelo que é apresentado. Mas assim à primeira vista, parece realmente uma grande confusão arquitectónica, aliada a um elevado grau de impermeabilização do solo.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

"Obrigado,e eu acho esse projecto muito bom,apesar não ser uma torre ou um arranha-céus."

Creio que o intuito não era dizer que se trata de um mau projecto. Apenas dizer que aquilo que é mostrado parece muito confuso.
Não tenho dúvidas que houve um pensamento e um debate muito grande, possivelmente até um plano de pormenor para toda esta área e que o projecto resultande não seja bom, mas, volto a dizer que aquilo que se mostra é de uma confusão tamanha.
Se tiveres acesso a mais elementos pedia-te para os colocares a fim de entendermos melhor o projecto.

crias imagens,entâo aqui as tens:

O metropolis:

Imagem colocada
Imagem colocada
Imagem colocada
Imagem colocada

portugese fico asustado com o facto de só veres arranha céus á frente... Normalmente são as construções mais horriveis (para além de não se justificarem em Portugal de maneira alguma) e são raros os casos em que consistem num projecto interessante de arquitectura. Acho de te falta alguma cultura arquitectónica e devias alargar mais os horizontes;) tenta perceber em que sentido os arranha céus trazem virtudes

portugese fico asustado com o facto de só veres arranha céus á frente... Normalmente são as construções mais horriveis (para além de não se justificarem em Portugal de maneira alguma) e são raros os casos em que consistem num projecto interessante de arquitectura. Acho de te falta alguma cultura arquitectónica e devias alargar mais os horizontes;) tenta perceber em que sentido os arranha céus trazem virtudes

Arranha-céus agora é a arte do XXI séc.e agora som acuase tudos muitos bonitos e em Lisboa pode se justificar,tinham de fazer uma zona de arranha-céus para ser um verdadeiro CBD(Central Business District) em Lisboa com tudo do genero la défense e assim as impresasas importantas e Bancos Seguros ect... vinham para a capital com as suas sede aumentaria a économia de Lisboa e de Portugal seria o polo économico ibérico a frente de Madrid

Portuguese... desse centralismo de querer levar tdoo que é sede para a capital, todos já ouvimos falar... como já te disse num outro tópico, Portugal nâo é só Lisboa... mas infelizmente parece que há muitos quequerem que assim seja...

Sim... estou a ver cidades como Almeirim, Mirandela, ou Santa Maria da Feira a necessitarem urgentemente de um arranha-céus para enfiarem grande parte da sua população lá dentro... lembremo-nos que provavelmente 40% das cidades portuguesas têm menos de 10mil habitantes... Portuguese, não se pode querer um arranha-céus apenas por ser arranha-céus todo bonitinho em vidro, há que pensar em muitas outras coisas, inclusivamente, em quem vai ocupar esse espaço e se esse espaço contruído é realmente necessário para a cidade... repara que Porto e Lisboa, as duas maiores zonas metropolitanas, têm os seus centros históricos quase desertos, com imensos edifícios abandonados, ou sub-aproveitados... quanto a mim, primeiro deve-se começar por aí, pela recuperação e revitalização destes centros... Repara que eu não sou contra a construção em altura, apenas acho que se devem primeiro criar condições para ela existir...

Ok tens razão,desculpa mas eu sou fanatico de arranha-céus,e em todos os pays tem um e em portugal não tem,mas pode ser que com a Portela em Lisboa se ela for vazia,claro,Lisboa poderia ter um espaço unico para arranha-céus,era um terreno vazio sem destruçcãos nem nada era so preparar o terreno e construir.mas se for é so a partir de 2017.:)

A portela tem muito que se lhe diga... vai ser alvo de uma especulação terrível... resta saber se as autoridades vão ter mãos para segurar estes interesses e realmente fazer algo em prol da cidade... algo que beneficie a qualidade de vida de todos os cidadãos de Lisboa...

A portela tem muito que se lhe diga... vai ser alvo de uma especulação terrível... resta saber se as autoridades vão ter mãos para segurar estes interesses e realmente fazer algo em prol da cidade... algo que beneficie a qualidade de vida de todos os cidadãos de Lisboa...

O problema é que tem 50% para guardar a portela e 50% para destruir a portela então vai ser muito difficile de fazer alguma coisa,porque se destroem a portel avai manifestaçãos e se guardam a Portela vai tambem ter manifestação,mas diz-me tu crias ter arranha-céus na Portela ou tu nâo crias ter arranha-céus na Portela.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.