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Leixões | Novo Terminal para Cruzeiros | Luis Pedro Silva


Peter

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"A Administração do Porto de Douro e Leixões, APDL, decidiu lançar um concurso para a construção de um novo terminal de transatlânticos. Pretende-se uma aposta forte neste filam de mercado que movimenta anualmente 14 milhões de passageiros. Procura-se tornar o Porto de Leixões capaz de receber os melhores e maiores navios, levando-o a tornar-se um ponto de paragem obrigatório nos circuitos entre o Báltico e o Mediterrâneo. Um objectivo ambicioso em que ficam a ganhar não só o Porto de Douro e Leixões, mas sim todo o Grande Porto e Região Norte.
O resultado do concurso superou todas as expectativas. Uma nova infraestrutura de carácter arrojado e com um programa muito ambicioso foi a escolhida.
A obra apoia-se num conceito de rótula, em que se procura condensar num ponto todas as dinâmicas presentes no local. O que começou como um mero esquiço rapidamente começou a ganhar forma.
Funcionalmente, pretende-se uma infraestrutura capaz de exercer as funções portuárias mas que ao mesmo tempo seja uma porta aberta tanto para quem chega de fora, mas também para quem é de cá… o Porto de Douro e Leixões propõe, dentro de parâmetros bem definidos, a sua abertura à cidade.
Nesta infraestrutura/equipamento são agrupados o terminal de transatlânticos, o circuito técnico privado das funções portuárias e uma componente comercial e de lazer, composta pela marina e por espaços de comercio e restauração.
Tudo se organiza em torno de um eixo central, em volta do qual se circula e que culmina no grande terraço/bancada voltada para a cidade do porto.
O projecto encontra-se em fase de desenvolvimento e o seu modelo de gestão encontra-se a concurso. A data prevista para a sua conclusão é 2010."

Fonte: http://arkitectos.blogspot.com
Francisco do Vale
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  • 2 weeks later...
  • 5 months later...

Cruzeiros do Douro podem ir para Leixões

Ontem

As embarcações turísticas que operam no Douro poderão receber passageiros no futuro terminal de cruzeiros de Leixões, que está em fase de estudo de impacto ambiental. Actualmente, os cruzeiros têm início no Porto e em Gaia.

O desenvolvimento do projecto da nova estação de embarcações de cruzeiros de Leixões foi um dos temas abordados nas 3.ªs Jornadas de Hidráulica, Recurso Hídricos e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. À margem das jornadas, o docente e arquitecto Luís Pedro Silva, que lidera o gabinete responsável pelo projecto, disse à Lusa que o terminal de cruzeiros vai ajudar o Porto e o Douro Vinhateiro a crescerem turisticamente.

"O facto de termos uma indústria turística com potencial de crescimento" na região "e uma oferta com potencial grande" nos cruzeiros "leva a que tenhamos um contexto de oportunidade muito grande", disse.

Leixões já tem um cais de acostagem para navios de cruzeiro, mas sem as condições e as infra-estruturas complementares do agora programado. "A ideia é ganhar capacidade de concorrência neste mercado em grande ascensão que é do transporte de passageiros em cruzeiros", frisou.

Ainda de acordo com o arquitecto e docente, o terminal de cruzeiros de Leixões, que incluirá zonas de comércio e restauração, tem também como objectivo reaproximar a cidade de Matosinhos do seu porto.

"Não se trata de um projecto só para servir movimento de cruzeiros, mas também para fazer com que a população e o porto reencontrem motivações para uma boa vizinhança", afirmou, recordando o "afastamento" determinado pelo decréscimo da actividade piscatória, a partir dos anos 40 do século XX.

O arquitecto prevê que a construção do novo terminal avance no próximo ano, primeiro a obra marítima (que custará entre 15 e 20 milhões de euros) e depois a parte de arquitectura, que representará um custo adicional de 35 a 40 milhões de euros. O recurso a fundos comunitários para co-financiar a obra está ainda a ser trabalhado pela entidade promotora da obra, a Administração dos Portos do Douro e Leixões.

O novo terminal de cruzeiro foi definido no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões em 2004. A obra portuária integra um novo cais com 360 metros de comprimento, que permite a acostagem de navios até 300 metros, um porto de recreio para 170 embarcações e uma doca seca, com edifício de apoio.

Um piso de restauração e outro comercial integram o edifício a construir, num conjunto arquitectónico que terá uma cobertura visitável pelo público em geral e onde também será possível realizar pequenos eventos.

in http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Matosinhos&Option=Interior&content_id=1036986

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Penso que seja uma proposta interessante do ponto de vista do desenvolvimento da cidade de Matosinhos, visto que cada vez mais há um maior investimento turístico do que na indústria pelo qual esta cidade era muito referenciada. Contudo, tudo isto faz parte da evolução do tecido urbano e deste ponto de vista poderá ser um ponto de partida para outro tipo de desenvolvimento.

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  • 3 months later...
NOTICIAS

Governo promete concluir plataforma de Leixões no fim de 2010
00h13m
CARLA SOARES
A Plataforma Logística de Leixões ficará pronta no final de 2010 de forma a acolher as primeiras empresas no início de 2011. Este foi o compromisso assumido pelo Governo, APDL e Refer, no lançamento do projecto.

O projecto, apresentado na Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), em Matosinhos, inclui dois pólos, com uma área dedicada à logística de 60 hectares; a Estação Intermodal (mais 10 hectares); e os acessos ferroviários e rodoviários. Ontem, arrancou a obra de acesso rodoviário ao pólo 1. No calendário, classificado como "ambicioso, mas concretizável" pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, segue-se, para o próximo mês de Março, o lançamento do concurso para a escolha da sociedade gestora e atribuição da concessão. E, em Junho, arrancam as obras de acesso ao pólo 2 e da estação intermodal.

"Em Setembro de 2009, prevemos escolher a sociedade gestora que terá todas as condições para iniciar as obras logo no início de 2010", aponta Ana Paula Vitorino, notando que, deste modo, as empresas começarão a trabalhar na plataforma no princípio de 2011.

Na sua intervenção, o presidente da APDL assumiu claramente aquele prazo. "Dado o avanço do estado de arte dos projectos e licenciamento ambiental, temos como absolutamente plausível a data de Janeiro de 2010 para que o futuro concessionário inicie as suas obras", disse Matos Fernandes, acrescentando que "a Refer e a APDL assumem o compromisso de, no final de 2010, ter concluído as suas intervenções". Ontem, ambas as administrações assinaram um protocolo para a partilha de responsabilidades.

O investimento total para a plataforma rondará os 155 milhões de euros. Numa primeira fase (até ao final de 2010), de acordo com Matos Fernandes, deverão ser investidos 113 milhões. O investimento público corresponde a um terço da verba total; aos privados, por sete anos, "caberá investir os 100 milhões de euros restantes".

No que toca ao Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2009, recorde-se que a verba inscrita para a Plataforma Logística é de 50,8 milhões de euros.

No compromisso assumido pelas várias entidades, está também a criação de 1600 empregos directos e a fixação de 100 empresas na região. O apoio à competitividade das cadeias logísticas, tanto de importação como de exportação, é um resultado esperado, tal como a criação de novos negócios.

"Como objectivos directos da promoção e construção da plataforma encontram-se o aumento do volume de carga do Porto de Leixões e a criação de condições para o aumento do valor intrínseco dessa mesma carga", destacou Matos Fernandes.

"Queremos que o Porto de Leixões cresça e se afirme como principal porto do Noroeste Peninsular", apontou, por sua vez, Ana Paula Vitorino. Em seu entender, "está no bom caminho", até porque cresceu 3% na movimentação da carga, num "cenário internacional difícil".

Pela Refer, Castanho Ribeiro recordou que "estamos no extremo da Europa e é fundamental uma logística com qualidade, competitiva e fiável". O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, aplaudiu o fim dos "estrangulamentos" nos acessos e da passagem de camiões no centro. E disse que o concelho "é o coração económico da Área Metropolitana do Porto".


IN http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=412984&page=2


IMAGENS

Novas fotomontagens e renders. Daqui.
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  • 4 weeks later...

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