pauloss Posted May 8, 2008 Report Posted May 8, 2008 Gostaria de levanta a questão do que é "melhor arquitectura"! Uma casa como a projectada por Souto Moura para Manuel de Oliveira (Porto), que após se construida nunca serviu a sua função, tendo sito totalmente vandalizada e deixada ao abandono.http://dn.sapo.pt/2007/02/02/artes/casa_manoel_oliveira_degradada_antes.html Ou casas como as que são desenvolvidas por arquitectos como Thiago Braddell, que são "tradicionais" mas que servem sempre a sua função e com grande agrado dos seus proprietários. http://www.lardocelar.com/empreendimentos/goldeneagle/ :D Quote
nunomiguelneto Posted May 8, 2008 Report Posted May 8, 2008 acho que estamos a falar de mundos diferentes... a casa de que falas é muito boa, simplesmente o proprietario não usufrui dela... os motivos pelos quais nao a usa nao estam relacionados com arquitectura e simplesmente com ele mesmo. Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
marco1 Posted May 8, 2008 Report Posted May 8, 2008 Realmente, independemente da qualidade intrinseca de cada uma das obras, essa seria uma apreciação básica, até pelo facto como disse de certa forma o Nuno..., é misturar alhos com bugalhos. Todas as premissas que deram origem, foram certamente bem diferentes. Quote
pauloss Posted May 8, 2008 Author Report Posted May 8, 2008 Claro que são coisas completamente distintas, e como é obvio não há comparação possivel entre os tipos de casa. Mas a questão é se um bom projecto e uma boa obra se não servir o fim a que foi destinado será uma obra completa? Era essa discussão que queria levantar. Quote
asimplemind Posted May 8, 2008 Report Posted May 8, 2008 pauloss: essa comparação não tem fundamento... Primeiro porque o primeiro exemplo não é uma casa particular, ao contrário do segundo. E principalmente porque o primeiro exemplo dependia de um organismo público que iria gerir o equipamento público e programá-lo. Coisa que nunca aconteceu. São coisas como esta que a Arquitectura não consegue controlar. A própria Casa da Música esteve tremida no início e quase foi deixada ao abandono. Felizmente conseguiu-se dar a volta e com algumas demissões e sucessões de cargos, está como está. E sobre o termo "casa tradicional" não sei onde é que se enquadra em qualquer um dos contextos.. Quote
Dreamer Posted May 8, 2008 Report Posted May 8, 2008 Pauloss, percebo onde queres chegar, apesar de os exemplos provavelmente não terem sido os mais indicados. É verdade que uma obra, seja de que tipo for, seja uma obra de arquitectura, uma obra literária, uma obra musical, etc, só se completa quando é vivida/usada. No campo da arquitectura pode-se dizer que isso só acontece quando o(s) utente(s) a que se destina a torna(m) sua, seja pública ou privada. Respondendo à tua pergunta, quanto a mim é melhor uma boa obra de arquitectura vivida do que uma vazia... talvez não seja a resposta que querias, mas melhor que isto não é impossível... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
pauloss Posted May 8, 2008 Author Report Posted May 8, 2008 Pauloss, percebo onde queres chegar, apesar de os exemplos provavelmente não terem sido os mais indicados. É verdade que uma obra, seja de que tipo for, seja uma obra de arquitectura, uma obra literária, uma obra musical, etc, só se completa quando é vivida/usada. No campo da arquitectura pode-se dizer que isso só acontece quando o(s) utente(s) a que se destina a torna(m) sua, seja pública ou privada. Respondendo à tua pergunta, quanto a mim é melhor uma boa obra de arquitectura vivida do que uma vazia... talvez não seja a resposta que querias, mas melhor que isto não é impossível... Concordo que não foram os melhores exemplos. Mas só queria mesmo era levanta esta questão. Quote
pauloss Posted May 8, 2008 Author Report Posted May 8, 2008 E sobre o termo "casa tradicional" não sei onde é que se enquadra em qualquer um dos contextos.. Não fui eu que adoptei o termo apenas transcrevi Nota: Apenas queria levantar a discussão. De salientar que não me revejo minimamente no estilo de Thiago Braddell. Quote
JAG Posted May 8, 2008 Report Posted May 8, 2008 A obra pode ser muito boa... mas pode ser a não indicada para a função... Isto é algo que pode ocorrer em varios campos. Se avaliarmos a obra pela função, podemos dizer que poderá ser boa ou ma em todos os aspectos. Se avaliarmos separadamente a obra e a função... podemos dizer que é uma boa obra mas ma para a função que desempenha... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Recommended Posts