marco1 Posted March 31, 2008 Report Posted March 31, 2008 boas tardes a todos gostaria de saber na vossa opinião como é correcto dizer quantos metros estão nesta expressão: o,5 m Quote
vitor nina Posted March 31, 2008 Report Posted March 31, 2008 meio metro ou zero virgula cinco metro (unidades no singular) Quote
i_arq Posted March 31, 2008 Report Posted March 31, 2008 meio metro, zero virgula cinco metros, cinquenta centimetros, ponto cinco metros, existem diversos tipos de formas de dizer depende de quem e para o que é que se explica Quote
marco1 Posted March 31, 2008 Author Report Posted March 31, 2008 uma professora primária diz que não se deve dizer zero virgula cinco metros mas sim zero metros e cinco decimetros, e eu disse-lhe que a pergunta era quanto era em metros e não metros e outras unidades de medida( dm, cm ,mmm). e teimou em dizer que não era correcto o aluno responder que estavam ali zero virgula cinco metros, pois o aluno não podia escrever por extenso a palavra virgula. Enfim teimosias pois precisamente para isso se aprendem os numeros decimais, para podermos dizer por exemplo que podemos ter zero virgula cinco litros e não termos de estar a dizer cinco decilitros, ou por exemplo também tres virgula quatro euros ( 3,4 euros) Quote
3CPO Posted March 31, 2008 Report Posted March 31, 2008 Concordo com a professora! Por alguma razão se estuda o sistema métrico decimal logo nos primeiros anos... Três virgula quatro euros? Ou será Três euros e quarenta cêntimos? Três virgula quatro metros? Ou será Três metros e quarenta centímetros? Três virgula quatro litros? Ou será Três litros e quarenta centilitros? :) Quote
marco1 Posted March 31, 2008 Author Report Posted March 31, 2008 certo, mas aqui a questão é por exemplo quando se tem 376 cm e se pede para converter para metros, eu posso dizer que tenho tres virgula setenta e seis metro, ou seja, ão me estão a pedir que diga que tenho tres metros e 36 cm, estão a pedir que se diga em metros quanto é que lá está. Quote
3CPO Posted March 31, 2008 Report Posted March 31, 2008 Na minha opinião, as unidades existem para serem usadas... Se a medida não tem um valor exacto em metros, deve-se usar os centímetros ou decímetros para completar... Just my two cents... :) Quote
marco1 Posted April 1, 2008 Author Report Posted April 1, 2008 ok, realmente as crianças para alem de aprenderem assim tambem convem dizer por exemplo, que este numero 1,76 são : uma unidade e setenta e seis centésimas. se bem que depois na vida corrente se diga sempre que isto é um virgula setenta e seis. Quote
JAG Posted April 1, 2008 Report Posted April 1, 2008 Se recorrermos ao que se é comum dizer... 3,4€ = Três euros e quarenta 3,4m = Três metros e quarenta 3,4l = Três litros e quarenta Para que complicar quando basta isto? Em relação aos 0,5m, não se pode dizer quantos metros são, pois nem chega a um metro, fica nos 50cm. Apesar de se poder escrever destas forma (0,5m) ao dizer-se não se diz "zero virgula cinco metros" mas sim "meio metro" ou "cinquenta centímetros". Eu nunca foi bom a português... mas acho que assim é a forma mais correcta... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
JVS Posted April 2, 2008 Report Posted April 2, 2008 Se recorrermos ao que se é comum dizer... 3,4€ = Três euros e quarenta 3,4m = Três metros e quarenta 3,4l = Três litros e quarenta.. Por causa disso um prof de matematica cortou a percentagem do resultado dum teste... ninguem tinha colocado a unidade de medida por extenso... Diz-se meio metro no caso dos 0.5 m. Quote
marco1 Posted April 2, 2008 Author Report Posted April 2, 2008 Jvs já agora como se deve dizer 0,4 m ou melhor, torno a meter a questão: se tenho por exemplo 40 cm e me pedem para converter em metros, está correcto dizer que tenho zero virgula quatro metro ?? Quote
JAG Posted April 2, 2008 Report Posted April 2, 2008 Por causa disso um prof de matematica cortou a percentagem do resultado dum teste... ninguem tinha colocado a unidade de medida por extenso... Diz-se meio metro no caso dos 0.5 m. Isso para mim já é "marquises"... O meu prof de DGD, quando estávamos a dar a matéria sobre os ângulos... um colega meu pergunta ao prof "Para que é que isto serve?", o prof visto ser arquitecto, responde "Então, isto pode servir por exemplo para um arquitecto utilizar quando precisa achar a inclinação das escadas de um prédio." Eu viro-me e pergunto "E o stor faz isto?" resposta do prof "É assim... há normas que temos de seguir e esses dados já estão definidos." Agora pergunto, porque um gajo tem que ser avaliado por algo que não vai ter utilidade pratica no futuro? Acho que deve ser dado o conhecimento dessas coisas, mas ate ao ponto de usar essas matérias como elementos de avaliação, acho mal... Se calhar aquilo que deviam avaliar não avaliam... e depois é o que se vê... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
joaopedrosilva Posted April 2, 2008 Report Posted April 2, 2008 se não sabes o básico não estás preparado para a vida real. é tão simples quanto isso. se só aprendessemos o que utilizamos no dia a dia viveríamos num mundo muito inculto;) Quote
JAG Posted April 2, 2008 Report Posted April 2, 2008 se não sabes o básico não estás preparado para a vida real. é tão simples quanto isso. se só aprendessemos o que utilizamos no dia a dia viveríamos num mundo muito inculto;) Acho bem saber... o que acho mal é avaliar profundamente esse basico... acabando por esquecer coisas de maior importancia para o dia a dia!!! Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
joaopedrosilva Posted April 2, 2008 Report Posted April 2, 2008 tens alguma razão... mas a verdade é que se não fosse avaliado não seria levado a sério :) Quote
JVS Posted April 2, 2008 Report Posted April 2, 2008 Sabem que mais... vou perguntar ah prof de matematica lah da escola e depois logo vos escrevo qualquer coisa...:) Quote
JAG Posted April 3, 2008 Report Posted April 3, 2008 tens alguma razão... mas a verdade é que se não fosse avaliado não seria levado a sério Pois... mas isso faz com que coisas mais importantes para o dia-a-dia não sejam levadas a sério!!! Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
TiCo Posted April 3, 2008 Report Posted April 3, 2008 JAG, contas de 'sumir' e 'aprender a ler' é até ao 9º ano! A partir daqui são bases para algo mais que um dia-a-dia de um comum mortal... Além de que nesta fase só la anda quem quer e de poder escolher e experimentar varias areas de maneira a poder optar por um curso superior e não se ficar a jogar ao totoloto quando preencher o boletim! :) Quote
JAG Posted April 3, 2008 Report Posted April 3, 2008 Pois este pais só quer doutores... e depois quando tiverem uma lâmpada fundida... compra-se uma casa nova! Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
TiCo Posted April 3, 2008 Report Posted April 3, 2008 Cursos profissionais é o que não falta por aí! :) Quote
JAG Posted April 3, 2008 Report Posted April 3, 2008 Cursos profissionais é o que não falta por aí! Para que? Visto 90% da população serão engenheiros... vale mais comprar a casa! :happy: Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Recommended Posts