Jump to content

Recommended Posts

Posted

meio metro, zero virgula cinco metros, cinquenta centimetros, ponto cinco metros, existem diversos tipos de formas de dizer depende de quem e para o que é que se explica

Posted

uma professora primária diz que não se deve dizer zero virgula cinco metros mas sim zero metros e cinco decimetros, e eu disse-lhe que a pergunta era quanto era em metros e não metros e outras unidades de medida( dm, cm ,mmm). e teimou em dizer que não era correcto o aluno responder que estavam ali zero virgula cinco metros, pois o aluno não podia escrever por extenso a palavra virgula.
Enfim teimosias pois precisamente para isso se aprendem os numeros decimais, para podermos dizer por exemplo que podemos ter zero virgula cinco litros e não termos de estar a dizer cinco decilitros, ou por exemplo também tres virgula quatro euros ( 3,4 euros)

Posted

Concordo com a professora! Por alguma razão se estuda o sistema métrico decimal logo nos primeiros anos... Três virgula quatro euros? Ou será Três euros e quarenta cêntimos? Três virgula quatro metros? Ou será Três metros e quarenta centímetros? Três virgula quatro litros? Ou será Três litros e quarenta centilitros? :)

Posted

certo, mas aqui a questão é por exemplo quando se tem 376 cm e se pede para converter para metros, eu posso dizer que tenho tres virgula setenta e seis metro, ou seja, ão me estão a pedir que diga que tenho tres metros e 36 cm, estão a pedir que se diga em metros quanto é que lá está.

Posted

Na minha opinião, as unidades existem para serem usadas... Se a medida não tem um valor exacto em metros, deve-se usar os centímetros ou decímetros para completar... Just my two cents... :)

Posted

ok, realmente as crianças para alem de aprenderem assim tambem convem dizer por exemplo, que este numero 1,76 são : uma unidade e setenta e seis centésimas. se bem que depois na vida corrente se diga sempre que isto é um virgula setenta e seis.

Posted

Se recorrermos ao que se é comum dizer... 3,4€ = Três euros e quarenta 3,4m = Três metros e quarenta 3,4l = Três litros e quarenta Para que complicar quando basta isto? Em relação aos 0,5m, não se pode dizer quantos metros são, pois nem chega a um metro, fica nos 50cm. Apesar de se poder escrever destas forma (0,5m) ao dizer-se não se diz "zero virgula cinco metros" mas sim "meio metro" ou "cinquenta centímetros". Eu nunca foi bom a português... mas acho que assim é a forma mais correcta...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Se recorrermos ao que se é comum dizer...

3,4€ = Três euros e quarenta
3,4m = Três metros e quarenta
3,4l = Três litros e quarenta..

Por causa disso um prof de matematica cortou a percentagem do resultado dum teste... ninguem tinha colocado a unidade de medida por extenso...

Diz-se meio metro no caso dos 0.5 m.
Posted

Jvs já agora como se deve dizer 0,4 m ou melhor, torno a meter a questão: se tenho por exemplo 40 cm e me pedem para converter em metros, está correcto dizer que tenho zero virgula quatro metro ??

Posted

Por causa disso um prof de matematica cortou a percentagem do resultado dum teste... ninguem tinha colocado a unidade de medida por extenso...

Diz-se meio metro no caso dos 0.5 m.

Isso para mim já é "marquises"...

O meu prof de DGD, quando estávamos a dar a matéria sobre os ângulos... um colega meu pergunta ao prof "Para que é que isto serve?", o prof visto ser arquitecto, responde "Então, isto pode servir por exemplo para um arquitecto utilizar quando precisa achar a inclinação das escadas de um prédio." Eu viro-me e pergunto "E o stor faz isto?" resposta do prof "É assim... há normas que temos de seguir e esses dados já estão definidos."

Agora pergunto, porque um gajo tem que ser avaliado por algo que não vai ter utilidade pratica no futuro? Acho que deve ser dado o conhecimento dessas coisas, mas ate ao ponto de usar essas matérias como elementos de avaliação, acho mal... Se calhar aquilo que deviam avaliar não avaliam... e depois é o que se vê...

Posted

se não sabes o básico não estás preparado para a vida real. é tão simples quanto isso. se só aprendessemos o que utilizamos no dia a dia viveríamos num mundo muito inculto;)

Acho bem saber... o que acho mal é avaliar profundamente esse basico... acabando por esquecer coisas de maior importancia para o dia a dia!!!

Posted
JAG, contas de 'sumir' e 'aprender a ler' é até ao 9º ano! A partir daqui são bases para algo mais que um dia-a-dia de um comum mortal... Além de que nesta fase só la anda quem quer e de poder escolher e experimentar varias areas de maneira a poder optar por um curso superior e não se ficar a jogar ao totoloto quando preencher o boletim! :)