Jump to content

Recommended Posts

Posted

Acho que a organização de um concurso destes deve ser é bastante complicado. 6 locais, bastante informação, muitos participantes, júris ocupados... etc Mesmo assim, esperava mais alguma "simpatia" pela parte da organização! Os 3 meses de espera sem qualquer informação nem comento! e Já nem falo em divulgarem as decisões, que se calhar ainda não as há. Mas a simples actualização da mensagem que aparece no site é rápida e fácil de se fazer ... é q dia 10 já lá vai! No entanto, se o resto correr bem não nos podemos queixar. É um concurso raro de se ver, realizado em Portugal, com divulgação e participação internacional, que se foca numa situação real e num tema bastante actual. Já para não falar que é dirigido para estudantes e jovens arquitectos! Não é todos os dias! Por isso, espero que o final corra bem e que se aprenda com os erros para se poder repetir várias vezes!

Posted

Concordo que nao deve ser facil organizar este tipo de evento, mas os 3 meses de silencio demonstram alguma falta de consideracao pelo trabalho de todos os participantes. Fico preocupado quando vejo alguns comentarios sobre este concurso em sites internacionais, como o deathbyarchitecture.com, deixam uma imagem muito redutora daquilo que somos capazes, tudo isto reflecte na nossa imagem como pais. Apesar de tudo espero que continuem com estas iniciativas e espero que a participacao seja ainda maior no futuro. E importante que os estudante e jovens arquitectos tenho um lugar para debater ideias. E citando Lebeus Woods os projectos que mais influenciam o modo como projectamos sao muitas vezes de cariz teorico ou nunca construidos, o que so evidencia a importancia deste tipo de evento.

Posted

Ao analisar as propostas e constatar a qualidade geral das propostas e até a quantidade, este concurso tinha tudo para ser um grande concurso, que caso tivesse alguma organização poderia dar lugar a uma grande divulgação das propostas dentro da cidade, país e mundo. É realmente uma pena esta organização e eu como participante sinto-me desconsiderado (como todos os outros deverão estar) por não se notar um empenho na organização que deveria ser equivalente ao empenho dos participantes no concurso. Deixa muito a desejar. Sinceramente, já passou tanto tempo desde a entrega do concurso que a mim tanto me dá neste momento saber os resultados. Aquela vontade que temos em conhecer os projectos e os resultados assim que entregamos vai-se dissipando por todo este tempo e as consecutivas faltas de actualizações e de contacto com os participantes desmoralizam-nos perante um concurso que teria tudo para ser grande e ter algum impacto no meio social. Como o JJesus disse, por mais trabalho que dê em analisar todas as propostas e a tomar a decisão final, não custa absolutamente nada, passado o dia 10 mudar a mensagem para mostrar que ainda estão vivos e tentar dar alguma credibilidade ao concurso. A organização de concursos é complicada mas não é difícil. Tem é de haver organização. Coisa que aqui não há, como já estamos fartos de ver. Nem sequer respondem aos emails?!

Posted

E continua o silencio da parte da organizacao. Ja comeca a passar pra falta de educacao. Tenho participado em varios concursos e nunca vi nada assim. Enfim! Acho que devemos de nos proprios ignorar esta organizacao e discutir e criticar os projectos aqui. Alguem interessado? Alias, acho que o maior objectivo deste tipo d iniciativa e o debate de ideias. O local do meu projecto e localizado no amial. e o ultimo dos slides. Nao sei porque mas para alem dos meus paneis estarem na ordem inversa, o meu painel numero 2 e repetido no projecto anterior, do qual nao sou elemento da equipa. Mas enfim acho que isso acaba por ser o menor dos problemas com esta organizacao. A ideia deste projecto baseia-se no parasita, um corpo estranho que necessita de um hospede para sobreviver. A minha intervencao pode ser considerado o parasita e a torre o hospede, em que a estrutura que proponho nao pode existir sem o hospede, a torre. Quem tiver interressado de uma vista de olhos nos meus paineis e deixem aqui uns comentarios. Eu farei o mesmo. Vejamos se conseguimos tirar algum proveito disto. Nem que seja pelo debate de ideias, crescemos um pouco como arquitectos. (desculpem a falta de acentuacao mas tou nos estados unidos a estudar e aqui os teclados nao sao iguais)

Posted

e os dias passam.... Absolutamente lamentável. É lamentável para as águas do porto, para os júris, para o próprio organizador que continua a revelar uma enorme falta de respeito ao ter deixado de responder aos inumeráveis emails que já lhe enviei desde o dia 20 de janeiro. Nunca vi nada assim... que tristeza Quanto à apresentação dos projectos aqui, o que sugiro é que cada um de nós crie um tópico na zona de exposição de trabalhos e exponha aí devidamente os painéis para que toda a gente possa comentar e discutir. Estes trabalhos não merecem ficar engavetados e merecem ser discutidos. Quando saírem os resultados assim o farei.

Posted

Boa Noite!! Eu nunca participei ,num concurso, com tanta falta de decência com este. È inacreditável o que se está a passar, desde a data de recepção dos projectos. Espero que a organização no dia em que publicar os resultados, no mínimo peça desculpas a todos os participantes. E repense seriamente. se algum dia voltar a organizar outro concurso, se tem capacidades de dignificar a instituição que represente. Por vezes não basta ter uma boa ideia, temos que fazer uma autocrítica para avaliar se somos capazes de a desenvolver de forma correcta, principalmente quando está directamente relacionado com o trabalho de outras pessoas. Este concurso para realmente acabar em beleza, só falta que o prémio seja atribuído a um AMIGO participante. ENFIM!! Pelo menos, não faziam o concurso internacional, porque nós por cá, já estamos habituados a balbúrdia que nos bate á porta todos os dias.

Posted

TLRPS: Duvidas? A partir do momento em que nos podemos identificar nos painéis tudo é possível!!! Só não me arrependo de ter participado no concurso porque estou orgulhoso dos trabalhos que apresentei, porque de resto mais vale a pena nem pensar nisto. Pedido de desculpas? Era bom era! Mas mais uma vez duvido! Participei na organização do concurso do arquitectura.pt e sei bem o trabalho que dá organizar e dar seguimento a um evento deste género. Estes pura e simplesmente estão-se nas tintas para os participantes. Actualizam quando lhes apetece, não respondem aos e-mails desde o dia 20 de janeiro, atrasos atrás de atrasos... Enfim, pior que isto é difícil! Acho que em vez de atribuírem um prémio aos vencedores haviam era de atribuir um prémio aos promotores pela bela palhaçada que organizaram!

Posted

Mais um fim de semana e nada! Ainda se respondessem aos mails, mas parece que estamos todos iguais! também já enviei um par deles e nada, completamente ignorados! Se alguem obtiver alguma resposta, por favor, transmita aqui a informação. Ironia ou realidade: Demoraram 7 dias entre a 1ª reunião e a comunicação dessa reunião (o email que recebemos dia 7 de Março dizia que a reunião foi 28 de Fervereiro). Agora, a tal "final meeting" de dia 10 de Abril já foi ha outros 7 dias. Ou seja, pela amostra deveria estar agora a ser comunicada a decisão, mas parece que esta decisão ainda é mais complicada de comunicar que a primeira! Quer dizer que lá para Junho devemos receber a seguinte comunicação "O júri teve uma reunião final no dia 10 de Abril onde decidiu blá blá blá" Em relação a não ser anónimo, ouvi numa das visitas o arq. Luís Cadeco justificar esse facto! Basicamente ele defende que se alguém quisser viciar o concurso não precisa lá estar estampado o nome, basta dizer "fiz uma parede de escalada cor-de-laranja" ou "tem um balão vermelho no canto"! Cada proposta é única à sua maneira e às vezes o nome nem é o elemento que melhor identifica uma participação. Até compreendo o ponto de vista dele. Mas por outro lado também não se justifica pois não se percebe essa necessidade de identificar o trabalho! Aliás não existe qualquer necessidade se a organização fizer as coisas como deve ser quando os publicar num futuro catalogo. (devo confessar que eu, um pouco na dúvida um pouco na ignorância, lá resolvi - muito timidamente - me identificar)

Posted

Em relação a não ser anónimo, ouvi numa das visitas o arq. Luís Cadeco justificar esse facto! Basicamente ele defende que se alguém quisser viciar o concurso não precisa lá estar estampado o nome, basta dizer "fiz uma parede de escalada cor-de-laranja" ou "tem um balão vermelho no canto"! Cada proposta é única à sua maneira e às vezes o nome nem é o elemento que melhor identifica uma participação. Até compreendo o ponto de vista dele. Mas por outro lado também não se justifica pois não se percebe essa necessidade de identificar o trabalho! Aliás não existe qualquer necessidade se a organização fizer as coisas como deve ser quando os publicar num futuro catalogo. (devo confessar que eu, um pouco na dúvida um pouco na ignorância, lá resolvi - muito timidamente - me identificar)

Precisamente! Se qualquer um pode indiciar que foi autor de tal projecto, para que é preciso chapar o nome nos painéis? Desde logo retira credibilidade. Nunca vi um único concurso (a sério) onde nos identificássemos nos elementos de entrega... Não faz sentido.
Posted

e só a título de comparação (se é que se pode comparar). O concurso para a nova sede da AMI terminou dia 11 de março com 58 propostas entregues. Era um programa bastante complexo e os elementos de entrega eram também eles bastantes e com grande grau de complexidade que exigia do júri algum envolvimento. Os resultados do concurso serão anunciados na próxima segunda-feira dia 21 de Abril. Temos um concurso sério, com uma dimensão incomparável com este e que em pouco mais de um mês são anunciados os resultados. Quais são as dificuldades?

Posted

a palhacada continua! inacreditavel, tou a espera que a organizacao acabe por comunicar que o concurso vai ser anulado ou algo do genero Assim nao vamos a lado nenhum.

Posted

os resultados nao deveriam sair dia 10 de abril??? eu sugiro aqui publicamente k se deveria denunciar as entidades competentes desta fraude, entidades essas tais como TVI, SIC e etc... acreditem k teriamos logo resposta a todas as nossas perguntas e finalmente sairiam os resultados k acham?? pk isto ja é abuso, desculpem la

Posted

tive fora estes dias e sinceramente pensava que vinha a casa e já tinham saído os resultados. Afinal não... Parece que é preciso tudo continua na mesma... Uma autêntica palhaçada e uma "belíssima" imagem para quem está envolvido: Águas do Porto, Arq Luís Cadeco, Prof. Poças Martins, Arq. Francisco Barata, ... Que as coisas possam demorar o seu tempo e que possam haver imprevistos e atrasos tudo bem. Mas simplesmente ignorar todos os emails que recebem, não comunicarem com os participantes, não comunicarem os atrasos e consequentemente pedirem desculpa pelo mesmo, só demonstra um enorme desrespeito pelo trabalho das dezenas de pessoas que perderam o seu tempo a dedicar-se a este concurso e que, com toda a razão, querem saber novidades e entender os porquês desta situação. Começo a voltar a achar que tudo isto não passou de um belo esquema de angariação de ideias para um futuro trabalho pessoal (já não é a primeira vez que assisto a algo deste género), com falsas expectativas e conteúdos. Começo a achar que os nomes dos júris apareceram escritos apenas como forma de tentar convencer as pessoas de que isto alguma vez na vida terá um fim. Segundo o regulamento o júri do concurso não seria divulgado até 20 de janeiro. Ora, se eu nunca tivesse lido o que foi transcrito aqui no fórum pelo malaise (que segundo ele se tratava de um email que lhe enviaram e que tanto a mim como a outros participantes nunca chegou a ser recebido) nunca saberia os nomes do tal júri e apenas teria tido conhecimento do que escreveram no site sobre o dia 10 de abril. É tudo no mínimo incoerente! E ainda estou para entender como é que a empresa Águas do Porto tem 6000€ para entregar a cada um dos vencedores por cada local num concurso de ideias.... Acho que tudo isto que se tem vindo a assistir poderá ser estar constantemente a atirar areia para os nossos olhos, na esperança de que um dia nos esqueceremos do tempo que passamos a trabalhar para este concurso. E com este tópico no fórum e com outras mensagens que vão aparecendo em blogs, etc, pretende-se que este assunto não caia no esquecimento e que a maior quantidade de pessoas possa entender o que se está aqui a passar.

Posted

por isso acho k nos devemos mexer.. concordo contigo, em relação aos prémios a atribuir aos vencedores (6000€ x 7 sitios = 42000€), um pouco elevado, para se gastar num concurso de ideias. contudo não podemos de deixar de falar nisto, pelo menos desde k começou toda esta contestação foram aparecendo novidades, é certo que de nada valeram, mas vamos continuar... e continuo a achar a opção TVI uma exelente hipotese... pensem nisto

Posted

Por mim falem para a TVI ou para qualquer outro meio de comunicação. Não sei como se processa isso. Mas duvido muito que algum meio de comunicação generalista se interesse por este caso...

http://jn.sapo.pt/2008/03/13/porto/174_ideias_para_abrir_reservatorios_.html

Seria interessante contactar o jornal ou a jornalista que escreveu este artigo e contar-lhe a história do concurso de forma a surgiu um novo artigo que desmascarasse o que aqui se está a passar...

Posted

Não participei no concurso, mas partilho a opinião e estou solidário com a vossa posição. Denoto em todo este processo algumas semelhanças com o processo de eleições do Zimbabué... uma tremenda falta de respeito...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

tb partilho da opiniao de que devemos denunciar esta situacao, pois se nao o fisermos apenas estamos a contribuir para que situacoes semelhantes se voltem a repetir. Sugiro que cada um envie um email ou carta aberta as varias identidades, nao so a comunicacao social mas tb as identidades governantes como, a ordem dos arquitectos, a sociedade de direitos de autor, o governo civil, aguas do porto etb ao senhor arq. Luis Cadeco e aos senhores juris Prof. Poças Martins e Arq. Francisco Barata, assim como as instituicoes ondes estes leccionam, sei que provavelmente o juri pouco teve a ver com a organizacao desta iniciativa mas acho que deveriam estar a par da situacao para poderem proteger o seu bom nome.

Posted

Para não deixar morrer este tópico venho citar uma das primeiras mensagens e relembrar o que este concurso era ou foi, e o que se está a tornar!

174 ideias para abrir reservatórios de água à cidade

Carla Sofia Luz

Que outra função pode ter um reservatório na cidade do Porto, para além da vocação primordial de guardar água? A questão foi colocada em Setembro do ano passado pela empresa municipal Águas do Porto através da Internet e obteve 174 respostas possíveis com assinaturas portuguesa e estrangeira, desde a Coreia do Sul ao México.
(...)
E há ideias para todos os gostos, como a colocação de um restaurante no topo do reservatório dos Congregados; a transformação das torres em peças de escultura ou em paredes de escalada; a instalação de um spa; ou, ainda, a criação de hortas nos terrenos na envolvente dos equipamentos para servir os moradores da zona. As sugestões estão a ser analisadas pelo júri do concurso - por Poças Martins, por Francisco Barata, director da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, e pelo arquitecto Luís Tavares Pereira - e será conhecida uma decisão no final deste mês, seguindo-se uma exposição e a edição de um livro com todos os trabalhos a concurso.

As sete melhores ideias (uma por cada reservatório) receberão seis mil euros cada e poderão ser atribuídas menções honrosas não remuneradas. "Pedimos que as propostas fossem economicamente sustentáveis", continua.
(...)
"Queremos reabilitar estes espaços sem gastar dinheiro. O júri está a equacionar a possibilidade de criar uma rede temática que envolva os sete reservatórios, ainda que venham a ter usos e conceitos distintos", acrescenta Poças Martins. (...)

Link:
http://jn.sapo.pt/2008/03/13/porto/174_ideias_para_abrir_reservatorios_.html

Esta é a ideia que ficou! A informação que foi dada a conhecer sobre um concurso aliciante e interessante principalmente para quem participou, mas também para quem um dia poderá utilizar tais ideias, basicamente para todos. E esta foi a única ou uma das únicas fontes que foram dadas à opinião pública sobre o concurso - um concurso que tudo tem/tinha (teve? terá?) para dar certo mas continua sob uma enorme dúvida! Essa dúvida só poucos a têm - os que a eles lhes diz respeito. Porque para o resto do mundo, o que ficou foi o cor-de-rosa da notícia!

Eu pessoalmente tenho cada vez mais dúvidas, algumas bastante ofensivas sobre o que se está a pensar e por isso prefiro nem as colocar aqui, mas por quanto tempo?! Não sei! Sei que não há justificação para tanto silêncio e ponho cada vez mais em causa a organização e os seus recursos! O pior é que esses começam a ser os preocupações menores das minhas dúvidas e pelo que vejo doutras pessoas também. O silêncio é tão longo que o nome da empresa começa a ser o principal sujeito e mesmo o próprio júri não sai bem na fotografia!

De alguma forma isto há-de acabar. Parece que o esquecimento toma cada vez mais forma, mas ainda espero que seja a bem e que haja realmente resultados, prémios, honras, discussões, etc! E se não for assim, ao menos que haja uma denúncia por isso!
Posted

JJ: envia essa tua mensagem com a notícia em anexo para o JN! Digo-te mesmo a sério. Eu só não o fiz já porque tenho tido bastante que fazer... Porque já nem há adjectivos para descrever este concurso! Eu até já praticamente me esqueci que participei neste concurso e que perdi bastantes horas de trabalho nisto.. apenas quando chego ao atelier e vejo os painéis na parede é que me relembro... enfim.. É uma palhaçada! nem sei o que dizer... os dias passam e continua tudo na mesma. Tenho dúvidas que até junho saia alguma coisa! vamos a apostas?! E quanto aos prémios ainda mais dúvidas tenho! :D 6.000 vezes 7? Alguma vez na vida a aguas do porto ia premiar dessa forma um concurso de ideias?! que ilusão...

Posted

este concurso foi uma grande fraude! nao tenho outra discricao sem comecar a ofender esta direccao. A nossa realidade continua a ser esta tristeza. Um abraco a todos que se didicam e se esforcam a criar algo relevante na arquitectura.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.