Arq.to Posted January 24, 2008 Report Posted January 24, 2008 Jornadas Quercus de Arquitectura SustentávelO Núcleo Regional do Porto da Quercus está a organizar, para os dias 23 de Fevereiro, 29 de Março, 19 de Abril e 24 de Maio no Museu Nacional Soares dos Reis, as “Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável”. As Jornadas serão estruturadas em quatro painéis que pretende cobrir todas as aproximações existentes relacionadas com a arquitectura sustentável.Conservação e Uso Racional da Água Onde se pretende abordar algumas das mais variadas tecnologias existentes na reciclagem de águas cinzentas e valorização de águas pluviais, bem como sistemas inovadores de redução de consumos, tendo já confirmados para este painel Eng.ª Elisabete Bertolo, a empresa Hidroprojecto com a apresentação do sistema de aproveitamento do esgoto para aquecimento e refrigeração de edifícios, um projecto desta empresa e das Águas do Porto e Eng.º Armando Silva Afonso com algumas características do projecto “Casa do Futuro”, entre outros. Materiais e Tecnologias inovadoras para a Construção Sustentável Onde se pretende apontar soluções abrangentes sobre critérios de sustentabilidade que podem ser usados pelo sector da construção como uma referência tais como a construção em madeira, coberturas ajardinadas, materiais ecológicos e iluminação natural em edifícios. Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações Onde serão abordados os sistemas voluntários presentes em diversos países destacando-se, por exemplo, no Reino Unido o Sistema BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), nos EUA o Sistema LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) apresentado através de um caso prático pela Arq. Inês Cabral, e por fim em Portugal o recente LiderA (Líder pelo Ambiente) apresentado pelo Eng. Manuel Duarte Pinheiro.Cidades Sustentáveis Onde se pretende apontar soluções aos desafios relacionados com a construção, estimulando o debate em mesa redonda entre arquitectos de renome em jeito de conclusão de todos os painéis anteriores.ProgramaçãoConservação e Uso Racional da ÁguaData: 23 de FevereiroLocal: Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis (Porto) 10h00 – Entrega de documentação 10h30 – Apresentação 11h00 – Aproveitamento de água da chuva em edificações -Eng.ª Elisabete Bertolo 11h45 – Intervalo 12h00 – Integração de soluções de sustentabilidade nas instalações prediais de água: dois casos de estudo - Engº Armando Silva Afonso (Universidade de Aveiro) 12h45 – Debate 13h00 – Almoço 15h00 – (orador a confirmar) 15h45 – Expo Zaragoza 2008 (a confirmar) 16h30 – Intervalo 17h15 – Hidroprojecto: O uso do esgoto para climatização e refrigeração de edifícios - Eng.º Tiago Macedo Franco 17h30 - DebateModerador: Hélder Spínola (Presidente da Direcção Nacional da Quercus)Materiais e Tecnologias Inovadoras para a Construção SustentávelData: 29 de Março 2008Local: Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis 10h00 – Entrega de Documentação 10h30 - Apresentação 11h00 – Construção em Madeira e Eco Desenvolvimento: a construção, a floresta e a paisagem - Arq.º Jorge Lira 11h45 – Intervalo 12h00 – Natural Works - Eng.º Guilherme Carrilho da Graça 12h45 – Debate 13h00 – Almoço 15h00 – Iluminação natural nos edifícios - Dr. António J. C. Santos (LNEC) 15h45 – Coberturas Ajardinadas (a confirmar) 16h30 – Intervalo 17h00 – Armadilha Solar - Arqº. Miguel Veríssimo 17h30 - Debate Moderador: (a confirmar)Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de EdificaçõesData: 19 de Abril 2008Local: Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis (Porto) 10h00 – Entrega de documentação 10h15 – Apresentação 10h30 – Sistema de Certificação LIDERA - Prof. Manuel Duarte Pinheiro (CEHIDRO/DECivil) 11h15 – Intervalo 11h40 – Sistema de Certificação LEED: o caso da HF e da ECP – Arq.ª Inês Cabral 12h10 – Sistema de Certificação BREEAM (a confirmar) 12h45 – Debate 13h00 - Almoço 15h00 – Ponte da Pedra – Certificado pelo LiderA (a confirmar) 15h45 – AdePorto (a confirmar) 16h30 – Intervalo 17h00 – A importância da certificação ambiental na Nova Promoção Imobiliária - F. Rocha Antunes 17h30 - Debate Moderador: a confirmarCidades SustentáveisData: 24 de MaioLocal: Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis (Porto) Onde se pretende apontar soluções aos desafios relacionados com a construção, estimulando o debate em mesa redonda entre arquitectos de renome em jeito de conclusão de todos os painéis anteriores (programa a definir) Moderador: (a confirmar)Para mais informações: http://jornadasquercus.blogspot.comFicha de inscrição: http://www.adrianafloret.com/ficha_inscricao.doc Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
asimplemind Posted January 24, 2008 Report Posted January 24, 2008 parece ser um ciclo de seminários bastante completo e interessante! só me parece mal o preço, principalmente para estudantes que chega aos 50€ por jornada, sendo que no total são 150€.... Quote
Dreamer Posted January 24, 2008 Report Posted January 24, 2008 Estranho a pouca diferença entre estudantes e profissionais... ainda assim os 180€/(4 dias) para mim, até pode ser um valor razoável, mas tenho de dar uma vista de olhos mais atenta ao programa para ver se realmente compensa. No entanto, assim à primeira vista parece-me bem interessante. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
asimplemind Posted January 24, 2008 Report Posted January 24, 2008 Eu estava já a apontar na agenda porque me parece um programa bastante completo... mas tenho dúvidas... Pode ser que o meu primeiro ordenado chegue antes de fecharem as inscrições e aí se calhar em vez de comprar mais uns livros inscrevo-me! Mas pelo menos a uma eu já não vou... Quote
Adriana Floret Posted January 24, 2008 Report Posted January 24, 2008 A organização está a ponderar e devido aos comentários.... em fazer um preço especial para os participantes deste forum...Dentro em breve damos notícias. Quote
asimplemind Posted January 24, 2008 Report Posted January 24, 2008 Era muito boa ideia Porque acho que estas jornadas têm bastante interesse para nós e para mim custa-me um pouco desembolsar o valor total das jornadas... No entanto irei fazer tudo para que possa ir, tenho todo o interesse! Quote
Dreamer Posted January 24, 2008 Report Posted January 24, 2008 Adriana, antes de mais, muito bem vinda É com muito agrado que vejo o interesse desta oganização em colaborar com um espaço como o nosso. Agradeço desde que se disponibilizar a, quando existir uma decisão, expô-la aqui para que, em caso afirmativo, se possa fazer a devida alteração à descrição inicial do evento. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Adriana Floret Posted January 30, 2008 Report Posted January 30, 2008 Aproveito para informar que por termos conseguido alguns apoios, resolvemos alterar os preços para todos os participantes. O programa também foi alterado. Mais informações em http://www.jornadasquercus.blogspot.com Cumprimentos Adriana Floret Quote
Adriana Floret Posted February 11, 2008 Report Posted February 11, 2008 Boa noite A Ordem dos Arquitectos validou o evento "Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável" e por isso a participação neste evento reverte créditos para os arquitectos estagiários. Mais uma boa notícia, tivemos hoje a confirmação da Expo Zaragoza 2008 para o painel de maio - Cidades Sustentáveis. Contamos com vocês Adriana Floret Quote
mrc64 Posted February 12, 2008 Report Posted February 12, 2008 interessante! Vai haver certificados de participação/frequência? Quote
Adriana Floret Posted February 12, 2008 Report Posted February 12, 2008 Vai haver certificados de presença claro para poder validar esses créditos. Quote
Recommended Posts