Jump to content

Recommended Posts

Posted
Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável

Imagem colocada

O Núcleo Regional do Porto da Quercus está a organizar, para os dias 23 de Fevereiro, 29 de Março, 19 de Abril e 24 de Maio no Museu Nacional Soares dos Reis, as “Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável”.

As Jornadas serão estruturadas em quatro painéis que pretende cobrir todas as aproximações existentes relacionadas com a arquitectura sustentável.

Conservação e Uso Racional da Água
Onde se pretende abordar algumas das mais variadas tecnologias existentes na reciclagem de águas cinzentas e valorização de águas pluviais, bem como sistemas inovadores de redução de consumos, tendo já confirmados para este painel Eng.ª Elisabete Bertolo, a empresa Hidroprojecto com a apresentação do sistema de aproveitamento do esgoto para aquecimento e refrigeração de edifícios, um projecto desta empresa e das Águas do Porto e Eng.º Armando Silva Afonso com algumas características do projecto “Casa do Futuro”, entre outros.

Materiais e Tecnologias inovadoras para a Construção Sustentável

Onde se pretende apontar soluções abrangentes sobre critérios de sustentabilidade que podem ser usados pelo sector da construção como uma referência tais como a construção em madeira, coberturas ajardinadas, materiais ecológicos e iluminação natural em edifícios.

Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações

Onde serão abordados os sistemas voluntários presentes em diversos países destacando-se, por exemplo, no Reino Unido o Sistema BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), nos EUA o Sistema LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) apresentado através de um caso prático pela Arq. Inês Cabral, e por fim em Portugal o recente LiderA (Líder pelo Ambiente) apresentado pelo Eng. Manuel Duarte Pinheiro.

Cidades Sustentáveis
Onde se pretende apontar soluções aos desafios relacionados com a construção, estimulando o debate em mesa redonda entre arquitectos de renome em jeito de conclusão de todos os painéis anteriores.

Programação
Conservação e Uso Racional da Água
Data: 23 de Fevereiro
Local: Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis (Porto)

10h00 – Entrega de documentação
10h30 – Apresentação
11h00 – Aproveitamento de água da chuva em edificações -Eng.ª Elisabete Bertolo
11h45 – Intervalo
12h00 – Integração de soluções de sustentabilidade nas instalações prediais de água: dois casos de estudo - Engº Armando Silva Afonso (Universidade de Aveiro)
12h45 – Debate
13h00 – Almoço
15h00 – (orador a confirmar)
15h45 – Expo Zaragoza 2008 (a confirmar)
16h30 – Intervalo
17h15 – Hidroprojecto: O uso do esgoto para climatização e refrigeração de edifícios - Eng.º Tiago Macedo Franco
17h30 - Debate

Moderador: Hélder Spínola (Presidente da Direcção Nacional da Quercus)

Materiais e Tecnologias Inovadoras para a Construção Sustentável
Data: 29 de Março 2008
Local: Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis

10h00 – Entrega de Documentação
10h30 - Apresentação
11h00 – Construção em Madeira e Eco Desenvolvimento: a construção, a floresta e a paisagem - Arq.º Jorge Lira
11h45 – Intervalo
12h00 – Natural Works - Eng.º Guilherme Carrilho da Graça
12h45 – Debate
13h00 – Almoço
15h00 – Iluminação natural nos edifícios - Dr. António J. C. Santos (LNEC)
15h45 – Coberturas Ajardinadas (a confirmar)
16h30 – Intervalo
17h00 – Armadilha Solar - Arqº. Miguel Veríssimo
17h30 - Debate

Moderador: (a confirmar)

Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações
Data: 19 de Abril 2008

10h00 – Entrega de documentação
10h15 – Apresentação
10h30 – Sistema de Certificação LIDERA - Prof. Manuel Duarte Pinheiro (CEHIDRO/DECivil)
11h15 – Intervalo
11h40 – Sistema de Certificação LEED: o caso da HF e da ECP – Arq.ª Inês Cabral
12h10 – Sistema de Certificação BREEAM (a confirmar)
12h45 – Debate
13h00 - Almoço
15h00 – Ponte da Pedra – Certificado pelo LiderA (a confirmar)
15h45 – AdePorto (a confirmar)
16h30 – Intervalo
17h00 – A importância da certificação ambiental na Nova Promoção Imobiliária - F. Rocha Antunes
17h30 - Debate

Moderador: a confirmar

Cidades Sustentáveis
Data: 24 de Maio

Onde se pretende apontar soluções aos desafios relacionados com a construção, estimulando o debate em mesa redonda entre arquitectos de renome em jeito de conclusão de todos os painéis anteriores (programa a definir)

Moderador: (a confirmar)

Para mais informações: http://jornadasquercus.blogspot.com

Ficha de inscrição: http://www.adrianafloret.com/ficha_inscricao.doc

Posted

Estranho a pouca diferença entre estudantes e profissionais... ainda assim os 180€/(4 dias) para mim, até pode ser um valor razoável, mas tenho de dar uma vista de olhos mais atenta ao programa para ver se realmente compensa. No entanto, assim à primeira vista parece-me bem interessante.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Eu estava já a apontar na agenda porque me parece um programa bastante completo... mas tenho dúvidas... Pode ser que o meu primeiro ordenado chegue antes de fecharem as inscrições e aí se calhar em vez de comprar mais uns livros inscrevo-me! Mas pelo menos a uma eu já não vou...

Posted

Era muito boa ideia :p Porque acho que estas jornadas têm bastante interesse para nós e para mim custa-me um pouco desembolsar o valor total das jornadas... No entanto irei fazer tudo para que possa ir, tenho todo o interesse!

Posted

Adriana, antes de mais, muito bem vinda :p É com muito agrado que vejo o interesse desta oganização em colaborar com um espaço como o nosso. Agradeço desde que se disponibilizar a, quando existir uma decisão, expô-la aqui para que, em caso afirmativo, se possa fazer a devida alteração à descrição inicial do evento.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

• 2 weeks later...
Posted

Boa noite A Ordem dos Arquitectos validou o evento "Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável" e por isso a participação neste evento reverte créditos para os arquitectos estagiários. Mais uma boa notícia, tivemos hoje a confirmação da Expo Zaragoza 2008 para o painel de maio - Cidades Sustentáveis. Contamos com vocês Adriana Floret