Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, É a primeira vez que acedo ao fórum e o motivo deve-se a querer construir uma casa utilizando critérios como o da bioconstrução, arquitectura bioclimática, recuperação de águas pluviais, utilização de energia solar e eólica, estação de tratamento de águas por plantas, etc. Existem gabinetes de arquitectura especializados que possam efectuar projectos utilizando estes critérios? Existem empresas de construção que forneçam materiais utilizando estes critérios? Existe mão de obra especializada dentro desta área? Obrigado.

Posted

Bom, isso é tudo muito bonito e faz bem aos pulmões e o pessoal respira melhor, o reumático demora a aparecer e as cataratas tardam em desenvolver, mas tem alguns problemas: é dispendioso e tecnicamente complexo, entre outros. Isto de construir paredes em taipa (da terra que é bom) e adobe (com a palhinha dos burros) tem a sua piada, principalmente para quem tem dinheiro e um monte la no Alentejo. Recuperar águas pluviais, eu acho que elas vão bem para o esgoto pluvial, mas pode-se gastar uma pipa de massa num sistema que a recupera para regar as plantinhas (sem adubos artificiais e aditivos). Energia eólica ... constroi-se uma torre com uma ventoinha e pode ser que não seja necessário ligar a rede eléctrica nacional ... Sou muito critico a estas pontos que referi, peço desculpa pelas ironias ... A construção bem feita actualmente já contempla sistemas que permitem alta eficiência energética e de recursos, mas sem inventar ...

Posted

O bruno vai-me desculpar...mas acho as suas ironias desadequadas e fora da realidade construtiva de hoje. No Sul de Portugal (Alentejo e Algarve), existem muitas empresas de construção civil e gabinetes projectisatas com os conhecimentos e obra feita dentro destes moldes que o PERMA fala. Cada vez mais, especialemte nas áreas rurais, afastadas dos sistemas de infra-estruturas públicos se pensa e se faz mais esta Construção sustentável (seja em Taipa, Adobe, BTC, alvenaria de pedra ou mesmo tradicional) A utilização de sistemas de aproveitamento de recursos energéticos e naturais é também cada vez mais corrente. Quanto aos custos... bom, é relativo, depende dos condicionante. É corrente a utilização de FitoETAR´s De piscinas biologicas De energia eolica e/ ou fotovoltáica (F.F. Solar) De recuperação das águas pluviais... PERMA faça uma pesquisa na NET. Tenho conhecimento de uma empresa de construção civil de SERPA, "BETÃO e TAIPA, Lda", com conhecimentos técnicos e capacidade para desenvolver projecto e construção sustentável. Quanto às fito-etars... Existem muitas empresas que disponibilizam este serviço, em Évora a "CETÂMBIO", por exemplo.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

Bom, isso é tudo muito bonito e faz bem aos pulmões e o pessoal respira melhor, o reumático demora a aparecer e as cataratas tardam em desenvolver, mas tem alguns problemas: é dispendioso e tecnicamente complexo, entre outros.
Isto de construir paredes em taipa (da terra que é bom) e adobe (com a palhinha dos burros) tem a sua piada, principalmente para quem tem dinheiro e um monte la no Alentejo.

Recuperar águas pluviais, eu acho que elas vão bem para o esgoto pluvial, mas pode-se gastar uma pipa de massa num sistema que a recupera para regar as plantinhas (sem adubos artificiais e aditivos).

Energia eólica ... constroi-se uma torre com uma ventoinha e pode ser que não seja necessário ligar a rede eléctrica nacional ...

Sou muito critico a estas pontos que referi, peço desculpa pelas ironias ...

A construção bem feita actualmente já contempla sistemas que permitem alta eficiência energética e de recursos, mas sem inventar ...

O quê??
Posted

Eu, por acaso... No meu 1º ano de curso, que actualmente frequento, estou a desenvolver o meu 1º projecto e seguido de maqueta para um espaço de habitar unifamiliar que eu escolhi como autosustentável energéticamente e com recolha de águas pluviais para rega do jardim... Será com painies fotovoltaicos para a sustentação e paineis solares para o aquecimento de águas, tanto para cozinha e chuveiros assim como para o aquecimento das respectivas divisões através de um tubinho de cobre sob o rodapé no inverno... Penso que já existem empresas quase especializadas neste tipo de construção mas se por acaso o Sr. Perma necessitar de ajuda, eu posso-lhe fornecer algumas dicas e opiniões acerca deste tipo de construção como até algumas empresas de amigos, mas claro, de Braga... Abraço.

• 4 weeks later...
Posted

Se o Bruno_Rosa me parece demasiado "pé atrás", todos os outros me parecem demasiado "pé à frente".
Daquolo que sei e conheço, o cenário ainda não está assim tão positivista e a maior parte das empresas e técnicos, que se dizem especializados nesta área, apenas reproduzem técnicas e elementos construtivos que nã devem ser canónicos. O estudo da exposição solar e eólica são processos demorados e caros, para obter os resultados mais exactos e fidedignos. As tecnologias que suportam a obtenção de energia eléctrica através destes processos também o são.Enfim...
A arquitectura bioclimática possui vários níveis de integração no processo de projecto e estou certo que alguém que queira construir uma casa não está, na maior parte das vezes, disposto a dispender tais quantias para obter resultados que não lhes cosrrespondem, no cenário mais comum do mundo imobiliário. São opções...
Começa-se por algum lado! Hoje em dia existem já bastantes materiais e técnicas construtivas que reclamam para si a salvação do mundo de amanhã e, na minha opinião, tudo deve resultar de um estudo aprofundado, não daquilo que existe, mas daquilo que nos está disponível. Desde tijolos feitos apartir de papel e/ou plásticos, a sistemas de climatização através de fossos, passando por acordos com a EDP para se vender a energia que eventualmente poderemos produzir e não consumir, na nossa pequena estação geradora.Muitas poderão ser as eco-políticas.
Mas não se pense que a construção mais comum não poderá ter também uma eco-vertente. Sem querer fazer publicidade, a Sismo (www.sismo.de) fornece sistemas de contrução em betão que, além de garantirem um estaleiro bastante mais limpo e contido, inviabiliza pontes térmicas, melhorando o desempenho energético da construção (que teré um aspecto perfeitamente comum).

Espero um dia trabalhar no ramo, mas sempre equacionando se nos deveremos empenhar em gastos desnecessários, que podem até ser bastante nobres, mas inconsequentes...

Posted
"Se o Bruno_Rosa me parece demasiado "pé atrás", todos os outros me parecem demasiado "pé à frente".

"A arquitectura bioclimática possui vários níveis de integração no processo de projecto e estou certo que alguém que queira construir uma casa não está, na maior parte das vezes, disposto a dispender tais quantias para obter resultados que não lhes cosrrespondem, no cenário mais comum do mundo imobiliário. São opções...
Começa-se por algum lado! Hoje em dia existem já bastantes materiais e técnicas construtivas que reclamam para si a salvação do mundo de amanhã e, na minha opinião, tudo deve resultar de um estudo aprofundado..

Mas não se pense que a construção mais comum não poderá ter também uma eco-vertente.

Espero um dia trabalhar no ramo, mas sempre equacionando se nos deveremos empenhar em gastos desnecessários, que podem até ser bastante nobres, mas inconsequentes..."

O interveniente anterior parece que ainda está mais demasiado atrás que qualquer outro...
Em primeiro, alguém tem de começar..ou espera uma solução final? O avanço faz-se com vários passos.
Em segundo, nunca aqui se questionou que a cosntrução mais comum não pode nem deve utilizar tecnologias bio-climáticas, eco-tecnologias ou sustentáveis. É nessa mesmo que devem ser mais aplicadas novos processos de melhoria para as pessoas usufruirem de melhores resultados.
Treceiro, parte de um principio errado: indica que qualquer método alternativo é mais caro e inconsequente.... só aceito esta sua opinião porque como disse.." Espero um dia trabalhar no ramo..."; sinal que ainda vai a tempo de conhecer mais a fundo a realidade.

VDCDL
Posted
"Se o Bruno_Rosa me parece demasiado "pé atrás", todos os outros me parecem demasiado "pé à frente".

"A arquitectura bioclimática possui vários níveis de integração no processo de projecto e estou certo que alguém que queira construir uma casa não está, na maior parte das vezes, disposto a dispender tais quantias para obter resultados que não lhes cosrrespondem, no cenário mais comum do mundo imobiliário. São opções...
Começa-se por algum lado! Hoje em dia existem já bastantes materiais e técnicas construtivas que reclamam para si a salvação do mundo de amanhã e, na minha opinião, tudo deve resultar de um estudo aprofundado..

Mas não se pense que a construção mais comum não poderá ter também uma eco-vertente.

Espero um dia trabalhar no ramo, mas sempre equacionando se nos deveremos empenhar em gastos desnecessários, que podem até ser bastante nobres, mas inconsequentes..."

O interveniente anterior parece que ainda está mais demasiado atrás que qualquer outro...
Em primeiro, alguém tem de começar..ou espera uma solução final? O avanço faz-se com vários passos.
Em segundo, nunca aqui se questionou que a cosntrução mais comum não pode nem deve utilizar tecnologias bio-climáticas, eco-tecnologias ou sustentáveis. É nessa mesmo que devem ser mais aplicadas novos processos de melhoria para as pessoas usufruirem de melhores resultados.
Treceiro, parte de um principio errado: indica que qualquer método alternativo é mais caro e inconsequente.... só aceito esta sua opinião porque como disse.." Espero um dia trabalhar no ramo..."; sinal que ainda vai a tempo de conhecer mais a fundo a realidade.

VDCDL
Posted

perma...

atelier's especializados... isso não é grande coisa.. os atelier's devem ter liberdade criativa e entrevir de maneira a potenciar o local, obra, etc, etc....

no entanto deixo te aqui um atelier português a operar em espanha... (até acho que um dos seus membros anda por este forum...) os S'a arquitectos...

vê este link tem lá o trabalho em pdf, e está bastante interessante...

http://sa-arquitectos.com/proj_pt/proj_54_1_pt.html

e já agora... caro bruno dá uma vista de olhos neste trabalho... pode não alterar a tua opinião, mas fica o apontamento... acho que a Arte (da qual a arquitectura faz parte) evolui... e tu estás a resistir a essa evolução com esses preconceitos...

é a minha modesta opinião...

Posted

perma...

atelier's especializados... isso não é grande coisa.. os atelier's devem ter liberdade criativa e entrevir de maneira a potenciar o local, obra, etc, etc....

no entanto deixo te aqui um atelier português a operar em espanha... (até acho que um dos seus membros anda por este forum...) os S'a arquitectos...

vê este link tem lá o trabalho em pdf, e está bastante interessante...

http://sa-arquitectos.com/proj_pt/proj_54_1_pt.html

e já agora... caro bruno dá uma vista de olhos neste trabalho... pode não alterar a tua opinião, mas fica o apontamento... acho que a Arte (da qual a arquitectura faz parte) evolui... e tu estás a resistir a essa evolução com esses preconceitos...

é a minha modesta opinião...