Jump to content

tens saido na noite no porto?  

12 members have voted

1. 1. tens saido na noite no porto?

• sim, sem qualquer problema, tal como antes
      5
    • sim, embora tenha algum receio...também tento evitar alguns sitios
      3
    • não / tenho saído cada vez menos devido ao aumento da criminalidade
      4

Recommended Posts

Posted
"O Ilídio Correia de 33 anos, empresário da noite portuense e segurança, foi baleado esta madrugada, pelas 4h15m, na rua de Miragaia, frente à antiga Alfândega, no Porto. A vítima foi atingida por vários disparos e acabou por falecer no local, apurou o PortugalDiário junto de fonte policial.

A PSP acredita na origem deste homicídio está um «ajuste de contas» mais uma vez relacionado com o negócio de segurança privada na noite. Testemunhos no local relatam que de um carro preto terão saído vários disparos direccionados à vítima e a um amigo que a acompanhava. Só Ilídio Correia, que tinha também a actividade de segurança, foi atingido. No local do crime, está uma coroa de flores.

Segundo a PJ disse à Lusa, o segurança foi atingido por um carro em andamento, quando conversava com um amigo, que não foi atingido com qualquer dos disparos. «Para já, não há suspeitos», disse a fonte. Dois veículos estacionados terão sido atingidos pelos disparos e levados para análise pela Polícia Judiciária.

Ilídio Correia tem na PSP, DIAP e no IGAI várias queixas-crime contra quatro polícias por agressões, sequestro, fotografias ilícitas e devassa da vida privada, confirmou o PortugalDiário junto de fonte policial. Segundo a queixa apresentada, a vítima terá sido agredida pelos polícias dentro de uma discoteca no Porto e levada para a esquadra, debaixo de insultos racistas. O processo disciplinar e crime ainda estão na fase de inquérito. Os factos terão ocorrido no final de Maio.

A vítima pertence a uma família de origem cabo-verdiana que tem vários negócios relacionados com a noite. Ilídio Correia era proprietário de uma empresa de segurança privada e chefe de seguranças.

Criminalidade violenta diminui
Esta é já a sétima morte em pouco mais de seis meses na noite do Porto. O comissário Pedro Teles, da PSP do Porto reafirmou esta quarta-feira que, apesar de a opinião pública estar convencida do contrário, a criminalidade violenta tem vindo a diminuir na cidade.

«Apesar da sensibilidade das pessoas indicar o contrário, devido a um conjunto de eventos ocorridos nos últimos meses, nós na Polícia temos que trabalhar com os dados objectivos de que dispomos e esses indicam que a criminalidade violenta desceu no último ano, conforme foi oportunamente divulgado», afirmou.
Em comunicado, a PSP informa que «o sucedido vai certamente afectar o sentimento de segurança da população.

De forma pró-activa, esta Polícia vai intensificar o patrulhamento e a visibilidade policial, nas zonas consideradas mais críticas, recorrendo a elementos fardados e à civil, no sentido de atenuar aquele efeito».

Recorde-se que a 26 de Agosto, Aurélio Palha, um conhecido empresário da noite foi morto a tiro à porta da discoteca Chic. À época foram ouvidas várias ameaças de retaliação."

www.portugaldiario.iol.pt

Videovigilância autorizada na Ribeira
"A Comissão de Protecção de Dados deu luz verde à instalação de câmaras nas ruas e praças da zona ribeirinha do Porto. Será o primeiro sistema de videovigilância nas ruas por iniciativa de uma autarquia, mas só pode funcionar à noite e não poderá gravar sons."

www.clix.expresso.pt

o que acham do que tem acontecido?

margarida duarte

Posted
pois...tens razão..mas de qualquer forma a ideia é, mesmo para aqueles que nao moram no porto, o que acham e o que fariam, se morassem (imaginando por exemplo, que aquilo que esta a acontecer, se passava na vossa cidade). é que para um cinemazinho, sempre tens os centros comerciais. é diferente :p

margarida duarte

Posted

Eu continuo a sair, até ver, sem problemas. Acabo por não sair tanto como noutros tempos, mas não por causa destes acontecimento. No entanto, ainda este sábado fui ao Plano B, junto aos Clérigos, e mais uma vez (como aconteceu noutra situação durante um sábado à tarde), fiquei espantado com a quantidade de pessoas que sairam à rua... Nunca pensei que às 22h, para descer a Rua Passos Manuel, atravessar a avenida dos Aliados e subir no lado oposto para seguir em direcção à praça dos leões, tivesse de apanhar trânsito quase parado, então junto à praça D. João II, parecia hora de ponta... Claro que a maior árvore da Europa também ajuda a chamar pessoas, mas mesmo nos Clérigos andavam pessoas na rua, mesmo às 2h da noite andavam muitas pessoas na rua. Não me senti em perigo, bem pelo contrário. Claro que noutras zonas não é assim, nos últimos tempos, anos até, denoto uma grande redução no número de pessoas que andam pela ribeira. Lembro-me de à 7 anos a praça do cubo estar cheia em todas as noites do fim de semana, mas hoje em dia, mesmo de verão, notei muito menos pessoas...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Já agora, sobre o tema que está na ordem do dia, por norma estas mortes estão relacionadas com círculos bem demarcados e acredito que as excepções a essa "regra" são mesmo isso, excepções e casos pontuais. Quem anda à chuva molha-se, mas também temos de saber antecipar os problemas e assim evitá-los...

Posted

saio sempre pela baixa do porto, ribeira, sé, aliados, passos manuel, clerigos, etc e nunca tive problemas.... Também não entendo quando as pessoas dizem que têm medo em sair à noite no porto... É capaz de haver mais problemas fora do porto na zona industrial com as discotecas, em leça ou em matosinhos que propriamente no centro do porto.

Posted

saio sempre pela baixa do porto, ribeira, sé, aliados, passos manuel, clerigos, etc e nunca tive problemas.... Também não entendo quando as pessoas dizem que têm medo em sair à noite no porto... É capaz de haver mais problemas fora do porto na zona industrial com as discotecas, em leça ou em matosinhos que propriamente no centro do porto.

não sei se será bem assim, uma vez que já me apontaram uma arma, na zona da alfandega, em plena luz do dia!...portanto eu diria mais que o perigo está onde menos se suspeita, seja dia ou seja noite

margarida duarte

Posted

pois... eu acredito que tenha sorte... Mas frequento sítios que são apelidados de duvidosos e nunca me aconteceu nada, é claro que já vi coisas estranhas, mas também temos de saber por onde andamos. Por vezes também temos azar e acontece algo. Agora esta cena dos tiroteios com os porteiros das discotecas tanto podia ser no porto como na conchinchina... É um conjunto de gangs organizados que andam a atiçar-se uns aos outros e depois sofrem as consequências... O segurança que foi morto não foi por acaso, estava metido em algo, agora o problema foi ele ter avisado a polícia de que tinha sido ameaçado e que iam atrás dele naquele dia e ninguém fez nada por isso, ele só ficou à espera que viessem ter com ele...

Posted

olá. relmente agora fala-se muito acerca da criminalidade no Porto. Porém ela é sentida em praticamente todo o país! eu falo por mim... aqui na minha zona (seixal) também não é fácil (principalmente para as raparigas) andar na rua sozinha à noite. Com o nosso governo a fechar esquadras tb se torna difícil que as forças de segurança sejam eficazes! enfim... o nosso país está a ficar cada vez mais pobre, cada vez com menos condições e cada vez com mais pessoas que nao querem trabalhar mas sim ganhar dinheiro do bolso dos outros!!

Posted
pois Ana...o problema é quando são precisamente esses senhores ditos da "força de segurança", os principais suspeitos de burla, falsificação, etc, etc, etc.... ex. álvaro cunhal no caso passerelle

ex: "
PARLAMENTOS, PARTIDOS, POLÍCIA E TRIBUNAIS MAIS CORRUPTOS

Os cidadãos de todo o mundo apontaram os parlamentos, partidos, polícia e tribunais como as instituições mais atingidas por uma corrupção quotidiana generalizada."

enfim...basta dizer que há mais corrupção no seio da policia do que no mundo do futebol...

margarida duarte

Posted

Estou como o João, quando saio, não ando constantemente a "olhar para trás"... É certo que acabo por evitar algumas zonas que em tempos eram lugares que frequentemente percorria, como alguns dos caminhos +/- escondidos da ribeira, mas quando lá vou, não deixo de percorrer o percurso do parque da Alfandega até à Praça do Cubo, aquelas vielas até ao prioridade, a casa das pisas, etc... Agora nas zonas mais visíveis, ando com relativo à vontade... mas admito que as coisas não acontecem só aos outros e convem andar atento...

Posted

Bem... o Porto virou Palermo ou Napoles aqui de Portugal. No fundo existe toda um background que transforma o Porto numa especie de Marselha ou de Napoles em Portugal. Soh falta descobrirem um cargueiro cheio de cocaina no porto de Leixoes. Ou descobrirem empresarios da construcao civil ligados ao Futebol... Estes gangs e estes segurancas sao a ponta do Iceberg. Temos uma cidade que tem problemas com o Poder central. Que estah em decadencia tal como a Sicilia e Napoles em relacao a Roma. Tanto uma como a outra sao cidades que nao aceitaram muito bem a uniao com o norte de italia no sec. XIX. E a criminalidade ai existente resulta dessa falha. Marselha foi durante decadas a capital da Heroina no Mundo gracas aos contactos com a Indochina e com a Turquia. O Porto tem tudo para se tornar a nova Marselha da Europa. Tem um porto de Leixoes e outro na Viana do Castelo, ambos decadentes e avidos de negocios paralelos. Portugal eh um excelente herdeiro para ser a Porta da Europa para o Trafico de Cocaina Colombiana quando a Mafia Calabresa entrar em colapso pois esta controla de forma genial a Producao, trafico e venda de Cocaina na Europa (da mesma forma do Gangster Americano). Depois temos as teias de corrupcao no Futebol que estao entre Viana do Castelo, Guimaraes, Braga e Porto que estao interrelacionadas com o Poder Politico. E ha ainda ligacao entre o futebol e a construcao civil... enfim... temos Mafia. Agora resta saber quem eh a Cabeca deste Polvo e quem vai ter coragem para a acabar com ele.

Posted

Eu cá, acho que dar uns tirinhos é coisa muito soft! Só nos deviamos preocupar era com bombas, isso sim são países á séria... Agora tiros... pfff Até nisto somos infelizes :p

Posted

Bem... o Porto virou Palermo ou Napoles aqui de Portugal.

No fundo existe toda um background que transforma o Porto numa especie de Marselha ou de Napoles em Portugal. Soh falta descobrirem um cargueiro cheio de cocaina no porto de Leixoes. Ou descobrirem empresarios da construcao civil ligados ao Futebol... Estes gangs e estes segurancas sao a ponta do Iceberg.

Temos uma cidade que tem problemas com o Poder central. Que estah em decadencia tal como a Sicilia e Napoles em relacao a Roma. Tanto uma como a outra sao cidades que nao aceitaram muito bem a uniao com o norte de italia no sec. XIX. E a criminalidade ai existente resulta dessa falha. Marselha foi durante decadas a capital da Heroina no Mundo gracas aos contactos com a Indochina e com a Turquia.

O Porto tem tudo para se tornar a nova Marselha da Europa. Tem um porto de Leixoes e outro na Viana do Castelo, ambos decadentes e avidos de negocios paralelos. Portugal eh um excelente herdeiro para ser a Porta da Europa para o Trafico de Cocaina Colombiana quando a Mafia Calabresa entrar em colapso pois esta controla de forma genial a Producao, trafico e venda de Cocaina na Europa (da mesma forma do Gangster Americano).

Depois temos as teias de corrupcao no Futebol que estao entre Viana do Castelo, Guimaraes, Braga e Porto que estao interrelacionadas com o Poder Politico. E ha ainda ligacao entre o futebol e a construcao civil... enfim... temos Mafia.

Agora resta saber quem eh a Cabeca deste Polvo e quem vai ter coragem para a acabar com ele.

confesso que fiquei admiradissima com esta opinião...é certo que concordo contigo, mas, não sei se o que disseste se se aplica SÓ ao porto..acho que estas a misturar conceitos (os que poderiam interessar para a conversa e outros que não) pois muita coisa que tu referes não é exclusivo do porto. vá lá que não falaste da corrupção em gondomar com o cabecilha do gang valentim loureiro and so on...so on.... :p

margarida duarte

Posted

Quano se fala no Porto fala-se no Grande Porto... como tambem nas restantes cidades em redor do Porto. Grande parte dos clubes de futebol sao do Norte e a capital do Norte eh o Porto. Ainda hoje lembrei-me de uma empresa que pode muito bem unir Futebol, Politica e Construcao Civil e muita corrupcao mas deixo isso aos jornalistas... o problema eh que nao ha jornalismo em Portugal... existe uns tipos licenciados em jornalismo que nao podem fazer reportagens como deve ser. A noticia do trafico de droga na Guine que fizeram na SIC ja era antiga. Foi preciso a Time ou a Newsweek escrever uma reportagem sobre o assunto. No momento em que o PGR anuncia uma nova direccao na Investigacao acaba por dizer tudo sobre o DIAP do Porto. Eh melhor investigar tudo antes que algum jornal de fora lance a bomba atomica nos jornais como aconteceu com a Reportagem das Prostitutas Brasileiras de Braganca na revista TIME. O mundo ficou a saber que 10% da populacao de Braganca sao prostitutas brasileiras. Em relacao ah mafia portuguesa ser soft. O crime em portugal sempre foi muito soft mas tem vindo a ficar cada vez mais hard e mais violento. Noticias de organizacoes aqui e acola de verdadeiros negocios de fuga dos impostos, de empresas fantasma, de vigarice, de roubo de multibancos atraves de camaras, CTT, bancos que fecham roubando clientes dos acores, corrupcao nas camaras, cunhas, amiguismo, negocios paralelos, ... tudo muito solto ... todo este crime parecia ser desorganizado... mas agora com o crime no Futebol e com o Crime da Casa Pia algo estah comecar a ficar organizado... uma estranha teia de interesses estah a surgir e estah a controlar estes pequenos crimes num Grande Crime Organizado... existe alguem genial que estah a criar uma Sociedade Criminosa em Portugal. Eh bastante estranho um gangster como Bruno Pida a ter este tipo de comportamento. O rapaz eh no minimo inteligente a nao ser que haja mais alguem a puxar pelos cordelinhos.

Posted

Eu cá, acho que dar uns tirinhos é coisa muito soft! Só nos deviamos preocupar era com bombas, isso sim são países á séria... Agora tiros... pfff

Até nisto somos infelizes :p

E a Bomba em Lisboa? Cirurgico. Trabalho de profissional. E a explosao em Setubal... terah sido acidente?;)

E os dois raptos de criancas em Portimao que aconteceram nos mesmos moldes e foram acusadas da mesma maneira e ainda ninguem viu os corpos das meninas?

Agora dispersei ... mas dah que pensar.
Posted

Oh... so fala assim quem não mora no concelho da Amadora... Fala que não conhece a Buraca... Damaia... Bairro Santa Filomena... Cova da Mora... Quem não conhece Chelas... Olaias... Bela Vista... Olivais... etc... Ainda temos o Rio de Moro... Queluz... Temos também Pontinha... Buraca... algumas zonas de Odivelas e outras em Loures... Há também no Barreiro e arredores... Isto é tudo no distrito de Lisboa... isso no Porto, quem mora na zona de Lisboa, acaba por não surpreender muito...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Olivais??? Sempre tive a ideia que aquilo era perigoso até ao dia em que mudaram o atelier para lá. Aquilo não tem criminalidade nenhuma. É inseguro pela paisagem em si. O urbanismo não confere seguranca a quem vive lá.