Jump to content

Recommended Posts

Posted
Instalação Efémera, EDP - Lisboa 2006/07 - Isabel Barbas e Ben Busche

http-~~-//www.casadavizinha.eu/spp/architects/53/projects/30/1195501158_1.jpg

http-~~-//www.casadavizinha.eu/spp/architects/53/projects/30/1195501703_9.jpg

O projecto para a fachada do edifício sede da EDP, energias de Portugal, foi-nos pedido para comemorar o trigésimo aniversário da empresa que coincidia com a época natalícia.
A proposta consiste numa instalação artística sobre a fachada do edifício que se inspira nos valores sustentáveis da empresa e no ambiente dinâmico da rotunda do Marquês de Pombal.
EDP é uma das maiores empresas de Portugal e uma das maiores produtoras de energia eólica a nível europeu.
A instalação configura numa mancha de 60 moinhos de vento em frente da fachada. O exterior das lâminas que formam cada um dos moinhos está revestido com uma película reflectante, tipo espelho, e o interior com uma película vermelha, a cor corporativa da empresa. Entre os moinhos e a fachada estão integradas lâmpadas led (4 por moinho) cuja energia seria produzida pela rotação do próprio moinho. A ideia é visualizar a energia ambiental. Através dos reflexos, a instalação entra em diálogo com o edifício e sua envolvente. Durante o dia os protagonistas são os moinhos. As distintas velocidades e os movimentos descoordenados remetem-nos para um diálogo entre módulos, um fluir de ritmos, arranques, pausas e permanências. Num olhar mais distraído ou afastado os módulos tendem à sincronização. As distintas velocidades tornam-se imperceptíveis e são os reflexos que adquirem protagonismo e enchem de vida o conjunto. Durante o dia as sombras dos moinhos, desenhadas pela incidência solar, configuram um padrão florido que contrasta com o brilho e reflexo dinâmico da própria peça que os origina.
De noite, os moinhos tornam-se mais neutros e a percepção da instalação concentra-se na luz e vitalidade do movimento.
Cada moinho, colocado sobre tirantes metálicos verticais a 1,5 m de distância da fachada, projecta sobre a parede o reflexo das lâmpadas led de baixo consumo colocadas por detrás do módulo. A cor da iluminação alterna, periodicamente, entre o vermelho, branco, azul e verde.
Este projecto faz referência ao conceito de sustentabilidade, preocupação máxima na política da empresa e da humanidade.

Ler mais sobre o projecto:
http://www.casadavizinha.eu/projectos/30-instalaaao-efamera-edp-lisboa-200607.html
Posted

Muito interessante. Eh uma ideia interessante por dois motivos: 1 . Pelo motivo de revestimento. De oferecer uma segunda pele a um edificio muito pesado e antiquado. 2 . Pelo motivo da sustentabilidade. E eu pergunto: as lampadas funcionam com a electricidade gerada por cada moinho ou pelos moinhos? Se foi essa a intencao porque razao nao foi possivel trona-la realidade?

Guest carlos.pedro
Posted

Esteve colocado no Natal do ano passado.

As luzes eram leds. 4 leds (branco, vermelho, azul e verde) por ventoinha. Foi feito um prototipo para cada moinho gerar a sua própria energia, mas depois abandonado por motivos de custos. Foi alimentado com os paineis solares do edificio.

Infelizmente. O efeito era muito bonito, principalmente com a mudança de cores de luz.

Esta equipe também fez as iluminações de Natal em Madrid nos dois últimos anos, ganahs em Concurso Público. Um exemplo que Lisboa e Portugal devia seguir...

Brut DeLuxe

Posted

Desculpem a minha ignorancia , mas quando vi este edeficio como esta na foto foi ha 1 ano atras , e na altura pensei que fazia parte dos enfeites de NATAL , da AV. LIBERDADE , . Não sei , nem sou formado em qualquer area que me de voto na materia , mas a quem esta dirigido ? , não e a população em geral , o geral da população não são engenheiros ou arquitectos . Na altura em que nos encontra-mos , as energias renovaveis , sera que não haveria nada mais dedicado a essa area , começar ja , mesmo antes do governo deitar ca para fora essa ideia , coisa que ja devia estar em vigor . A maioria dos Portugueses não sabe , que em Portugal esta a instalar-se a maior fabrica de componentes para a energia voltactica . Mais ja repararam que a nossa costa maritima , e optima para varios sectores de industria na area das energias renovaveis , temos o SOL , VENTO , E O MAR ,.. vamos la a aproveitar isso , senão os ESPANHOIS ESTÃO AI AO LADO ,não so os Espanhois , abram os olhos , em vez de irem investir para o Brasil , fiquem por ca . Vamos construir , mas com qualidade e cabeça , acabem com os engenheiros a TURBO , SO DÃO MAU NOME A CLASSE . Umas boas festas para todos , comprimentos , JOÃO MIRANDA

Posted

Eu quando referi as energias renovaveis , dado que a decoração feita no edificio da EDP refere-se a comemorar os 30 anos da mesma , no meu ponto de vista as energias renovaveis são o futuro , dai a minha questão a EDP não esta interessada desse assunto ?

Posted

Caro sº , não percebo que confusão gerarram , mas o que eu quis dizer , foi que quando eu vi pela 1ª vez a decoração do edificio da EDP ,ha 1 ano atras , e na altura pareceu-me que era as decorações de Natal , mais nada .

Miranda: Tu tens que comentar no topico onde viste isso. Eh lah que tens que escrever a tua opiniao e nao aqui num lugar onde no final ninguem compreende nada.
Posted

Na conferência " A casa da minha vizinha não é tão verde como a minha" na ordem, presenciei a apresentação desta instalação na sede da EDP. Apesar da boa iniciativa e do resultado final interessante, pergunto-me a mim mesmo, se por um lado a energia produzida provem de uma fonte renovável, a produção dos componentes dos moinhos mais a própria instalação não terá gasto mais energia do que a que se gerou aquando dos moinhos ligados? considero que por vezes deveria ter-se em conta todos os factores e colocar tudo numa balaça de modo a avaliar a viabilidade ou não de determinados projectos. Alguém tem o conhecimento dessa relação? cujo resultado terá sido percursor da concretização deste projecto?