Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

Pois é Pessoal, é sabido que o pior inimigo do estudante é o kê? As Propinas...:icon_yikes::icon_boxing: Este factor como é óbvio tem um grande peso na hora de escolha da instituição de ensino...x( Agradecia que alguém que saiba ou tenha ideia indique o valor / periodicidade das propinas nas seguintes Universidades: * Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura * Escola Superior Artística do Porto * Universidade Lusíada (Porto) * Universidade Lusófona do Porto Penso que estas informações irão ajudar-me tanto a mim como a muitos futuros arquitectos que ainda estão na fase de seleção da universidade... Tiago Soares _________________________________________________________

• Replies 55
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Exacto. A propina na universidade pública anda a volta dos 990€ anuais. Esta propina é paga em 4 vezes ou de uma vez só. Poderás candidatar-te a benefícios Sociais, tais como a Bolsa de Estudo. Alguma

Exacto. A propina na universidade pública anda a volta dos 990€ anuais. Esta propina é paga em 4 vezes ou de uma vez só. Poderás candidatar-te a benefícios Sociais, tais como a Bolsa de Estudo. Algumas faculdades têm um gabinete social que promove concurso interno na atribuição de bolsas de estudo aos alunos. Atenção que nem todos os gastos recaem sobre as propinas. Materiais e impressões também compõe uma fatia importante do bolo. Ainda assim, vejo muitos alunos que se queixam das propinas, mas vão de carro para a faculdade, almoçam todos os dias no restaurante, tabacos, telemóveis e afins. Não quero censurar ninguém, mas de facto o sistema de bolsas deveria contemplar pessoas com reais necessidades! Abraços :p

Então repara nesta situação: Uma pessoa tendo uma média de 16/+, deve candidater-se ao público ou é preferivel candidatar-se a uma bolsa no privado como a da Lusíada ou a da Lusófona que é cedida a pessoas com média de 16 ou superior.... O que aconselham...? [ E já agora se alguém souber, tenho outra pergunta.:p Tendo o cadidato frequentado o ensino profissional (12.ºAno) e nunca ter tido nenhuma disciplina como Geometria Descritiva há algum problema...e a média funciona da mesma forma... ] T.S.

"Especifica"; Podes explicar melhor...?? Eu pretendo seguir o curso de Arquitectura de uma das Universidades acima descritas...( isso da especifica nao faço a minima a que te referes!..) Para entrar tenho à escolha.... Entre Matemática, Desenho e Geometria, mesmo sem nunca ter dado esta última se começar a estudar em Janeiro e explicações e tal...chego ao exame e acho que me safo..! T.S

"Especifica"; Podes explicar melhor...??
Eu pretendo seguir o curso de Arquitectura de uma das Universidades acima descritas...( isso da especifica nao faço a minima a que te referes!..)
Para entrar tenho à escolha....
Entre Matemática, Desenho e Geometria, mesmo sem nunca ter dado esta última se começar a estudar em Janeiro e explicações e tal...chego ao exame e acho que me safo..!

T.S

A disciplina específica representa metade da nota de ingresso ao ensino superior. A outra metade é dada pela média de secundário (neste caso do curso).
A maioria das faculdade públicas pedem Desenho e Geometria como disciplina específica para o concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Não te deixes iludir pela Bolsa de Mérito das privadas. Essa bolsa só é atribuida a alunos com média final de candidatura superior a 16 valores (média do secundário + específicas). Nos anos seguintes terás que manter a média de 16 valores se quiseres assegurar a bolsa de mérito.

Consulta os seguintes tópicos:
[info] - Universidade Lusíada Porto
[info] Universidade Lusófona Porto
[info] Escola Superior Artística do Porto
[info] Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura

:p

Oh, ya...desculpa lá... O que estavas a chamar de "Especifica", eu chamo Prova de Ingresso... A única pública que nao pede duas específicas aki no Norte pelo que tenho visto é: ->Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura: *Desenho *Geometria Descritiva *Matemática Mas resumindo, eu nunca ter tido essa cadeira no secundário (por ter andado no ensino profissional) não interessa desde que eu tire boa nota na especifica (é estudar!!). Obrigadão João..

Mas resumindo, eu nunca ter tido essa cadeira no secundário (por ter andado no ensino profissional) não interessa desde que eu tire boa nota na especifica (é estudar!!).

Aproveita também para te informares dessas situações junto das entidades competentes.
Consulta também o www.acessoensinosuperior.pt para questões ligadas a provas de ingresso, médias, etc.
Quanto às específicas, nas privadas tens sempre um leque maior de escolha...

Ainda voltando à questão da bolsa de mérito, espero que a tua inscrição na universidade não dependa dessa bolsa, porque se assim for, terás que manter a média acima de 16 ao longo dos 5 anos de curso (e todos sabemos que isso é quase impossível).

:p

Tiago: não penses que a geometria é só ter umas explicações e já está. É uma disciplina que requer imensa prática e compreensão, não se aprende de um dia para o outro. A título de exemplo: no 10º ano eu andava às aranhas com a geometria e acabei com 12, no 11º ano aquilo já me entrou no cérebro e acabei com 18. No 12º ano tirei uma média de 19 e 20 nos testes ao longo do ano, cheguei ao exame e por uma mísera distracção tirei 18.8 ou seja acabei numa privada por uma diferença de 4 décimas na minha nota de ingresso... Por isso tem cuidado com a geometria.

no entanto, é sempre possível "decorar" a geometria e isso não implica não tirar boas notas. eu sou um exemplo disso: passei os três anos a "decorar" a geometria. na altura não entendia patavina daquilo, mas como "decorei" sempre os métodos, acabei com nota final no 12º ano de 17 valores, o que não é nada mau...

mas de facto é preciso ter muito cuidado com ela..."decorar" os métodos gerais não funciona como receita para o mesmo bolo. por isso é que não consegui mais

margarida duarte

Como já disseram, nos últimos anos a matéria leccionada em geometria tem-se alterado, tanto que eu olho para lá e pouco/nada compreendo e tenho de ler e rever muita coisa para ver se compreendo (isto quando preciso). Convém dizer que o meu último ano de geometria no secundário foi à 10 anos... O melhor é mesmo adquirires o manual "oficial" e os livros de exercícios aconselhados pelos professores, para não correres o risco de estares a estudar algo que já não esteja a ser ensinado. Boa sorte desde já :p

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Ok Dreamer...presumo que tanto o manual como os livros de exercicios estejam disponiveis numa livraria...correcto?:p [Ainda pensei em fazer a especifica de Matemática, mas hmmm...não me parece...] Acham que com dedicação e os manuais um autodidacta consegue entrar no mundo da Geometria Descritiva?;) Tiago Soares

À partida tens essas manuais à venda nas papelarias, mas o melhor será procurar informação, nas escolas, por exemplo,para ter a certeza que compras os certos... quanto ao resto, sem acompanhamento acho muito difícil... ainda mais condensar os 3 anos em 6 meses... o melhor mesmo é procurares alguém que te possa ajudar...

como autodidacta tenho grandes dúvidas... Aliás para se conseguir fazer boa figura a geometria deverias começar sempre pela base ou seja pela matéria do 10º senão é muito complicado entender os sistemas e vamos estar sempre a tentar decorar e dificilmente encontramos exercicios que se resolvem da mesma forma. É isso que acho aliciante na geometria.

Eu fiz geometria como autodidacta, não tive problemas! Mas a geom depende de pessoa para pessoa, há quem entenda muito bem e há quem tenha bastantes dificuldades, e como diz o asimplemind as bases do são mt importantes, mas nada como começares a trabalhar no assunto e veres como te sentes. :p

Eu foi pelos manuais, e muitos exercicios. A geometria (na minha opinião) não é mais do que pontos, rectas e planos e depois brincar com isso tudo, por isso basta uma boa base ao nivel desses instrumentos de trabalho para depois partires para as 'brincadeiras'. E uma boa base, mais uma vez é a minha opinião/visão de ver a disciplina, é pegares nos pontos e entender quais as diferenças que ocorrem nos diversos pontos do espaço e depois fazer o mesmo com as rectas e planos e saber interligar os 3. Depois tudo o que vem para além disto é brincar! Mas isto é uma visão minha, há pessoas que têm mais dificuldades a encaixar com a disciplina e arranjam outras formas de ultrapassar as dificuldades. Mas aconselho.te a começares pelo livro do 10º Ano fazer uma maquete dos planos de projecção para melhor entenderes a matéria. E qualquer dúvida vai colocando aqui no forum que tentamos resolver :p

O ideal é ter uma boa imaginação espacial, para vizualizar na nossa mente aquilo que estamos a fazer no pepel... percebendo isso, consegue-se compreender os sistemas e métodos para aquilo que o Tico apelidou de "brincadeiras" ;) Encontro alguma relação na dificuldade que algumas pessoas têm em interpretar os desenhos técnicos de arquitectura, porque apesar de verem as linhas no papel, não conseguem "transportá-las" para um vizualização mental das 3 dimensões, nem cruzar a informação de plantas/cortes/alçados para perceber os projectos nesse sentido... Há pessoas com mais dificuldades neste aspecto e essas consequentemente têm mais dificuldade na matéria, mas como tu dizes, toca a trabalhar e logo se vê como vai correr :p

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.