Jump to content
Arquitectura.pt


Exercício de Arquitectura - Feira do livro em Alcântara


SilverBlaze

Recommended Posts

Sou um aluno de Arquitectura do ISCTE e estamos a trabalhar o ultimo exercicio deste semestre, o exercicio de projecto... gostaria de pedir aos mais experientes algumas referências para este exercisio, tais como arquitectos para pesquisar, livros ou revistas a consultar, etc. para isso ponho aqui a minha ideia para a sua concretização:


. Localização
Doca do Espanhol em Alcântara.


------------------------------------------------------------

A fase de análise deste exercicio ja esta concluida, portanto para kem nao conhece a zona:

http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.700851,-9.169486&spn=0.004831,0.011694&t=k&z=17&om=1

esta é a doca do espanhol em Alcantara, é uma doca para barcos de pequenas dimensoes, a norte da doca encontram-se 3 pavilhoes (da esquerda para a direita, o pavilhao da administração do porto de lisboa, um pavilhao da PT e outro pavilhao com lojas relacionadas com as actividades da doca), estes tds com as mesmas dimensoes e ainda o bar "Queens", a sul destes 3 pavilhoes existe uma zona ludica dedicada a quem queira fazer desporto, tal como andar de bicicleta, skate, etc. esta zona ludica pode ser utilizada para implantar a feira do livro... a oeste existe outra zona que tb pode ser utilizada, uma zona ampla com 2 armazens ( que tb podem ser utilizados para implantar a feira). a sul da doca, ja fora dos limites da zona de intervenção pré-estabelecida, encontra-se um deposito de contentores de grandes dimensoes. A feira do livro tb pode ser implantada em cima da água.

Eis a minha ideia para trabalhar este exercicio: dps de analisar a zona, as estruturas, os ambientes, as pessoas que frequentam a zona, xeguei à conclusao que é uma zona com pouco movimento de dia, sendo mais movimentado à noite devido ao bar que lá se encontra, os frequentadores desta zona sao basicamente pessoas que procuram fazer desporto ou passear com os filhos. é uma zona complicada em termos de acessos. tem a area de contentores que é esteticamente agressiva no local, tem um impacto mt forte na zona. portanto a minha ideia seria construir a feira do livro aproveitando uma parte da zona ludica a sul dos 3 pavilhoes e uma parte da zona em frente aos armazens. o meu objectivo seria aproveitar o facto de existir a pratica de varios desportos na zona e integra-la na feira do livro, ou seja, criar um percurso dirigido aos frequentadores da feira e outro percurso para kem anda de skate ou bicicleta...teria desta forma para alem de todos os requesitos normais de uma feira do livro, postos de aluguer de bicicletas por exemplo. com esta ideia ainda teria de resolver o problema do impacto que os contentores criam, aí poderia fexar o plano de visao para a feira do livro criando um plano semelhante ao que Souto Moura faz na Casa das Artes no Porto, aproveitando um muro pré-existente para esconder o seu edificio e realçar a envolvente, entao fexaria o meu plano na feira com o mesmo material dos contentores (chapa metalica) e fexaria o plano a norte e a oeste pk é onde tem maior visibilidade.
Mas será que fikaria demasiado "invisivel" nao seria esconder demais uma estrutura destinada a receber milhares de pessoas?
gostava que comentassem esta ideia e que ponham defeitos e arranjem-me mais problemas, pk é com eles que eu trabalho...obgd...

Link to comment
Share on other sites

SilverBlaze, no meu tempo de estudante os professores constumavam entregar uma lista com a bibliografia para cada exercício... Como deves compreender, é complicado para quem está de fora e pouco ou nada conhece do local, tecer comentários sobre o mesmo e/ou forma de intervir nele... é por isso que se faz aquela parte chata de cada trabalho, a análise, os desenhos do espaço, perceber as vivências, os cheiros, os aromas, a envolvente, etc... Se já acabaste essa fase, concerteza que estarás mais preparada do que a grande maioria de nós para te debruçares sobre o trabalho... Uma ida à biblioteca faz sempre bem :) Se em vez de o enunciado do trabalho falasses tu própria naquilo que o trabalho te fez pensar, aí sim seria mais fácil percebê-lo...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Não te quero influenciar, não acredito que um bom projecto (no seu todo) resulte melhor com várias cabeças...com várias cabeças as coisas ficam difusas, é o Modus Operandis da OMA por exemplo (todos os colaboradores são autores, todos editam), eu sempre preferi conceitos categóricos...


sim...tb acho que demasiadas pessoas a trabalhar no mesmo nao resulte eficazmente, abri este topico para tentar conhecer e descobrir referencias que me sirvam para este exercicio, pretendo abrir tb a discussao sobre este tema da arquitectura efémera nacional e internacional, neste particular a feira do livro... seria mt facil atraves deste programa fazer uma simples feira do livro, era só montar as barrakinhas e os pavilhoes na area de implantação e pronto...mas tb é obvio k nao pode ser feito assim...e mt menos por um aluno de arquitectura...
Apenas peço que se abra a discussao deste tema e qu através dela eu e outros aluno de arquitectura possam ter referencias fornecidas pelos outros utilizadores deste forum... basicamente akilo k eu procuro é informaçoes acerca de outras obras relacionadas com este tema.
Link to comment
Share on other sites

Olá Silverblade, Antes de mais, bem vindo ao Arquitectura.pt. Aquilo que pedes depende muito de ti... da tua visão do local, das tuas experiências, dos teus desenhos e da tua percepção do espaço. Se fores à biblioteca do ISCTE consegues encontrar diversos projectos sobre arquitectura efémera. Mas antes de pensares pela cabeça dos outros, pensa pela tua. Só depois disso é que deves ir espreitar outros projectos. Abraços, João Morgado

Link to comment
Share on other sites

SilverBlaze, no meu tempo de estudante os professores constumavam entregar uma lista com a bibliografia para cada exercício...

Como deves compreender, é complicado para quem está de fora e pouco ou nada conhece do local, tecer comentários sobre o mesmo e/ou forma de intervir nele... é por isso que se faz aquela parte chata de cada trabalho, a análise, os desenhos do espaço, perceber as vivências, os cheiros, os aromas, a envolvente, etc...

Se já acabaste essa fase, concerteza que estarás mais preparada do que a grande maioria de nós para te debruçares sobre o trabalho...

Uma ida à biblioteca faz sempre bem :)

Se em vez de o enunciado do trabalho falasses tu própria naquilo que o trabalho te fez pensar, aí sim seria mais fácil percebê-lo...



Tem razão, foi uma falha minha, a fase de analise ja foi desenvolvida e concluida... vou rectificar o meu 1º post e vou por a minha ideia para a concretização do exercicio...obgd
Link to comment
Share on other sites

olá silverblaze,

consulta os vários pavilhões da serpentine gallery ou mesmo o pavilhão da 75ª feira do livro do marcosandmarjan. Nada como passar umas tardes nas bibliotecas a descobrir coisas



Ui...tardes na biblioteca é complicado, sendo trabalhador estudante e a viver sozinho...por mais que eu queira, nao pesquiso tanto quanto gostava, e ainda por cima com o tratado de bolonha diminuiram o nº de horas mas duplicaram o trabalho...mas pronto...com sacrificio e boa vontade td se consegue...
obrigado pela dica...ja conhecia os pavilhoes da serpentine gallery mas nao conhecia a 75º feira do livro do marcosandmarjan...mt interessante...obgd
Link to comment
Share on other sites

Olá Silverblade,

Antes de mais, bem vindo ao Arquitectura.pt.
Aquilo que pedes depende muito de ti... da tua visão do local, das tuas experiências, dos teus desenhos e da tua percepção do espaço.

Se fores à biblioteca do ISCTE consegues encontrar diversos projectos sobre arquitectura efémera. Mas antes de pensares pela cabeça dos outros, pensa pela tua. Só depois disso é que deves ir espreitar outros projectos.

Abraços,
João Morgado


sim...foi uma falha minha...devia ter posto a minha ideia no post...mas ja está rectificado...
Link to comment
Share on other sites

Conheço a zona de passar por lá, pela marginal, por isso não conheço o espaço em si. A verdade é que aos olhos de um nortenho, quando passo por ali há sempre uma coisa que me intriga... a cidade estar rasgada na relação com o rio... Pergunto-me, por não conhecer, como são os acessos pedonais para essa zona?... Os viadutos ali perto parecem simplesmente para automóveis, pelo menos não serão uma opção interessante para quem se desloca a pé... Toda essa zona me faz alguma confusão... as pessoas para lá chegarem têm de ir de carro?... os pais têm de ir passear as crianças de carro?... quem anda de skate/bicicleta tem de fazer o mesmo?... Talvez alguém me possa explicar melhor como se prossessam estes movimentos urbanos, para assim ficar a conhecer melhor o lugar...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Conheço a zona de passar por lá, pela marginal, por isso não conheço o espaço em si. A verdade é que aos olhos de um nortenho, quando passo por ali há sempre uma coisa que me intriga... a cidade estar rasgada na relação com o rio...

Pergunto-me, por não conhecer, como são os acessos pedonais para essa zona?... Os viadutos ali perto parecem simplesmente para automóveis, pelo menos não serão uma opção interessante para quem se desloca a pé...

Toda essa zona me faz alguma confusão... as pessoas para lá chegarem têm de ir de carro?... os pais têm de ir passear as crianças de carro?... quem anda de skate/bicicleta tem de fazer o mesmo?...

Talvez alguém me possa explicar melhor como se prossessam estes movimentos urbanos, para assim ficar a conhecer melhor o lugar...



Esta zona em termos de acessos é complicada... de carro é facil entrar nesta zona, existem duas zonas de estacionamento juntas à doca e ao lado da zona da lazer. A pé, devido à linha de caminho de ferro, as pessoas têm de atravessar a estrada e a linha do comboio pelo tunel de alcantara-mar, tunel este que liga alcantara-terra a alcantara-mar e ainda liga à estação de comboios de alcantara-mar. Existe uma grande separação entre as duas zonas...e de facto os acessos não são os ideais, até pk o tunel é um pouco perigoso, principalmente à noite.
Link to comment
Share on other sites

A mim faz-me alguma confusão essa situação permanente da costa lisboeta... e concerteza não será só a mim... De qualquer forma acho que te devias debruçar sobre essa questão das acessibilidades, até sendo um evento de lazer, pode ser potenciador de revitalizar modos de circular pela cidade... seja a pé, de bicicleta, de patins, de skate, etc, para se aceder à área em causa...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

engraçado já no meu tempo de escola era essa a eterna questão, a linha de comboio como barreira e penso que como não se quis potenciar um interface em algés, em que a linha de cascais terminava ai e depois seguia em metro libertando toda a margem desde algés até ao cais do sodré. enfim interesses...

Link to comment
Share on other sites

engraçado já no meu tempo de escola era essa a eterna questão, a linha de comboio como barreira e penso que como não se quis potenciar um interface em algés, em que a linha de cascais terminava ai e depois seguia em metro libertando toda a margem desde algés até ao cais do sodré. enfim interesses...


De Algés ao Cais do Sodré é totalmente aterro... lembram-se das dificuldades técnicas e orçamentais inerentes à construção do segmento Baixa-Chiado - Terreiro do Paço ? x(

Porque é que o comboio é uma barreira e o eléctrico não?

A Linha de Cascais foi inaugurada a 30 de Setembro de 1889 e electrificada em 1926.


Merecia uma revitalização total... este tipo de linhas estão obsoletas e tem sido cada vez mais uma barreira urbana.
Link to comment
Share on other sites

A diferença entre combóio e eléctrico é precisamente essa, pelo menos nestes casos em que as linhas de combóio são praticamente iguais a quando foram realizadas, talvez variando no número de linhas... A fronteira que se cria em Lisboa é uma ferida resgada na cidade, que em muitas zonas acaba por voltar as costas ao rio... depois o que acontece é ter de se ir de carro, com as bicicletas no tejadilho e as dos míudos mais pequenos na mala, para se conseguir aproveitar alguns "arranjos urbanísticos" que são feitos entre o rio e a linha... O eléctrico é bem mais humanizado, correndo nos trilhos do automóvel, como outrora o trólei percorreu as ruas do Porto... A própria marginal de Lisboa é uma fronteira, uma via rápida camuflada por radares que disparam a cima dos 50 Km/h...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

"Porque é que o comboio é uma barreira e o eléctrico não?"

bem diferente, penso eu. o electrico circula juntamente com carros e peões por muitas zonas da cidade, já uma linha de comboio não se atravessa assim tão fácilmente.


http-~~-//img139.imageshack.us/img139/9710/metroportonu9.jpg

Um comboio, um eléctrico ou um 'metropolitano'? Ou Híbrido?

Comboio: série de carruagens puxadas por uma locomotiva, sobre carris;
Eléctrico: carro movido a electricidade.
Metropolitano: caminho-de-ferro instalado no interior de uma cidade, parcialmente ou totalmente subterrâneo;

:)
Link to comment
Share on other sites

Meu caro Silver Blaze. O meu conselho é que, uma vez que ainda frequentas o 2º ano, estás perfeitamente a tempo de trocar arquitectura pela agricultura. Aliás, é o que eu próprio teria feito, se não tivesse descoberto a minha total incapacidade senão no fim...
tem te aconselha, teu amigo é
Link to comment
Share on other sites

sputnik, embora não pretenda ser o guardião da ética e cerceador da liberdade de cada um no forum , acho que os teus ultimos post neste e noutro topico, em nada são válidos pois não se nota uma pontinha sequer de uma critica construtiva ou com ao menos algum sentido de humor. parece-me mais reações gratuitas e nada mais. penso que o nivel aqui merecia estar mais elevado.

Link to comment
Share on other sites

Meu caro Silver Blaze. O meu conselho é que, uma vez que ainda frequentas o 2º ano, estás perfeitamente a tempo de trocar arquitectura pela agricultura. Aliás, é o que eu próprio teria feito, se não tivesse descoberto a minha total incapacidade senão no fim...
tem te aconselha, teu amigo é


loooooooooool...

epá...sputnik...perdeste uma opurtonidade de fikar calado...pelo k ja percebi de ti aki neste forum é k...calado...és um poeta! este forúm é uma coisa séria...e esses comentários a pessoas que nao conheces revelam o caracter de uma pessoa...enfim... :icon13:
Link to comment
Share on other sites

Tens razão, Marco. É só que me entristece um pouco que as pessoas venham utilizar o site para lhes "fazerem a papa", perguntando coisas de tal forma específicas que só o que faltava era fazerem-lhe o projecto, revelando grande incapacidade de investigação pessoal e de opinião crítica! Mas em todo caso não justifica a minha reacção. As minhas desculpas ao SilverBlaze.

Link to comment
Share on other sites

Meus senhores, não se desviem do assunto do tópico... SilverBlaze, e que tal uns bonecos (leia-se esquissos) do que já tens pensado para esse exercício? Como pensas tratar os pavilhões? Todos iguais, standard? Ou com uma linguagem diferente consoante o conteúdo que comercializam? Embora seja uma Feira do Livro, há livros e livros :) ... cya l8r

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.