Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá...
Embora não "poste" mt vou dado mta atenção a este forum em virtude de começar a construir a minha futura casa (como já aqui relatei!).

A duvida que me prende tem haver com o seguinte:
A minha futura casa tem alguns bons metros quadrados de varandas (varandas essas colocadas quase em "exclusivo" em frente a quartos, mas q percorrem toda a casa).

Normalmente as pessoas revestem o (chão das mesmas) a tigoleira e/ou marmore. Visto eu e a minha namorada ñ gostarmos deste tipo de revestimento, tentamos procurar um(s) outro(s) que nos possam satisfazer.

Temos encontrado varandas em "crú" (isto é sem qualquer tipo de revestimento) e normalmente em betão, revestidas a madeira (tipo deck) e é uma solução que até nos agrada. Mas será uma douradoura????

Queria portanto pedir a vossa ajuda no sentido de encontrar/ajudar uma solução (pode ser diferente do habitual!!) para o resvestimento das mesmas!! E q soluções existirão??

De referir que as varandas se encontram no 1º piso da casa (ultimo) e que no res-chão existirão patios com revestimento a madeira!!

Desde já o meu obrigado!!

Ficam algumas imagens...

Posted

Também há a hipotese do deck artificial. É ecologico, reciclavel, e não precisa de manutenção e por isso muito duradouro. E também tem bom aspecto, não ficando a dever quase nada ao natural. Vou procurar o nome da marca.

Posted
VTR,

Como todos os materiais, terá que haver cuidado na manutenção; os Decks de madeira não fogem à regra. Duma maneira geral, para madeira de IPÊ - que é a única que conheço, ainda que haja outras variedades- bastará ter o cuidado de a regar regularmente no Verão, aconselhando-te, no entanto, a que consultes o fornecedor sobre os cuidados a ter.
Posted

Sim. De facto acho que é caro para ser artificial. Quase tanto como o natural. Depende também do local. Se for muito exposto a ambientes agressivos talvez compense.

Posted

@ Dreamer:
Obrigado pela resposta e como é obvio a manutenção será sempre tida em conta! :icon14:

@ Saz:
Desconheço por completo os "deck's artificiais"!! Poderia-me mostrar um "estrado" artificial???Qual é o tipo de material que o compõe?? Relativamente à exposição solar será o normal (nem mt nem pouco)!! Acrescento mais uma questão: Os deck's em madeira ou artificial dão-se melhor com o calor (sol) ou com a chuva?? Certamente um tempo ameno será o melhor!!!

o problema é o preço... Mas a longo prazo poderá compensar. há que pesar todas estas condicionantes

Amigo.. pode-me explicar melhor o que quer dizer com a sua afirmação!!:D

@ vitor nina:
Obrigado pela ajuda... o que conheço relativamente aos deck's surge sempre a madeira ipé, julgo que será a mais "natural" de empregar... talvez devido as suas caracteristas, que desconheço mas deduzo!!

A todos o meu obrigado!! Se porventura conhecerem outro tipo de material ou até já tenham entregue.. dê uma ajuda!! Já agora foi aqui referido a questão de valores. Nestas situações (deck's) estamos a falar de que valores por m2???
Posted

VTR: queria dizer que, regra geral uma aplicação de deck é bastante dispendiosa se comparada com outras soluções para pavimentos exteriores. No entanto poderá ser vantajoso em termos estéticos e, dependendo do uso poderá a longo prazo ser uma solução que tenha uma maior durabilidade que outros pavimentos. Por isso há que ver quais são realmente as vantagens e desvantagens deste pavimento, para em função daquilo que queremos optarmos ou não por essa solução.

Posted

Entendi.... Em termos de ser a solução melhor ou pior, acabar por ser igual... é chão para pisar... no entanto em termos esteticos gostamos (mt) mais da solução "deck"!! Se porventura souber preços.. ñ se importa de dizer!! :D

Posted

"É chão para pisar", mas também convém ter em conta no que é que se "pisa"... é a mesma história do soalho vs. tijoleira/pedra no interior das habitações, há vantagens e desvantagens de ambos os lados, mas será certamente mais agradavel, com os pés descalços, pisar o soalho do que outro material mais frio... o mesmo se passa em relação ao deck. No entanto é preciso ver que uso é que se lhe vai dar, porque se estiver numa zona onde só se ande calçado, poderá ser a variável estética a "falar mais alto"...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Neste caso é puramente a vertente estetica a falar mais alto!! Por isso mesmo a minha pergunta/duvida sobre que opções existem mais no mercado para este caso concreto!!! OFF TOPIC: Refira-se q sou "amante" da madeira!!! Gostaria por exemplo de ter toda a casa revestida (chão) a madeira... neste caso a razão fala mais alto e a madeira será só aplicada ao andar (o piso +/- privado, como é obvio)!! Pelo desgaste que tem ou poderá vir a ter o res-chão (parte social da casa) será em tijoleira/marmore ou outro material a escolher devido a uma maior durabilidade (regra geral!!)!! Agradeço todas as respostas e ajudas....

Posted

Madeira de pinho tratado CARMODECK... mais barato q ipê, de florestas sustentáveis, ver AQUI

Patra tratamento de madeiras no exterior.. nada como produtos à base de oleos vegetais... ou mesmo utilizar oleos minerais (sim daqueles q pomos nos motores... até pode ser usado, mas atenção q altera a coloração)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

Obrigado pelo link e ajuda amigo Pedro!!! Relativamente á aplicação dos "deck's" na casa resume-se por agora aos patios... isto é em vez de ter um patio em que o chão é "forrado" a pedra ou outro qualquer tipo de material... neste caso será a madeira!! Portanto está correcto esta definição: Patio em pedra = a patio / patio em madeira = a deck??? A duvida é portanto o que aplicar nas varandas..... vou continuar à procura... (se bem que a situação da madeira é a que gostamos mais!!) Obrigado!

Posted

Caros amigos, começo por dizer que existem muitas soluções para aplicar neste tipo de pavimento no que a decks diz respeito. 1-Decks em madeira são caros derivado á sua manutenção e preço m2 alem disso temos o problema do nosso UV que nos obriga a intervir com tratamentos em media de 2 em 2 meses , estes não são ecologicos e depois de aplicados não poderemos andar descalços ou por exemplo uma criança não poderá gatinhar nas 72 horas seguintes a ser aplicada o tratamento, estes tratamentos dissolvem-se também em agua o que nos traz um problema acrescido, alem disso a maior parte deles derivam de substancias perigosas para o meio ambiente, é claro que neste caso a superficie é relativamente pequena mas deverá ser tido em conta. O tratamento andará á volta de 2 a 5 euros o m2, conforme o produto a aplicar. Os decks variam entre os 30 euros o autoclave de pinho ate 150€ o de teka. Sera bom pensar na solução de placa com 1 metro de comprido para que possa ser facil o levantamento e assim se pode ter acesso em caso de algum entupimento. 2-Decs Compositos os benefecios são imensos o problema é que não existe ainda muita oferta disponivel no mercado europeu, assim também temos o problema que por exemplo nem todos são honestos no produto que vendem ou quase nenhum, alem disso o preço m2 é elevado pois a oferta hoje andará á volta dos 80€ o m2. A resistencia ao UV é muito superior não tem absorção de humidade e se o produto tiver certificação o preço sobe mas também a amplitude das garantias e a qualidade do produto e muito superior a qualquer madeira que se conhece. Não tem manutenção durante a vida e se o produto for bem concebido e não vendido tipo banha da cobra realmente estará a aplicar um produto eco. As certificações são importantes nestes produtos pois garatem-nos a forma como o produto foi concebido e as garantias quer seja na madeira ou no decks composito deve ser dada atenção de forma a quantificar os problemas antes da aquisição. Esse espaço tem quanto de largo? será que vai utilizá-lo para por mesas e cadeiras não me parece ter espaço para tanto no entanto dou-lhe uma sugestão, porque não colocar base plastica e depois por cima pedra de rio rolada nas zonas perto de parede ou muro e colocar o deck apenas na zona de passadiço e lazer? Penso que ficaria para já muito bonito, alem de resolver problemas de drenagem e pode na mesma ser pisado, coloca cactos ou yukas e mais tarde pensa noutra solução? Assim poderei lhe vender o nosso produto pois estará produzido em março de 2008.:clap: